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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Inorgânica. Os modelos e analogias em Química. Jogos didáticos no ensino de Química. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Inorgânica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico.
JUSTIFICATIVA
Diversas investigações sobre os processos de ensino e de aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores indicam que os conteúdos de Química Inorgânica, como modelos atômicos, ligações químicas, teorias ácido-base, dentre outros são considerados por muitos professores/as do ensino médio como difíceis de serem ensinados e, entre os estudantes, como difíceis de serem aprendidos. Diante disso, a disciplina Ensino em Química Inorgânica visa fornecer subsídios para que os/as futuros/as professores/as de Química possam organizar e discutir formas alternativas de ensinar estes conteúdos no ensino médio, assim como compreender as dificuldades conceituais indicadas pela literatura, contribuindo para um melhor entendimento das interações entre o conteúdo específico e as habilidades dos futuros/as professores/as.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer subsídios ao estudando para o conhecimento e entendimento de tendências, processos e estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Inorgânica. |
Objetivos Específicos: |
Utilizar atividades diversificadas como jogos didáticos e o uso de modelos e analogias como recursos didáticos importantes para a construção de conhecimentos. Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais capazes de atender as necessidades do ensino da Química Inorgânica na escola básica. |
PROGRAMA
1. Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Inorgânica: Buscar em livros e periódicos, propostas pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Química Inorgânica;
2. Os modelos em Química: A importância dos modelos e analogias na construção do conhecimento científico e sua influência no ensino e na aprendizagem de Química na Educação Básica;
3. Jogos Didáticos no ensino de Química: trabalhar os pressupostos teórico metodológicos das relações de ensino e aprendizagem mediante o lúdico;
4. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica: analisar nos livros didáticos da educação básica como os conteúdos relativos à Química Inorgânica estão organizados e quais são as principais perspectivas apresentadas nestes materiais;
5. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Inorgânica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico: Socialização e avaliação dos planejamentos e/ou materiais didáticos produzidos.
METODOLOGIA
Atividades presenciais (totalizando 83,3% da carga horária): Nas aulas presenciais, serão analisadas as ementas das disciplinas relacionadas à área de Química Inorgânica no curso de graduação em Química – Licenciatura. Na sequência, serão analisados como estes conteúdos aparecem nos planejamentos anuais dos professores da educação básica, nos livros didáticos aprovados no PNLD, nas questões e na matriz de referência do ENEM. Em seguida, serão analisados artigos científicos relacionados aos processos de ensino e ou de aprendizagem na educação básica, as dificuldades de aprendizagem relacionadas a estes conteúdos, assim como as diferentes metodologias e estratégias para seu ensino. Na sequência, serão analisadas propostas de jogos didáticos voltados para o ensino de conceitos relacionados à Química Inorgânica e as possibilidades e limitações da inserção de modelos e analogias nas aulas de Químicas. Os/as licenciandos/as deverão elaborar planejamentos de aulas para a educação básica, envolvendo pelo menos um dos conteúdos e as metodologias analisadas ao longo das aulas. Em todas as aulas serão utilizados textos-motivadores para a discussão dos temas propostos.
Atividades assíncronas (totalizando 16,7% da carga horária): Serão destinadas às atividades de estudos, leituras e produção pelos/as licenciandos/as matriculados/as, a partir dos textos sugeridos na bibliografia básica e complementar. Estas atividades serão socializadas na plataforma Microsoft Teams em datas pré-estabelecidas com a turma no início do semestre. Para isso, é primordial que os/as licenciandos/as matriculados tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma.
AVALIAÇÃO
Os/As licenciandos/as serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo do período letivo. Por isso, serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: elaboração de planos de aula propondo diferentes metodologias para conceitos de Química Inorgânica para a educação básica (20%); Análise dos conceitos de Química Inorgânica propostos na BNCC e nos planejamentos anuais (10%), nos livros didáticos (10%) e nas questões do ENEM (10%); Análise e produção de textos a partir da leitura de artigos científicos sobre propostas metodológicas e/ou dificuldades de aprendizagem relacionados aos conceitos de Química Inorgânica (20%). Os/As licenciandos/as também serão avaliados de acordo com sua participação ao longo do período letivo nas discussões nas atividades síncronas e assíncronas (20%). Ao final do curso, será realizada uma avaliação formal a fim de verificar e identificar o desenvolvimento do/a licenciando/a e o planejamento do trabalho pedagógico realizado (10%). Será considerado aprovado o/a licenciando/a que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e/ou alcançar uma frequência inferior a 75% nas aulas o/a licenciando/a poderá fazer um exame final, no valor de 100 pontos, o qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o/a licenciando/a será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame.
BIBLIOGRAFIA
Básica
SHRIVER, D.F.; ATKINS, P. W. Química Inorgânica. 4a ed. São Paulo: Ed. Bookman, 2008.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3ª edição. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006.
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
Complementar
MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003
MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.
SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2010. 159p.
CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006. 438 p.
FRANCISCO JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por José Gonçalves Teixeira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/04/2022, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 | SEI nº 3516971 |