UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Analítica Quantitativa Experimental

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP

34402

Período/Série:

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0 h

Prática:

60 h

Total:

60 h

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Regina Massako Takeuchi

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Será utilizada a Plataforma Microsoft Teams para disponibilização de arquivos de aulas, listas de exercícios, notas de provas e conteúdos referentes ao componente curricular. 

 

EMENTA

Técnicas básicas de laboratório de Química Analítica. Análise gravimétrica. Análise volumétrica. Gestão ambiental em laboratórios químicos.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina permite que o discente desenvolva os conhecimentos teóricos e práticos da análise química quantitativa clássica, no que concernem os métodos gravimétricos e titulométricos. Esses métodos ainda são de extrema importância atualmente, pois são primordiais para as mais diversas determinações e são os principais métodos para o controle de qualidade de diversos produtos e alimentos. O curso de Química Analítica Quantitativa Experimental auxilia os discentes na compreensão e utilização de métodos gravimétricos e volumétricos (titulações), desenvolvendo suas habilidades de determinar com precisão e exatidão as concentrações de espécies químicas em diversos tipos de amostras.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Aplicar os conceitos fundamentais dos métodos clássicos de análise quantitativa (gravimetria e volumetria), avaliando os fatores que limitam a precisão e a exatidão de cada método em experimentos didáticos.

Objetivos Específicos:

Desenvolver no aluno a capacidade de reconhecer e avaliar os procedimentos envolvendo os métodos clássicos para resolução de um problema analítico particular utilizando amostras reais.

PROGRAMA

1. Técnicas básicas de laboratório de Química Analítica: limpeza e calibração de vidrarias; preparo e padronização de soluções.

2. Análise gravimétrica: Aplicações típicas (determinação de água de hidratação de um sal; de níquel em liga metálica; etc.).

3. Análise Volumétrica:

3.1. Volumetria de neutralização: preparo e padronização de soluções; escolha de indicadores (erro de titulação). Aplicações típicas (determinação da acidez de vinho; do teor de ácido acético em vinagre; de hidróxido de magnésio em antiácido; de ácido acetilsalicílico em medicamento, etc.).

3.2. Volumetria de precipitação: preparo e padronização de soluções. Aplicações típicas (determinação de cloreto de sódio em soro fisiológico, etc.) e comparação entre os métodos (Mohr, Fajans e Volhard).

3.3. Volumetria de complexação: preparo e padronização de soluções. Efeito das soluções tampões e de agentes complexantes/mascarantes. Aplicações típicas (determinação da dureza da água; de cálcio e magnésio em minerais, etc.).

3.4. Volumetria de óxido-redução: preparo e padronização de soluções. Permanganometria. Dicromatometria. Iodometria. Aplicações típicas (determinação do teor de peróxido de hidrogênio; de demanda química de oxigênio, etc.).

4. Gestão ambiental em laboratórios químicos: impacto ambiental de resíduos químicos. Gerenciamento de resíduos químicos. Minimização da produção de resíduos químicos em práticas didáticas. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios didáticos.

METODOLOGIA

O conteúdo da disciplina será apresentado aos discentes na forma de experimentos práticos realizados em laboratório semanalmente. Os roteiros experimentais serão disponibilizados com antecedência para permitir que o discente realize o planejamento do experimento e consulte a bibliografia antes da atividade prática. Durante as aulas serão discutidos os conceitos teóricos e práticos necessários para o desenvolvimento dos experimentos; ao final, as anotações experimentais deverão ser apresentadas a docente. A partir dos experimentos, os discentes (em grupos de duas ou três pessoas) deverão consultar a bibliografia básica do componente curricular e produzir relatórios a partir do confronto dos resultados experimentais com a teoria associada. Toda atividade prática será desenvolvida dentro do laboratório de Química Analítica do Curso de Graduação em Química do campus Pontal.

AVALIAÇÃO

7.1 Avaliação experimental (60 %)

As avaliações prático-experimentais ocorrerão em 3 momentos, sendo cada avaliação composta de 2 partes: a) em grupo, envolvendo a análise laboratorial de amostras de concentração desconhecida e b) individual, envolvendo questões teóricas dissertativas do conteúdo abordado.

7.2 Relatórios (40 %)

Os discentes deverão entregar relatórios, enviados pela Plataforma Teams® na equipe da Disciplina, referentes ao conteúdo das práticas experimentais até uma semana após a realização do experimento.

Forma de correção: Cada relatório será avaliado quanto ao atendimento às recomendações indicadas para elaboração de relatórios da disciplina; conteúdo; discussão dos resultados e contextualização teórica.

A nota final do discente será obtida pela soma: MÉDIA FINAL = (média dos relatórios)x0,4 + (média das avaliações experimentais)x0,6

NOTA ≥ 60, o discente estará APROVADO, desde que com 75% de frequência. NOTA < 59, o discente deverá fazer um EXAME.

Frequência: Os discentes deverão apresentar pelo menos 75% de frequência para aprovação.

Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022:

A atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem será por meio de uma avaliação prática/escrita, individual abordando todo o conteúdo do componente curricular. A Nota da atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem substituirá a menor nota obtida pelo discente entre as três provas práticas; persistindo a média final menor que 60, o discente será reprovado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] BACCAN, N. et al. Química analítica quantitativa elementar. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

[2] BASSET, J. et al. Análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

[3] SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de química analítica. 9. ed. São Paulo: Thomson, 2015.

Complementar

[1] MORITA, T.; ASSUMPÇÃO, R. M. V. Manual de soluções, reagentes e solventes. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.

[2] FATIBELLO-FILHO, O. Introdução aos conceitos e cálculos da química analítica: equilíbrio químico e introdução à química analítica quantitativa. São Carlos: EdUFSCar, 2013.

[3] HARRIS, D. C. Explorando a química analítica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

[4] BARBOSA, G. P. Química analítica: uma abordagem qualitativa e quantitativa. São Paulo: Saraiva, 2014.

[5] ROCHA FILHO, R. C.; SILVA, R. R. Cálculos básicos da química. 2. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5105601 e o código CRC C5B04478.




Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5105601