UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Geral Experimental II

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34204

Período/Série:

2o

Turma:

QNA

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Regina Massako Takeuchi

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Será utilizada a Plataforma Microsoft Teams para disponibilização de arquivos de aulas, listas de exercícios, notas de provas e conteúdos referentes ao componente curricular. 

 

EMENTA

Reações químicas, termoquímica, cinética, equilíbrio químico e equilíbrio químico em soluções aquosas, eletroquímica. Gerenciamento de resíduos químicos.

JUSTIFICATIVA

Nesta disciplina o discente aprenderá os conceitos básicos sobre segurança e trabalho em um laboratório químico, além de aprender diversas técnicas experimentais e conceitos básicos que serão aprofundados posteriormente ao longo do Curso de Química. Os experimentos realizados permitirão que os discentes apliquem na prática grande parte dos conceitos apresentados na disciplina teórica Química Geral II.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Iniciar os discentes em trabalhos gerais de laboratório e prepará-los para executar experiências nas diversas áreas da química.

Objetivos Específicos:

Apresentar aos discentes os aspectos quantitativos, termoquímicos e cinéticos das reações químicas. Verificar experimentalmente princípios de equilíbrio químico e de eletroquímica. Discutir e conscientizar os estudantes sobre os impactos ambientais associados aos compostos químicos e sobre formas de minimizá-los, buscando formas de assegurar o desenvolvimento sustentável.

PROGRAMA

1. Reações químicas: identificação de evidências macroscópicas de reações químicas de neutralização, precipitação e de óxido redução. Aplicação de relações estequiométricas para análises quantitativas. Titulações ácido-base, padronização de soluções. Indicadores ácido-base.

2. Termoquímica: processos endotérmicos e exotérmicos, capacidade calorífica, uso de um calorímetro para medir o calor liberado por uma reação química.

3. Equilíbrio químico e equilíbrio químico em soluções aquosas: o estado de equilíbrio. Fatores que afetam o equilíbrio químico. Princípio de Le Chatêlier.

4. Eletroquímica: reações de oxidação e de redução. Células galvânicas e eletrolíticas. Medida experimental do potencial de uma célula galvânica. Eletrólise e as leis de Faraday.

METODOLOGIA

O conteúdo da disciplina será apresentado aos discentes na forma de experimentos práticos realizados em laboratório semanalmente. Os roteiros experimentais serão disponibilizados com antecedência para permitir que o discente realize o planejamento do experimento e consulte a bibliografia antes da atividade prática. Durante as aulas serão discutidos os conceitos teóricos e práticos necessários para o desenvolvimento dos experimentos; ao final, as anotações experimentais deverão ser apresentadas ao docente. A partir dos experimentos, os discentes (em grupos de duas ou três pessoas) deverão consultar a bibliografia básica do componente curricular e produzir relatórios a partir do confronto dos resultados experimentais com a teoria associada.

AVALIAÇÃO

7.1 Avaliação experimental (60 %)

As avaliações prático-experimentais ocorrerão em 3 momentos, sendo cada avaliação composta de 2 partes: a) em grupo, envolvendo a análise laboratorial de amostras de concentração desconhecida e b) individual, envolvendo questões teóricas dissertativas do conteúdo abordado.

7.2 Relatórios (40 %)

Os discentes deverão entregar relatórios, enviados pela Plataforma Teams® na equipe da Disciplina, referentes ao conteúdo das práticas experimentais até uma semana após a realização do experimento.

 

A nota final do discente será obtida pela soma: NOTA = (média das notas dos relatórios)x0,4 + (média das notas das avaliações experimentais)x0,6

NOTA ≥ 60, o discente estará APROVADO, desde que com 75% de frequência. NOTA < 59, o discente deverá fazer um EXAME.

Frequência: Os discentes deverão apresentar pelo menos 75% de frequência para aprovação.

Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022:

A atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem (EXAME) dar-se-á na forma de uma avaliação, versando sobre os conteúdos dos experimentos da disciplina. A nota obtida no EXAME substituirá a menor nota entre as avaliações práticas realizadas ao longo do semestre, resultando na NOTA FINAL.

Persistindo NOTA FINAL < 59, o discente estará REPROVADO

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] CONSTANTINO, M. G.; SILVA, G. V. J.; DONATE, P. M. Fundamentos de química experimental. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2011.
[2] CHRISPINO, A. Manual de química experimental. Campinas: Átomo, 2010.
[3] LENZI, E. Química geral experimental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2012.

Complementar

[1] ROCHA FILHO, R. C. Cálculos básicos da química. São Carlos: Ed. da UFSCar, 2006.
[2] RUSSELL, J. B. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. v. 2.
[3] MAHAN, B. H. Química: um curso universitário. São Paulo: E. Blucher, 1995.
[4] CIENFUEGOS, F. Segurança no laboratório. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
[5] FERRAZ, F. C. Técnicas de segurança em laboratórios: regras e práticas. São Paulo: Hermus, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5109621