|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
Período letivo: 2021/1, com vigência de 29/11/2021 a 02/04/2022, conforme Resolução n. 25/2020 do CONGRAD (Redação dada pela Resolução CONGRAD n. 28, de 20 de setembro de 2021). E-mail de contato: <giliardprado@ufu.br> |
EMENTA
Introdução ao campo do conhecimento histórico: a polissemia do termo história; os diferentes tipos de narrativas sobre o passado; as relações entre memória e história. A trajetória da escrita da história: do surgimento da ideia de investigação do passado à institucionalização da História como ciência. Os fundamentos da pesquisa histórica: as noções de documento e de fonte histórica. As operações da pesquisa: heurística, crítica e interpretação. O método da crítica histórica de documentos no século XIX. A revolução documental e os novos métodos da pesquisa histórica nos séculos XX e XXI.
JUSTIFICATIVA
Com uma abordagem que contempla tanto o entendimento de princípios e conceitos constitutivos do campo do conhecimento histórico como a discussão de diferentes técnicas e métodos da pesquisa histórica, a disciplina Introdução aos Estudos Históricos é de fundamental importância, pois fornece subsídios aos alunos para a compreensão de aspectos teórico-metodológicos que orientam a construção do conhecimento nesta área disciplinar e possibilita-lhes uma iniciação à pesquisa histórica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
|
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
Unidade 1- Introdução ao campo do conhecimento histórico
1.1- A polissemia da história: experiência vivida; área de conhecimento; narrativa sobre as experiências humanas ao longo do tempo.
1.2- Diferentes formas de narrar o passado: mito, memória e história;
1.3- Aproximações e distanciamentos entre memória e história: lembranças, esquecimentos, silêncios.
1.4- As noções de verdade, de cientificidade e de temporalidade;
Unidade 2- Uma história da escrita da história: do surgimento da história na antiguidade à sua institucionalização como disciplina acadêmica no século XIX
2.1- O surgimento da história como uma forma específica de narrar o passado;
2.2- Os principais períodos e inovações teórico-metodológicas da produção do conhecimento histórico;
2.3- A história como ciência e como disciplina acadêmica no século XIX.
Unidade 3- Introdução à pesquisa histórica
3.1- As noções de documento e de fonte histórica;
3.2- As operações da pesquisa histórica: heurística, crítica, interpretação;
3.3- O método da crítica histórica no século XIX;
3.4- A revolução documental e as novas técnicas e métodos da pesquisa histórica nos séculos XX e XXI.
METODOLOGIA
O plano de ensino da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas distribuídas ao longo das quinze semanas do semestre letivo.
A disciplina terá uma carga horária semanal de 4h, que será distribuída entre atividades síncronas (2h) e assíncronas (2h).
6.1- Atividades síncronas
As atividades síncronas ocorrerão às segundas-feiras, das 19h às 21h, nas seguintes datas: 29/11; 06/12; 13/12; 20/12; 10/01; 17/01; 24/01; 31/01; 07/02; 14/02; 21/02; 07/03; 14/03; 21/03; 28/03.
Essas atividades consistirão em videoconferências realizadas por meio do serviço de conferência web da RNP <https://conferenciaweb.rnp.br/> e nas quais ocorrerão aulas expositivas e dialogadas. O acesso à sala de aula da disciplina Introdução aos Estudos Históricos na plataforma Conferênciaweb ocorrerá por meio do seguinte link: <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/introducao-aos-estudos-historicos>
6.2- Atividades assíncronas
As atividades assíncronas terão uma carga horária semanal de 2h e serão realizadas, consoante a natureza desse tipo de atividade, de acordo com os critérios de organização e planejamento de cada discente no decorrer da semana, devendo, porém, ser observados os prazos estipulados para a realização das atividades propostas.
A carga horária semanal (2h) das atividades assíncronas será destinada para a leitura e anotações dos textos (ferramenta “diário” do ambiente Moodle) realizadas pelos discentes; e para a participação em fóruns de dúvidas.
As atividades assíncronas serão realizadas com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle – UFU: <https://www.moodle.ufu.br/>, no qual serão disponibilizadas as referências bibliográficas e outros materiais de apoio didático. O link da disciplina Introdução aos Estudos Históricos e os dados necessários para o acesso à plataforma Moodle serão enviados no primeiro dia do semestre letivo.
6.3- Acesso a materiais didáticos e bibliografia
O acesso a materiais didáticos e à bibliografia a ser trabalhada na disciplina será feito de forma remota. Tais materiais, além de terem seus links de acesso indicados no plano de ensino da disciplina, serão disponibilizados às(aos) discentes nas atividades assíncronas por meio da plataforma Moodle; e nas atividades síncronas, durante cada videoconferência, por meio do recurso de compartilhamento de tela.
AVALIAÇÃO
A disciplina terá duas atividades avaliativas. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:
SEQUÊNCIA |
MODALIDADE AVALIATIVA (MOODLE) |
PERÍODO PARA ENTREGA (até 23h:59 da data final) |
PONTUAÇÃO |
1ª Avaliação |
Prova escrita (tarefa) |
De 24/01 até 30/01 |
50 pontos |
2ª Avaliação |
Trabalho de pesquisa (tarefa) |
De 07/03 até 13/03 |
50 pontos |
Total: 100 pontos |
CRITÉRIOS AVALIATIVOS |
|
Prova escrita |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
Trabalho de pesquisa |
a) qualidade do procedimento heurístico; b) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica; c) adequação do trabalho escrito às normas da ABNT. |
A validação de assiduidade será feita de duas formas: 1) para as atividades síncronas (videoconferências), a validação ocorrerá por meio da manifestação de presença no bate-papo público; 2) para as atividades assíncronas, o cumprimento das tarefas será validado mediante a fixação de prazos para sua conclusão por meio da atividade da plataforma Moodle intitulada “diário”, que permitirá a solicitação de um registro de cada atividade feita, bem como por meio da participação nos fóruns de perguntas e respostas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjlne2SkNzqAhUdGLkGHcObD2AQFjANegQIDxAB&url=https%3A%2F%2Fbibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com%2F2015%2F02%2Fbloch-m-apologia-da-histc3b3ria.pdf&usg=AOvVaw2G64j73hqLXwdQ8ZRUZ4Qm>
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.
<https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf>.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: CPDOC, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278/1417>. Acesso em: 15 out. 2020.
Complementar
COLLINGWOOD, Robin George. A ideia de História. 8. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1994.
<https://fpa2014.files.wordpress.com/2014/01/collingwood-a-ideia-de-histc3b3ria.pdf>
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4005834/mod_resource/content/1/48811146-Maurice-Halbwachs-A-Memoria-Coletiva.pdf>. Acesso em: 15 out. 2020.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, PUC, v. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763>. Acesso em: 15 out. 2020.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: CPDOC, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992. Disponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewArticle/1941>. Acesso em: 15 out. 2020.
PROST, Antoine. Como a história faz o historiador? Anos 90, Porto Alegre, v. 8, n. 14, p. 7-22, dez. 2000. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6792/4090>. Acesso em: 15 out. 2020.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 15:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3164096 e o código CRC B97F605E. |
Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3164096 |