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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. As relações entre a sociedade e a natureza. Educação Ambiental e ação transformadora. Educação no processo de gestão ambiental. Operacionalização das atividades em Educação Ambiental. Organização e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental.
JUSTIFICATIVA
A Educação Ambiental é um componente curricular obrigatório na formação no licenciado/bacharel, uma vez que permite, ao mesmo, adquirir competências próprias para entender a relação homem/natureza e propor ações que melhorem essa relação no espaço em que vivem. Nesse sentido, essa disciplina se justifica no contexto do Curso de Geografia, por proporcionar ao aluno, um conhecimento da epistemologia e aprofundar o seu entendimento sobre a relação homem e natureza a partir da construção de projetos de Educação Ambiental.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar ao acadêmico a integração de conhecimentos aptidões, valores, atitudes e ações para que possam atuar com responsabilidade em seu espaço de vivência. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1- A Epistemologia da Educação Ambiental
2- Histórico das Conferências em Educação Ambiental.
3- As Leis e Políticas da Educação Ambiental
4 - A Educação Ambiental no Ambiente Urbano e Rural
5 – Vertentes Contemporâneas da Educação Ambiental
6. Os Projetos em Educação Ambiental: planejamento, execução e avaliação
METODOLOGIA
O presente componente curricular será ministrado no formato presencial. A disciplina será desenvolvida em duas etapas, sendo uma etapa teórica, onde serão expostos os conteúdos de acordo com o programa acima. Além de uma parte prática, onde o aluno realizará atividades práticas (atividades escritas, visitas, entre outros), de acordo com os conteúdos tratados teoricamente em sala de aula.
Abaixo segue o quadro com o cronograma e detalhamento dos conteúdos, avaliação, modalidade de ensino da disciplina.
PLANO DE ATIVIDADES
Data |
Atividade |
Pontuação |
27/02 |
. Apresentação e Discussão do Programa da Disciplina |
- |
06/03 |
Tema 1: A Educação Ambiental e sua história
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Construção do Texto sobre “A história da Educação Ambiental”. Valor: 10 pontos. Data entrega: 20/03/23 |
13/03 |
Tema 2: A Educação Ambiental e seus eventos ambientais
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Os alunos deverão preparar uma apresentação dos materiais lidos e escolher 1 evento para apresentar no dia 13/03/22. |
20/03 |
Tema 2: Apresentação dos eventos ambientais
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Apresentação do seminário Valor: 25 pontos |
27/03 |
Tema 2: Apresentação dos eventos ambientais |
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03/04 |
Tema 3: As Leis e Políticas da Educação Ambiental |
Construção de uma análise crítica sobre a temática discutida. Valor: 10 pontos. Data entrega: 17/04/23 |
10/04 |
Tema 4: Educação Ambiental no ambiente urbano |
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17/04 |
Tema 4: Educação Ambiental no ambiente rural |
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24/04 |
Tema 5: As vertentes contemporâneas da Educação Ambiental |
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01/05 |
Feriado |
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08/05 |
Tema 6: Os projetos de Educação Ambiental: Elaboração, execução e avaliação |
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15/05 |
Tema 6: Elaboração de um projeto de Educação Ambiental |
Os discentes deverão fazer um levantamento dos problemas ambientais da cidade e região e propor um projeto de intervenção ou apresentar projetos que já estão sendo desenvolvidos na área para solucionar o problema ambiental destacado, de acordo com o roteiro proposto previamente pelo docente. Valor: 30 pontos |
22/05 |
Tema 6: Elaboração de um projeto de Educação Ambiental |
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29/05 |
Tema 6: Apresentação dos projetos de Educação Ambiental |
Apresentação dos projetos. Valor: 10 pontos |
05/06 |
Tema 6: Apresentação dos projetos de Educação Ambiental |
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12/06 |
Atividade final e encerramento da disciplina |
Atividade avaliativa – 15 pontos |
19 e 26/06 |
Atividade de recuperação |
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Os textos, slides e atividades serão disponibilizados nos e-mails individuais cadastrados no Portal do aluno da UFU. Não serão aceitos outros e-mails.
O e-mail destinado ao envio de atividades/comunicações da disciplina é: educaambientalufu@gmail.com
O atendimento ao aluno será realizado na terça feira, das 18:00 às 19:00, ou em outros horários combinados com o professor.
A disciplina Educação Ambiental prevê carga horária prática, que será realizada a partir da elaboração de atividades e, caso seja possível, a partir de vistas a locais/instituições selecionados pelo docente. Em caso de não ocorrer as visitas, outras atividades serão propostas para compensar a carga horária e o conteúdo.
AVALIAÇÃO
- A disciplina será avaliação a partir das atividades apresentadas pelos alunos, de acordo com as orientações propostas no quadro acima. Todas as atividades devem seguir as orientações que será repassada pelo docente e deverão seguir as normas da ABNT.
- Não serão pontuadas atividades que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada, deverá seguir as normas de citação da ABNT.
*** Os trabalhos entregues fora da data prevista não serão avaliados.
*** Os trabalhos com cópias de material da internet sem a devida citação terão sua nota anulada.
- Será ofertada uma Atividade de Recuperação para os discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina, mas não tiver alcançado a nota mínima para aprovação (60 pontos). A atividade poderá substituir a atividade proposta no Tema 1 e Tema 3 (como disposto no Cronograma acima) e prevalecerá a maior nota.
BIBLIOGRAFIA
Básica
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. 171 p. (Papirus educação (Ed. Papirus). Inclui bibliografia. ISBN 8530807502.
LAYRARGUES, Philippe Pomier (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
MARCATTO, Celso. Educação Ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002. Disponível em: https://jbb.ibict.br/bitstream/1/494/1/Educacao_Ambiental_Conceitos_Principios.pdf
REIGOTA, Marcos. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. 2. ed São Paulo: Cortez, 2002. 167 p. Inclui bibliografia. ISBN 8524907126 (broch.).
Complementar
BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação ambiental. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015
SATO, Michele; CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2004. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=eqz3taOyaH4C&oi=fnd&pg=PA17&dq=educa%C3%A7%C3%A3o+ambiental&ots=XmlVLfMcsA&sig=1mSj3lBmWiDy4kc7xoMnjCXDs#v=onepage&q=educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental&f=false
SORRENTINO, Marcos et. all. Educação Ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.
TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2004. 236 p., il. (Selo Universidade, 264). Bibliografia. ISBN 8574194298 (broch.).
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Gerusa Gonçalves Moura, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/02/2023, às 16:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4245864 e o código CRC 1E2B1923. |
Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 | SEI nº 4245864 |