UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Brasil Republicano I

Unidade Ofertante:

 Instituto de Ciências Humanas do Pontal- ICHPO

Código:

ICHPO32505

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

 

Ano/Semestre:

2023.1

Observações:

Atendimento pelo email: natalia.pecanha@ufu.br e através do grupo da Plataforma Teams

 

EMENTA

A constituição da ordem republicana entre 1889 e 1930. Federalismo e ordem oligárquica. O coronelismo e a política dos Estados. Conflitos sociais e revoltas na sociedade brasileira. Imigração, Industrialização e urbanização. Os movimentos sociais rurais e urbanos. Cultura e arte na Primeira República.

JUSTIFICATIVA

O estudo da constituição da ordem republicana na virada do século XIX e nas primeiras décadas do século XX possibilita ao futuro professor/pesquisador a reflexão sobre os limites da cidadania instituída no Brasil. As lutas políticas, sociais e culturais sinalizam para os processos de modernização e o modernismo elaborados neste contexto.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Discutir o processo de instalação da República considerando os diferentes projetos políticos de construção da Nação em disputa;

Objetivos Específicos:

  • Ler a historiografia sobre a Primeira República;

  • Ler, analisar e interpretar fontes sobre a Primeira República;

  • Identificar e analisar os pressupostos do estado oligárquico e os fundamentos liberais que nortearam a formação social e política da primeira república;

  • Discutir as estruturas sociais e políticas do mundo urbano e rural, observando seus conflitos e tensões;

  • Compreender as transformações urbanas e culturais e as representações de moderno/modernidade;

  • Construir uma visão crítica da construção da república e da cidadania no Brasil;

  • Valorizar e defender a participação política e cidadã na construção da República.

PROGRAMA

UNIDADE 1 - Implantação da ordem republicana

1. Debate Historiográfico sobre a Proclamação da República

2. República oligárquica e o liberalismo excludente.

UNIDADE 2 - A República e o mundo rural

1. Revolta do mundo rural - Juazeiro, Canudos e Contestado.

2. Economia cafeeira, urbanização e industrialização

UNIDADE 3 - A República  e o mundo urbano

1. Formação da classe operária 

2. Revolta da Vacina e a Reforma Pereira Passos

UNIDADE 4 - Modernismo e modernidade na primeira República

1. Gênero e sexualidade na construção da nação

2. Modernismo e a Modernidade negra

UNIDADE 5 - Crise da I República

1. Tenentismo

2. A crise dos anos 1920  e a Revolução de 1930.

METODOLOGIA

Serão desenvolvidas aulas expositivas  e dialógicas, onde serão abordados os principais debates historiográficos acerca da I República Brasileira em diálogo com uma perspectiva do ensino de História. Para tanto, durante as aulas realizaremos oficinas de leitura de fontes diversas e produção de materiais didáticos que articulem as reflexões historiográficas ao ensino de História da Educação Básica. Contaremos, portanto, com recursos tecnológicos, como o Datashow, computador e internet, bem como as fontes de diversas origens.

AVALIAÇÃO

1 – Produção e apresentação de materiais didáticos acerca da temática abordada

Data: ao longo do semestre

Critério de avaliação – Será avaliado se o material didático produzido e apresentado obedece os critérios definidos como a adaptação da faixa etária da turma do Ensino Básico selecionada e, será observado como o debate historiográfico realizado ao longo da disciplina está sendo adaptado ao material apresentado.

Valor: 30 pontos

2 – Prova Individual e sem consulta.

Critério de avaliação – A partir da leitura de um texto literário do recorte temporal abordado na disciplina, será proposto uma prova em que o/a discente deverá articular a leitura com os textos historiográficos abordados ao longo do semestre. Será levado em consideração o nível de leitura feita dos textos e apresentada na resposta, bem como a clareza, a coerência e a adequação do texto às normas cultas.

Data: 30/10/2023

Valor: 40 pontos

4 – Participação em aula

Data: ao longo do semestre

Critérios de avaliação: Leitura dos textos e participação nos debates e na confecção de atividades propostas ao longo do semestre.

Valor: 20 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

COSTA, Emília Viotti. Da monarquia à República. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de A. N (org.). O Brasil Republicano: O tempo do liberalismo oligárquico. Da Proclamação da República à Revolução de 1930. Primeira República (1889-1930). 11 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

VISCARDI, Cláudia Maria Ribeiro. O teatro das oligarquias: uma revisão da “política do café com leite”. Belo Horizonte, C/Arte, 2001.

Complementar

 

ATAÍDE, Raimundo de. Recordações de um cidadão que nunca votou. Cultura Política. Rio de Janeiro, julho de 1941, ano. 1, nº. 5, p.246-249.

CARDOSO, Rafael. Modernismo em Preto em Branco. Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CASTRO, Celso. A proclamação da República. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

CAULFIELD, Sueann. Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940). São Paulo: Editora da Unicamp, 2000.

GREEN, James. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. 3 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2022

LEAL, Vítor Nunes. Coronelismo, Enxada e Voto: o município e o regime representativo no Brasil. 7.ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 

NASCIMENTO, Álvaro P. do. Trabalhadores negros e o “paradigma da ausência”: contribuições à História Social do Trabalho no Brasil. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 29, n.59, set-dez. 2016.

PEÇANHA, Natália Batista. Nem só de anarquistas e operários se faz a História da imigração: reflexão sobre imigração e serviço doméstico nos mundos do trabalho carioca (1880-1930). In. SARMIENTO, Érica e CARULA, Karoline (org.) Imigração, Trabalho e Gênero (1870-1930). Rio de Janeiro: Mauad X/ Faperj, 2023.

SEVCENKO. Nicolau. A Revolta da Vacina. São Paulo: Ed. Unesp, 2018.

 

* Poderá ocorrer alterações ao longo da disciplina.

** Os livros que não constam na Biblioteca serão disponibilizados, digitalizados, no grupo do Teams.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Natália Batista Peçanha, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/08/2023, às 15:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 SEI nº 4709300