UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

LIBRAS01

COMPONENTE CURRICULAR:

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SIGLA:

FACED

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos. Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares. Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da Libras nos processos educacionais dos surdos; Compreender os fundamentos da educação de surdos; Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças; Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

 

Ementa

Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.

 

PROGRAMA

1. A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos.

1.1 História das línguas de sinais
1.2 As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em
contexto educacional dos sujeitos surdos
1.3 A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas
1.4 Legislação específica: a Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto nº 5.626, de 22/12/2005

2. Introdução a Libras

2.1 Características da língua, seu uso e variações regionais
2.2 Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão,
expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento,
desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de
horas

3. Prática introdutória em Libras
3.1 Diálogo e conversação com frases simples
3.2 Expressão viso-espacial

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FALCÃO, L. A. Aprendendo a Libras e reconhecendo as diferenças: um olhar reflexivo sobre a inclusão: estabelecendo novos diálogos. 2. ed. Recife: Ed. do Autor, 2007.

PEREIRA, M. C. C. Libras: conhecimento além dos sinais. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

LODI, A. C. B. (org.) Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2014.

SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: Ed. da UFAM, 2002.

SKLIAR, C. (org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte (ed.). Enciclopédia da língua de sinais brasileira: o mundo do surdo em libras. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 7. ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.

MOURA, Débora Rodrigues. Libras e leitura de língua portuguesa para surdos. Curitiba: Appris, 2015.

SACKS, O. W. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

SACKS, O. W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.

SKLIAR, C. (org.). Atualidade da educação bilíngüe para surdos. 4. ed. Porto Alegre, Mediação, 2013.

SKLIAR, C. (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.

 

aprovação

 

 Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coêlho

Coordenadora do Curso de Graduação em Direito  

Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis"

Portaria SEI R. N° 2566/2021

Geovana Ferreira Melo
Diretora da FACED

Portaria SEI REITO Nº 767, de 10 de agosto de 2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho, Coordenador(a), em 17/01/2022, às 10:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 17/01/2022, às 16:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002347/2022-07 SEI nº 3308398