|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: LIBRAS01 |
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS I |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
SIGLA: FACED |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos. Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares. Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da Libras nos processos educacionais dos surdos; Compreender os fundamentos da educação de surdos; Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças; Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.
Ementa
Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.
PROGRAMA
1. A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos.
1.1 História das línguas de sinais
1.2 As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em
contexto educacional dos sujeitos surdos
1.3 A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas
1.4 Legislação específica: a Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto nº 5.626, de 22/12/2005
2. Introdução a Libras
2.1 Características da língua, seu uso e variações regionais
2.2 Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão,
expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento,
desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de
horas
3. Prática introdutória em Libras
3.1 Diálogo e conversação com frases simples
3.2 Expressão viso-espacial
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FALCÃO, L. A. Aprendendo a Libras e reconhecendo as diferenças: um olhar reflexivo sobre a inclusão: estabelecendo novos diálogos. 2. ed. Recife: Ed. do Autor, 2007.
PEREIRA, M. C. C. Libras: conhecimento além dos sinais. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
LODI, A. C. B. (org.) Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2014.
SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: Ed. da UFAM, 2002.
SKLIAR, C. (org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte (ed.). Enciclopédia da língua de sinais brasileira: o mundo do surdo em libras. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 7. ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.
MOURA, Débora Rodrigues. Libras e leitura de língua portuguesa para surdos. Curitiba: Appris, 2015.
SACKS, O. W. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
SACKS, O. W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
SKLIAR, C. (org.). Atualidade da educação bilíngüe para surdos. 4. ed. Porto Alegre, Mediação, 2013.
SKLIAR, C. (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.
aprovação
Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coêlho Coordenadora do Curso de Graduação em Direito Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis" Portaria SEI R. N° 2566/2021 |
|
Documento assinado eletronicamente por Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho, Coordenador(a), em 17/01/2022, às 10:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 17/01/2022, às 16:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3308398 e o código CRC CE9D73D4. |
Referência: Processo nº 23117.002347/2022-07 | SEI nº 3308398 |