UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA QUINTA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA QUINTA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e dois dias do mês de julho de dois mil e vinte e um, às 14h00min, teve início a quinta reunião ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Boscolli Barbosa Pereira, com a presença dos seguintes conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso, Antônio Carlos Freire Sampaio, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Cláudia de Sousa Rodrigues, Cláudio Antonio Di Mauro, Dênis Sebastião Ramos Firmino, Elton da Silva Negreto, Fernando Luiz de Paula Santil, Filipe Goulart Lima, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, João Vitor Meza Bravo,  Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, Sérgio Luís Miranda e Vivianne Peixoto da Silva. Justificou a ausência o conselheiro William Rodrigues Ferreira. O professor Boscolli recepcionou os conselheiros e servidores do IGUFU e, em seguida, passou-se à discussão dos itens da pauta: 1. APROVAÇÃO da Ata da 4ª Reunião Ordinária/2020 do Conselho do IG, de 29 de abril de 2021. Protocolo SEI: (2840354).​ O  professor Boscolli abriu espaço para as considerações e, não havendo, colocou a aprovação da ata em votação, obtendo-se 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e três abstenções. 2. INFORMES. 2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia do IG. 2.1.1. Consulta à PROGE sobre a inclusão de representante da COEXT no Conselho do Instituto de Geografia. O Professor Boscolli informou que, no caso do IG, embora haja no organograma a Extensão, a procuradoria geral entende que as mudanças de composição do Conselho devem ser consideradas como alteração do Regimento, pois não há representação da câmara e coordenação de extensão - o que requer reformulação do documento e aprovação no CONSUN. 2.1.2. Ajuste no calendário de reuniões. Foi informado que, para melhor organização, as reuniões ordinárias ocorrerão, sempre que possível, na quinta-feira da quarta semana de cada mês. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. O professor Filipe apresentou o novo logotipo do Curso de Graduação em Geologia. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. O professor Paulo Cezar informou que recebemos um comunicado da EDUFU, em relação as revistas Caminhos de Geografia e Hygeia, que o pagamento do DOI (Identificador de Objeto Digital) estava suspenso por falta de recurso. Disse ele: "Nesse sentido estamos preocupados em relação a publicação de novas edições, pois a não inserção do DOI, que é um registro para qualquer tipo de arquivo digital, trabalhos científicos, revistas, etc., gera um enorme prejuízo tanto para os autores quanto para as revistas do IGUFU em termos de avaliação do seu Qualis. Até essa presente data, estamos no aguardo de novas informações da EDUFU, sobre a possibilidade de seu pagamento e de como proceder nas edições futuras."  2.9) Informes dos Laboratórios do IG. O professor Pedro informou sobre a criação de um grupo de Whatsapp para comunicação entre os coordenadores de laboratório. 2.10) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.11) Informes da representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes. 2.13) Informes da Coordenação de Extensão. A docente Gláucia fez menção ao Edital Liberta Minas, aberto à submissão de projetos até 26/07/21, bem como disse que a COEXT encontra-se à disposição para auxiliar projetos aceitos na 1ª Etapa. Informou, também, que a PROEX abriu um curso de capacitação que trata das ações de competência da Coordenação de Extensão e ações de seu Colegiado, sendo que todos os membros do atual Colegiado estão participando. Antecedendo a ordem do dia, o Professor Boscolli colocou em votação a inclusão de dois itens de pauta, os quais foram aprovados por unanimidade entre os conselheiros com 17 votos favoráveis, os quais foram tratados, respectivamente, nos itens 3.4 e 3.5 desta Ata. 3. ORDEM DO DIA 3.1) Processo 23117.054408/2020-41. Nomear Relator para fornecer Parecer sobre o processo de Revisão do Regimento Interno do IGUFU; O professor Boscolli sugeriu o nome da docente Vivianne Peixoto da Silva e, em seguida, colocou o item em discussão. Como não houve inscrição para discussão, foi colocada em votação a aprovação do nome da docente Vivianne enquanto Relatora do processo de Revisão do Regimento Interno do IGUFU, bem como do prazo de apresentação do Parecer, estipulado em sessenta dias. Os conselheiros aprovaram a indicação com 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.2) Processo 23117.034812/2021-80. Avaliação de Desempenho do Estágio Probatório (1ª Etapa) e do Relatório da 1ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 21 de setembro de 2020 a 21 de julho de 2021, da Profª. Sinara Laurini Rossato, lotada no Instituto de Geografia. O docente Sérgio, presidente da comissão permanente de avaliação de desempenho da promoção e progessão docente fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada para a 1.a etapa da avaliação de estágio probatório, a Profa. Dra. Sinara Laurini Rossato desenvolveu atividades comprovadas de ensino, pesquisa e gestão com pontuação satisfatória e que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para esse fim, de acordo com o disposto nas Resoluções 3/2017, 04/2018 e 05/2018 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia.  Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório para 1ª etapa da avaliação do estágio probatório da Profa. Dra. Sinara Laurini Rossato.  Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer.  Uberlândia-MG, 21 de julho de 2021.  Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente)  Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira (repres. do Coleg. do curso de Saúde Coletiva)  Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes  Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo  Prof.a Dr.a Luziane Ribeiro Indjai". O Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis.  3.3) Processo 23117.034760/2021-41.  Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório (3ª Etapa) e do Relatório da 3ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 13 de novembro de 2020 a 13 de julho de 2021, do Prof. Daniel Sedorko, lotado no Instituto de Geografia. O docente Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada, o Prof. Dr. Daniel Sedorko, durante o período considerado para a 3.a etapa da avaliação de desempenho em seu estágio probatório, desenvolveu atividades comprovadas que atendem aos parâmetros e exigências para avaliação de desempenho docente de acordo com o disposto nas Resoluções 03/2017, 04/2018 e 05/2018 do Conselho Diretor (CONDIR) da Universidade Federal de Uberlândia.  Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório do Prof. Dr. Daniel Sedorko para a 3.a etapa da avaliação de seu estágio probatório.  Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer.  Uberlândia, 21 de julho de 2021.  Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente)  Profa. Dra. Gláucia Carvalho Gomes  Profa. Dra. Larissa Marques Barbosa de Araújo (repres. Col. Curso)  Profa. Dra. Luziane Santos Ribeiro." O Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.4) Solicitação do Professor João Vitor Meza Bravo, com pedido de anuência para coorientar o doutorando Raphael Gonçalves de Campos, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da UFPR, na tese intitulada "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À CONSTRUÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS A PARTIR DO GEO BIG DATA". O professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, iniciou a votação, sendo a solicitação aprovada por unanimidade, com 16 votos favoráveis. 3.5)  Solicitação do Professor Vinicius Francisco para nomeação de uma comissão interna para estudar a viabilidade de criação de um Programa de Pós-graduação na área de Geociências. O docente Vinícius Rofatto fez a apresentação de um levantamento que trouxe informações referentes à possibilidade de criação de um Programa de Pós Graduação no âmbito do IGUFU, e solicitou a nomeação de uma Comissão que possa aprofundar os estudos de viabilidade da proposta e trazer um Relatório a ser apreciado no Conselho do IGUFU em um prazo de 30 dias. Em seguida, sugeriu os nomes dos docentes que irão compor a referida Comissão: Vinicius Francisco Rofatto (Presidente), Daniel Sedorko (vice-presidente), Filipe Goulart Lima (membro), Breno de Souza Martins (membro) e Ricardo Luís Barbosa (membro) 3.6) Assuntos Gerais. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, designado pela Portaria Reito nº 1596/2019, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 22 de julho de 2021.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

3.

Antônio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

4.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Presente

5.

Cláudia de Sousa Rodrigues

Representante dos Discentes da Pós-Graduação

Presente

6.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

7.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

8.

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

9.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

10.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

11.

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante dos Docentes - Eleito em 27/09/2019

Férias

12.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Presente

13.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

14.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

15.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

16.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Presente

17.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

18.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

19.

William Rodrigues Ferreira

Representante dos Docentes - Reeleito em 28/11/2019

Ausência Justificada

 

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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 26/08/2021, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vivianne Peixoto da Silva, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Luiz Miranda, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Claudio Antonio de Mauro, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Elton da Silva Negreto, Secretário(a), em 26/08/2021, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fernando Luiz de Paula Santil, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Claudia de Sousa Rodrigues, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Carlos Freire Sampaio, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Denis Sebastião Ramos Firmino, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Cezar Mendes, Conselheiro(a), em 26/08/2021, às 14:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.047348/2021-91 SEI nº 2925301