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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
A disciplina TRANSFORMADORES (FEELT31607) tem como objetivo apresentar ao estudante as bases teóricas e práticas de Transformadores de Potência, em especial os trifásicos, utilizados nos sistemas elétricos para fazer a conexão entre os sub-sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica aos usuários finais. Esta disciplina será ministrada considerando a Resolução N. 07/2020, que dispõe sobre a instituição, autorização e recomendação de Atividades Acadêmicas Remotas e Emergenciais e de acordo com a Resolução N. 25/2020, do Conselho de Graduação, publicada em 15 de Dezembro de 2020.
JUSTIFICATIVA
Os transformadores são parte importante dos sistemas elétricos de potência e podem trazer sério comprometimento ao desempenho dos mesmos se não forem operados de forma adequada e dentro dos limites de sua capacidade. É nesta disciplina que os alunos adquirirão conhecimento básico do equipamento a determinar as suas condições de operação, e seus correspondentes ajustes, adequados a cada condição de carga do sistema.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o aluno deverá estar apto a: a) Trabalhar com o equipamento tanto em forma de modelo teórico quanto na prática. b) Ter conhecimento para montar o digrama elétrico do equipamento e fornecer diagnóstico sobre as suas condições de funcionamento e operação. |
Objetivos Específicos: |
1) O transformador nos sistemas elétricos de potência. Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer a importância do transformador para os sistemas elétricos. - Reconhecer os aspectos eletromagnéticos do equipamento. - Reconhecer as características funcionais do modelo teórico.
2) Funcionamento do transformador em vazio. Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer a forma de onda da corrente a vazio. - Conhecer o fenômeno físico do surgimento do terceiro harmônico nos transformadores.
3) Ligações e conexões trifásicas dos transformadores Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer os tipos de ligação dos transformadores. - Nomear as diferenças existentes na conexões delta, estrela e zig-zag. - Entender o processo de defasamento angular de seqüência positiva.
4) Tensão induzida e circuito equivalente do transformador Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer os fenômenos físicos internos. - Entender a transformação dos fenômenos físicos em elementos de circuito. - Montar o circuito equivalente por fase do transformador.
5) Ensaio a vazio do transformador. Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer o processo de funcionamento em vazio e as perdas em vazio. - Distinguir a origem das perdas que ocorrem no transformador em vazio.
6) Funcionamento do transformador com carga – Ensaio em curto-circuito. Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Montar o circuito equivalente simplificado. - Reconhecer as perdas no transformador em regime de carga plena. - Calcular a queda de tensão interna. - Determinar a impedância, reatância e resistência percentuais do transformador. - Definir o significado da tensão de curto circuito.
7) Rigidez dielétrica do óleo isolante e condições térmicas de operação. Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer os diversos tipos de óleo e suas características. - Determinar a rigidez dielétrica do óleo isolante. - Reconhecer os sistemas de preservação do óleo mineral. - Conhecer o medidor de rigidez dielétrica, o Relé Buchholz e os Secadores de Sílica Gel. - Verificar as condições térmicas de operação.
8) Rendimento e Regulação de transformadores Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Conceituar rendimento e fator de carga para rendimento máximo. - Reconhecer transformadores de distribuição e de força.. - Calcular rendimento diário médio. - Conceituar a regulação de transformadores de forma analítica e gráfica. - Estudar a variação da regulação com o fator de potência e com a carga. - Desenhar o diagrama fasorial completo de Steinmetz.
9) Polaridade e defasamento angular de transformadores trifásicos Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Conceituar polaridade das colunas de um transformador trifásico. - Definir polaridades aditiva e subtrativa. - Calcular defasamento angular. - Conceituar os grupos de defasamento e métodos de ensaio.
10) Paralelismo de transformadores Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Conceituar o paralelismo de transformadores e suas vantagens. - Enumerar as condições obrigatórias e de otimização do paralelismo. - Calcular a corrente de circulação entre transformadores em paralelo. - Estudar a distribuição de potência entre unidades em paralelo. - Determinar a potência certa para inclusão e exclusão de unidades no paralelismo de bancos de transformadores.
11) Autotransformadores Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Conceituar autotransformadores elevadores e abaixadores. - Descrever a relação entre pesos de transformadores e autotransformadores de mesmas potências. - Enumerar as vantagens e desvantagens do autotransformador. - Calcular as potências transferida e transformada, correntes no primário, secundário e nos enrolamentos. - Estudar o transformador funcionando como autotransformador.
12) Transformadores de 3 Circuitos Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Conceituar as características e impedâncias individuais e combinadas. - Descrever aplicações. - Realizar ensaios para a determinação das impedâncias. |
PROGRAMA
1) O transformador nos Sistemas Elétricos de Potência.
Definição. A importância dos transformadores. Funcionamento - uma visão aproximada. Elementos Construtivos - Núcleo, Enrolamentos, Tanque e Acessórios.
2) Funcionamento a Vazio
Corrente a Vazio. Objetivos e forma de onda. Harmônicos da Corrente a Vazio - o terceiro harmônico.
3) Ligações e Conexões Trifásicas
As ligações trifásicas Y, Delta e Z. Características e diagramas fasoriais de tensão e corrente. As conexões trifásicas usadas nos transformadores trifásicos de potência Y-Y, Delta-Delta, Delta-Y, Y-Delta, Delta-Z, Y-Z e Y-Delta-Y. Características, vantagens, desvantagens e aplicações.
4) Tensão Induzida e Circuito Equivalente
Fluxos nos transformadores. Razão e Tensões e Correntes. Indutâncias e Reatâncias de Fuga. O transformador Ideal. Circuitos equivalentes de Steinmetz referidos a primário e secundário.
5) Ensaio a Vazio
Objetivos. Perdas a Vazio. Corrente a Vazio - componentes. Corrente Inrush. Relação de Transformação e parâmetros do ramo magnetizante. Exercícios.
6) Funcionamento com Carga - Ensaio em Curto- Circuito
Circuito Equivalente simplificado com carga. Perdas em curto-circuito. Queda de Tensão Interna - impedância, reatância e resistência percentuais do transformador. Correção de valores para temperatura de operação. Tensão de Curto-circuito. Perdas Adicionais. Exercícios.
7) Rigidez Dielétrica do Óleo Isolante e Condições Térmicas de Operação
Tipos de óleo. Características. Rigidez Dielétrica. Sistemas de Preservação do óleo mineral. O medidor de rigidez dielétrica. Relé Buchholz. Secadores de sílica-gel.
Verificação das condições térmicas de operação- os ensaios em circuito aberto e em curto-circuito. Exercícios.
8) Rendimento e Regulação de transformadores
Conceito de rendimento. Fator de carga de rendimento máximo. Transformadores de Distribuição e de Fôrça. Rendimento Diário Médio. Exercícios.
Regulação de Transformadores - estudo analítico e gráfico - Diagramas de Kapp. Estudo da variação da regulação com o fator de potência e com a carga. Diagrama fasorial do modelo completo de Steinmetz. Exercícios.
9) Polaridade e Defasamento Angular de Transformadores Trifásicos
Conceito de Polaridade das colunas de um transformador trifásico. Polaridades Aditiva e Subtrativa. Aplicações. Métodos para a sua determinação.
Defasamento Angular. Conceito e grupos de defasamento. Métodos de ensaios. Exercícios.
10) Paralelismo de transformadores
Conceito. Vantagens do paralelismo. Condições obrigatórias e de otimização do paralelismo. Corrente de circulação. Distribuição de potência entre unidades em paralelo. Determinação da potência certa para inclusão e exclusão de unidades no paralelismo de bancos de transformadores. Exercícios.
11) Autotransformadores
Conceito. Auto-transformadores elevadores e abaixadores. Relação entre pesos de transformadores e autotransformadores de mesmas potências. Vantagens e desvantagens do autotransformador. Potências transferida e transformada. Correntes no primário, secundário e nos enrolamentos. O transformador funcionando como autotransformador. Exercícios.
12) Transformadores de 3 Circuitos
Características e impedâncias individuais e combinadas. Aplicações. Ensaios para a determinação das impedâncias. Exercícios.
METODOLOGIA
Técnicas de ensino que serão utilizadas:
Técnicas de ensino remoto síncronas e assíncronas.
Utilização de software para ensino remoto de conexão síncrona: Microsoft Teams, Google Meet, Zoom, entre outros.
O OBS Studio ou qualquer outro software e recurso audiovisual para ensino assíncrono, de comum acordo entre docentes e o corpo discente.
Cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto nas aulas teóricas:
1) O transformador nos Sistemas Elétricos de Potência (2 aulas síncronas) - 03/03
2) Funcionamento do transformador em vazio (2 aulas síncronas) - 10/03
3) Ligações e Conexões Trifásicas e Tensão induzida e Circuito Equivalente (2 aulas síncronas) - 17/03
4) Tensão induzida e Circuito Equivalente (2 aulas síncronas) - 24/03
5) Ensaio a vazio (2 aulas síncronas) - 31/03 (2 aulas síncronas)
6) Funcionamento com carga e Ensaio em Curto-Circuito (2 aulas síncronas) - 07/04
7) Ensaio em Curto-Circuito (2 aulas síncronas - 2 aulas assíncronas) - 14/04
8) Rendimento de transformadores (2 aulas síncronas) - 28/04
9) Regulação de transformadores (2 aulas síncronas) - 05/05
10) Polaridade e Defasamento Angular de Transformadores Trifásicos (2 aulas síncronas) - 12/05
11) Polaridade e Defasamento Angular de Transformadores Trifásicos (2 aulas síncronas - 2 aulas assíncronas) - 19/05
12) Paralelismo de transformadores (2 aulas síncronas) - 26/05
13) Autotransformadores (2 aulas síncronas) - 02/06
14) Autotransformadores e Transformadores de 3 Circuitos (2 aulas síncronas) - 09/06
15) Transformadores de 3 Circuitos (2 aulas síncronas e 2 aulas assíncronas) - 16/06
Total: Síncrona: 30; Assíncrona: 6
Cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto nas aulas práticas:
As atividades laboratoriais assíncronas estarão disponíveis em formato de vídeo no Moodle, Google Drive ou YouTube, havendo espaço para discussões através de aulas síncronas. A chave de acesso será enviada por e-mail para os alunos matriculados.
Link do Moodle: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5733, caso o Moodle seja utilizado.
1) Conteúdo Programático. Introdução da Disciplina. Critérios de Avaliação. Rigidez dielétrica do óleo isolante. (1 aula síncrona - 1 aula assíncrona) - 11/03
2) Tensões e correntes no transformador operando em vazio e com carga (2 aulas síncronas) - 25/03
3) Ensaio em vazio de transformadores (2 aulas assíncronas) - 08/04
4) Ensaio de transformadores sob curto-circuito (2 aulas assíncronas) - 22/04
5) Rendimento e regulação (2 aulas assíncronas) - 06/05
6) Simulação do ensaio de um transformador 13.8Kv/220V (2 aulas assíncronas) - 13/05
7) Polaridade e defasamento angular (2 aulas assíncronas) - 20/05
8) Operação de transformadores em paralelo (2 aulas assíncronas) - 27/05
9) Apresentação de Trabalhos (2 aulas síncronas) - 10/06
Total: Síncrona: 5; Assíncrona: 13
AVALIAÇÃO
As avaliações da parte teórica (70 pontos) serão constituídas de duas provas escritas, com consulta, baseadas em livros, apostilas e apontamentos do discente. As provas serão realizadas nas seguintes datas:
Primeira prova: 14 de Abril de 2021 - Avaliação para entrega em 24 horas.
Valor: 30 pontos.
Assunto: matéria lecionada até a aula anterior.
Segunda prova: 16 de Junho de 2021 - Avaliação para entrega em 24 horas.
Valor: 40 pontos.
Assunto: toda a matéria lecionada durante todo o período letivo.
Adicionalmente, as avaliações da parte prática (30 pontos) serão baseadas em relatórios técnicos a serem entregues após as aulas, baseadas em livros, apostilas e discussões com os alunos, além de uma avaliação. Os materiais estarão integralmente disponibilizados no Moodle, Google Drive ou email.
1. Os relatórios (20 pontos - 5 pontos cada) deverão ser entregues via email nas seguintes datas (prazo de 7 dias da última aula):
Primeiro relatório: 01/04/2021
Segundo relatório: 29/04/2021
Terceiro relatório: 20/05/2021
Quarto relatório: 08/10/2021
Simulações em softwares livres como Octave, Python ou LTspice poderão ser solicitados pelo docente.
A nota de cada relatório está condicionada a presença e participação na(s) referida(s) aula(s).
2. Trabalho: 10/06/2021
Valor: 10 pontos
Assunto: Abordagem do conteúdo ensinado envolvendo pesquisa acadêmica sobre especificação, operação e/ou manutenção de transformadores em concessionárias brasileiras.
- cada grupo escolherá uma empresa distinta (exceto algumas a serem informadas pelo docente) - entrega de documento escrito via Moodle ou Google Drive (5 pontos) e apresentação online por videoconferência (5 pontos).
O horário-limite de entrega das atividades nas datas mencionadas é 07:00 da manhã, antes do início do próximo conteúdo.
3. A assiduidade da parte prática (75%) será mensurada por meio da presença nas atividades síncronas (registradas em planilha) e estudo das tarefas assíncronas registradas nas plataformas mencionadas acima.
BIBLIOGRAFIA
Básica
- Camacho, J.R., Aguiar, A.L. Apostila de Transformadores – Notas de Aula de Transformadores de Força e Distribuição, 350 páginas, 2010.
- Aguiar, A.L., Camacho, J.R., Silva, E.P., Bernardes, W.M.S. Transformadores de Potência. FEELT - UFU - Notas de Aula (Prática), 85 páginas, 2021.
- Oliveira, J C., Cogo, J.R., de Abreu, J.P.G., Transformadores Teoria e Ensaios, Editora Edgard Blücher Ltda, São Paulo, 1983
- de Simone, Gílio A. - Transformadores – Teoria e Exercício – Editora Érica, São Paulo, 1a Edição, 2001.
- Jordão, R. G. – Transformadores – Editora Edgard Blücher Ltda, São Paulo, 1a Edição, 2002.
Complementar
- Martignoni, A. – Transformadores, Editora Globo, Porto Alegre, 1979
- Martin J. Heathcote, J & P Transformer Book , 12a edição, Newnes Editores, 1998.
- A.V. Ivanov-Smolenski, Máquinas Eléctricas, Editorial Mir, Moscou, 1980.
- Fitzgerald, Kingsley, Umans, Electric Machinery, 6a Edição, McGraw Hill, 2003.
- Guru, Hiziroglu, Electric Machines and Transformers, 3a Edição, Oxford University Press, 2001.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por José Roberto Camacho, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/07/2021, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2919649 e o código CRC E15C5073. |
Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2919649 |