UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Formação do Espaço Brasileiro: Centro-Sul

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal. 

Código:

GGO029

Período/Série:

6].

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Anderson Pereira Portuguez

Ano/Semestre:

2º/2021.

Observações:

 

 

EMENTA

O processo histórico de estruturação e diferenciação do espaço regional: as interações entre natureza e sociedade. A dinâmica urbano-industrial e as articulações com o espaço agrário. Especificidades dos espaços intrarregionais. Papel no contexto contemporâneo.

JUSTIFICATIVA

O Centro-Sul brasileiro passa por significativas transformações, cuja velocidade se acelera cada vez mais. Estas transformações se dão nas mais variadas escalas, provocando grandes mudanças políticas e territoriais, tanto em escala local, quanto regional, o que rebate na escala nacional, pois esta é a região de maior concentração técnica do país. Compreender estas transformações e dimensionar adequadamente suas incidências territoriais torna-se uma das principais atividades do profissional de Geografia, pois cabe ao mesmo interpretar os panoramas atuais e os que se anunciam, como forma de entender a complexidade do Brasil atual.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Compreender os processos naturais, sociais, econômicos, políticos e culturais que compõem a formação espacial da região Centro-Sul do Brasil, considerando-a como componente da totalidade do espaço e território brasileiro.

Objetivos Específicos:

  • Analisar os processos de formação territorial e socioespacial da região Centro-Sul e suas relações com as especificidades fisiográficas regionais.
  • Discutir as dinâmicas socioeconômicas e espaciais da região Centro-Sul, considerando as interrelações com a formação territorial brasileira e com a diferenciação regional do país.
  • Estudar a dinâmica urbano-industrial da região Centro-Sul, sua articulação com o espaço agrário e os aspectos demográficos associados. Entender especificidades intrarregionais da região Centro-Sul.
  • Discutir sobre o papel da região Centro-Sul no contexto contemporâneo do território brasileiro.

PROGRAMA

1. Estruturação e diferenciação do espaço regional: natureza e sociedade

1.1 - Aspectos fisiográficos da região Centro-Sul;

1.2 - A formação territorial do Centro-Sul brasileiro;

2. Dinâmica urbano-industrial e o espaço agrário

2.1 - A importância da atividade cafeeira na organização do espaço regional.

2.2 - A industrialização e seus impactos socioespaciais.

2.3 - A urbanização, a distribuição e a mobilidade espacial da população.

2.4 - O processo de organização e transformação agrária.

3. Especificidades dos espaços intrarregionais

3.1 - O Sul e o Pampa Gaúcho.

3.2 - O eixo Rio-São Paulo.

3.3 - As Minas Gerais e o Triângulo Mineiro.

3.4 - Brasília: O centro nacional das decisões políticas.

3.5 - O Cerrado e a fronteira oeste.

4. Centro-Sul no contexto contemporâneo do território brasileiro.

4.1 - O Centro-Sul e a divisão inter-regional do trabalho no Brasil.

4.2 - Economia, política, gestão e funções.

4.3 - Inserção no meio técnico-científico informacional.

4.4 Questões étnico-raciais na formação territorial do Brasil e no Centro-Sul brasileiro.

 

METODOLOGIA

De acordo com a Resolução Consun nº 30, de 07 de março de 2022, que dispõe sobre o formato da oferta dos componentes curriculares no âmbito do Ensino da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia para o período letivo 2021/2º, as aulas de Formação do Espaço Brasileiro: Centro Sul serão presenciais e ocorrerão em sala de aula. As aulas serão realizadas por meio de encontros dialogados, interativos, reflexivos, com conteúdos teóricos e práticos, além de discussão de vídeos (Youtube) e realizações de exercícios. Também serão utilizadas leituras de textos, e debates com professores convidados. As aulas ocorrerão às quintas feiras, das 19:00h às 22h.:30min, com intervalo das 20h. 30min. às 20h. :45min.

Não serão aceitos alunos sem máscaras no interior da sala de aula, bem como nas atividades extra classe, quando planejados pelo professor.

Também será ofertada na disciplina 12 horas de atividades na modalidade assíncrona, conforme estabelecido na Resolução CONGRAD nº 25/2020. Nessa modalidade de ensino, o aluno deverá apresentar, de forma escrita, as análises dos textos solicitados e apresentados pelo professor na sala de aula.

Abaixo segue o quadro com o cronograma e detalhamento dos conteúdos da disciplina:

 

05/05 Apresentação e Discussão do Programa da Disciplina.

12/05 A formação territorial no século XVI: colonização nos moldes do mercantilismo, capitanias hereditárias e economia agroexportadora.

19/05 A escravização de africanos, de indígenas e o papel da escravidão na formação social e territorial do Brasil.

26/05 A expansão das frentes de ocupação da pecuária o início da ocupação das serras, dos vales férteis e do Sertão.

02/06 O papel da Capitania de São Paulo no desbravamento dos Sertões e na hierarquização social no século XVII.

09/06 As narrativas sobre o bandeirantismo e seu papel na formação territorial do Centro-sul.

16/06 A emergência de uma sociedade mineradora em Minas Gerais e deslocamento econômico do Nordeste para o Centro-Sul do Brasil. Mineração, transformações territoriais e a segunda grande leva de escravizados.

23/06 Avaliação

30/06 O declínio da mineração e a expansão da pecuária em Minas Gerais. O surgimento dos novos núcleos de ocupação e dispersão populacional no final do século XVIII.

07/07 A formação territorial no século XIX: De Colônia a Império. O papel do Centro-Sul na consolidação do Estado-Nação brasileiro.

14/07 A formação territorial no período cafeeiro (1830-1930): a consolidação da hegemonia do Centro Sul.

21/07 A formação territorial na era da modernização industrial: A formação da região concentrada.

28/07 Interiorização do desenvolvimento e a modernização do Cerrado.

04/08 O Centro-Sul no período Técnico-Científico e Informacional.

11/08 Avaliação.

18/08 Recuperação.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma individual e se baseará nas seguintes atividades: ·

Uma prova escrita contemplando os conteúdos das unidades 1 e 2 deste programa. Esta avaliação ocorrerá em sala de aula, no dia 23/06/2022, Valor: 35,0 (trinta e cinco) pontos. ·

Uma prova escrita, contemplando os conteúdos das unidades 3 e 4 deste programa. Esta avaliação ocorrerá em sala de aula, no dia 11/08/2022, Valor: 35,0 (trinta e cinco) pontos.

Elaboração e entrega (em formato digital PDF) de um EDR - Estudo Dirigido sobre o conceito de “Região Concentrada” de Santos e Silveira (2001). O EDR será disponibilizado pelo professor no primeiro dia de aula, devendo ser entregue devidamente respondido até o dia 11/08/2022. Valor: 30,0 (trinta) pontos.

Em atendimento à Resolução CONGRAD 46, de 28/03/2022, fica estabelecida a realização de uma prova de recuperação escrita, individual e de caráter teórico, contemplando todas as unidades do programa. A prova de recuperação ocorrerá no dia 18/08/2022, e terá valor máximo de 30 (trinta) pontos.

A nota da prova de recuperação substituirá a nota mais baixa do aluno. 

Todos os alunos com mais de 75% de frequência pode requisitar a realização da avaliação de recuperação. 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BRUM, Argemiro. O desenvolvimento econômico brasileiro. 18 ed. Petrópolis (RJ): Vozes; Ijui (RS): Unijui, 1998.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. Companhia das Letras. 26. ed. São Paulo, 1995.

PORTUGUEZ, A. P.; MOURA, G. G.; COSTA, R. A. Geografia do Brasil Central: enfoques teóricos e particularidades regionais. Uberlândia: Assis, 2011. Santos, M.; Silveira, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001

Complementar

CORREA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

PORTUGUEZ, A. P.; MATOS, P. F.; CASTANHO, R. B. (Orgs.). Leituras geográficas: ensaios teóricos sobre temas da contemporaneidade. Ituiutaba: Barlavento, 2016. Disponível em: http://editorabarlavento.blogspot.com/p/colecao-geografia.html

PORTUGUEZ, A. P. ARAÚJO SOBRINHO, F. L. (Orgs.). Inquietações geográficas: natureza, sociedade e turismo no Brasil contemporâneo. Ituiutaba: Barlavento, 2018. Disponível em: http://editorabarlavento.blogspot.com/p/colecao-geografia.html

PORTUGUEZ, A. P. OLIVEIRA JÚNIOR, A. MIYAZAKI, V. K. (orgs.). Olhares da Geografia Brasileira: dinâmicas ambientais e questões sociais na atualidade. Ituiutaba: Barlavento, 2019. Disponível em: http://editorabarlavento.blogspot.com/p/colecao-geografia.html

PORTUGUEZ, A. P. COSTA, C. L.; MIYAZAKI, L. C. P. (orgs.). Balbúrdia Geográfica: natureza, produção uso e apropriação do espaço no campo e na cidade. Ituiutaba: Barlavento, 2020. Disponível em: http://editorabarlavento.blogspot.com/p/colecao-geografia.html

PORTUGUEZ, A. P.; COSTA, R. A.; MIYAZAKI, L. C. P. (Orgs.). Espaço Geográfico e dinâmicas ambientais: uso e apropriação dos recursos naturais no centro-norte do Brasil. Ituiutaba: Barlavento, 2020. Disponível em: http://editorabarlavento.blogspot.com/p/colecao-geografia.html

PORTUGUEZ, A. P.; SOARES, B. R.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. (orgs.). Geografia, pandemia e o desafio da reinvenção do mundo vivido. Ituiutaba: Barlavento, 2021. Disponível em: http://editorabarlavento.blogspot.com/p/colecao-geografia.html

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Anderson Pereira Portuguez, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/04/2022, às 14:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3510162