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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS31205 |
COMPONENTE CURRICULAR: PROINTER EM SOCIOLOGIA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA:
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CH TOTAL PRÁTICA: 60 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
O Projeto Interdisciplinar em Sociologia - PROINTER em Sociologia irá a partir das obras de teóricos
clássicos e contemporâneos da Sociologia, tais como Durkheim, Weber, Adorno, Bourdieu e Freire, discutir
a relação educação e sociedade dentro de ambientes educacionais formais e não formais. Elaborar investigação
científica por meio de ação interdisciplinar a partir do arcabouço teórico-metodológico da Sociologia,
assegurando uma formação substancial do professor-pesquisador e a articulação indissociável entre teoria e
prática. Desta forma, será possível uma análise sociológica da realidade educacional, orientada para o ensino,
a pesquisa e a extensão. A relação entre os saberes acadêmico e comunitário estará em interação dialógica
para que ambos sejam protagonistas do processo educativo dentro dessa perspectiva de formação.
Ementa
Educação e sociedade em ambientes educacionais formais e não formais na perspectiva da Sociologia a partir
de teóricos clássicos e contemporâneos, tais como Durkheim, Marx, Weber, Adorno, Bourdieu e Freire.
Desenvolver ações interdisciplinares dentro do arcabouço teórico-metodológico da Sociologia, primando por
uma formação sólida do professor-pesquisador e promovendo a articulação indissociável entre teoria e prática
PROGRAMA
1. Educação e sociedade: teóricos clássicos
1.1. Durkheim: educação e vida moral
1.2. Marx: educação e consciência
1.3. Weber: educação e desencantamento do mundo
2. Educação e sociedade: teóricos contemporâneos
2.1. Adorno: educação e emancipação
2.2. Bourdieu: educação e reprodução
2.3. Paulo Freire: educação e liberdade
3. Ação prática como momento privilegiado na formação inicial do professor
3.1. Desenvolvimento de ações de ensino ou pesquisa ou extensão em ambientes educativos formais ou não
formais de educação mobilizando teorias sociológicas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 8. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: EdUNESP,
2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. ampl. São Paulo: Boitempo, 2008.
NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação: Pierre Bourdieu. 3. ed.
Petrópolis: Vozes, 2010.
WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília, DF: EdUnB, 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARBIER, René. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 6. ed. São
Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2009.
GOMES, Candido Alberto. A educação em perspectiva sociológica. São Paulo: EPU, 1985.
LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez,
2001.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. 2. ed. Campinas: Alínea, 2010
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 1822513 |