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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Gerenciamento de tecnologias. Assessoria e processo de tomada de decisão na aquisição de equipamentos. Gestão da Qualidade em EAS. Projeto prático: estudo de caso de um ambiente hospitalar.
JUSTIFICATIVA
Com a crescente demanda dos conhecimentos da engenharia e da administração no ambiente hospitalar e clínico, para implementação de métodos de gerenciamento, controle e manutenção de estrutura física dos ambientes na área da saúde, aumento de segurança, bem como de gestão de recursos humanos envolvidos com as tecnologias é imprescindível fornecer ao estudante uma visão das necessidades e técnicas a serem aplicadas nestes ambientes buscando a otimização de todas essas necessidades.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Dar ao estudante a visão da atuação Engenheiro Clínico na gestão de projetos e tecnologias nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: 1. Conhecer técnicas de tomada de decisão; 2. Conhecer procedimentos sobre especificações e avaliações de equipamentos médico-hospitalares para aquisição, elaboração de contratos e elaboração de programas de manutenção; 3. Entender o processo de gestão da qualidade no ambiente de um EAS (Estabelecimento Assistencial de Saúde) no âmbito das pessoas, instalações e equipamentos; 4. Compreender o processo de Acreditação Hospitalar e entender a sua importância para a organização e todos nela inseridos para ser capaz de implementá-lo. 5. Ser capaz de desenvolver um projeto para um EAS. |
PROGRAMA
1. Ferramentas de Apoio ao Planejamento
1.1. Ferramentas de auxílio à decisão
2. Avaliação de Projetos
2.1. Ciclo de vida
2.2. Avaliação custo x benefício
2.3. Especificação de requisitos mínimos e máximos
2.4. Projeto econômico
3. Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos
3.1. Normas
3.2. Análise das especificações
3.3. Cadastro e Registro de Produtos
3.4. Inovação Tecnológica
4. Gerenciamento de Tecnologias
4.1. Programas de Controle e de Manutenção de Equipamentos
4.2. Sistemas de Gerenciamento
4.3. Indicadores
5. Gestão da Qualidade em Estabelecimento Assistencial de Saúde
5.1. Normas de qualidade
5.2. Indicadores
5.3. Satisfação do cliente
5.4. Política da qualidade
5.5. Acreditação hospitalar
6. Projeto Prático
Estudo de caso em um ambiente hospitalar.
METODOLOGIA
Técnicas de ensino:
· Aulas expositivas, utilizando recursos áudio visuais e quadro negro;
· Atividades individuais e em grupo, seminários;
· Visitas a EASs;
· Aulas de laboratório com equipamentos médico-assistenciais;
· Palestras;
· Desenvolvimento de um estudo de caso para o ambiente hospitalar;
· Para a aquisição de conhecimento será utilizada a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, sites governamentais, pesquisas, estudos de caso.
Recursos didáticos:
Plataformas e mídias sociais:
Horário de Atendimento aos estudantes: Sala 3N201
Quinta: 07:00 às 09:00 horas
Cronograma previsto para desenvolvimento do conteúdo:
Aulas |
Data |
Conteúdo |
Horas-aula |
01 |
Aula 01 |
Entrega da ementa da disciplina e apresentação do sistema de avaliação. |
2h/a |
02 |
Aula 02 |
Ferramentas de Apoio ao Planejamento: Histórico da tomada de decisão, aspectos gerais de uma tomada de decisão. |
2h/a |
03 |
Aula 03 |
Ferramentas de Apoio ao Planejamento: Qualidade nas decisões. Ferramentas de auxílio à decisão. |
2h/a |
04 |
Aula 04 |
Ferramentas de Apoio ao Planejamento: Ferramentas de auxílio à decisão. |
2h/a |
05 |
Aula 05 |
Avaliação de Projetos: Definição. Projeto Covid-19 HC-UFU. Projeto Hospital do Trauma 8DJU. |
2h/a |
06 |
Aula 06 |
Avaliação de Projetos: Ciclo de vida de um projeto. Avaliação custo x benefício. Avaliação custo x efetividade. Especificação de requisitos mínimos e máximos. Projeto econômico. Normas. |
2h/a |
07 |
Aula 07 |
Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos: Análise das especificações. |
2h/a |
08 |
Aula 08 |
Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos: Análise das especificações. ANVISA. Normas. |
2h/a |
09 |
Aula 09 |
Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos: Notificação e Registro de Produtos. Normas. |
2h/a |
10 |
Aula 10 |
Aula de Laboratório. |
2h/a |
13/02 |
Carnaval |
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11 |
Aula 11 |
Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos: ANVISA. Normas. Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária. |
2h/a |
12 |
Aula 12 |
Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos: Plano Diretor de Equipamentos do HC-UFU. |
2h/a |
13 |
Aula 13 |
Visita. |
2h/a |
14 |
Aula 14 |
Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos: Consulta Produtos; Consulta Empresas; Manuais Anvisa. Inovação Tecnológica. |
2h/a |
15 |
Aula 15 |
Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos: Normas. SOMASUS. |
2h/a |
16 |
Aula 16 05/03/2024 |
Prova 01.
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2h/a |
17 |
Aula 17 |
Procedimentos para Aquisição de Equipamentos Biomédicos: Normas. Fundo Nacional de Saúde. |
2h/a |
18 |
Aula 18 |
Gerenciamento de Tecnologias: Programas de Controle e de Manutenção de Equipamentos. Sistemas de Gerenciamento. Políticas de Manutenção. |
2h/a |
19 |
Aula 19 14/03 |
Vem Pra UFU |
2h/a |
20 |
Aula 20 |
Gerenciamento de Tecnologias: Indicadores de desempenho. Definição. Atributos. Sequência de montagem. |
2h/a |
21 |
Aula 21 |
Visita. |
2h/a |
22 |
Aula 22 |
Gerenciamento de Tecnologias: Indicadores de desempenho. Categorias. |
2h/a |
23 |
Aula 23 |
Gerenciamento de Tecnologias: Educação Continuada. Normas. |
2h/a |
24 |
Aula 24 |
Gestão da Qualidade em Ambiente Hospitalar e Instalações Clínicas: Normas de qualidade. Objetivos. Vantagens. Indicadores. Satisfação do cliente. Política de qualidade. Procedimentos para certificação. Objetivos. Vantagens. |
2h/a |
25 |
Aula 25 |
Gestão da Qualidade em Ambiente Hospitalar e Instalações Clínicas: Acreditação ONA. |
2h/a |
26 |
Aula 26 |
Palestra. |
2h/a |
27 |
Aula 27 |
Apresentação Projeto Final. |
2h/a |
28 |
Aula 28 16/04/2024 |
Prova 02. |
2h/a |
29 |
Aula 29 |
Visita. |
2h/a |
30 |
Aula 30 23/04/2024 |
Avaliação Substitutiva. |
2h/a |
25/03 |
Reposição de Sexta-feira |
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Total |
60 h/a |
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TDE – Leitura e resumo de material a ser disponibilizado. |
4h/a |
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Semana de 26/04/2024 a 08/05/2024 |
Atividades Acadêmicas – Leitura de artigos. |
8h/a |
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TOTAL |
12 h/a |
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TOTAL GERAL
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72 h/a |
PROJETO FINAL
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O discente deve desenvolver o Projeto Prático no qual deve abordar temas ligados à disciplina.
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AVALIAÇÃO
Serão realizadas duas avaliações objetivas. Adicionalmente uma avaliação substitutiva.
Datas e horários:
Avaliação 1 (Prova 1) – será realizada no dia 05/03/2024, das 08:50h às 10:30h.
Avaliação 2 (Prova 2) – será realizada no dia 16/04/2024, das 08:50h às 10:30h.
Avaliação substitutiva - será realizada no dia 23/04/2024, das 08:50h às 10:30h.
Avaliação de recuperação (Avaliação Substitutiva):
Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), o conteúdo desta atividade avaliativa será composto por todo o conteúdo ministrado durante o semestre letivo. A Avaliação Substitutiva será sem consulta.
Controle de Frequência:
A frequência será verificada por meio de chamada nominal. A presença mínima para aprovação na disciplina é de 75% da carga horária descrita no cronograma.
Notas atribuídas por atividade:
Atividade |
Valor |
1. Avaliação 1 (Prova 1) |
35,0 pontos |
2. Avaliação 2 (Prova 2) |
35,0 pontos |
3. Projeto Final |
30,0 pontos |
4. TDE* |
Presença |
5. Atividades Acadêmicas** |
---- |
Total |
100,0 pontos |
6. Avaliação Substitutiva***
|
100,0 pontos |
Total
|
100,0 pontos |
*Trabalho Discente Efetivo (TDE)
O estudante que não entregar a atividade ficará com falta no(s) dia(s) da realização da atividade.
** Resolução CONGRAD nº 73, de 2022:
"Art. 3º Os professores poderão fazer uso de atividades acadêmicas ou aulas extras para complementar a carga-horária de componentes curriculares, dentro do período de 90 (noventa) dias, se necessário.
Parágrafo único. Atividades acadêmicas extras corresponde a atividades propostas e orientadas pelos professores, previstas nos Planos de Ensino e realizadas pelos estudantes de forma individual ou em grupo, em horário que for conveniente aos estudantes, respeitando os prazos estabelecidos para a sua conclusão.".
***Avaliação Substitutiva – composta por todo o conteúdo ministrado na disciplina, inclusive todas as normas vistas. A Avaliação Substitutiva será sem consulta. O estudante que realizar a Avaliação Substitutiva terá como nota máxima 60,0 (sessenta) pontos. Assim, a nota final do estudante será da seguinte forma:
· Se a nota da Avaliação Substitutiva for igual ou maior que 60,0 (sessenta) pontos, a nota final do estudante será 60,0 (sessenta) pontos;
· Se a nota da Avaliação Substitutiva for menor que 60,0 (sessenta) pontos, a nota final do estudante será a maior nota entre a Avaliação Substitutiva e as avaliações anteriores.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. COSTA NETO, P. L. O. Qualidade e Competência nas Decisões. 1a Edição. São Paulo: Blucher, 2007.
2. COUTO, R.; PEDROSA, C.; GRILLO, T. M. Hospital - Acreditação e gestão em saúde. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
3. DAVID, Y. Clinical Engineering. Boca Ranton: CRC Press, 2003.
Complementar
1. DYRO, J. F. Clinical Engineering Handbook. New York: Elsevier Academic Press, 2004.
2. CZAPSKI, C. A. Qualidade em Estabelecimentos de Saúde. São Paulo: SENAC, 1999.
3. D'INNOCENZO, M. (Coord.). Indicadores, auditorias, certificações: ferramentas de qualidade para gestão em saúde. 2. ed. São Paulo: Martinari, 2010.
4. GONÇALVES, E.L. Gestão Hospitalar – Administrando o Hospital Moderno. São Paulo: Saraiva, 2006.
5. SOUZA, A. F. Gestão de manutenção em serviços de saúde. São Paulo: Blucher, 2010.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Selma Terezinha Milagre, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/01/2024, às 22:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5105517 |