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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
1) Importância da Física Médica;
2) A importância da Física para a Medicina;
3) Tópicos de pesquisa e desenvolvimento em Física Médica.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina permite que o aluno tenha contato com os principais conceitos em Física Médica, entendo a importância do Físico Médico no cenário atual, bem como sua inserção no mercado de trabalho.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar o primeiro contato dos alunos com o Curso de Física Médica, e quais as responsabilidades da profissão. |
Objetivos Específicos: |
1. Compreender a importância da Física Médica no desenvolvimento científico e tecnológico; 2. Reconhecer as diversas áreas de atuação da Física Médica; 3. Relacionar o conhecimento envolvido nas diversas áreas da Física Médica; 4. Empregar metodologia e atitude científicas na solução de problemas; 5. Utilizar o formalismo científico no tratamento de fenômenos físicos. |
PROGRAMA
5. PROGRAMA
1. Importância da Física Médica
1.1 – Implicações da Física na mudança cultural, científica e tecnológica do século XX;
1.2 - A interdisciplinaridade da Física;
1.3 – As áreas de atuação do Físico Médico;
1.4 – tendências de atuação futura de um Físico Médico.
2. A importância da Física para a Medicina
2.1 – Os paradigmas da Física Newtoniana;
2.2 – Noções básicas sobre o desenvolvimento da mecânica Quântica e aspectos tecnológicos;
2.3 – Noções básicas sobre Física Nuclear aplicada à Medicina.
3. Tópicos de pesquisa e desenvolvimento em Física Médica
3.1 – Instrumentação biomédica;
3.2 – Aspectos físicos envolvidos nos equipamentos de diagnóstico e terapia médica;
3.3 – Pesquisas realizadas na fronteira da física;
3.4 – Pesquisas em Física Médica realizadas no Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia.
METODOLOGIA
As aulas serão apresentadas na forma de vídeo-aulas, empregando o software Microsoft TEAMS. Durante as aulas será realizada uma discussão sobre os temas, para que os alunos possam entender melhor os temas abordados.
As atividades síncronas serão realizadas no formato de vídeo-aulas, uma vez por semana, com duração de 50 minutos.
O aluno deverá realizar tarefas de estudo semanalmente. Para estas tarefas, deverão ser usados os horários das atividades assíncronas. Estas tarefas deverão ser enviadas pela plataforma Microsoft TEAMS em datas a serem determinadas com os alunos, durante as aulas síncronas.
Em cada aula, o(a)s aluno(a)s terão a oportunidade de interagir, podendo interromper a explicação a qualquer momento, possibilitando a interação entre o(a)s aluno(a)s e o professor.
Atividades síncronas: 15 h/aula em 15 semanas – 1h aula/semana
Horários das atividades síncronas: Terças-feiras das 14:00 às 14h:50min
Atividades assíncronas: 21 h/aula
Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Microsoft Teams®
Endereço web de localização dos arquivos: todo o material será disponibilizados em uma classe criada no Microsoft Teams®
Caso ocorra algum problema de conexão, os professor irá enviar uma mensagem via e-mail para os alunos, comunicando o ocorrido, para que outro horário possa ser marcado com os alunos.
A presença nas aulas assíncronas será contabilizada por meio das atividades entregues.
Instruções para acesso ao Microsoft TEAMS (Devem ser realizadas nesta ordem):
Todo(a)s devem ter seu email institucional na forma: *usuário*@ufu.br;
Acesse http://www.comunica.ufu.br/comunicado/2020/05/office-365-education-esta-disponivel-para-os-usuarios-de-e-mails-ufu-br e siga as instruções de cadastro;
Envie um e-mail para o docente da disciplina (lucio.neves@ufu.br), informando o seu e-mail UFU empregado no cadastro do Microsoft TEAMS;
Apenas os alunos que seguiram os passos acima poderão acessar Microsoft TEAMS, e desta forma, cursar a disciplina.
AVALIAÇÃO
Dois vídeos (V1 e V2) deverão ser enviados, até os dias 25 de janeiro de 2022 e 22 de março de 2022. Cada vídeo será de apresentação oral e visual, sobre um tema previamente selecionado. O canal de recebimento do vídeo será pela plataforma Microsoft TEAMS.
Cada vídeo valerá 100 pontos.
Entrega de atividades (Ai) semanais. As atividades deverão ser entregues na semana subsequente à aula síncrona de sua solicitação. O canal de recebimento será pela plataforma Microsoft TEAMS.
Cada atividade valerá 100 pontos.
A média final (NF) será calculada da seguinte forma:
NF = 0,25xV1 + 0,25xV2 + 0,5x∑(Ai)/i
Para NF ≽ 60 (Aprovado)
Para NF ≺ 60 (Sem rendimento ou reprovado, a depender das normas vigentes do CONGRAD)
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lucio Pereira Neves, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/10/2021, às 21:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3117131 e o código CRC FBBF9961. |
Referência: Processo nº 23117.068691/2021-70 | SEI nº 3117131 |