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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Observações: |
EMENTA
- Conceito de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.
JUSTIFICATIVA
A disciplina torna-se de fundamental importância para o processo formativo do estudante, em especial daqueles que estão em cursos de licenciaturas, ou seja, em formação inicial docente para que percebam a complexidade da educação de surdos, e tenham um posicionamento político frente às estratégias e métodos de ensino que possam atender as especificidades dos estudantes surdos, em suas aulas ou em outros espaços educativos dos quais tenham acesso.
A legislação específica para a área do atendimento ao aluno surdo, aqui sendo considerada a lei federal n. 10.436/2002 e o decreto federal n. 5.626/2005, serão abordados de forma contextualizada, tendo sempre como referência o contexto educacional dos surdos, a partir de seus atores e seus olhares.
Por fim, os estudantes ora participantes dessa disciplina, terão acesso a conteúdos específicos e gerais que tratam da constituição da Libras, a partir das dimensões históricas, linguísticas, sociais e políticas, que proporcionarão espaços dialógicos de debate sobre o como ensinar e seus encaminhamentos didáticos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos. |
Objetivos Específicos: |
- Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares. - Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical de Libras nos processos educacionais dos surdos. - Compreender os fundamentos da educação de surdos; estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças. - Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem. |
PROGRAMA
1- A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS SURDOS.
1.1 - História das línguas de sinais;
1.2 - As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos;
1.3 - A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas;
2 - LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: A LEI Nº 10.436, DE 24/04/2002 E O DECRETO Nº 5.626, DE 22/12/2005.
3. INTRODUÇÃO A LIBRAS.
3.1 – Características da língua, seu uso e variações regionais.
3.2 – Noções básicas de Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrada, verbos e pronomes, noções de tempo e horas.
4. PRÁTICA INTRODUTÓRIA EM LIBRAS.
4.1 – Diálogo e conversação com frases simples;
4.2 – Expressão viso-espacial.
METODOLOGIA
Conforme as Resoluções n. 07/2020 e 25/2020, do Conselho de Graduação, a metodologia de trabalho docente será organizada da seguinte forma:
Atividades síncronas:
- Total de semanas:15.
- Total de carga horária síncrona: 36h
Horário das atividades síncronas: Segundas-feiras, das 19h00 às 20h40.
Plataforma de T.I./software que serão utilizados:
1ª Opção: https://teams.microsoft.com/
2ª Opção: https://conferenciaweb.rnp.br/
Observação 1: A plataforma oficial da disciplina será https://teams.microsoft.com/. Entretanto, se for verificada instabilidade na transmissão da videoconferência/aula virtual, será disponibilizada o link para a 2ª opção (https://conferenciaweb.rnp.br/).
Observação 2: O uso de notebook para o acompanhamento dessa disciplina, pelo estudante, é o mais indicado.
Observação 3: As funções dessa plataforma (https://teams.microsoft.com/) funcionam mais adequadamente a partir do acesso pelo navegador Microsoft Edge (https://www.microsoft.com/pt-br/edge).
Observação 4: O uso de e-mail institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é requesito obrigatório para o acesso à plataforma https://teams.microsoft.com/
Atividades assíncronas:
Total de semanas: 15
- Total de carga horária assíncrona: 36h
Plataforma de T.I. /software que será utilizado: https://teams.microsoft.com/
c)As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas para downloads com o apoio dos seguintes recursos:
Observação: Material de apoio a ser utilizado: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e slides, sempre que necessários., disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado, ou seja, https://teams.microsoft.com/.
d)Total geral da carga horária da disciplina (h/a síncrona + h/a assíncrona) + 20% = 72 h/a.
PROCEDIMENTOS:
Os conteúdos programáticos foram pensados tendo como diretrizes as Resoluções n. 07/2020 e 25/2020, em que orientam o docente a oferecer condições para que os estudantes possam ter acesso à disciplina e concluí-la com sucesso.
De acordo com o planejado, as atividades síncronas serão desenvolvidas a partir da plataforma da Microsoft Teams (https://teams.microsoft.com/), respeitando-se o dia e o horário já determinados para essa disciplina, ou seja, às segundas-feiras, das 19h às 20h40.
Se havendo instabilidade na conexão da Internet, as atividades síncronas poderão ser desenvolvidas, também, a partir da seguinte plataforma, como já assinalada anteriormente, a saber: 2ª Opção: https://conferenciaweb.rnp.br/.
As atividades assíncronas serão desenvolvidas a partir da plataforma Microsoft Teams, link https://teams.microsoft.com/, com apoio dos recursos https://drive.google.com/drive/my-drive e https://docs.google.com/document/u/0/, já descritos nesse plano de ensino.
Ferramentas adicionais, como E-mail UFU ( ademar.santos@ufu.br ) e WhatsApp (96) 981276282, serão complementares e sempre que necessários, entretanto, no caso do WhatsApp, os estudantes matriculados na disciplina, já poderão solicitar a participação no Grupo Libras Geo, nesse link: https://chat.whatsapp.com/ItiYqncV81gI3bPQFN0f1b
Observação: Conforme resoluções citadas, não haverá gravações das aulas síncronas, por minha opção.
Quadro esquemático dos procedimentos:
SEMANAS |
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS (SALA VIRTUAL TEAMS) |
ATIVIDADES SÍNCRONAS (AULAS VIRTUAIS EM TEMPO REAL TEAMS) |
1º Período:
1ª – 12.07 2ª – 19.07 |
- Plano de Ensino e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Programa: 01
1- A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS SURDOS. (Parte 01/02) |
Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:
Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Microsoft Teams
Fórum de discussão I: Tópicos em Libras
(Organização dos grupos/formação dos grupos). Regras
(Orientações: apresentações dos Grupos). Regras
(Orientações para a Reflexão Inicial).
(Estudante Virtual: conecte a si mesmo)
(Planejando seu tempo)
(Educação Básica Brasileira)
(Reflexão Individual)
(Reflexão Final)
(Sala de aula ontem e hoje)
(Como você está se sentindo agora)
(História da Educação de Surdos)
(O que é deficiência auditiva)
(Cronograma da disciplina)
(Trilha de aprendizagem).
Sua rota de aprendizagem nessa disciplina. O passo a passo para cursá-la de forma remota com qualidade, procurando desenvolver suas habilidades e competências no que diz respeito à produção do conhecimento, à interação com o objeto de aprendizagem e à sua autonomia nos estudos.
A Trilha de aprendizagem da disciplina LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) está assim formatada, de acordo com o Plano de Ensino:
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Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/ Dias: 12 e 19/07/2021. Horário: Início: 19h00 Término: 20h40 Direcionamentos: 1º Momento:
2º Momento:
3º Momento: - Orientações para a elaboração da Reflexão Inicial no Padlet. - Orientações para cadastro no Padlet. - Inclusão dos estudantes no Grupo WhastApp Libras Geo. 4º Momento: - Orientações para a realização das Atividades Assíncronas: Estudante Virtual. Planejando seu tempo. Educação Básica. Reflexão Final: finalidade. Sala de aula ontem e hoje. Como você está se sentindo agora. História da Educação de Surdos. Trilha de Aprendizagem.
5º Momento: - Apresentação do Roteiro da Reflexão Inicial para produção de texto narrativo no Padlet, como orientado anteriormente:
REFLEXÃO INDIVIDUAL Nome: Data de nascimento: E-mail: Celular: Realização de outra(s) graduação(ões)? Qual(is)? Trabalha? Em quê? Há quanto tempo?
PARTE I – EXPECTATIVAS
PARTE II - DESENVOLVIMENTO
Observação: Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.
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2º Período: 3ª – 26.07 4ª – 02.08 |
Programa: 01 1 - A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS SURDOS. (Parte 02/02) |
Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:
Discussões temáticas:
Educação de Surdos
Deficiência auditiva
Surdo ou deficiente auditivo
Datilologia
Atividade avaliativa 01: Alfabeto (Configurações de mão) - datilologia Numerais cardinais - datilologia
Atividade avaliativa 02: Prova online – Objetiva (Educação de Surdos e Deficiência Auditiva).
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Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/ Dias: 26.07 e 02/08/2021. Horário: Início: 19h00 Término: 20h40 Direcionamentos: 1º Momento:
2º Momento: Leitura do texto: Definições da surdez. Link de acesso ao texto: deficienciaauditiva.pdf (mec.gov.br)
3º Momento: Análise de vídeos:
Disponível em: https://youtu.be/us93x_2ZTWQ
Disponível em: https://youtu.be/6y4IXuGlT-M
Disponível em: Pessoas surdas e os desafios para a inclusão - YouTube
Disponível em: Educação especial e Libras - Caracterização da surdez e a língua Brasileira de Sinais - YouTube e) Vídeo do Youtbe: Surdez. Disponível em: Educação Especial e LIBRAS - Surdez: breve contexto histórico - YouTube
4ª Momento: Orientações gerais para resolução das atividades propostas.
Observação: Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.
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3º Período:
5ª – 09.08 6ª – 16.08 |
Programa: 02
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: A LEI Nº 10.436, DE 24/04/2002 E O DECRETO Nº 5.626, DE 22/12/2005.
(Parte 01/02) |
Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:
- Mural virtual: INES (Atividade em grupo no Padlet)
- Legislação específica: Libras
Escola para surdos
Contexto em Libras: Saudações Pronomes interrogativos Pronomes pessoais Pronomes demonstrativos Pronomes possessivos Numerais
INES |
Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/ Dias: 09 e 16/08/2021. Horário: Início: 19h00 Término: 20h40 Direcionamentos: 1º Momento: Participação nas atividades assíncronas no AVA. 2º Momento: Roda de conversa a partir das seguintes temáticas: - Escola para surdos. Links de apoio: https://academiadelibras.com/blog/primeira-escola-de-surdos-no-brasil-1857/
Educação Especial e LIBRAS - A escolarização de uma pessoa com surdez - YouTube
Educação Especial e LIBRAS - Princípios básicos da Libras - YouTube
- Contexto em Libras. Situações reais de aprendizagem da Libras com o professor.
3º Momento: Conhecendo o INES. Link de apoio: - Vídeo do Youtube: Instituto Nacional de Educação de Surdos. Disponível em: https://youtu.be/nxKM_vHkzhQ - Conhecendo a Libras: Link de apoio: Lei que criou a LIBRAS completa 17 anos - YouTube Link de apoio: Decreto 5.626 22 de dezembro de 2005 em Libras. - YouTube 4º Momento: Orientações gerais para a resolução das atividades.
Observação: Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.
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4º Período: 7ª – 23.08 8ª – 30.08 |
Programa: 02
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: A LEI Nº 10.436, DE 24/04/2002 E O DECRETO Nº 5.626, DE 22/12/2005.
(Parte 02/02) |
Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:
(Continuação)
-Inclusão e Exclusão
- História da Educação de Surdos no Brasil
- História da Educação de Surdos na Europa e Estados Unidados
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Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/ Dias: 23 e 30/08/2021. Horário: Início: 19h00 Término: 20h40
Direcionamentos: 1º Momento: Paticipação nas atividades assíncronas no AVA. 2º Momento: Roda de conversa a partir das seguintes temáticas: 3º Momento:
Disponível em:
4º Momento: Análise de vídeos:
Observação: Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.
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5º Período: 9ª – 13.09 10ª – 20.09 |
Programa: 03
INTRODUÇÃO À LIBRAS
(Parte 01/02) |
Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:
(Continuação)
Atividade avaliativa 03: Libras em contexto Pronomes
Atividade avaliativa 04: Prova online – Objetiva (Educação de Surdos: Brasil, Europa e EUA e Inclusão e Exclusão).
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Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/ Dias: 13 e 20/09/2021. Horário: Início: 19h00 Término: 20h40 Direcionamentos: 1º Momento: Paticipação nas atividades assíncronas no AVA. 2º Momento: Realização das atividades avaliativas propostas. Texto de apoio: libras_iniciais.pdf (utfpr.edu.br) 3º Momento: Análise de vídeos: Introdução à Libras. Links de acesso:
4º Momento: Orientações gerais para a resolução das atividades avaliativas e assíncronas.
Observação: Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.
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6º Período: 11ª – 27.09 12ª – 30.09 |
Programa: 03
INTRODUÇÃO A LIBRAS
(Parte 02/02) |
Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:
- Resumo reflexivo.
- Fichamento - Guia
- Mural Padlet (Atendimento Educacional Especializado)
- Discussões temáticas:
Como o surdo se comunica
Como o surdo aprende
Estratégias e recursos
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Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/ Dias: 27 e 30/09/2021. Horário: Início: 19h00 Término: 20h40
Direcionamentos: 1º Momento: Paticipação nas atividades assíncronas no AVA. 2º Momento: Roda de conversa a partir dos seguintes questionamentos:
Como o surdo aprende? Estratégias e recursos. DAMÁZIO. Mirlene F. M. O Atendimento Educacional Especializado – pessoa com surdez. Curitiba: Cromos, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf
Links dos textos:
BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276
3º Momento: Análise de vídeo: - Vídeo do Youtube: Como se comunicar com o surdo? Disponível em: https://youtu.be/J1_a5aM1Vmw 4º Momento: Roda de conversa: VLibras — Português (Brasil) (www.gov.br)
Observação: Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.
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7º Período: 13ª – 04.10 14ª – 18.10 |
Programa: 04
PRÁTICA INTRODUTÓRIA EM LIBRAS
(Parte 01/02) |
Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:
- Fichamento de artigo bibliográfico.
- Mural virtual: Estimulação de bebês (Padlet).
- Discussões temáticas:
Apoio e orientações às famílias
A importância da estimulação precoce
Estimulação em bebês
Práticas em Libras
Sintaxe em Libras
Morfologia em Libras
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Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/ Dias: 04 e 18/10/2021. Horário: Início: 19h00 Término: 20h40
Direcionamentos: 1º Momento: Paticipação nas atividades assíncronas no AVA. 2º Momento: Roda de conversa a partir dos seguintes questionamentos:
Importância da estimulação precoce. MEC. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 89 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf
Link do texto:
Vídeos de apoio:
Link do texto: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/sintaxe/assets/491/Texto_base_sintaxe_versao_final.pdf
Vídeo de apoio:
3º Momento: Análise de vídeo: - Vídeo do Youtube: Estimulação dos bebês. Disponível em: https://youtu.be/59Q6XSV0SaY
Práticas em Libras. Disponível em :Educação especial e Libras - Introdução à LIBRAS e aprendendo alguns sinais - YouTube
Observação: Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.
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8º Período: 15ª – 25.10 |
Programa: 04
PRÁTICA INTRODUTÓRIA EM LIBRAS
(Parte 02/02) |
Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:
Atividade avaliativa 05: Libras em contexto Características das pessoas Características dos animais Nomes e letras sinalizadas pelo professor Animais Local: AVA/Teams
Atividade avaliativa 06: Prova online – Objetiva (História da Educação de surdos. Como o surdo se comunica. Como o surdo aprende. Estimulação precoce). Local: AVA/Teams
Atividade avaliativa 07: Prova online – Objetiva (Legislação. Inclusão e Exclusão. Morfologia e Sintaxe em Libras) Local: AVA/Teams
Atividade final: Reflexão Final – Padlet
Atividade final: Prova de Libras: Situação de vivência cotidiana. Local: AVA/Teams
Dia reservado para Recuperação em Libras: Prova em Libras. Critérios avaliativos de acordo com o Quadro Esquemático, já apresentado. Diálogos/Situações problematizadoras previamente definidas. Local: AVA/Teams
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Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/ Dias: 25/10/2021. Horário: Início: 19h00 Término: 20h40
Orientações gerais: Encerramento da disciplina Recuperação em Libras. Data para lançamento das médias e faltas: 11.11.2021 |
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.
Como critérios serão considerados nas atividades avaliativas a capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões formuladas, a interação à plataforma e às ferramentas virtuais adotadas para o desenvolvimento da disciplina, além dos especificados no Quadro Esquemático dos Critérios Avaliativos, constante nesse Plano de Ensino.
Será observado, também, para a avaliação da participação das/os estudantes, a qualidade e pertinência das contribuições postadas no AVA, respeitando-se, novamente, aos prazos estipulados, e a participação efetiva nas aulas síncronas e assíncronas.
A validação da frequência (assiduidade dos estudantes) será feita das seguintes formas:
Planilha gerada automaticamente pelo Sistema Teams, quando das atividades assíncronas e registro de presença diretamente nas postagens dessas atividades, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, adotado.
Chamada em tempo real, diretamente no Portal Docente, quando das atividades síncronas e/ou confirmação de presença, quando se registrar instabilidade na Conexão à Internet, diretamente nas atividades do dia, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, adotado.
Quadro esquemático dos critérios avaliativos
SEMANAS |
PROGRAMAS |
ATIVIDADES AVALIATIVAS |
CRITÉRIOS DE REALIZAÇÃO |
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO |
PONTUAÇÃO |
1ª a 14ª Avaliação Processual (12.07 a 18.10) |
Programas I a IV |
Atividades realizadas na Sala Virtual Teams:
Atividade avaliativa: 01 Envio: automático pelo Teams. Data: 02.08.2021 Horário: 24h Atividade avaliativa: 02 Envio: automático pelo Teams. Data: 02.08.2021 Horário: 24h Atividade avaliativa: 03 Envio: automático pelo Teams. Data:20.09.2021 Horário: 24h Atividade avaliativa: 04 Envio: automático pelo Teams. Data: 20.09.2021 Horário: 24h Atividade avaliativa: 05 Envio: automático pelo Teams. Data: 25.20.2021 Horário: 24h Atividade avaliativa: 06 Envio: automático pelo Teams. Data: 25.10.2021 Horário: 24h Atividade avaliativa: 07 Envio: automático pelo Teams. Data: 25.10.2021 Horário: 24h
Observação: Cada atividade avaliativa valerá até 7 pontos. |
Resolução das atividades avaliativas propostas com coerência e coesão, tendo como referências os textos de apoio, os vídeos indicados, seguido do feedback do professor. |
- Participação com qualidade e pertinência nos Fóruns, nas Redes de Aprendizagem e nas atividades de fixação do conhecimento, desde que atendidos aos prazos das atividades e a totalidade de sua execução.
Especificação: - Domínio dos conteúdos específicos e consistência teórica. - Capacidade de compreensão, análise e síntese. - Capacidade de sistematização, articulação de ideias, clareza na expressão e nos sinais solicitados. |
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Até 49 pontos |
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15ª 25.10
Avaliação Final |
Programas I a IV |
Data de entrega: Até 23.10.2021 Horário: Até 23h59`do dia 23.10.2021 Local: AVA/Teams Total de pontos: Até 15
Data final de realização: Até 25.10.2021 Horário: Até 20h40`do dia 25.10.2021 Local: AVA/Teams.
Total de pontos: Até 36 |
Roteiro específico para essa finalidade. A Reflexão Final deverá ser inserida no Padlet. Link de acesso: de forma individual.
Roteiro específico para essa finalidade. A Prova em Libras será realizada de forma síncrona, no AVA/Teams, de forma individual.
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Reflexão Final:
- Domínio dos conteúdos específicos e consistência teórica. - Capacidade de compreensão, análise e síntese. - Capacidade de sistematização, articulação de ideias, clareza na expressão e nos sinais solicitados.
Prova em Libras:
- Configuração de mãos. - Expressões faciais. - Organização viso-espacial. - Datilologia correta.
Prova de Recuperação em Libras:
- Configuração de mãos. - Expressões faciais. - Organização viso-espacial. - Datilologia correta. |
Até 51 pontos
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Observação:
Dia reservado para Recuperação em Libras: Prova em Libras. Critérios avaliativos de acordo com o Quadro Esquemático, já apresentado. Diálogos/Situações problematizadoras previamente definidas.
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Roteiro específico para essa finalidade. A Prova de Recuperação em Libras será realizada de forma síncrona, no AVA/Teams, de forma individual.
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BIBLIOGRAFIA
Básica
A Bibliografia Básica está disponível em: https://docs.google.com/document/u/0/
- CARMO, A. A. do. Escola não seriada e inclusão escolar: pedagogia da unidade na diversidade. Uberlândia, MG: EDUFU, 2006.
- GESSER, A. Libras Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
- GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
Complementar
A Bibliografia Complementar está disponível em: https://docs.google.com/document/u/0/
- CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. (Ed.). Enciclopédia da língua de sinais brasileira: o mundo do surdo em libras. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
- CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus, 2003.
- ENGUITA, M. F. Educar em tempos incertos. São Paulo: Artmed, 2004.
-FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 31. Ed. São Paulo: Cortez, 1995.
- LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?: introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: Ed. da EdUFSCar, 2013.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Ademar Alves dos Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/06/2021, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2857103 |