UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Qualidade da Energia Elétrica

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31902

Período/Série:

9º Período

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

72

Prática:

0

Total:

72

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Ivan Nunes Santos

Ano/Semestre:

2020/01

Observações:

Número máximo de vagas: 20 vagas de matrícula

 

EMENTA

Visão sistêmica da área da qualidade da energia, com destaque aos fenômenos de definição da qualidade dos suprimentos, causas de deteriorização, métodos para avaliação, impactos sobre a rede elétrica, medição, normatização e procedimentos para adequação do fornecimento de energia às exigências do mercado.

JUSTIFICATIVA

A energia elétrica tem influência direta na qualidade de vida, segurança e saúde da população. Assim, o estudo da qualidade da energia, seja a qualidade do fornecimento ou do produto, tem grande relevância no contexto atual, o que está alinhado com a consolidação de normas e recomendações em nível nacional e internacional voltadas à temática qualidade da energia elétrica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de identificar, quantificar e analisar os distintos indicadores de qualidade da energia elétrica, correlacionando-os à possíveis causas e consequências.

Objetivos Específicos:

Correlacionar os fenômenos de qualidade da energia com os avanços tecnológicos nos distintos níveis do sistema elétrico. Ter percepção das lacunas e desafios relacionados à esta área da engenharia.

PROGRAMA

1. Considerações gerais

1.1. Conceituação

1.2. Qualidade da tensão versus qualidade da energia

1.3. Áreas e motivação

1.4. Metodologia para os estudos de qualidade

2. Terminologia e definições

2.1. Organizações e instituições relacionadas com o tema

2.2. Categorias e características dos fenômenos

2.3. Síntese dos indicadores de qualidade

2.4. Normas e regulamentações vigentes

3. Distorções da forma de onda

3.1. Conceitos e definições

3.2. Exemplos de fontes

3.3. Adequação de expressões clássicas

3.4. Efeitos

3.5. Casos práticos, medições, normas e soluções

3.6. Noções gerais sobre teorias de potência em condições não senoidais

4. Variações de tensão de curta duração

4.1. Conceitos e definições

4.2. Exemplos de fontes

4.3. Efeitos

4.4. Áreas de vulnerabilidade e propagação

4.5. Incidências típicas

4.6. Casos práticos, medições, normas e soluções

5. Variações de tensão de longa duração

5.1. Conceitos e definições

5.1. Indicadores individuais e coletivos

5.2. Exemplos de fontes

5.3. Efeitos

5.4. Casos práticos, medições, normas e soluções

6. Transitórios

6.1. Conceitos e definições

6.2. Origens

6.3. Exemplos de fenômenos tipo impulso

6.4. Exemplos de fenômenos tipo chaveamento

6.5. Casos práticos, medições, normas e soluções

6.6. Noções gerais sobre ressarcimento por danos elétricos

7. Flutuações da tensão

7.1. Conceitos e definições

7.2. Exemplos de fontes

7.3. Efeitos

7.4. Efeito Flicker

7.5. Técnicas para medição

7.6. Casos práticos, medições, normas e soluções

8. Desequilíbrios de tensões

8.1. Conceitos e definições

8.2. Exemplos de fontes

8.3. Efeitos

8.4. Propagação

8.5. Casos práticos, medições, normas e soluções

METODOLOGIA

Aulas Síncronas (on-line): 02 horas-aula por semanas será nesta modalidade, onde se empregará ferramentas como: Microsoft Teams ou Google Meet. Será necessário o agendamento, neste semestre, de 6 horas-aula em horário extra a ser definido em conjunto com a turma. Totalizando-se assim, nesta modalidade, a carga horária de 36 horas-aula durante o semestre.

Aulas Assíncronas (off-line): 02 horas-aula por semana serão nesta modalidade, sendo o conteúdo disponibilizado através do Youtube. Totalizando-se, nesta modalidade, a carga horária de 36 horas-aula durante o semestre.

Meios de Comunicação entre a Turma e o Docente: WebSite do professor (https://www.ivan.pro.br/), Grupo de Whatsapp, Turma no MS Teams e e-mail institucional (ivan@ufu.br).

AVALIAÇÃO

A pontuação do semestre será distribuída através das seguintes atividades:

Todas as atividades serão feitas e avaliadas de forma individual, ou seja, não haverá formação de grupos de trabalho.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1.     DUGHAN, R. C.; MCGRANAGHAN, M. F.; BEATY, H. W. Electrical Power Systems Quality, The McGraw-Hill Companies, New York, NY, USA, 1996.

2.     BOLLEN, M. H. J. Understanding Power Quality Problems; Voltages Sags and Interruptions, IEE Press Series on Power Engineering, Piscataway, NJ, USA, 2000.

3.     SCHLABBACH, Jürgen, et al. Voltage Quality in Electrical Power Systems. London, IEEE. 2001.

Complementar

1.     ARRILLAGA J., WATSON N. R., CHEN S. Power System Quality Assessment, John Wiley & Sons, Hoboken, NJ, USA, 2000.

2.     Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST), Módulo 8 – Qualidade da Energia Elétrica, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), acessado em: http://www.aneel.gov.br/modulo-8 .

3.     Procedimentos de Rede, Submódulo 2.8 – Gerenciamento dos Indicadores de Qualidade da Energia Elétrica da Rede Básica, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), acessado em: http://ons.org.br/pt/paginas/sobre-o-ons/procedimentos-de-rede/vigentes .

4.     IEEE Std 519-2014 – IEEE Recommended Practice and Requirements for Harmonic Control in Electric Power Systems, IEEE Standards Association, acessado em: https://standards.ieee.org/findstds/standard/519-2014.html .

5.     IEC 61000 – Electromagnetic Compatibility (EMC), International Standards and Conformity Assessment for all electrical, electronic and related technologies, International Electrotechnical Commission, acessado em: http://www.iec.ch/emc/basic_emc/ .

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ivan Nunes Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/02/2021, às 10:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 SEI nº 2561384