|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA E NO ENSINO DE HISTÓRIA |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 45 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Estudar e dominar os processos de produção do conhecimento histórico;
Compreender os procedimentos da pesquisa em História e no ensino de História;
Aprender a definir o tema, o problema, a metodologia, o corpus documental e os pressupostos teóricos para a elaboração de um projeto de pesquisa;
Aprender a fazer levantamento bibliográfico e de fontes históricas;
Dominar as regras da ABNT para a elaboração de pesquisa e trabalhos acadêmicos.
Ementa
A pesquisa em História. A pesquisa no ensino de História. Elaboração de um projeto de pesquisa.
PROGRAMA
Unidade 1- O historiador e a produção do conhecimento histórico
1 A operação historiográfica
2 O historiador e as fontes históricas
3 A narrativa histórica
Unidade 2- O professor-pesquisador e a pesquisa no ensino de História
2.1 A pesquisa na sala de aula
2.2 A pesquisa da História Escolar
2.3 A pesquisa em Educação Histórica
Unidade 3- Elaboração do projeto de pesquisa
1 A definição do tema e do problema de pesquisa
2 A construção da justificativa e das hipóteses
3 A constituição do corpus documental e dos referenciais teórico-metodológicos
4 A redação do projeto de pesquisa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010.
SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A pesquisa em História. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.
BARROS, José D’Assunção. Os campos da História: especialidades e abordagens. 7 ed., Petrópolis: Vozes, 2010.
MONTEIRO, Ana Maria [et al.]. Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2014.
OLIVEIRA, Dennison de. Professor-pesquisador em educação histórica. Curitiba: Intersaberes, 2012.
RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio: propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254286 e o código CRC 2EB119EA. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254286 |