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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
História e narrativa. As múltiplas linguagens e a construção histórica de significados por meio de suas narrativas. Aspectos teóricos das ideias de texto, autor e leitor. Produção, difusão e apropriação de narrativas. Metodologias de análise de diferentes linguagens e de suas narrativas.
JUSTIFICATIVA
Promover discussões acerca das construções narrativas em sua diversidade e o conhecimento histórico é o eixo articulador desse curso. Em constante diálogo com a teoria da linguagem e a teoria literária, esse curso objetiva refletir sobre os conceitos de ficção, mímesis e narrativa e suas inter-relações com a narrativa histórica e historiográfica. Ao refletir sobre as relações entre tempo e tempo interpretado via narrativa, esse curso busca tensionar as discussões sobre as construções identitárias, cultura histórica e temporalidade. Assim, esse curso espera fornecer a(o)s discentes uma base reflexiva que a(o)s auxilie na elaboração de projetos de pesquisa, ensino e afins, bem como para a prática profissional no ensino de história e demais espaços de atuação.
OBJETIVO
Objetivo Geral:
Contribuir para que os alunos compreendam as relações entre história, linguagens e narratividade.
Objetivos Específicos:
Fornecer subsídios para que os alunos conheçam as metodologias de análise de diferentes linguagens – fotográfica, cinematográfica, teatral, literária, etc. – e suas potencialidades como fontes para a pesquisa e o ensino de história;
Possibilitar aos alunos a compreensão das relações de poder e das disputas de memória presentes nas narrativas expressas por meio de diferentes linguagens.
PROGRAMA
Unidade 1: Aspectos teóricos-metodológicos da relação entre história e narrativa.
- Narrar a experiência do tempo: a síntese da temporalidade.
- O conceito de ficção, narrativa histórica e historiografia.
Unidade 2: Linguagens e narrativas: metodologias de análise
- O ato da leitura: a narrativa como acontecimento.
- Narrativa literária e cultura histórica.
Unidade 3: Usos do passado e linguagens: história, memória, poder e narratividade
- A água é uma máquina do tempo: a artista/escritora Aline Motta: as identidades e os desvãos da história.
- O Avesso da Pele: Jeferson Tenório: memória, história e identidade brasileira.
METODOLOGIA
Encontros semanais, às quintas-feiras, entre 14h00 e 17h40. O curso se desenvolverá mediante aulas expositivas, discussão da bibliografia obrigatória, atividades em grupo e análises de fontes - em diversos formatos narrativos.
AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina ocorrerá em 3 etapas:
Avaliação 1: relatoria individual dos textos da bibliografia da disciplina (essa atividade poderá ser reelaboradas a depender do número de discentes matriculada(o)s). (Valor: 40 pontos).
Critérios para avaliação: capacidade de articulação e reflexão, encadeamento argumentativo, capacidade crítica, organização e disposição da apresentação.
Avaliação 2: elaboração de ensaio final. (Valor: 40 pontos)
Critérios para avaliação: uso adequado da língua portuguesa, pertinência teórica e conceitual relativa à bibliografia do curso, capacidade crítica, reflexiva e argumentativa e desenvolvimento coeso do texto.
Avaliação 3: participação nas discussões em sala de aula. (Valor: 20 pontos).
Critérios para avaliação: comprometimento com a leitura da bibliografia, capacidade de reflexão e problematização no decorrer das aulas.
Total: 100 pontos.
As datas para entrega, bem como para a relatoria dos textos, será entregue na primeira semana de aula, junto com o cronograma da disciplina.
Atividade de recuperação: prova dissertativa a ser feita em sala de aula. A última semana de aula será resguardada para essa atividade.
BIBLIOGRAFIA
Básica:
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2004.
LIMA, Luiz Costa. História, Ficção, Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MOTTA, Aline. A Água é uma Máquina do Tempo. São Paulo: Círculo de Poemas, 2022.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
TENÓRIO, Jeferson. O Avesso da Pele. Companhia das Letras, 2020.
Bibliografia complementar:
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance II: as formas do tempo e do cronotopo. São Paulo: Editora 34, 2018.
ISER, Wolfgang. O Ato da Leitura. Uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996, 2 vols.
MALERBA, Jurandir (Org.). História e Narrativa. Petrópolis: Vozes, 2016.
RANCIERE, Jacques. Políticas da Escrita. São Paulo: Editora 34, 2017.
RESWEBER, Jean Paul. A Filosofia da Linguagem. São Paulo: Cultrix, 1971.
ROBIN, Régine. História e Linguística. São Paulo: Cultrix, 1973.
WHITE, Hayden. The Practical Past. Northwestern University Press, 2014.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/08/2022, às 23:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 3838452 |