UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO027

Período/Série:

7

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Cláudia Lúcia da Costa

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 Disciplina a ser ofertada ao período emergencial 2021 na modalidade de ensino remoto. Até 40 estudantes, considerando o limite da plataforma. Em acordo com a  RESOLUÇÃO No 25/2020, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO.

 

EMENTA

História da Geografia Escolar Brasileira. Planejamento Escolar, Pesquisa e Avaliação. Transposição da Ciência Geográfica para os conteúdos a serem ensinados na Educação Básica.. Livro Didático e demais recursos necessário para o processo ensino- aprendizagem do Ensino de Geografia. 

JUSTIFICATIVA

Abordar a história da Geografia Escolar Brasileira. Planejamento Escolar, Pesquisa e Avaliação.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar discussão teórico-metodológica da Geografia Escolar. 

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a trajetória do Ensino da Geografia nas Instituições Brasileiras e seus documentos oficiais.
  • Formar um acadêmico crítico e participativo para que seja capaz de contribuir em busca uma sociedade mais justa.
  • Discutir a Ciência Geográfica, como uma área do conhecimento e da pesquisa a qual deve ser transposta para ser ensinada e apreendida na Escola Básica.
  • Analisar os Recursos Didáticos disponíveis para o processo ensino/aprendizagem e suas relações com os conteúdos da Geografia Escolar.

PROGRAMA

1. A TRAJETÓRIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA.
1.1.As Reformas educacionais e suas conseqüências para a Geografia Escolar;
1.2.A contribuição de Carlos Miguel de Carvalho e outros professores no início do século XIX;
1.3. A Lei 5692/71 e a Instituição dos Estudos Sociais;
1.4. O Movimento das Geografias Críticas. 

2. PLANEJAR, PESQUISAR E AVALIAR.
2.1. Planejamento na Escola visto como um Projeto de Ensino;
2.2.Avaliação em busca da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. 

3. A CIÊNCIA GEOGRÁFICA E A TRANSPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 

3.1. A produção Científica atual da Geografia e os conteúdos Programáticos Oficiais; 3.2.Métodos e Técnicas para transpor conteúdos científicos e orientar a aprendizagem; 3.3.A seleção e relevância dos conteúdos propostos. 

4. RECURSOS DIDÁTICOS SUAS RELAÇÕES COM OS CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR. 

4.1.Recursos Didáticos: materiais e métodos; 4.2.O Livro Didático: Avaliação e Seleção. 

METODOLOGIA

- Leituras de textos e discussões nas aulas remotas;

- fichamentos de textos/apresentações de textos;

- prova consultiva;

 

Faremos uma atualização da ficha, trazendo textos, vídeos e outros materiais necessários complementares, conforme o avanço das discussões e conforme possibilidade de disponibilizarmos acesso aos estudantes, considerando o contexto emergencial e a modalidade das AAERE.

 

As atividades síncronas serão realizadas no formato de apresentação e discussão de textos referentes às temáticas da disciplina. Os textos em formato PDF serão enviados para os e-mails dos/as estudantes matriculados/as e também estarão disponíveis em arquivo Google Drive (https://drive.google.com/drive/folders/1zj2AmtHVJrm_hieE2Pzlf_W17zGgI9FB), com antecedência de 15 dias antes das discussões. Faremos atividades síncronas (plataforma Google Meets) e assíncronas conforme descrito a seguir:

 

     - Encontros síncronos para debate dos textos nas seguintes datas: 03/03; 17/03; 31/03; 14/04; 28/04; 12/05; 26/05; 02/06 e 16/06 – os estudantes receberão no dia das atividades síncronas o link (https://meet.google.com/zpw-dvrt-nnb) via e-mail para acessarem a atividade na plataforma Google Meet. Cada encontro contará com 2 horários de atividades de discussão e debate dos textos, 

totalizando 20h de atividades síncronas. As atividades síncronas acontecerão nas datas listadas, nos horários de 8h às 11:30h.

 

     - atividades assíncronas: leitura dos textos; produção de fichamentos; realização de prova consultiva. A prova será uma atividade enviada pelo e-mail, com prazo de 15 dias para ser entregue, os/as estudantes farão em casa de forma consultiva aos materiais trabalhados e enviarão respondidas pelo e-mail, totalizando 20h.

 

A prova consultiva será enviada via e-mail na data de 26/05e deverá ser entregue até 09/06 ; a docente devolverá até dia 15/06 corrigida e, no encontro do dia 16/06 as dúvidas poderão ser tiradas de modo síncrono com a docente sobre a correção.

 

Os/as estudantes receberão orientações para o estudo dirigido dos textos durante os encontros programados, bem como orientações para a realização das atividades – 10h

 

      - atendimentos aos estudantes: serão destinadas 10h para atendimento aos estudantes da disciplina durante o período de oferta, utilizando o mesmo link de acesso e acontecerá das 8h às 9:40h quinzenalmente, às quartas-feiras intercaladas às aulas.

 

      - preparação das atividades e correção das atividades pela docente/consultas à sites e referências bibliográficas complementares pelos estudantes 

 

       - total de 60 horas de atividades programadas de forma síncrona e assíncrona. 

 

*A docente não autoriza gravação das atividades síncronas, nem em formato de áudio nem em formato de vídeo, tendo seus direitos autorais resguardados. 

 

As atividades serão corrigidas, devolvidas aos/às estudantes, ficarão arquivadas com a docente e, ao final do período de oferta da disciplina, no calendário emergencial de atividades remotas, a docente encaminhará pasta ao colegiado com atividades realizadas e entregues pelos discentes e lista com aproveitamento ou não bem como as notas atribuídas. A frequência será atribuída considerando a presença nas atividades síncronas e realização das atividades assíncronas.

 

AVALIAÇÃO

Participação nas atividades síncronas – 20 pt

Fichamentos/apresentações de textos – 30pt 

Atendimentos – 10pt

Prova consultiva – 40pt

BIBLIOGRAFIA

Básica

CARLOS, Ana Fani A. (org). A Geografia na Sala de Aula. 8. ed. São Paulo: Contexto,

2006. (8 disponíveis)

CASTROGIOVANI, Antonio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2008. (7 disponíveis)

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentoas. 9. ed.Campinas: Papirus, 2006 (5 disponíveis)

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (Org). Geografia em Perspectiva. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006. (5 disponíveis)

VESENTINI, José William (org). O Ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004. (14 disponíveis)SOJA, Edward W. Geografias Pos-Modernas -A Reafirmação do Espaço na Teoria Social Critica. Rio de Janeiro, Zahar, 1993. 

Complementar

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia 3o e 4o ciclos do Ensino

Fundamental. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEM.1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia Ensino Médio. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEM.1997.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

COLESANTI, Marlene T. de Muno. O ensino da Geografia através do livro didático, de 1890 a 1971. Rio Claro: UNESP, 1984. 213p. (Dissertação, Mestrado).

MOREIRA, Ruy. O discurso do Avesso. Rio de Janeiro, Dois pontos. 1987. ____________. O Círculo e a Espiral: Para a crítica da Geografia que se ensina.

Niterói: AGB, 2004.191p.

OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Para onde vai o ensino da Geografia? São Paulo: Contexto, 1989.

PEREIRA, Raquel Maria F. A. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna. 3. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, 1999.

REGO, Nelson et al. (org.) Geografia e educação: Geração de Ambiências. Porto Alegre: EDUFRGS, 2000.

VESENTINI, J.W. (org). Geografia e Ensino: Textos Críticos. Campinas: Papirus, 2001.


APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Claudia Lucia da Costa, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2021, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2550457