UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Curso de Graduação em Química - Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Política e Gestão da Educação

Unidade Ofertante:

Química

Código:

GQI077

Período/Série:

2º Período

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h/a

Prática:

00

Total:

60h/a

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos

Ano/Semestre:

2019.2

Observações:

 

 

EMENTA

Fundamentos históricos do sistema educacional brasileiro 2. A Definição e Implementação das Políticas Sociais 3. Os Novos Modelos de Atuação do Estado e suas implicações na Política Educacional Brasileira 4. A Lei nº 9.394/96 (LDB) e a realidade educacional 5. A gestão democrática da Educação.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Política e Gestão da Educação tem sido e continua sendo de fundamental importância para os cursos de formação de professores, justamente, por possibilitar espaços de diálogos entre teoria e prática educativa, a partir da ótica das políticas públicas educacionais, em especial a gestão de sistemas de ensino. A disciplina diz respeito, ainda, aos processos constitutivas das políticas sociais, à prática pedagógica, à ação gestora e ao cotidiano escolar, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à prática educativa. Esses elementos, ainda, quando que trabalhados e problematizados, a partir do contexto escolar, corroboram para que os futuros professores deem especial atenção à legislação educacional e sua operacionalidade no interior das escolas, valorizando e dando sentido à práxis pedagógica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Contextualizar a sociedade e sua influência na elaboração de Políticas Públicas.

Objetivos Específicos:

- Analisar historicamente o sistema educacional no Brasil e as condições de sua implementação.

- Compreender o contexto em que a Lei de Diretrizes e Bases (lei 9.394/96) foi gerada e suas conseqüências na estrutura do sistema educacional brasileiro.

- Discutir criticamente a atual Política Educacional, principalmente quanto ao Financiamento e questões referentes ao público x privado.

- Conhecer os elementos básicos da gestão democrática da educação.

PROGRAMA

Unidade I – Fundamentos históricos do sistema educacional brasileiro

- A educação jesuítica.

- A educação no império.

- A educação na era Vargas.

- A educação no período militar.

Unidade II – A definição e implementação das Políticas Sociais

- A relação Estado x Sociedade.

Unidade III – Natureza e desenvolvimento das Políticas Sociais

- A política educacional no contexto das políticas sociais.

- A trajetória da política educacional brasileira: gestão, controle e financiamento.

Unidade IV – Os novos modelos de atuação do Estado e suas implementações na Política Educacional Brasileira

- O contexto sócio-econômico e político que vem originando as reformas educacionais no Brasil, desde os anos 80.

- Neoliberalismo e a Reforma do Estado.

- O papel dos organismos internacionais: UNESCO e Banco Mundial.

- O redesenho dos espaços público e privado (o papel das ONGs).

Unidade V - A Lei n. 9.394/96 e a realidade educacional

- O contexto de aprovação da LDB.

- A educação básica no Brasil: lei x realidade.

- A educação superior no Brasil: lei x realidade.

- A educação no Estado de Minas Gerais.

- Principais características dos sistemas de ensino do Estado de Minas Gerais.

Unidade VI - A gestão democrática da Educação

- A gestão democrática no Brasil no contexto da reforma do Estado.

- Os Conselhos de Educação e a gestão dos sistemas educacionais. 

METODOLOGIA

- Aulas expositivas, com exercícios práticos e contextualizados.

- Utilização de recursos audiovisuais com métodos individualizados e socializados em sala.

- Mapas mentais para o pensar as abordagens e a epistemologia das políticas públicas (sociais e educacionais).

- Seminários temáticos a serem apresentados em sala, pelos grupos.

- Apresentações presenciais dos acadêmicos de forma individual e em grupos, das abordagens em Política e Gestão da Educação, com intervenção teórica do professor.

- Recapitulação dos conceitos básicos em Política e Gestão da Educação, a partir dos autores estudados e propostos.

- Comparação entre políticas sociais e educacionais a partir da elaboração de quadro-resumo.

- Debate sobre a construção e operacionalização de políticas públicas.

- Elaboração de plano de aula com base em estrutura textual dada pelo professor.

- Aulas temáticas apresentadas pelos acadêmicos.

- Avaliação das aulas temáticas pelo professor e acadêmicos.

- Auto-avaliação das aulas e aulas temáticas pelo professor e acadêmicos.

- Trabalhos individuais.

AVALIAÇÃO

Avaliação Parcial I (API):

Análise crítica dos filmes:

“Mentes perigosas”

“Escola da vida”

“Clube do Imperador”

“Escritores da liberdade”

“Preciosa – Uma história de esperança”

“Carregadoras de Sonhos "

“A Educação Proibida"

"Sementes do Nosso Quintal"

"Nunca Me Sonharam"

"Girl Rising"

“Quando sinto que já sei”

“Pro dia nascer feliz”

“Além da sala de aula”

“Entre os muros da escola”

“Mitã”

“Sociedade dos poetas mortos”

A análise crítica dos filmes indicados deverá ser entregue de forma impressa, com identificação e logo do instituto, capa de acetato transparente, formatação fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas simples, com no mínimo de 20 páginas. Trabalho com a presença de plágio, no todo ou em parte, será desconsiderado. Atividade individual. Data de entrega: 28/11/2019. (até 25 pontos)

Avaliação Parcial II (APII):

Seminários temáticos, por grupos. Grupos formados em sala e temas sorteados entre os grupos. Os seminários poderão ser apresentados com apoio de slides e de vídeos explicativos. A temática deverá ser desenvolvida por todos os componentes do grupo. Atividade em grupo. Cronograma de apresentações a ser divulgado com antecedência mínima de 72h. (até 25 pontos)

Avaliação Parcial III (APIII):

Resenha crítica de um livro na área da Política e Gestão da Educação. A resenha crítica deverá ser entregue de forma impressa, com identificação e logo do instituto, formatação fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas simples, com no mínimo de 05 páginas. Trabalho com a presença de plágio, no todo ou em parte, será desconsiderado. Atividade individual. Data de entrega: 05/12/2019. (até 25 pontos)

Avaliação Final (AF):

Elaboração e execução de um Plano de aula. Tema a ser sorteado pelo professor com antecedência de 72h. Duração mínima de 20 minutos. Observação: Orientações para a elaboração do Plano de Aula serão feitas nos horários de apoio ao acadêmico. Atividade individual. (até 25 pontos)

BIBLIOGRAFIA

Básica

- BRZENZINSKI, I. LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997.

- FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. (orgs.) Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001.

- GENTILI, P. (orgs.) Pós Neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

Complementar

- BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

- BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27894.

- BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 janeiro de 2001. Institui o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001.

- FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

- SAVIANI, D. Da nova LDB ao plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 1998.

- SHIROMA, E.O. Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.084712/2019-80 SEI nº 1571842