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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 3D - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
O Direito e o sistema jurídico no Brasil. A afirmação dos Direitos Humanos e Fundamentais. O surgimento do Direito Ambiental e sua missão. O meio ambiente na Constituição Federal de 1988. Direito ambiental brasileiro e as Políticas Públicas ambientais. Legislação Ambiental no Brasil e a tutela da (bio)diversidade e das minorias ambientais.Responsabilidade Ambiental.
JUSTIFICATIVA
A disciplina é extremamente relevante para os cursos acima especificados, uma vez que esses profissionais terão de conhecer e trabalhar com as normas ambientais do ordenamento.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar aos alunos o conhecimento a respeito da Teoria Geral do Direito e do Direito Ambiental |
Objetivos Específicos: |
Dominar e articular os conteúdos específicos do Direito Ambiental com efetivo conhecimento de sua linguagem, seus processos de produção e instrumentos existentes aptos a identificar, questionar e propor soluções para os problemas socioambientais, assim como, dialogar e produzir o conhecimento teórico-prático necessário para o exercício da profissão e para ser um agente de transformação social comprometido com a construção de uma sociedade plural, justa, livre, democrático exercício profissional o conhecimento e as tecnologias disponíveis ao uso racional sustentável dos recursos naturais, associados à manutenção e equilíbrio dos ecossistemas, ao saneamento e à saúde humana, objetivando a preservação e valor. |
PROGRAMA
9. LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
1. Política Nacional de Meio Ambiente
2. Política Nacional de Recursos Hídricos
3. Política Nacional de Gerenciamento Costeiro
4. Política Nacional de Resíduos Sólidos
5. Política Nacional da Biodiversidade
6. Código Florestal SNUC
7. Lei do Patrimônio Genético (L.13.123-15)
8. Lei de Crimes Ambientais
9. Resoluções do CONAMA e de outros Conselhos Nacionais
10. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
1. Responsabilidade Civil.
2. Responsabilidade Administrativa
3. Responsabilidade Penal
11. MINORIAS AMBIENTAIS E INCLUSÃO SOCIAL
1. Comunidades tradicionais Quilombolas
METODOLOGIA
As aulas seguirão a metodologia de aulas expositivas da Professora, com abertura para o debate, perguntas e considerações dos alunos. Também serão utilizados, a critério da Professora, seminários, debates, painéis e estudos dirigidos. A metodologia será utilizada para o cumprimento da carga síncrona e assíncrona da disciplina.
CRONOGRAMA:
SEMANA |
CONTEÚDO |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
1 |
Início do semestre letivo |
Apresentação do curso, do conteúdo, da metodologia e das avaliações |
2 horas e 30min |
2 |
Conceito de Direito |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates.
Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos(inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
3 |
Sistema jurídico |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates.
Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos(inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
4 |
Centros de produção normativa |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates.
Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos(inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
5 |
Direitos Humanos e Direitos Fundamentais |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates.
Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos(inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
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6 |
O surgimento do Direito Ambiental no Brasil e no mundo
O bem ambiental |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates.
Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos(inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
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7 |
Ecocídio: perspectivas bioéticas em um mundo globalizado. |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates. Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos (inseridos em avaliações) |
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8 |
O meio ambiente na CF/88
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Atividades presenciais: aulas expositivas com debates.
Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos(inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
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9 |
A principiologia do bem ambiental |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates.
Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos(inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
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10 |
Legislação ambiental |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates.
Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos(inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
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11 |
Responsabilidade Ambiental |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates.
Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos(inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
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12 |
Impacto ambiental provocado pela biotecnologia: análise da Opinião Consultiva 23/2017 da Corte Interamericana de Direitos Humanos |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates. Atividade avaliativa. Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos(inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
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13 |
Minorias ambientais e inclusão social - análise das sentenças relativas aos Povos Indígenas da Corte Interamericana de Direitos Humanos |
Atividades presenciais: aulas expositivas com debates. Atividade avaliativa. Atividades assíncronas: leitura dos textos para a elaboração dos trabalhos (inseridos em avaliações) |
2 horas e 30min |
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14 |
Prova 27/10/2023 - Seminários |
Orientações especificadas pela docente. Atividade avaliativa. |
2 horas e 30min |
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15 |
Prova de recuperação – 10/11/2023 |
Orientações especificadas pela docente. |
2 horas e 30min |
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16 |
Plantão de atendimento aos alunos, finalização do período, entrega de notas. |
Plantão de atendimento, entrega de notas e encerramento do período. |
2 horas e 30min |
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OBSERVAÇÃO : DOS 2 A 6 DE OUTUBRO OCORRERÁ O EVENTO VEM PRA UFU.
OBSERVAÇÃO: MATERIAIS E COMUNICAÇÃO PELA SALA TEAMS: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3ayHNxlwI2b9mPCCye7QmA7-hHbN4H2NEba0jzZgDJ_K81%40thread.tacv2/Geral?groupId=89465c20-8eac-430c-9244-b52be3e7dbad&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451
AVALIAÇÃO
A avaliação consistirá nos seguintes elementos:
PROVA: seminários.
-Tutela processual do meio ambiente;
-Código Florestal;
-Lei de Crimes Ambientais;
-Política Nacional do Meio Ambiente;
-Política Nacional de Recursos Hídricos;
-Novo Marco Regulatório do Saneamento
OBS.: OS TRABALHOS DEVERÃO SER ENTREGUES POR E-MAIL: professoraclaudialoureiro@gmail.com
OBSERVAÇÃO SOBRE OS TRABALHOS: A simples entrega dos trabalhos pelos alunos não significa que estes alcançarão a nota máxima.
SEMANA |
CONTEÚDO |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
PONTUAÇÃO |
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-Tutela processual do meio ambiente; -Código Florestal; -Lei de Crimes Ambientais; -Política Nacional do Meio Ambiente; -Política Nacional de Recursos Hídricos; -Novo Marco Regulatório do Saneamento |
Atividade 1 – Prova: seminários. Data de entrega da atividade semanas 13 e 14. |
30,0 pontos |
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Relatório e análise crítica: Opinião Consultiva 23/2017 – Greening. |
Atividade 2 – trabalho avaliativo. |
30,0 pontos |
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Resumo da sentença da Corte IDH sobre o caso do Povo Xucuru e outros vs. Brasil |
Atividade 3 – trabalho avaliativo. |
20,0 pontos |
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Rresumo sobre o caso da Corte IDH Comunidades indígenas Miembros de la Asociación Lhaka Honhat (Nuestra Tierra) vs. Argentina |
Atividade 4 – trabalho avaliativo. |
20,0 pontos
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A cada aula, os alunos produzirão um relatório sobre os seguintes temas: Antropoceno e ecoceno; ecocídio; greening (esverdeamento dos Direitos Humanos); mudanças climáticas; deslocados ambientais; racismo ambiental; Conferência das Partes; Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Povos Indígenas e Meio Ambiental; Conferência de Estocolmo de 1972; Caso Urgenda v. Holanda; Desastres Ambientais; Teoria do Build Back Better; O direito humano à Água. |
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO |
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*** Da avaliação de recuperação (novidade que será introduzida pelas Novas Normas de Graduação UFU para o próximo semestre): Será preciso prever uma ou mais avaliações de recuperação de aprendizagem, paradiscentes que, embora tenhamfrequência acima de 75%, não alcançaram a média mínima de 60 pontos.
Redação a ser publicada: “ Art. 140. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e comfrequência mínima de 75% no componente curricular.
§ 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.
§ 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório,AtividadesComplementares e Atividades Curriculares de Extensão”.
BIBLIOGRAFIA
Básica
MACHADO, P. A.L. Direito ambiental brasileiro. 23 ed. São Paulo: RT, 2015.
MILARÉ, E. Direito do Ambiente: a gestão em foco: doutrina, jurisprudência, glossário. São Paulo: RT, 2014.CANOTILHO, J. J. G.; LEITE, J. R. M. (Org).Direito constitucional ambiental brasileifo. São Paulo:Saruiva,Z0ll.
Complementar
CURI.A, L.R.; CESPEDES, L. ;NICOLETTI, J. Código florestal . São Paulo: Saraiva,2014. GRANZIERA, M.L.M. Direito de águas : disciplina jurídica das águas doces.São Paulo: Atlas, 20t4.
LEITE, J. R. M.; AYALA, P. Dano ambiental: do individual ao coletivo extrapatrimonial. São Paulo: RT,2014.PISTORI, E.C. Legislação ambiental. Uberlândia: Roma, 2007.
SALVADOR-NETTO, A.V.; SOUZA, L. A. Comentários à lei de crimes ambientais lei n. 9.60511998. São Paulo: Quartier Latin,2009.
STEIGLEDER, A. Responsabilidade civil ambiental. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Cláudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/08/2023, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 | SEI nº 4712959 |