UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Química

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Analítica

Unidade Ofertante:

Instituto de Química

 

Período/Série:

3

Turma:

Q

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Nivia Maria Melo Coelho 

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Parte Teórica:

Introdução: importância da analise qualitativa e quantitativa.

Química Analítica Qualitativa: tipos de analise e reações utilizadas na análise qualitativa, equilíbrio químico e equilíbrio iônico, reações de oxidação e redução, íons complexos.

Química Analítica Quantitativa: Introdução, métodos de analise quantitativa, formas de expressar concentrações das soluções, analise gravimétrica, volumetria de neutralização e de precipitação, complexometria, volumetria de óxido-redução.

Analise Instrumental: introdução, eletroquímica, radiação eletromagnética e sua interação com a matéria, absorciometria, espectroscopia, cromatografia liquida e gasosa.

Parte Experimental:

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos abordados na disciplina Química Analítica serão ministrados buscando a contextualização com as disciplinas ministradas nos períodos anteriores no Curso de Biotecnologia, com destaque a Química Geral. As estratégias de ensino são orientadas no sentido de permitir que o aluno tenha um aprendizado significativo onde o papel do professor é de mediar os processos de ensino e levar o aluno a realizações competentes. Trabalhando com o método ativo nas aulas experimentais muda-se o foco dos conteúdos para as competências e habilidades a ser formadas, dando um enfoque mais construtivista à disciplina. Para tal serão desenvolvido ações através de experimentos temáticos aplicados a uma situação problema.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar e discutir os fundamentos e aplicações das análises químicas.  

Objetivos Específicos:

  • Capacitar o aluno para entender os fundamentos dos métodos clássicos de análises químicas utilizados na identificação de elementos ou íons inorgânicos em soluções aquosas.  
  •  Discutir os fundamentos e aplicações dos métodos analíticos clássicos, volumétricos e  gravimétricos. 
  •  Apresentar noções básicas sobre as técnicas analíticas instrumentais.

PROGRAMA

Unidade I – Introdução

I.1 – Objeto e importância da análise qualitativa, quantitativa e instrumental.

 

Unidade II – Química Analítica Qualitativa

II.1 – Principais ensaios empregados na Análise Química Qualitativa (ensaios por via seca e ensaios por via úmida)

II.2 – Equilíbrio químico

         II.2.2 – Equilíbrio Heterogêneo

         II.2.3 – Complexação

         II.2.4 – Oxi-redução

 

Unidade III – Química Analítica Quantitativa

III.1 – Objeto e importância da análise quantitativa

III.2 – Métodos de Análise Quantitativa

III.3 – Marcha geral da análise quantitativa

III.4 – Formas de expressar as concentrações das soluções.

III.5 – Análise gravimétrica

III.6 – Análise Titrimétrica

         III.6.1 – Aspectos gerais

         III.6.2 – Solução padrão

         III.6.3 – Titrimetria de neutralização

                   III.6.3.1 – Indicadores ácido-base

                   III.6.3.2 – Curvas de titulação

                   III.6.3.3 – Titulação de ácidos polipróticos

III.7 – Titrimetria de complexação

          III.7.1 – Condições Gerais

          III.7.2 – Estabilidade dos complexos

          III.7.3 – Efeito tampão e agentes mascarantes

          III.7.4 – Indicadores metalocrônicos

III.8 – Titrimetria de oxi-redução

          III.8.1 – Considerações gerais

          III.8.2 – Detecção do ponto final

 

Unidade IV – ANÁLISE INSTRUMETAL

IV.1 – Introdução

IV.2 – Interação da Radiação Eletromagnética com a matéria

          IV.2.1 – Espectro Eletrônico e Estrutura Molecular. Absorciometria

IV.3 – Métodos de Espectroscopia de Absorção Atômica

          IV.3.1 – Espectrometria de emissão

          IV.3.2 – Espectrometria de emissão na chama

          IV.3.3 – Espectrofotometria de absorção atômica

IV.4 – Métodos Cromatográficos

          IV.4.1 – Cromatografia gasosa

          IV.4.2 – Cromatografia líquida de alta eficiência

IV.5 – Introdução aos métodos eletroquímicos

          IV.5.1 – Potenciomentria

 

PARTE EXPERIMENTAL

  1. Química Analítica Qualitativa – Estudos com íons (cátions e anions)
  1. Química Analítica Quantitativa: Calibração de aparelhos volumétricos, Preparo e Padronização de soluções.
  1. Analise Instrumental: Titulação potenciométrica e Determinação espectrométrica de ferro

METODOLOGIA

As técnicas de ensino utilizadas são: debates, aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, realização de experimentos, dinâmicas de grupo, exercícios etc.. Os recursos didáticos utilizados são: apostilas, quadro e pincel e recursos audiovisuais (data-show).

As ações como: apresentar e motivar discussões em sala de aula, sobre pesquisas científicas, trabalhar com  projetos de pesquisa conectados aos conteúdos a serem trabalhados e as competências e habilidades a serem formadas, aproximam a pesquisa científica do ensino, numa tentativa de suprir a demanda de qualificação exigida pelo mercado.

AVALIAÇÃO

 Sistema da avaliação:

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. Baccan, N. et al. Introdução á semimicroanalise qualitativa. 2 ed. Campinas Editora Unicamp, 1988

2. Baccan, N.; de Andrade, J. C. Godinho. O. E. S. . Química Analítica Quantitativa Elementar. Campinas. Editora Unicamp. 2001

3. Kotz, JC. Química Geral e reações químicas. Tradução de John C. Kotz. 5 ed. São Paulo. Pioneira Thomson Learning.  2005.

 

Complementar

1. CHRYSTIAN, G. Analytical Chemistry. 6.ed. Wiley. 2003.

2. MENDHAM, J.; DENNEY, R.; BARNES, J. Vogel-Análise Química Quantitativa. 6.ed. Ed. LTC. 2002.

3. Skoog, D.A.; West, D.M.; Holler , F.J.. Fundamentals of Analytical Chemistry. 7 ed. New York. Saunders College Publishing. 1996

4. Vogel A.I.  Química Inorgânica Quantitativa. 4 ed.  R.J. Guanabara Dois.  1981

5. Harris, D. C.. Analise Química Quantitativa. 6 ed. Rio de Janeiro. LTC. 2005.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Nivia Maria Melo Coelho, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/09/2022, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 SEI nº 3900661