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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Parte Teórica:
Introdução: importância da analise qualitativa e quantitativa.
Química Analítica Qualitativa: tipos de analise e reações utilizadas na análise qualitativa, equilíbrio químico e equilíbrio iônico, reações de oxidação e redução, íons complexos.
Química Analítica Quantitativa: Introdução, métodos de analise quantitativa, formas de expressar concentrações das soluções, analise gravimétrica, volumetria de neutralização e de precipitação, complexometria, volumetria de óxido-redução.
Analise Instrumental: introdução, eletroquímica, radiação eletromagnética e sua interação com a matéria, absorciometria, espectroscopia, cromatografia liquida e gasosa.
Parte Experimental:
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos abordados na disciplina Química Analítica serão ministrados buscando a contextualização com as disciplinas ministradas nos períodos anteriores no Curso de Biotecnologia, com destaque a Química Geral. As estratégias de ensino são orientadas no sentido de permitir que o aluno tenha um aprendizado significativo onde o papel do professor é de mediar os processos de ensino e levar o aluno a realizações competentes. Trabalhando com o método ativo nas aulas experimentais muda-se o foco dos conteúdos para as competências e habilidades a ser formadas, dando um enfoque mais construtivista à disciplina. Para tal serão desenvolvido ações através de experimentos temáticos aplicados a uma situação problema.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar e discutir os fundamentos e aplicações das análises químicas. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I – Introdução
I.1 – Objeto e importância da análise qualitativa, quantitativa e instrumental.
Unidade II – Química Analítica Qualitativa
II.1 – Principais ensaios empregados na Análise Química Qualitativa (ensaios por via seca e ensaios por via úmida)
II.2 – Equilíbrio químico
II.2.2 – Equilíbrio Heterogêneo
II.2.3 – Complexação
II.2.4 – Oxi-redução
Unidade III – Química Analítica Quantitativa
III.1 – Objeto e importância da análise quantitativa
III.2 – Métodos de Análise Quantitativa
III.3 – Marcha geral da análise quantitativa
III.4 – Formas de expressar as concentrações das soluções.
III.5 – Análise gravimétrica
III.6 – Análise Titrimétrica
III.6.1 – Aspectos gerais
III.6.2 – Solução padrão
III.6.3 – Titrimetria de neutralização
III.6.3.1 – Indicadores ácido-base
III.6.3.2 – Curvas de titulação
III.6.3.3 – Titulação de ácidos polipróticos
III.7 – Titrimetria de complexação
III.7.1 – Condições Gerais
III.7.2 – Estabilidade dos complexos
III.7.3 – Efeito tampão e agentes mascarantes
III.7.4 – Indicadores metalocrônicos
III.8 – Titrimetria de oxi-redução
III.8.1 – Considerações gerais
III.8.2 – Detecção do ponto final
Unidade IV – ANÁLISE INSTRUMETAL
IV.1 – Introdução
IV.2 – Interação da Radiação Eletromagnética com a matéria
IV.2.1 – Espectro Eletrônico e Estrutura Molecular. Absorciometria
IV.3 – Métodos de Espectroscopia de Absorção Atômica
IV.3.1 – Espectrometria de emissão
IV.3.2 – Espectrometria de emissão na chama
IV.3.3 – Espectrofotometria de absorção atômica
IV.4 – Métodos Cromatográficos
IV.4.1 – Cromatografia gasosa
IV.4.2 – Cromatografia líquida de alta eficiência
IV.5 – Introdução aos métodos eletroquímicos
IV.5.1 – Potenciomentria
PARTE EXPERIMENTAL
METODOLOGIA
As técnicas de ensino utilizadas são: debates, aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, realização de experimentos, dinâmicas de grupo, exercícios etc.. Os recursos didáticos utilizados são: apostilas, quadro e pincel e recursos audiovisuais (data-show).
As ações como: apresentar e motivar discussões em sala de aula, sobre pesquisas científicas, trabalhar com projetos de pesquisa conectados aos conteúdos a serem trabalhados e as competências e habilidades a serem formadas, aproximam a pesquisa científica do ensino, numa tentativa de suprir a demanda de qualificação exigida pelo mercado.
AVALIAÇÃO
Sistema da avaliação:
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. Baccan, N. et al. Introdução á semimicroanalise qualitativa. 2 ed. Campinas Editora Unicamp, 1988
2. Baccan, N.; de Andrade, J. C. Godinho. O. E. S. . Química Analítica Quantitativa Elementar. Campinas. Editora Unicamp. 2001
3. Kotz, JC. Química Geral e reações químicas. Tradução de John C. Kotz. 5 ed. São Paulo. Pioneira Thomson Learning. 2005.
Complementar
1. CHRYSTIAN, G. Analytical Chemistry. 6.ed. Wiley. 2003.
2. MENDHAM, J.; DENNEY, R.; BARNES, J. Vogel-Análise Química Quantitativa. 6.ed. Ed. LTC. 2002.
3. Skoog, D.A.; West, D.M.; Holler , F.J.. Fundamentals of Analytical Chemistry. 7 ed. New York. Saunders College Publishing. 1996
4. Vogel A.I. Química Inorgânica Quantitativa. 4 ed. R.J. Guanabara Dois. 1981
5. Harris, D. C.. Analise Química Quantitativa. 6 ed. Rio de Janeiro. LTC. 2005.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Nivia Maria Melo Coelho, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/09/2022, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 | SEI nº 3900661 |