UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

Unidade Ofertante:

ICHPO - Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO314043

Período/Série:

4º Período

Turma:

TN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos

Ano/Semestre:

2020.2

Observações:

 Componente curricular sendo ofertado de acordo com as Resoluções n. 7/20210 e 25/2020, do Conselho de Graduação (CONGRAD).

- Período letivo referente a 2020/02: 12.07.21 a 06.11.21.

EMENTA

- Conceito de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.

JUSTIFICATIVA

A disciplina torna-se de fundamental importância para o processo formativo do estudante, em especial daqueles que estão em cursos de licenciaturas, ou seja, em formação inicial docente para que percebam a complexidade da educação de surdos, e tenham um posicionamento político frente às estratégias e métodos de ensino que possam atender as especificidades dos estudantes surdos, em suas aulas ou em outros espaços educativos dos quais tenham acesso.

A legislação específica para a área do atendimento ao aluno surdo, aqui sendo considerada a lei federal n. 10.436/2002 e o decreto federal n. 5.626/2005, serão abordados de forma contextualizada, tendo sempre como referência o contexto educacional dos surdos, a partir de seus atores e seus olhares.

Por fim, os estudantes ora participantes dessa disciplina, terão acesso a conteúdos específicos e gerais que tratam da constituição da Libras, a partir das dimensões históricas, linguísticas, sociais e políticas, que proporcionarão espaços dialógicos de debate sobre o como ensinar e seus encaminhamentos didáticos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.

Objetivos Específicos:

- Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares.

- Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical de Libras nos processos educacionais dos surdos.

- Compreender os fundamentos da educação de surdos; estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças.

- Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

PROGRAMA

1- A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS SURDOS.

1.1 - História das línguas de sinais;

1.2 - As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos;

1.3 - A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas;

2 - LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: A LEI Nº 10.436, DE 24/04/2002 E O DECRETO Nº 5.626, DE 22/12/2005.

3. INTRODUÇÃO A LIBRAS.

3.1 – Características da língua, seu uso e variações regionais.

3.2 – Noções básicas de Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrada, verbos e pronomes, noções de tempo e horas.

4. PRÁTICA INTRODUTÓRIA EM LIBRAS.

4.1 – Diálogo e conversação com frases simples;

4.2 – Expressão viso-espacial.

METODOLOGIA

Conforme as Resoluções n. 07/2020 e 25/2020, do Conselho de Graduação, a metodologia de trabalho docente será organizada da seguinte forma:

  1. Atividades síncronas:

- Total de semanas:15.

- Total de carga horária síncrona: 36h

1ª Opção: https://teams.microsoft.com/

2ª Opção: https://conferenciaweb.rnp.br/

  1. Atividades assíncronas:

    • Total de semanas: 15

- Total de carga horária assíncrona: 36h

c)As    referências    bibliográficas    a    serem    utilizadas    na    disciplina    serão disponibilizadas para downloads com o apoio dos seguintes recursos:

d)Total geral da carga horária da disciplina (h/a síncrona + h/a assíncrona) + 20% = 72 h/a.

 

PROCEDIMENTOS:

 

Os conteúdos programáticos foram pensados tendo como diretrizes as Resoluções n. 07/2020 e 25/2020, em que orientam o docente a oferecer condições para que os estudantes possam ter acesso à disciplina e concluí-la com sucesso.

De acordo com o planejado, as atividades síncronas serão desenvolvidas a partir da plataforma da Microsoft Teams (https://teams.microsoft.com/), respeitando-se o dia e o horário já determinados para essa disciplina, ou seja, às segundas-feiras, das 19h às 20h40.

Se havendo instabilidade na conexão da Internet, as atividades síncronas poderão ser desenvolvidas, também, a partir da seguinte plataforma, como já assinalada anteriormente, a saber: 2ª Opção: https://conferenciaweb.rnp.br/.

As atividades assíncronas serão desenvolvidas a partir da plataforma Microsoft  Teams, link https://teams.microsoft.com/, com apoio dos recursos https://drive.google.com/drive/my-drive e https://docs.google.com/document/u/0/, já descritos nesse plano de ensino.

Ferramentas adicionais, como E-mail UFU ( ademar.santos@ufu.br ) e WhatsApp (96) 981276282, serão complementares e sempre que necessários, entretanto, no  caso do WhatsApp,  os estudantes matriculados na disciplina, já poderão solicitar a participação no Grupo Libras Geo, nesse link:    https://chat.whatsapp.com/ItiYqncV81gI3bPQFN0f1b

Observação: Conforme resoluções citadas, não haverá gravações das aulas síncronas, por minha opção.

 

Quadro esquemático dos procedimentos:

SEMANAS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

(SALA VIRTUAL TEAMS)

ATIVIDADES SÍNCRONAS

(AULAS VIRTUAIS EM TEMPO REAL TEAMS)

1º Período:

 

1ª – 12.07

2ª – 19.07

- Plano de Ensino e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

 

 

Programa: 01

 

1- A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS SURDOS.

(Parte 01/02)

Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:

 

Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Microsoft Teams

 

Fórum de discussão I: Tópicos em Libras

 

(Organização dos grupos/formação dos grupos). Regras

 

(Orientações: apresentações dos Grupos).

Regras

 

(Orientações para a Reflexão Inicial).

 

(Estudante Virtual: conecte a si mesmo)

 

(Planejando seu tempo)

 

(Educação Básica Brasileira)

 

(Reflexão Individual)

 

(Reflexão Final)

 

(Sala de aula ontem e hoje)

 

(Como você está se sentindo agora)

 

(História da Educação de Surdos)

 

(O que é deficiência auditiva)

 

(Cronograma da disciplina)

 

(Trilha de aprendizagem).

 

Sua rota de aprendizagem nessa disciplina.

O passo a passo para cursá-la de forma remota com qualidade, procurando desenvolver suas habilidades e competências no que diz respeito à produção do conhecimento, à interação com o objeto de aprendizagem e à sua autonomia nos estudos.

 

A Trilha de aprendizagem da disciplina LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) está assim formatada, de acordo com o Plano de Ensino:

 

  1. Ambientação; e

  2. Programas de ensino (Unidades Temáticas).

Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/

  Dias: 12 e 19/07/2021.

Horário:

Início: 19h00

Término: 20h40

Direcionamentos:

1º Momento:

  • Apresentação do Professor e dos estudantes.

  • Conhecendo o AVA.

  • Apresentação do Plano de Ensino.

2º Momento:

  • Organização dos Grupos de Trabalho para Webnários e Atividades Assíncronas, quando identificadas.

  • Orientações         para         as            apresentações dos Webnários, conforme agendamentos prévios.

3º Momento:

- Orientações para a elaboração da Reflexão Inicial no Padlet.

- Orientações para cadastro no Padlet.

- Inclusão dos estudantes no Grupo WhastApp Libras Geo.

4º Momento:

- Orientações para a realização das Atividades Assíncronas:

Estudante Virtual.

Planejando seu tempo.

Educação Básica.

Reflexão Final: finalidade.

Sala de aula ontem e hoje.

Como você está se sentindo agora.

História da Educação de Surdos.

Trilha de Aprendizagem.

 

5º Momento:

- Apresentação do Roteiro da Reflexão Inicial para produção de texto narrativo no Padlet, como orientado anteriormente:

 

REFLEXÃO INDIVIDUAL

Nome:

Data de nascimento:

E-mail:

Celular:

Realização de outra(s) graduação(ões)? Qual(is)? Trabalha?                Em quê?             Há quanto tempo?

 

PARTE I – EXPECTATIVAS

  1. Quais as suas expectativas em relação à disciplina?

  2. Quais seus interesses no âmbito da atuação profissional?

 

PARTE II - DESENVOLVIMENTO

  1. Para você, quais seriam os objetos de estudo da LIBRAS?

  2. Quais as suas expectativas, em LIBRAS, em relação:

  • aos conteúdos a serem estudados;

  • aos trabalhos e atividades a serem realizadas;

  • a sua metodologia;

  • a sua atuação;

  • à avaliação.

  1. Quais os desafios você acredita que terá para realizar as atividades acadêmicas previstas (leituras, webnários, seminários, preparação de trabalhos, postagem no AVA e participação nas aulas síncronas e assíncronas?

  2. Como você se encontra, se sente e se percebe nesse contexto de pandemia da Covid-19?

 

Observação:

Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.

 

 

 

2º Período:

3ª – 26.07

4ª – 02.08

Programa: 01

1 - A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS SURDOS.

(Parte 02/02)

Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:

 

  • Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Microsoft Teams (Continuação/se necessário)

 

  • Fórum de discussão II: Tópicos em Libras (AVA)

 

  • Resumo expandido (Ficha Guia): Definições da surdez. (AVA)

 

  • Resumo reflexivo dos vídeos (Padlet)

 

Discussões temáticas:

 

Educação de Surdos

 

Deficiência auditiva

 

Surdo ou deficiente auditivo

 

Datilologia

 

 

Atividade avaliativa 01:

Alfabeto (Configurações de mão) - datilologia

Numerais cardinais - datilologia

 

Atividade avaliativa 02:

Prova online – Objetiva

(Educação de Surdos e Deficiência Auditiva).

 

 

 

Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/

  Dias: 26.07 e 02/08/2021.

Horário:

Início: 19h00

Término: 20h40

Direcionamentos:

1º Momento:

  • Finalizando a Ambientação.

2º Momento:

Leitura do texto: Definições da surdez.

Link de acesso ao texto:

deficienciaauditiva.pdf (mec.gov.br)

 

3º Momento:

Análise de vídeos:

  1. Vídeo do Youtube: Surdo ou Deficiente Auditivo?

Disponível em: https://youtu.be/us93x_2ZTWQ 

  1. Vídeo do Youtube: Atendimento educacional especializado em deficiência.

Disponível em: https://youtu.be/6y4IXuGlT-M 

  1. Pessoas surdas:

Disponível em: Pessoas surdas e os desafios para a inclusão - YouTube

  1. Vídeo do Youtube: Caracterização da surdez

Disponível em: Educação especial e Libras - Caracterização da surdez e a língua Brasileira de Sinais - YouTube

e) Vídeo do Youtbe: Surdez.

Disponível em: Educação Especial e LIBRAS - Surdez: breve contexto histórico - YouTube

 

4ª Momento:

Orientações gerais para resolução das atividades propostas.

 

 

Observação:

Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.

 

 

 

 

 

3º Período:

 

5ª – 09.08

6ª – 16.08

 

Programa: 02

 

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: A LEI Nº 10.436, DE 24/04/2002 E O DECRETO Nº 5.626, DE 22/12/2005.

 

(Parte 01/02)

Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:

 

  • Fórum de discussão III: Tópicos em Libras

 

  • Resumo expandido (Ficha Guia): Escola para surdos. (AVA)

 

  • Resumo reflexivo dos vídeos (Padlet)

 

  • Fichamento bibliográfico (Guia)

 

  • Vídeo de apresentação pessoal/temas em Libras (Roteiro a ser proposto em aula).

 

- Mural virtual: INES

(Atividade em grupo no Padlet)

 

- Legislação específica: Libras

 

  • Discussões temáticas:

 

Escola para surdos

 

Contexto em Libras:

Saudações

Pronomes interrogativos

Pronomes pessoais

Pronomes demonstrativos

Pronomes possessivos

Numerais

 

INES

 

Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/

  Dias: 09 e 16/08/2021.

Horário:

Início: 19h00

Término: 20h40

Direcionamentos:

1º Momento:

Participação nas atividades assíncronas no AVA.

2º Momento:

Roda de conversa a partir das seguintes temáticas:

- Escola para surdos.

Links de apoio:

 https://academiadelibras.com/blog/primeira-escola-de-surdos-no-brasil-1857/ 

 

Educação Especial e LIBRAS - A escolarização de uma pessoa com surdez - YouTube

 

Educação Especial e LIBRAS - Princípios básicos da Libras - YouTube

 

- Contexto em Libras.

Situações reais de aprendizagem da Libras com o professor.

 

3º Momento:

Conhecendo o INES.

Link de apoio:

- Vídeo do Youtube: Instituto Nacional de Educação de Surdos. Disponível em: https://youtu.be/nxKM_vHkzhQ 

- Conhecendo a Libras:

Link de apoio: Lei que criou a LIBRAS completa 17 anos - YouTube

Link de apoio: Decreto 5.626 22 de dezembro de 2005 em Libras. - YouTube

4º Momento:

Orientações gerais para a resolução das atividades.

 

 

Observação:

Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.

 

 

 

 

4º Período:

7ª – 23.08

8ª – 30.08

 

Programa: 02

 

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: A LEI Nº 10.436, DE 24/04/2002 E O DECRETO Nº 5.626, DE 22/12/2005.

 

(Parte 02/02)

Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:

 

  • Fórum de discussão IV: Tópicos em Libras

 

  • Resumo expandido (Ficha Guia): Inclusão escolar. (AVA)

 

  • Resumo reflexivo dos vídeos (Padlet)

 

  • Fichamento bibliográfico (Guia)

 

  • Vídeo de apresentação pessoal/temas em Libras (Roteiro a ser proposto em aula).

(Continuação)

 

  • Discussões temáticas:

 

-Inclusão e Exclusão

 

- História da Educação de Surdos no Brasil

 

- História da Educação de Surdos na Europa e Estados Unidados

 

  • Atividades de sistematização no AVA.

 

 

Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/

  Dias: 23 e 30/08/2021.

Horário:

Início: 19h00

Término: 20h40

 

Direcionamentos:

1º Momento:

Paticipação nas atividades assíncronas no AVA.

2º Momento:

Roda de conversa a partir das seguintes temáticas:

3º Momento:

  1. Inclusão e exclusão. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? 2.ed. São Paulo: Moderna, 2006.

Disponível em: 

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf?1473202907 

 

  1. Organização em grupos para evitar a exclusão e a exploração da pessoa surda. Associações e Ongs. Grupos de apoio. Subsídios. Link do texto: 

http://www.fatecc.com.br/alunos/apostilas/mestrado/LIBRAS/Apostilas/Cultura%20e%20Identidade%20Surda/culturaidentidade.pdf

 

4º Momento:

Análise de vídeos:

  1. Vídeo do Youtube: História da educação de surdos: na Europa e nos EUA. Disponível em: https://youtu.be/c26-NAVnnu4 

 

  1. Vídeo do Youtube: História da educação de surdos: no Brasil. Disponível em: https://youtu.be/ijRfkhrFx9E 

 

 

 

Observação:

Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.

 

 

 

 

5º Período:

9ª – 13.09

10ª – 20.09

 

Programa: 03

 

INTRODUÇÃO À LIBRAS

 

(Parte 01/02)

Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:

 

  • Fórum de discussão V: Tópicos em Libras

 

  • Resumo expandido (Ficha Guia): Introdução à Libras. Definir páginas com os estudantes.    (AVA)

 

  • Resumo reflexivo dos vídeos (Padlet)

 

  • Vídeo de apresentação pessoal/temas em Libras (Roteiro a ser proposto em aula).

(Continuação)

 

 

Atividade avaliativa 03:

Libras em contexto

Pronomes

 

Atividade avaliativa 04:

Prova online – Objetiva

(Educação de Surdos: Brasil, Europa e EUA e Inclusão e Exclusão).

 

 

 

 

 

Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/

  Dias: 13 e 20/09/2021.

Horário:

Início: 19h00

Término: 20h40

Direcionamentos:

1º Momento:

Paticipação nas atividades assíncronas no AVA.

2º Momento:

Realização das atividades avaliativas propostas.

Texto de apoio:

libras_iniciais.pdf (utfpr.edu.br)

3º Momento:

Análise de vídeos: Introdução à Libras.

Links de acesso:

  1. Introdução à Libras - Língua Brasileira de Sinais - Aula 1/2 - YouTube

  2. Introdução à Libras - Língua Brasileira de Sinais - Aula 2/2 - YouTube

  3.  

4º Momento:

Orientações gerais para a resolução das atividades avaliativas e assíncronas.

 

 

Observação:

Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.

 

 

 

 

 

 

6º Período:

11ª – 27.09

12ª – 30.09

 

 

Programa: 03

 

INTRODUÇÃO A LIBRAS

 

(Parte 02/02)

Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:

 

  • Fórum de discussão VI: Tópicos em Libras

 

  • Atividades de sistematização no AVA.

 

  • Vlibras

 

  • Sínteses de leituras (textos de apoio indicados) e/ou

 

- Resumo reflexivo.

 

- Fichamento - Guia

 

- Mural Padlet (Atendimento Educacional Especializado)

 

- Discussões temáticas:

 

Como o surdo se comunica

 

Como o surdo aprende

 

Estratégias e recursos

 

 

 

Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/

  Dias: 27 e 30/09/2021.

Horário:

Início: 19h00

Término: 20h40

 

Direcionamentos:

1º Momento:

Paticipação nas atividades assíncronas no AVA.

2º Momento:

Roda de conversa a partir dos seguintes questionamentos:

  1. Como o surdo se comunica.

Como o surdo aprende?

Estratégias e recursos.

DAMÁZIO. Mirlene F. M. O Atendimento Educacional Especializado – pessoa com surdez. Curitiba: Cromos, 2007.

Disponível em: 

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf 

 

  1. Fonologia das línguas de sinais.

Links dos textos: 

 http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/linguaBrasileiraDeSinaisI/assets/459/Texto_base.pdf Acesso em ago. 2020

 

BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50

Disponível em: 

https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276 

 

3º Momento:

Análise de vídeo:

 - Vídeo do Youtube: Como se comunicar com o surdo?

Disponível em: https://youtu.be/J1_a5aM1Vmw 

 4º Momento:

Roda de conversa:

VLibras — Português (Brasil) (www.gov.br)

 

 

Observação:

Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.

 

 

 

 

 

7º Período:

13ª – 04.10

14ª – 18.10

 

Programa: 04

 

PRÁTICA INTRODUTÓRIA EM LIBRAS

 

(Parte 01/02)

 

Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:

 

  • Fórum de discussão VII: Tópicos em Libras

 

  • Atividades de sistematização no AVA.

 

- Fichamento de artigo bibliográfico.

 

- Mural virtual: Estimulação de bebês (Padlet).

 

- Discussões temáticas:

 

Apoio e orientações às famílias

 

A importância da estimulação precoce

 

Estimulação em bebês

 

  Práticas em Libras

 

 Sintaxe em Libras

 

 Morfologia em Libras

 

 

Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/

  Dias: 04 e 18/10/2021.

Horário:

Início: 19h00

Término: 20h40

 

Direcionamentos:

1º Momento:

Paticipação nas atividades assíncronas no AVA.

2º Momento:

Roda de conversa a partir dos seguintes questionamentos:

 

  1. Apoio e orientações à família.

Importância da estimulação precoce.

MEC. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 89 p.

Disponível em: 

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf  

 

  1. Morfologia em Libras.

Link do texto:

http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/morfologia/assets/430/Texto_Base_Morfologia_21_Fev_2009.pdf

 

Vídeos de apoio:

 

Aula 01 - Morfologia da Libras. O que é morfema, alomorfe, afixos? - Prof. Fernando Parente Jr - YouTube

 

2. Morfologia da Libras: Datilologia, Léxico Nativo, Classificadores, Derivação e Reduplicação. - YouTube

 

 

3. Morfologia da Libras: Composição, Incorporação, Dêixis, Tipos de verbos e Flexões verbais - YouTube

  1.  

  1. Sintaxe em Libras.

Link do texto:  http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/sintaxe/assets/491/Texto_base_sintaxe_versao_final.pdf

 

Vídeo de apoio:

SINTAXE DE LIBRAS - YouTube

 

3º Momento:

 Análise de vídeo:

 - Vídeo do Youtube: Estimulação dos bebês. 

Disponível em: https://youtu.be/59Q6XSV0SaY 

 

Práticas em Libras.

Disponível em :Educação especial e Libras - Introdução à LIBRAS e aprendendo alguns sinais - YouTube

 

 

Observação:

Os temas/vídeos dos períodos seguintes poderão ser adiantados de acordo com o desenvolvimento das aulas, dos rendimentos dos alunos e na composição da sequência didática proposta para as aulas.

 

 

 

8º Período:

15ª – 25.10

Programa: 04

 

PRÁTICA INTRODUTÓRIA EM LIBRAS

 

(Parte 02/02)

 

Encaminhamentos das atividades lançadas no AVA/Teams:

 

 

Atividade avaliativa 05:

Libras em contexto

Características das pessoas

Características dos animais

Nomes e letras sinalizadas pelo professor

Animais

Local: AVA/Teams

 

 

Atividade avaliativa 06:

Prova online – Objetiva

(História da Educação de surdos. Como o surdo se comunica. Como o surdo aprende. Estimulação precoce).

Local: AVA/Teams

 

 

Atividade avaliativa 07:

Prova online – Objetiva

(Legislação. Inclusão e Exclusão. Morfologia e Sintaxe em Libras)

Local: AVA/Teams

 

Atividade final:

Reflexão Final – Padlet

 

Atividade final:

Prova de Libras: Situação de vivência cotidiana.

Local: AVA/Teams

 

Dia reservado para Recuperação em Libras:

Prova em Libras. Critérios avaliativos de acordo com o Quadro Esquemático, já apresentado. Diálogos/Situações problematizadoras previamente definidas.

Local: AVA/Teams

 

Aula virtual na plataforma: https://teams.microsoft.com/

  Dias: 25/10/2021.

Horário:

Início: 19h00

Término: 20h40

 

Orientações gerais:

Encerramento da disciplina

Recuperação em Libras.

Data para lançamento das médias e faltas: 11.11.2021

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.

Como critérios serão considerados nas atividades avaliativas a capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões formuladas, a interação à plataforma e às ferramentas virtuais adotadas para o desenvolvimento da disciplina, além dos especificados no Quadro Esquemático dos Critérios Avaliativos, constante nesse Plano de Ensino.

Será observado, também, para a avaliação da participação das/os estudantes, a qualidade e pertinência das contribuições postadas no AVA, respeitando-se, novamente, aos prazos estipulados, e a participação efetiva  nas aulas síncronas e assíncronas.

A validação da frequência (assiduidade dos estudantes) será feita das seguintes formas:

  1. Planilha gerada automaticamente pelo Sistema Teams, quando das atividades assíncronas e registro de presença diretamente nas postagens dessas atividades, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, adotado.

  2. Chamada em tempo real, diretamente no Portal Docente, quando das atividades síncronas e/ou confirmação de presença, quando se registrar instabilidade na Conexão à Internet, diretamente nas atividades do dia, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, adotado.

Quadro esquemático dos critérios avaliativos

SEMANAS

PROGRAMAS

ATIVIDADES AVALIATIVAS

CRITÉRIOS DE REALIZAÇÃO

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

PONTUAÇÃO

 

1ª a 14ª Avaliação Processual

(12.07 a 18.10)

 

Programas

I a IV

Atividades realizadas na Sala Virtual Teams:

 

Atividade avaliativa: 01

Envio: automático pelo Teams.

Data: 02.08.2021

Horário: 24h

Atividade avaliativa: 02

Envio: automático pelo Teams.

Data: 02.08.2021

Horário: 24h

Atividade avaliativa: 03

Envio: automático pelo Teams.

Data:20.09.2021

Horário: 24h

Atividade avaliativa: 04

Envio: automático pelo Teams.

Data: 20.09.2021

Horário: 24h

Atividade avaliativa: 05

Envio: automático pelo Teams.

Data: 25.20.2021

Horário: 24h

Atividade avaliativa: 06

Envio: automático pelo Teams.

Data: 25.10.2021

Horário: 24h

Atividade avaliativa: 07

Envio: automático pelo Teams.

Data: 25.10.2021

Horário: 24h

 

 

Observação:

Cada atividade avaliativa valerá até 7 pontos.

Resolução das atividades avaliativas propostas com coerência e coesão, tendo como referências os textos de apoio, os vídeos indicados, seguido do feedback do professor.

- Participação com qualidade e pertinência nos Fóruns, nas Redes de Aprendizagem e nas atividades de fixação do conhecimento, desde que atendidos aos prazos das atividades e a totalidade de sua execução.

 

Especificação:

- Domínio dos conteúdos específicos e consistência teórica.

- Capacidade de compreensão, análise e síntese.

- Capacidade de

sistematização, articulação de ideias, clareza na expressão e nos sinais solicitados.

 

 

 

 

 

 

 

Até 49 pontos

 

 

 

15ª

25.10

 

Avaliação Final

Programas

I a IV

  1. Atividade Final 01 – Reflexão Final. Com roteiro específico.

Data de entrega: Até 23.10.2021

Horário: Até 23h59`do dia 23.10.2021

Local: AVA/Teams

Total de pontos:

Até 15

 

 

 

  1. Atividade Final 02 – Prova em Libras. Situação de vivência cotidiana.

Data final de realização: Até 25.10.2021

Horário: Até 20h40`do dia 25.10.2021

Local: AVA/Teams.

 

Total de pontos:

Até 36

Roteiro específico para essa finalidade.

A Reflexão Final deverá ser inserida no Padlet.

Link de acesso:

https://padlet.com/

de forma individual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Roteiro específico para essa finalidade.

A Prova em Libras será realizada de forma síncrona, no AVA/Teams, de forma individual.

 

Reflexão Final:

 

- Domínio dos conteúdos específicos e consistência teórica.

- Capacidade de compreensão, análise e síntese.

- Capacidade de sistematização, articulação de ideias, clareza na expressão e nos sinais solicitados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prova em Libras:

 

- Configuração de mãos.

- Expressões faciais.

- Organização viso-espacial.

- Datilologia correta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prova de Recuperação em Libras:

 

- Configuração de mãos.

- Expressões faciais.

- Organização viso-espacial.

- Datilologia correta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até 51 pontos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação:

 

Dia reservado para Recuperação em Libras:

Prova em Libras. Critérios avaliativos de acordo com o Quadro Esquemático, já apresentado. Diálogos/Situações problematizadoras previamente definidas.

 

 

Roteiro específico para essa finalidade.

A Prova de Recuperação em Libras será realizada de forma síncrona, no AVA/Teams, de forma individual.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

A Bibliografia Básica está disponível em: https://docs.google.com/document/u/0/

- CARMO, A. A. do. Escola não seriada e inclusão escolar: pedagogia da unidade na diversidade. Uberlândia, MG: EDUFU, 2006.

-   GESSER, A. Libras Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

- GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.

 

Complementar

A Bibliografia Complementar está disponível em: https://docs.google.com/document/u/0/

- CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. (Ed.). Enciclopédia da língua de sinais brasileira: o mundo do surdo em libras. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

- CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus, 2003.

- ENGUITA, M. F. Educar em tempos incertos. São Paulo: Artmed, 2004.

-FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 31. Ed. São Paulo: Cortez, 1995.

- LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?: introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: Ed. da EdUFSCar, 2013.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ademar Alves dos Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/06/2021, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2857103 e o código CRC 5C17B71B.




Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2857103