|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Da escola disciplinar à escola libertária. Contextualização do ensino de Geografia: conteúdos e metodologias. Geografia do cotidiano: das vivências aos conceitos geográficos. Ensino de Geografia e transformação social. Metodologias de ensino de Geografia.
JUSTIFICATIVA
Abordar a história da Geografia Escolar Brasileira. Planejamento Escolar, Pesquisa e Avaliação.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar uma discussão teórico-metodológica acerca do ensino de Geografia, com ênfase nos aspectos filosóficos, epistemológicos e éticos associados ao processo ensino-aprendizagem, permitindo que os futuros professores se posicionem criticamente frente à realidade e à escola. |
Objetivos Específicos: |
Problematizar as concepções de ensino vigentes. Refletir sobre o papel social e político do ensino de Geografia. Evidenciar o papel da pesquisa na atividade do professor. Elaborar propostas teórico-metodológicas para o ensino de Geografia, considerando os principais conceitos geográficos. |
PROGRAMA
1- (RE)PENSAR O ENSINO DE GEOGRAFIA.
1.1 - Qual escola queremos? Da escola disciplinar à escola libertária: experiências e possibilidades.
1.2 - Que alunos formaremos? Da educação “bancária” à educação libertadora.
2- (RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA.
2.1 - Da vivência dos alunos aos conceitos geográficos: conexões e construções.
2.2 - Por uma Geografia significativa: articulações entre abordagem geográfica e transformação da realidade.
3- METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS.
3.1 - Metodologias Tradicionais renovadas.
3.2 - Metodologias Inclusivas.
3.3 - Metodologias no âmbito da escola 2.0.
METODOLOGIA
A metodologia será baseada em atividades síncronas e assíncronas.
Síncronas são as atividades realizadas em ambientas virtuais, sobretudo o Google Meet, garantindo ao mesmo tempo o isolamento social e a interação entre professor e alunos no debate de ideias, apresentação de conteúdos, estabelecimento de diálogos e interação para tirar dúvidas.
Os conteúdos serão sempre textos retirados de livros e artigos de revistas para leitura, visando a produção de trabalhos (resposta de lista de exercícios).
Assíncrona são as atividades individuais, propostas pelo docente e, a partir dos materiais disponibilizados, realizadas pelos alunos. De maneira assíncrona, serão disponibilizados no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise), materiais diversos (filmes e documentários para download, links para acesso em plataformas como youtube, ou ainda, vídeos explicativos produzidos pelo professor), de maneira que lendo os textos, participando das discussões síncronas, os produtos das atividades assíncronas permitam reforçar o entendimento dos conteúdos repassados aos estudantes, capacitando-os para o entendimento do conhecimento científico geográfico.
É obrigação de cada aluno a leitura dos textos, assistir aos vídeos, organizar seu dia e horários para atender os requisitos da disciplina, garantir sua participação nas atividades assíncronas e entrega de trabalhos nos prazos estipulados.
A disciplina terá 3 módulos realizados nas seguintes datas:
Dezembro |
01, 08, 15, 22 |
Janeiro |
05, 12, 19, 26 |
Fevereiro |
02, 09, 16, 23 |
Março |
09, 16, 23, 30 |
No quadro Cronograma a seguir, explicitamos o desenvolvimento das atividades propostas:
Fase
|
Dia |
Módulo |
Atividades Assíncronas
|
Atividades Síncronas
|
1 |
quartas-feiras 01, 08, 15 e 22 de dezembro das 19:00 Às 22:30 |
1- (RE)PENSAR O ENSINO DE GEOGRAFIA. 1.1 - Qual escola queremos? Da escola disciplinar à escola libertária: experiências e possibilidades. 1.2 - Que alunos formaremos? Da educação “bancária” à educação libertadora.
|
Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/
Total – 10 horas de atividades assíncronas |
Nos dias de aulas, todos os alunos devem participar da Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido para as aulas noturnas é das 19:00 Às 22:30 da noite. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas está no site e é esse
meet.google.com/eju-exxm-gpu
Total de 45 horas de atividades síncronas (on line). A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos.
|
2 |
quartas-feiras 05, 12, 19 e 26 de janeiro de 02 e 09 de fevereiro das 19:00 Às 22:30 |
2- (RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA. 2.1 - Da vivência dos alunos aos conceitos geográficos: conexões e construções. 2.2 - Por uma Geografia significativa: articulações entre abordagem geográfica e transformação da realidade. |
Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 2 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/ Total – 10 horas de atividades assíncronas |
|
3 |
quartas-feiras 16 e 23 de fevereiro, 09, 16, 23 e 30 de março das 19:00 Às 22:30 |
3- METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS. 3.1 - Metodologias Tradicionais renovadas. 3.2 - Metodologias Inclusivas. 3.3 - Metodologias no âmbito da escola 2.0.
|
Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/ Total – 7 horas de atividades assíncronas |
|
Total – 72 horas aula |
27 horas aula |
45 horas aula |
PRESENÇA - será lançado no livro de chamada as presenças aos alunos nas atividades síncronas e a qualquer tempo, o aluno pode requerer o número de notas e faltas. No caso das atividades assíncronas, a entrega dos trabalhos propostos vai configurar o cumprimento das horas de atividades assíncronas.
CARGA HORÁRIA PRÁTICA: A disciplina possui 45 horas de atividades práticas
PRIMEIRO ACESSO DISCENTE ÁS AULAS: da primeira à última aula, o acesso será o mesmo -
é só clicar no link
meet.google.com/eju-exxm-gpu
Para maiores detalhes, contate o docente por e-mail geographise@ufu.br ou Whatsapp (34) 992-216-358
ATENDIMENTO AOS ALUNOS: caso seja necessário, será estabelecido a cada aula, 50 minutos a mais de atividade na plataforma Google Meet para que os alunos tirem suas dúvidas.
AVALIAÇÃO
Serão utilizados três instrumentos de Avaliação, divididos em Trabalhos Acadêmicos das fases 1, fase 2 e fase 3.
No planejamento da disciplina, o professor pedirá a realização de 3 Trabalhos Acadêmicos, que nada mais são do que perguntas, as quais os alunos responderão tendo por base a) Textos da disciplina, b) explicações presenciais na plataforma Google Meet; c) materiais de vídeo (com explicações do docente, documentários e outras fontes), previamente indicados e totalmente acessíveis para download no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise/, nas pastas correspondentes a cada fase.
Atenção: Os Trabalhos Acadêmicos deverão ser entregues nas seguintes datas: Trabalho 1: 05 de janeiro, Trabalho 2: 10 de fevereiro e Trabalho 3: 30 de março.
Devido a pandemia, a entrega será exclusivamente por e-mail encaminhado para geographise@ufu.br. Favor sempre colocar o nome, turno e numero de matricula no trabalho. Não precisa de capa.
Só são aceitos documentos entregues pelo próprio autor. O objetivo é incentivar a leitura e facilitar o entendimento dos assuntos trabalhados nos materiais de vídeo e nas atividades síncronas. A leitura e produção destes documentos é salutar para o sucesso dos alunos na disciplina.
O trabalho 1 tem valor de 30 pontos. O trabalho 2, 35 pontos. O trabalho 3, 35 pontos. Portanto, a soma dos trabalhos resultará em 100 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CASTELLAR, S. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.
PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. (Org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.
STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008.
Complementar
CARLOS, A. F A. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
CASTELLAR, S. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010..
CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/11/2021, às 21:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3152449 e o código CRC D432C756. |
Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 | SEI nº 3152449 |