UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Historiografia Brasileira

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GHS027

Período/Série:

Turma:

HN2021

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

 

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Walkiria Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2021/1 

Observações:

Este plano segue a resolução CONGRAD 25/2020.

E-mail da disciplina: historiaichpo@gmail.com

Atendimentos individuais poderão ser marcados com antecedência pelo e-mail da disciplina.

 

 

 

EMENTA

Caminhos da historiografia brasileira. O Positivismo e a trajetória do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. O marxismo e os historiadores brasileiros. O político como campo de investigação da realidade brasileira. A história cultural e a variedade de abordagens nos estudos sobre o Brasil. Tendências e temáticas da historiografia brasileira contemporânea. 

JUSTIFICATIVA

Entender e refletir acerca do desenvolvimento da historiografia brasileira, entrelaçando-o ao desenvolvimento das formas e funções assumidas pelo conhecimento histórico em sua forma científica, constitui o eixo articulador do curso a ser desenvolvido. Nesse sentido, compreender como a função pragmática do conhecimento histórico, no que concerne à construção de projetos identitários e suas complexidades, relaciona-se diretamente com a escrita da história é uma preocupação que perpassa as discussões propostas para esse curso. Organizada em quatro unidades intercambiáveis, a disciplina objetiva abranger desde a prática historiográfica da América Portuguesa e no Brasil, a partir do século XVIII, até questões contemporâneas relacionadas à historiografia como campo de estudos. As discussões propostas para essa disciplina têm como intuito construir um panorama da historiografia brasileira que forneça a(o)s discentes uma base reflexiva e sólida que os auxilie na elaboração de projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e afins, bem como para a prática profissional no ensino de história e demais espaços de atuação.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar um panorama da constituição da prática historiográfica na América Portuguesa e no Brasil, relacionando-o ao desenvolvimento das formas e funções do conhecimento histórico – principalmente àquelas que concernem à construção dos projetos identitários – bem como aos seus pressupostos teóricos e metodológicos é o principal objetivo do curso.

Objetivos Específicos:

  • Entender as possibilidades da História da Historiografia como campo de estudos da ciência histórica;
  • Analisar a constituição da prática historiográfica na América Portuguesa e no Brasil, relacionando-a ao desenvolvimento da ciência histórica moderna, bem como aos seus pressupostos teóricos e metodológicos;
  • Refletir sobre a prática historiográfica no Brasil e seus lugares institucionais, sublinhando sua conexão com a construção de projetos de identidade nacional;
  • Entender a conexão entre o modernismo e o ensaio histórico brasileiro, ressaltando seu objetivo de síntese histórica e diagnóstico da identidade brasileira;
  • Delinear o processo de institucionalização da historiografia nas universidades e promover um diálogo crítico com a produção de historiadora(e)s da década de 1980/1990;
  • Apresentar panorama das discussões atuais que cercam a área da historiografia como campo de pesquisa.

 

PROGRAMA

Semana 1: Apresentação do curso e das atividades avaliativas.

 

Unidade I: O conceito moderno de História e a historiografia na América Portuguesa e no Brasil

 

Semana 2: A História da Historiografia como campo de estudos.

Semana 3: A historiografia tradicional exemplar e o moderno conceito de História.

Semana 4: A escrita da História na América Portuguesa: a historiografia acadêmica setecentista.

Semana 5: A independência, a experiência do tempo e a escrita da História no Brasil: pensar a nação.

 

Unidade II: A escrita da História nacional no século XIX e primeiras décadas do século XX: do IHGB ao ensaio histórico

 

Semana 6: Nação e identidade: a fundação do IHGB e o projeto de uma história nacional

Semana 7: A retórica da nacionalidade (o caso Varnhagen)

Semana 8: Modernismo e ensaio histórico brasileiro: síntese e diagnóstico da identidade nacional

 

Unidade III: O ensaio histórico brasileiro

 

Semana 9: A escrita como diagnóstico: Retrato do Brasil: Paulo Prado e a tristeza brasileira

Semana 10: Casa-Grande e Senzala: Gilberto Freyre e a historiografia da década de 1930

Semana 11: Na Alemanha, Raízes do Brasil: o pensamento germânico em Sérgio Buarque de Holanda

 

Unidade IV: Historiografia brasileira: da institucionalização da disciplina à Pós-Graduação

Semana 12: A historiografia brasileira, a universidade e a institucionalização da disciplina

Semana 13: Alice P. Canabrava e Emília Viotti da Costa: a pesquisa acadêmica em História.

 

Unidade V: Outras Vozes da Historiografia Brasileira:

Semana 14: “Uma História feita por mãos negras”: a historiografia de Beatriz Nascimento

Semana 15: “A terra de mil povos”: a história indígena de Kaka Werá Jecupé.

 

Semana 16: Enceramento do curso: desafios contemporâneos da Historiografia Brasileira

METODOLOGIA

  1. Atividades síncronas: os encontros através de vídeo conferência terão a duração de 2h50min e ocorrerão às sextas-feiras, com início às 19h00min. A plataforma para a aula síncrona será o Zoom (o link será enviado por e-mail 10m. antes de cada encontro). 
  2. Atividades assíncronas: como complemento das atividades síncronas, a(o)s discentes terão acesso a um fórum de perguntas e respostas. O objetivo é criar um ambiente educacional colaborativo onde toda(o)s a(o)s discentes conversem entre si e com a docente. Está prevista para essa atividade a duração de 1h00m semanal. Plataforma utilizada: ambiente de aprendizagem virtual (Moodle) da UFU (https://www.moodle.ufu.br/login/index.php) como primeira opção e Google Classroom como segunda opção.
  3. Atividades outras a serem cumpridas pela(o)s discentes: tempo dedicado à leitura dos textos que compõem a bibliografia obrigatória (que será disponibilizada pela professora a(o)s discentes) e à produção de textos avaliativos: duração de 2h00 semanais.
  4. A bibliografia da disciplina e o cronograma do curso será disponibilizado no drive da disciplina: (https://drive.google.com/drive/folders/1GStfey0pYY-R9GMMJi-yxrLYsiiRVjWw?usp=sharing)

 

AVALIAÇÃO

  1. A avaliação ocorrerá em 4 etapas no decorrer deste curso.
  2. Seminário individual durante as aulas síncronas. 35 pontos.
  3. Primeira avaliação escrita: deverá ser entregue no final da semana 07(28/01). As questões serão enviadas, por e-mail, 7 dias antes da data da entrega: 25 pontos. Horário de entrega por-email: não há, desde que seja entregue no dia previsto.
  4. Segunda avaliação escrita: deverá ser entregue no final da semana 15(25/03). As questões serão enviadas, por e-mail, 7 dias antes da data de entrega: 25 pontos. Horário de entrega por e-mail: não há, desde que seja entregue no dia previsto.
  5. Participação nas discussões da disciplina/atividades extras: 15 pontos

            Resumo das atividades avaliativas:

- Apresentação dos textos da disciplina: 35 pontos

- Primeira avaliação escrita: 25 pontos

- Segunda avaliação: escrita: 25 pontos

- Participação: 15 pontos

Total: 100 pontos.

 

  1. As avaliações deverão ser encaminhadas para o e-mail da disciplina: historiaichpo@gmail.com
  2. A frequência será controlada pela presença nas aulas síncronas e pela entrega das atividades avaliativas.
  3. Critérios de avaliação: uso adequado da bibliografia obrigatória, bem como dos conceitos pertinentes para a formulação das respostas das avaliações; uso correto da língua portuguesa; capacidade crítica argumentativa; participação nas discussões em sala de aula.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

 

ARAÚJO, Ricardo Benzaquén de. Guerra e Paz. Casa-Grande e Senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. São Paulo: Editora 34, 1994. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/237036/mod_resource/content/1/BENZAQUEN%2C%20Ricardo.%20Corpo%20e%20Alma%20do%20Brasil.pdf

 

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/229395/mod_resource/content/1/Gilberto%20Freyre%20-%20Casa-Grande%20e%20Senzala%20%281%29.pdf

 

GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e civilização nos trópicos: o IHGB e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 3-27, jan-jun. 1988. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1935

 

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1977594/mod_resource/content/1/Raizes_do_Brasil.pdf

 

PRADO, Paulo da Silva. Retrato do BrasilEnsaio sobre a tristeza brasileira. São Paulo: Duprat-Mayença, 1928. (Versão disponível online:  https://www.academia.edu/9682308/Retrato_do_Brasil_Prado_Paulo)

Complementar:

GONTIJO, Rebeca; OLIVEIRA, Maria da Glória. “Sobre a História da Historiografia Brasileira: um breve panorama”. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. v. 472, jul-set 2016. Disponível em: https://ihgb.org.br/revista-eletronica/artigos-472/item/108388-sobre-a-historia-da-historiografia-brasileira-um-breve-panorama.html

ROCHA, João Cézar de Castro. “O Brazil não merece o Brasil? Impasses do pensamento social brasileiro e o paradoxo de Raízes do Brasil. In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação. n. 11, dez. 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/44784291/O_BRAZIL_NÃO_MERECE_O_BRASIL_IMPASSES_DO_PENSAMENTO_SOCIAL_BRASILEIRO_E_O_PARADOXO_DE_RAÍZES_DO_BRASIL

SILVA, Taís Quadros da. “Poder e episteme na erudição histórica do Portugal setecentista. Uma abordagem do programa historiográfico da Academia Real da História Portuguesa (1720)”. In: História da Historiografia. Ouro Preto, n. 3, dez. 2009. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/60

TURIN, Rodrigo. “História da Historiografia e memória disciplinar: reflexões sobre um gênero”. In: História da Historiografia. Ouro Preto, n.13, dez. 2013. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiS59LZ69ruAhW4GbkGHbCdCa0QFjADegQIAxAC&url=https%3A%2F%2Fhistoriadahistoriografia.com.br%2Frevista%2Farticle%2Fdownload%2F673%2F413%2F&usg=AOvVaw3O6Nc7SW8l6G5Cn6-T04Wt

 

Vídeos:

 

História por quê, para quê e para quem? (Professor Estevão de Rezende Martins)

https://www.youtube.com/watch?v=qHQ07wVpYSY

 

Gilberto Freyre: nosso contemporâneo? (Professora Maria Lúcia Pallares-Burke)

https://www.youtube.com/watch?v=tv3I1KFGQZo

 

História da Historiografia Brasileira: conceitos e abordagens (Professora Rebeca Gontijo e Professor Mateus Pereira)

https://www.youtube.com/watch?v=TAqMkeUJMHI

 

 

Revistas que podem ser consultadas para pesquisas:

 

Revista Brasileira de História (ANPUH): https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-0188&lng=en&nrm=1

 

Revista de História (USP): http://www.revistas.usp.br/revhistoria/issue/view/11386

 

História da Historiografia (UFOP): https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista

 

Revista de Teoria da História (UFG): https://www.revistas.ufg.br/teoria/issue/view/2213

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/01/2022, às 15:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3276751