UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História, Linguagens e Narrativas

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO39009

Período/Série:

 

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

 

Total:

 

Obrigatória:

( )

Optativa:

( X)

Professor(A):

Walkiria Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

Disciplina optativa. A(o)s discentes matriculados devem se assegurar dos pré-requisitos exigidos. 

 

 

EMENTA

História e narrativa. As múltiplas linguagens e a construção histórica de significados por meio de suas narrativas. Aspectos teóricos das ideias de texto, autor e leitor. Produção, difusão e apropriação de narrativas. Metodologias de análise de diferentes linguagens e de suas narrativas.

JUSTIFICATIVA

Promover discussões acerca das construções narrativas em sua diversidade e o conhecimento histórico é o eixo articulador desse curso. Em constante diálogo com a teoria da linguagem e a teoria literária, esse curso objetiva refletir sobre os conceitos de ficção, mímesis e narrativa e suas inter-relações com a narrativa histórica e historiográfica. Ao refletir sobre as relações entre tempo e tempo interpretado via narrativa, esse curso busca tensionar as discussões sobre as construções identitárias, cultura histórica e temporalidade.  Assim, esse curso espera fornecer a(o)s discentes uma base reflexiva que a(o)s auxilie na elaboração de projetos de pesquisa, ensino e afins, bem como para a prática profissional no ensino de história e demais espaços de atuação.

OBJETIVO

Objetivo Geral: 

Contribuir para que os alunos compreendam as relações entre história, linguagens e narratividade.

Objetivos Específicos:

 

PROGRAMA

 

Unidade 1: Aspectos teóricos-metodológicos da relação entre história e narrativa.

- Narrar a experiência do tempo: a síntese da temporalidade.

- O conceito de ficção, narrativa histórica e historiografia.

Unidade 2: Linguagens e narrativas: metodologias de análise

- O ato da leitura: a narrativa como acontecimento.

- Narrativa literária e cultura histórica.

Unidade 3: Usos do passado e linguagens: história, memória, poder e narratividade

- A água é uma máquina do tempo: a artista/escritora Aline Motta: as identidades e os desvãos da história.

- O Avesso da Pele: Jeferson Tenório: memória, história e identidade brasileira.

 

METODOLOGIA

Encontros semanais, às quintas-feiras, entre 14h00 e 17h40. O curso se desenvolverá mediante aulas expositivas, discussão da bibliografia obrigatória, atividades em grupo e análises de fontes - em diversos formatos narrativos. 

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação da disciplina ocorrerá em 3 etapas: 

Avaliação 1: relatoria individual dos textos da bibliografia da disciplina (essa atividade poderá ser reelaboradas a depender do número de discentes matriculada(o)s). (Valor: 40 pontos).

Critérios para avaliação: capacidade de articulação e reflexão, encadeamento argumentativo, capacidade crítica, organização e disposição da apresentação.  

Avaliação 2: elaboração de ensaio final. (Valor: 40 pontos)

Critérios para avaliação: uso adequado da língua portuguesa, pertinência teórica e conceitual relativa à bibliografia do curso, capacidade crítica, reflexiva e argumentativa e desenvolvimento coeso do texto.

Avaliação 3: participação nas discussões em sala de aula. (Valor: 20 pontos).

Critérios para avaliação: comprometimento com a leitura da bibliografia, capacidade de reflexão e problematização no decorrer das aulas.

Total: 100 pontos.

As datas para entrega, bem como para a relatoria dos textos, será entregue na primeira semana de aula, junto com o cronograma da disciplina.

Atividade de recuperação: prova dissertativa a ser feita em sala de aula. A última semana de aula será resguardada para essa atividade.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica:

 

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2004.

LIMA, Luiz Costa. História, Ficção, Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MOTTA, Aline. A Água é uma Máquina do Tempo. São Paulo: Círculo de Poemas, 2022.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

TENÓRIO, Jeferson. O Avesso da Pele. Companhia das Letras, 2020.

 

Bibliografia complementar:

 

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance II: as formas do tempo e do cronotopo. São Paulo: Editora 34, 2018.

ISER, Wolfgang. O Ato da Leitura. Uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996, 2 vols. 

MALERBA, Jurandir (Org.). História e Narrativa.  Petrópolis: Vozes, 2016.

RANCIERE, Jacques. Políticas da Escrita. São Paulo: Editora 34, 2017.

RESWEBER, Jean Paul. A Filosofia da Linguagem. São Paulo: Cultrix, 1971.

ROBIN, Régine. História e Linguística. São Paulo: Cultrix,  1973.

WHITE, Hayden. The Practical Past. Northwestern University Press, 2014.

 

 

 

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/08/2022, às 23:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3838452 e o código CRC EB3CE7F5.




Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 3838452