UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução à Física Médica

Unidade Ofertante:

INFIS

Código:

INFIS39006

Período/Série:

1

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

 

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dr. Lucio Pereira Neves

Ano/Semestre:

2021/1-Remoto

Observações:

 

 

EMENTA

1) Importância da Física Médica;

2) A importância da Física para a Medicina;

3) Tópicos de pesquisa e desenvolvimento em Física Médica.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina permite que o aluno tenha contato com os principais conceitos em Física Médica, entendo a importância do Físico Médico no cenário atual, bem como sua inserção no mercado de trabalho.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar o primeiro contato dos alunos com o Curso de Física Médica, e quais as responsabilidades da profissão.

Objetivos Específicos:

1. Compreender a importância da Física Médica no desenvolvimento científico e tecnológico;

2. Reconhecer as diversas áreas de atuação da Física Médica;

3. Relacionar o conhecimento envolvido nas diversas áreas da Física Médica;

4. Empregar metodologia e atitude científicas na solução de problemas;

5. Utilizar o formalismo científico no tratamento de fenômenos físicos.

PROGRAMA

5. PROGRAMA

1. Importância da Física Médica

1.1 – Implicações da Física na mudança cultural, científica e tecnológica do século XX;

1.2 - A interdisciplinaridade da Física;

1.3 – As áreas de atuação do Físico Médico;

1.4 – tendências de atuação futura de um Físico Médico.

2. A importância da Física para a Medicina

2.1 – Os paradigmas da Física Newtoniana;

2.2 – Noções básicas sobre o desenvolvimento da mecânica Quântica e aspectos tecnológicos;

2.3 – Noções básicas sobre Física Nuclear aplicada à Medicina.

3. Tópicos de pesquisa e desenvolvimento em Física Médica

3.1 – Instrumentação biomédica;

3.2 – Aspectos físicos envolvidos nos equipamentos de diagnóstico e terapia médica;

3.3 – Pesquisas realizadas na fronteira da física;

3.4 – Pesquisas em Física Médica realizadas no Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia.

METODOLOGIA

As aulas serão apresentadas na forma de vídeo-aulas, empregando o software Microsoft TEAMS. Durante as aulas será realizada uma discussão sobre os temas, para que os alunos possam entender melhor os temas abordados.

As atividades síncronas serão realizadas no formato de vídeo-aulas, uma vez por semana, com duração de 50 minutos.

O aluno deverá realizar tarefas de estudo semanalmente. Para estas tarefas, deverão ser usados os horários das atividades assíncronas. Estas tarefas deverão ser enviadas pela plataforma Microsoft TEAMS em datas a serem determinadas com os alunos, durante as aulas síncronas.

Em cada aula, o(a)s aluno(a)s terão a oportunidade de interagir, podendo interromper a explicação a qualquer momento, possibilitando a interação entre o(a)s aluno(a)s e o professor.

Caso ocorra algum problema de conexão, os professor irá enviar uma mensagem via e-mail para os alunos, comunicando o ocorrido, para que outro horário possa ser marcado com os alunos.

A presença nas aulas assíncronas será contabilizada por meio das atividades entregues.

Instruções para acesso ao Microsoft TEAMS (Devem ser realizadas nesta ordem):

 

AVALIAÇÃO

Dois vídeos (V1 e V2) deverão ser enviados, até os dias 25 de janeiro de 2022 e 22 de março de 2022. Cada vídeo será de apresentação oral e visual, sobre um tema previamente selecionado. O canal de recebimento do vídeo será pela plataforma Microsoft TEAMS.

Cada vídeo valerá 100 pontos.

Entrega de atividades (Ai) semanais. As atividades deverão ser entregues na semana subsequente à aula síncrona de sua solicitação. O canal de recebimento será pela plataforma Microsoft TEAMS.

Cada atividade valerá 100 pontos.

A média final (NF) será calculada da seguinte forma:

NF = 0,25xV1 + 0,25xV2 + 0,5x∑(Ai)/i

Para NF   ≽ 60 (Aprovado)

Para  NF ≺ 60  (Sem rendimento ou reprovado, a depender das normas vigentes do CONGRAD)

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Radiation Oncology Physics: a handbook for teachers and students, IAEA, Vienna (2014).
  2. INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Nuclear Medicine Physics A Handbook for teachers and students, IAEA, Vienna (2014).
  3. INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Diagnostic Radiology Physics: A Handbook for Teachers and Students, IAEA, Vienna (2014).
  4. ABFM. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FÍSICA MÉDICA (org.). Associação Brasileira de Física Médica. 2020. Disponível em: https://www.abfm.org.br/. Acesso em: 24 jul. 2020.

Complementar

  1. BUSHONG, S.C. Ciências Radiológica para Tecnólogos: física, biologia e proteção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  2. AMADOR, K.S. Introduction to physics in modern medicine.
  3. OKUNO, E.; CALDAS, I. L.; CHOW, C. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986.
  4. OKUNO, E.; CALDAS, I.L.; CHOW, C. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harper; Row, 1982.
  5. OKUNO, E., YOSHIMURA,E. Física das Radiações, Oficina de Textos, São Paulo, 2010.
  6. STABIN, M.G. Radiation Protection and Dosimetry: An Introduction to Health Physics. New York: Springer, 2007.
  7. TAUHATA, L.; SALATI, I; DI PRINZIO, R.; DI PRINZIO A.R. Radioproteção e Dosimetria: Fundamentos. Rio de Janeiro: Instituto de Radiproteção e Dosimetria, Comissão Nacional de Energia Nuclear, 1999.
  8. KHAN, F.M. The Physics of Radiation Therapy, Baltimore, Maryland USA; Williams 7 Wilkins, 1994.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucio Pereira Neves, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/10/2021, às 21:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.068691/2021-70 SEI nº 3117131