UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Orgânica Experimental 

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP

34804

Período/Série:

 

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Rodrigo Barroso Panatieri

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

A disciplina utilizará a Plataforma Microsoft Teams para registro e acompanhamento de aulas bem como para distribuição de materiais auxiliares e avaliativos. A Equipe será criada no início do semestre com os endereços eletrônicos dos discentes informados em suas matrículas e a toda comunicação não presencial se dará exclusivamente por intermédio da referida Equipe Teams.

 

EMENTA

1. Normas básicas de segurança no laboratório de química orgânica;

2. Purificação de Solventes;

3. Métodos básicos de determinação das propriedades físico-químicos de compostos orgânicos;

4. Métodos básicos de separação e purificação de compostos orgânicos;

5. Identificação dos principais grupos funcionais através de reações químicas específicas;

6. Análise, Interpretação e apresentação dos resultados obtidos em laboratório;

7. Introdução aos procedimentos de segurança no manuseio e descarte de produtos e resíduos de Laboratório de Química Orgânica.

JUSTIFICATIVA

O conteúdo de Química Orgânica Experimental descrito na ementa da disciplina oferece uma base para o melhor entendimento e aprendizado dos alunos do curso de Química tanto no decorrer da sua formação quanto em estudos futuros a serem realizados pelos futuros profissionais, os quais estarão constantemente recorrendo aos conceitos básicos de reatividade orgânica em suas atividade nas mais diversas áreas da química.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação intelectual do estudante, para o desenvolvimento de seu pensamento científico e de sua habilidade para resolver problemas teóricos e práticos.

Objetivos Específicos:

Habilitar o aluno na prática de preparação, isolamento, purificação e análise de substâncias orgânicas e familiarização com as técnicas, operações e segurança de um laboratório de química orgânica. 

PROGRAMA

1. Aulas práticas com discussão dos resultados.

2. Preparação, purificação de compostos orgânicos.

3. Purificação de solventes.

4. Caracterização substâncias orgânicas: métodos químicos e físicoquímicos.

5. Análise, Interpretação e apresentação dos resultados obtidos em laboratório.

6. Introdução aos procedimentos de segurança no manuseio e descarte de produtos e resíduos de Laboratório de Química Orgânica.

METODOLOGIA

A teoria será apresentada em aulas expositivas usando quadro negro ou lousa branca e recursos audiovisuais (data-show). Serão realizadas ao longo do semestre atividades práticas de laboratório visando a verificação experimental dos conceitos teóricos discutidos.

Todas as práticas serão realizadas nos laboratórios do ICENP.

AVALIAÇÃO

Os estudantes produzirão relatórios a partir da realização dos experimentos propostos e deverão realizar as observações dos mesmos em caderno próprio (caderno de laboratório - CL). A avaliação será realizada através da média dos relatórios das práticas observadas (R) e pela verificação do caderno de laboratório (CL). A média (M) será calculada da seguinte forma: M = R.0,6 + CL.0,4.

BIBLIOGRAFIA

Todas as referências bibliográficas contidas neste plano de ensino que não forem de acesso livre remoto (online), deverão ser acessadas através do sistema de Biblioteca (SISBI) da UFU a partir do link:hps://www.bibliotecas.ufu.br/portal-da-pesquisa/livros-eletronicos.

Básica

• MARQUES, J.A.; BORGES, C.P.F. Práticas de Química Orgânica. Campinas: Editora Átomo, 2007.

• ZUBRIK, J.W. Manual de Sobrevivência no Laboratório de Química Orgânica, Guia de Técnicas para o Aluno. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

• COSTA NETO, C. Análise Orgânica: Métodos e Procedimentos para a Caracterização de Organoquímicos, volumes 1 e 2. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

• PAVIA, D.L.; LAMPMAN, G.M.; KRIZ, G.S.; Randall, G. Química Orgânica Experimental. 3ª ed. São

Paulo: Artmed, 2012.

 

Complementar

• HARWOOD, L.M., MOODY, C.J. Experimental Organic Chemistry. London: Blackwell Scientific Publications, 1989.

• MANO, E.B., SEABRA, A.P. Práticas de Química Orgânica. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 1987.

• VOGEL, A.I. Química Orgânica, vol. I, II e III. São Paulo: Edusp, 1985.

• SHRINER, R.L.; FUSON, R.C.; CURTIN, D.Y.; MORRIL, T.C. The Systematic Identification of Organic Compounds. 6ª ed. New York: John Wiley & Sons, 1980.

• ANDREI, C.C.; FERREIRA, D.T.; FACCIONE, M. Da Química Medicinal à Quimica Combinatória e Modelagem Molecular. São Paulo: Editora Manole, 2002.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5109559 e o código CRC C009743F.




Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5109559