UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 4ª reunião extraordinária/2021 do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA QUARTA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS. Aos treze dias do mês de agosto do ano dois mil e vinte um, às 8:00 horas, na Sala de Reuniões virtuais do PPGAIG (Webex), teve início a 4ª reunião Extraordinária do Colegiado, sob a presidência do Prof. Gilberto de Oliveira Mendes, estando presentes os professores Bruno Sérgio Vieira, Gabriel Mascarenhas Maciel, George Deroco Martins, Vanessa Andaló Mendes de Carvalho. Ausente o representante dos discentes José Tadeu Ferreira Lima. O presidente, Prof. Gilberto de Oliveira Mendes inicia agradecendo a presença de todos e assim deu início a reunião conforme pauta única de convocação. 1.  Indicação de metas do PPGAIG para o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão. Professor Gilberto inicia comentando a necessidade de organização do programa, devido ao cronograma urgente no que se refere ao PIDE para o período de 2022 a 2027, para que as demandas e objetivos do PPGAIG enquanto programa de pós graduação em formação, fossem bem representadas na UFU como um todo. Que havia dois caminhos para alcançar esse objetivo, através da unidade acadêmica (ICIAG) ou como Campus Monte Carmelo. Explicou que os professores Gabriel Mascarenhas Maciel e professor Bruno Sérgio Vieira mostrariam os andamentos, respectivamente via unidade Acadêmica e via Campus e passa a palavra para professor Bruno. Professor Bruno começa explicando que o PIDE estava sendo construído desde o início do ano pela Reitoria de acordo com as novas normativas com finalização prevista para o final do ano, e que agora chegou o momento das unidades acadêmicas trabalharem suas demandas. Explica que a CAAS finalizaria as demandas do campus até setembro, portanto deveria ser decidido quais demandas seriam colocados no relatório como campus. Professor Gilberto agradece a explanação do professor Bruno e passa a palavra ao professor Gabriel Mascarenhas. Professor Gabriel agradece e como representante da comissão do ICAIG explica os andamentos dos trabalhos da comissão. Complementando a fala de professor Bruno, explica que são 4 planilhas e 14 abas a serem preenchidos, com dezenas de itens e que o programa poderia inserir 5 demandas. Comenta que houve uma reunião da comissão na data do dia 12/08/2021, onde foi analisado e discutido as necessidades e melhor forma das planilhas serem preenchidas. Cita que se empenhou em deixar clara a necessidade de recurso humano específico para a secretaria do PPGAIG, pois era fundamental para o bom desenvolvimento do programa e bem estar dos servidores já que estava sobrecarregando principalmente o coordenador. Com a concordância de todos do colegiado, além da demanda do técnico para a secretaria do PPGAIG, também ficou definido a necessidade de disponibilização de uma sala de estudo/permanência dos discentes do programa. Com a palavra, professor Gilberto enumera as cinco metas do programa que deveriam ser incluídas no PIDE, sendo: 1ª- Elevação do conceito do Programa. O conceito é parâmetro para concessão de bolsas e para criação do curso de doutorado; 2ª- Ampliação da oferta de bolsas de estudo.  Sendo o curso de período integral, grande parte dos discentes necessitava de uma ajuda financeira; 3ª- Oferta de formação em nível de doutorado; 4ª- Inserção regional, nacional e internacional do PPGAIG. Empenhar  esforços para aumentar seu impacto e visibilidade do programa nos diversos ambientes sociais; 5ª- Ampliação da estrutura de pesquisa. Uma constante atualização e modernização da infraestrutura de pesquisa face ao rápido desenvolvimento tecnológico nas várias áreas do programa.  Colocado em votação é aprovado por unanimidade. Nada mais a ser tratado o Presidente encerrou a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, como secretário, e demais Membros do Colegiado. Monte Carmelo, 13 de agosto de 2021.  

Bruno Sergio Vieira

Gabriel Mascarenhas Maciel

Gilberto de Oliveira Mendes

George Deroco Martins

Hélio Langoni Sobrinho

Vanessa Andaló Mendes de Carvalho


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto de Oliveira Mendes, Presidente, em 05/10/2021, às 09:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Hélio Langoni Sobrinho, Secretário(a), em 08/10/2021, às 08:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Andalo Mendes de Carvalho, Membro de Colegiado, em 08/10/2021, às 08:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Bruno Sergio Vieira, Membro de Colegiado, em 08/10/2021, às 09:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel Mascarenhas Maciel, Membro de Colegiado, em 08/10/2021, às 19:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por George Deroco Martins, Membro de Colegiado, em 25/10/2021, às 09:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053318/2021-14 SEI nº 2999048