UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História da Educação II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal/Curso de Pedagogia

Código:

ICHPO33203

Período/Série:

Turma:

TI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

A disciplina tem como proposta a abordagem da história da educação no mundo ocidental moderno e contemporâneo, a partir da análise do processo da escolarização da sociedade brasileira. Em sua introdução, apresenta-se a cultura dos povos indígenas originários nas terras de Pindorama, passando em seguida para o foco central da disciplina que consiste nos estudos das características peculiares aos processos educativos mais expressivos da história do país, a partir do recorte político-administrativo baseado nos períodos colonial, imperial e republicano de nossa história.

JUSTIFICATIVA

O estudo da história da educação e da cultura do país é de fundamental importância para a formação da cultura geral dos futuros pedagogos. Essa disciplina enfoca conceitos importantes relativos, sobretudo, a educação escolar, a partir da investigação de seus atores, suas instituições, e seus processos. Dentro dessa perspectiva, busca veicular um conhecimento sistematizado sobre a educação ao longo da história humana, observando-se os movimentos de permanências e mudanças nas práticas educativas, em especial, as desenvolvidas no Brasil. Assim, acreditamos contribuir com o processo formativo no curso de pedagogia, ampliando a visão de mundo dos discentes para que possam melhor compreender a realidade em que estão inseridos e intervir critica e conscientemente no movimento de melhorias desejadas no campo educativo.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os princípios norteadores da educação brasileira por meio reflexão histórica sobre o desenvolvimento dos processos educacionais no Brasil, visando interpretação das funções socioculturais das instituições escolares e seus sujeitos (docentes e discentes).

Objetivos Específicos:

Reconhecer a diversidade histórico-educativa dos diferentes contextos regionais.

PROGRAMA

Unidade I:  Povos Indígenas e a constituição da educação jesuíta no Brasil Colônia

Unidade II:   A organização do sistema educativo no Império (o surgimento da escola moderna)

Unidade III:   Legislação educacional e consolidação da profissão docente (Constituição de 1824, criação das escolas normais e a feminização do magistério)

Unidade IV:  Métodos e Práticas escolares: as escolas moderna e nova no Brasil Republicano (O Manifesto dos Pioneiros da Educação)

Unidade V:  Reformas e Legislação Educacionais na Nova República (Constituição de 1934, a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, as reformas do Regime Militar).

METODOLOGIA

O curso de História da Educação II está dividido em 15 encontros onde utilizaremos diferentes recursos didáticos ao longo do semestre, a saber: Apresentação do Plano de Curso e levantamentos dos conhecimentos prévios acerca da disciplina; Exibição de filmes; leitura e discussão de textos; elaboração de resenhas críti cas; seminários temáticos; levantamento de Dissertações de Mestrado sobre História da Educação local e regional.

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)

b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:

A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros.

O curso de História da Educação II está dividido em 15 encontros onde utilizaremos diferentes recursos didáticos ao longo do seu desenvolvimento, a saber:

SEMANA

UNIDADE

ATIVIDADE

28/02

Apresentação

Apresentação do Plano de Curso e levantamentos dos conhecimentos prévios acerca da disciplina.

Exibição do filme: A missão. Elaboração de resenha crítica.

07/03

Unidade I

Povos Indígenas e a constituição da educação jesuíta no Brasil Colônia

Discussão do texto: O lugar da História na formação do professor. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639698/7265

14/03

Unidade I

Povos Indígenas e a constituição da educação jesuíta no Brasil Colônia

Discussão dos textos: ARANHA, M.L.A. Brasil: de colônia a Império (p.219 a 233) e FARIA FILHO, L. Instrução Elementar no Século XIX.

21/03

Unidade II

A organização do sistema educativo no Império (o surgimento da escola moderna)

Concepções de infância na história da educação brasileira. Discussão do texto: CORRÊA, Mariza. A Cidade de Menores: uma utopia dos anos 30. IN: FREITAS, Marcos C. (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006. p.77-96.

Dinâmica com brinquedos dos anos de 1920 a 1930.

28/03

Unidade II

A organização do sistema educativo no Império (o surgimento da escola moderna)

Exibição do filme: Vida de Menina. Elaboração de resenha crítica.

04/04

Unidade III

Legislação educacional e consolidação da profissão docente (Constituição de 1824, criação das escolas normais e a feminização do magistério)

Seminário 1: Tema: Educação da mulher e da criança no Brasil colônia.

Seminário 2: Tema: Pedagogia do medo: disciplina aprendizado e trabalho na escravidão brasileira.

11/04

Unidade III

Legislação educacional e consolidação da profissão docente (Constituição de 1824, criação das escolas normais e a feminização do magistério)

Seminário 3: Tema: O ensino monitorial/mútuo 1827/1854.

Seminário 4: Tema: O método intuitivo e lições de coisas no Brasil do século XIX.

18/04

Unidade IV

Métodos e práticas escolares: as escolas modernas e nova no Brasil Republicano (o Manifesto dos Pioneiros da Educação)

Discussão dos textos: ARANHA, M.L.A. Brasil: a educação contemporânea (p. 293 a 304 – Escolanovismo e o Manifesto da Educação) e VIDAL, D. A Escola Nova e Processo Educativo.

25/04

Unidade IV

Métodos e práticas escolares: as escolas modernas e nova no Brasil Republicano (o Manifesto dos Pioneiros da Educação)

Discussão do texto: ARANHA, M.L.A. Brasil: a educação contemporânea (p. 304 a 312 - Leis Orgânicas e LDB 4024/61).

10º

02/05

Unidade IV

Métodos e práticas escolares: as escolas modernas e nova no Brasil Republicano (o Manifesto dos Pioneiros da Educação)

Seminário 5: Tema: Grupos escolares no Brasil: um novo modelo de escola primária.

Seminário 6: Tema: Educação brasileira: dilemas republicanos nas entrelinhas de seus manifestos.

11º

09/05

Unidade I, II, III e IV

Atividade Avaliativa crítica individual.

16/05

Evento

 

VI Seminário da Congada. Evento Internacional coordenado pela profa. Dra. Luciane Dias. 15 a 19 de maio de 2023.

12º

23/05

Unidade V

Reformas e Legislações Educacionais na Nova República (Constituição de 1934, a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, as reformas do Regime Militar)

Exibição do filme: “Menino 23” e discussão do texto: GONÇALVES, L.A. Negros e educação no Brasil. Elaboração de resenha crítica.

13º

30/05

Unidade V

Reformas e Legislações Educacionais na Nova República (Constituição de 1934, a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, as reformas do Regime Militar)

Discussão de texto ARANHA, M.L.A. Brasil: a educação contemporânea (p. 313 a 319 - Reformas educacionais da Ditadura Civil-Militar).

14º

06/06

Unidade V

Reformas e Legislações Educacionais na Nova República (Constituição de 1934, a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, as reformas do Regime Militar)

Exibição do filme: Olga. Elaboração de resenha crítica.

15º

20/06

Encerramento da disciplina

Recuperação, avaliação e encerramento da disciplina.

 

AVALIAÇÃO

Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de compreender os princípios norteadores da educação brasileira, após realizar reflexão histórico-sociológica sobre o desenvolvimento dos processos educacionais da Colônia à República, possibilitando a interpretação da função sociocultural das instituições escolares em diferentes contextos da formação cultural do país e suas diferentes regiões.

Os processos avaliativos farão parte de todo o desenvolvimento de atividades no sentido de mediar o processo ensino- aprendizagem dos alunos e orientar a ação do docente. Com vista a responder a necessidade institucional de indicar a aprovação ou reprovação dos alunos, foi atribuído nota a algumas atividades. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.

Dado o contexto de excepcionalidade, optou-se por atribuir nota a produtos individuais embora a proposta de trabalho com os alunos explore vários momentos de ação coletiva e de interação entre os alunos.

Os critérios de avaliação serão pontualidade, criatividade, domínio do conteúdo e criticidade. Nessa perspectiva, as atividades como resenha, os seminários, atividades como apresntação dos brinquedos em diferentes tempos históricos ,deverão ser entregues, pontualmente, em suas respectivas datas agendadas a priori.

Nesse sentido, para o rigor científico, valorizará a autoria do pensamento do aluno, não sendo permitido cópias da internet de outras resenhas. E, consequentemente, segue a mesma preocupação para outras atividades afins apresentadas no curso.composição da média e ficará assim:

 

ATIVIDADE

DATA DE ENTREGA

PONTOS

Atividade Avaliativa

09/05

40,0

Resenhas filmíca crítica

07/03

04/04

20/06

20,0

Seminário

04/04

11/04

02/05

30,0

Autoavaliação

27/06

10,0

Média Final

100,0

A assiduidade (frequência) do/a discente será acompanhada por meio do diário.

Atendendo ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, a penúltima aula do semestre letivo 2022/1 será destinada para a atividade deavaliação de recuperação de aprendizagem. Portanto, a/o estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos) no componente curricular, terá o direito de fazer uma prova sem consulta, sobre o conteúdo trabalhado no semestre, no valor de 100 pontos

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.).  500 anos de educação no Brasil. São Paulo: Autêntica, 2000.

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 2001.

STEPHANOU, M; BASTOS, M. H. C. Histórias e memórias da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. 3 v.

 

Complementar

ARANHA, M. L. A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 1996.

CARVALHO, M. M. C. A configuração da historiografia educacional brasileira. In: FREITAS, M.C. (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.

CUNHA, L. A.; GÓES, M. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

PROUS, A. O Brasil antes dos brasileiros: a pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2001.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Betania de Oliveira Laterza Ribeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2023, às 16:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4240383