UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239 4181 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Física da Radioterapia

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS39028

Período/Série:

8o período

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

-

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Antônio Ariza Gonçalves Júnior

Ano/Semestre:

2021/02

Observações:

 

 

EMENTA

Física das Radiações. Detecção de Radiação. Equipamentos de Radioterapia. Técnicas de Tratamentos.

JUSTIFICATIVA

Sendo a Radioterapia uma das formas de tratamento do Câncer e, para atender as legislações em vigor quer seja da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Ministério da Saúde (MS), há uma grande necessidade de se formar profissionais com conhecimentos específicos nesta área.

OBJETIVO

 

 

Objetivo Geral: Compreender conceitos físicos utilizados na radioterapia, visando um controle eficaz das doses aplicadas em pacientes. Oferecer conhecimentos que permitam melhorar técnicas e equipamentos usados na Radioterapia.

Objetivos Específicos: Mostrar ao aluno a atuação do Físico Médico, especificamente na Radioterapia, mostrando os principais equipamentos usados nos tratamentos bem como os controles de qualidades exigidos, as técnicas de tratamentos, os controles radiométricos pertinentes e, a importante atuação deste profissional como Supervisor de Radioproteção. 

 

PROGRAMA

 

ESTRUTURA DA MATÉRIA E RADIAÇÃO

Átomos, Conceitos Básicos sobre Radiação, Radioatividade Natural e Artificial, Leis da Desintegração Radioativa, Atividade de uma Amostra, Ionização.

 

PRODUÇÃO E PROPRIEDADES DOS RAIOS-X

Produção de Raios-X, O Tubo de Raios-X, Fatores que Modificam o Espectro dos Raios-X, Ampolas de Raios-X – Diagnóstico e Terapia.

 

ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO X OU GAMA PELA MATÉRIA

Efeito Fotoelétrico, Efeito Compton, Produção de Pares, Coeficientes de atenuação Linear, Intensidade da Radiação Transmitida, Camada Semi-Redutora, Coeficientes de Transferência e Absorção de Energia, Atenuação e Absorção, Lei do Inverso do Quadrado da Distância.

 

MEDIDAS DA RADIAÇÃO

Exposição, Dose absorvida, Dose equivalente, Câmara de Ionização Padrão, Câmara Dedal, Detectores de Radiação, Controle de Qualidade em Equipamentos de Radioterapia, Principais Unidades de Dose em Uso na Radioterapia.

 

EQUIPAMENTOS DE TELETERAPIA E BRAQUITERAPIA

 Cíclotron,  Bétatron, Gerador de Van de Graaff, Acelerador Linear,  Reator Nuclear, Unidades de Cobalto e Césio, Equipamentos de Ortovoltagem, Braquiterapia de Alta Taxa de Dose (HDR).

 

PARÂMETROS FÍSICOS DA RADIOTERAPIA

Teleterapia e Braquiterapia, Porcentagem de Dose Profunda, Fator de Retro dispersão, Relação Tecido Ar (RTA), Relação Espalhamento Ar (SAR), Ralação Tecido Máximo (RTM), Relação Espalhamento Máximo (SMR).

 

PLANEJAMENTOS EM RADIOTERAPIA

Braquiterapia: Terapias com Materiais Radioativos, Radium Implantes, Aplicadores Radioativos, Terapias com Baixa Taxa de Dose, Terapias com Alta Taxa de Dose.

Teleterapia: Curvas de Isodose, campos de Irradiação, Composição de Campos de Irradiação, Terapia com Técnica de Distancia Foco Pele, Terapia com Técnica Isocêntrica, Terapia Rotacional, Uso de Filtros Compensadores, Terapia Conformacional, Terapia com Intensidade Modulada, Radiocirurgia.

(O programa, organizado em unidades e sub-unidades ou eixos temáticos, deverá explicitar os conteúdos propostos de modo a se conhecer toda a matéria a ser desenvolvida na disciplina.)

 

METODOLOGIA

 

Aulas expositivas (Quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais). Apresentação dos equipamentos utilizados nos tratamentos bem como dos utilizados nos seus controles de qualidade. Realização de controles radiométricos em áreas (controladas, supervisionadas e livres). Cálculos de doses em pacientes com técnicas de Teleterapia e Braquiterapia. Demonstração de alguns controles de qualidades dos equipamentos utilizados nos tratamentos. Terão 12 aulas assíncronas para a complementação da carga horária do curso, disponibilizando material preferencialmente em alta tecnologia aplicada nos tratamentos de pacientes. 


 

AVALIAÇÃO

 

Trabalhos Práticos em Sala de aula (25 Pontos), Seminários (25 Pontos), Relatórios (25 Pontos) e Estudos de Casos (25 Pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

 

Básica

HALLIDAY, D., RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física.  Rio de Janeiro: LTC, 2001.

 

HAROLD ELFORD JOHNS – The Physics of Radiology. U.S.A: Charles C Thomas . Publisher

 

OKUNO, E., CALDAS, I.L.;CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harper; Row, 1982.

TIPLER, P. Física. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

Complementar

FAIZ M. KHAN. The Physics of Radiation Therapy

JOSÉ ENRIQUE RODAS DURÁN. Biofísica, Fundamentos e Aplicações.

INCA. Braquiterapia de Alta Taxa de Dose para Físicos.

LUIZ SCAFF. Física na Radioterapia ( Parte 1 e 2)

THOMAZ BITELLI, Dosimetria e Higiene das Radiações

JOÃO VICTOR SALVAJOLI. Radioterapia em Oncologia

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio Ariza Gonçalves Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 18:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Marletta, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/04/2022, às 15:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3523681 e o código CRC 016494AE.




Referência: Processo nº 23117.022730/2022-73 SEI nº 3523681