UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Geomorfologia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas

Código:

31301

Período/Série:

3º

Turma:

Noturno - GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Leda Correia Pedro Miyazaki

Ano/Semestre:

2020/1°

Observações:

 

 

EMENTA

Objeto, natureza e concepções teóricas e epistemológicas na Geomorfologia. Metodologias e Técnicas de análise em Geomorfologia. Influência dos processos endógenos e exógenos no modelado do relevo. Influência dos aspectos estruturais no modelado do relevo e a constituição das morfoesculturas. Influência dos aspectos climáticos no modelado do relevo. Glaciações do Quaternário (pleistocênicas-holocênicas).

JUSTIFICATIVA

Diante da magnitude e especificidades que envolvem a gênese de formação do relevo, é importante abordar a geomorfologia em uma perspectiva integrada, no qual a história de evolução do pensamento geomorfológico, os principais modelos de evolução do relevo, as principais teorias que embasam a formação do relevo brasileiro, bem como as técnicas de mapeamento geomorfológico, são conteúdos importantes para a formação do licenciado e bacharel em Geografia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o aluno possa compreender o objeto, o objetivo, os conceitos, os processos e as teorias da geomorfologia, além da gênese e evolução do relevo por meio de modelos clássicos correlacionando-os com outras áreas do conhecimento (geologia, pedologia, climatologia, etc.).

Objetivos Específicos:

  • Apreender conceitos e as principais teorias geomorfológicas;

  • Compreender a dinâmica morfogenética a partir dos processos operantes;

  • Conhecer a gênese e evolução das principais formas de relevo por meio de modelos;

  • Desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos operacionais para análise geomorfológica a partir de diferentes níveis de abordagem;

  • Trabalhar algumas concepções teórico-metodológicas;

  • Compreender a influência do clima no modelado terrestre;

  • Entender a classificação e a espacialização do relevo;

  • Identificar as diferentes paisagens a partir do conhecimento geomorfológico (morfoestruturais e morfoclimáticos);

  • Conhecimento dos Domínios Morfoclimáticos da Terra;

PROGRAMA

1 - OBJETO, NATUREZA E CONCEPÇÕES TEÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS NA GEOMORFOLOGIA

1.1 - A Geomorfologia como ciência: objeto, objetivo, as escalas de tempo e espaço em relação aos estudos dos fatos geomorfológicos (Morfodinâmica e Morfogênese);

1.2 - As bases teóricas e conceituais da geomorfologia e a evolução do conhecimento geomorfológico;

1.2.1 - As teorias clássicas: Ciclo Geográfico do Relevo (DAVIS, 1899), Teoria do Recuo Paralelo das Vertentes (PENCK, 1924) e Modelo de Pediplanação (KING, 1956).

1.2.2. - As teorias geomorfológicas pós anos 60: Geomorfologia Dinâmica, Climática e da Paisagem.

 

2 - METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE ANÁLISE EM GEOMORFOLOGIA

2.1 - Análises sistêmica, Morfométrica, Cartografia em Geomorfologia e processos em Geomorfologia;

2.2 - Taxonomia das formas;

2.3 - Compartimentação topográfica;

2.4 - Classificação dos meios morfodinâmicos;

 

3 - INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS ENDÓGENOS E EXÓGENOS NO MODELADO DO RELEVO

3.1 - O intemperismo, pedogênese e morfogênese;

3.2 - As morfoestruturas: conceitos, processos e formas;

 

4 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS ESTRUTURAIS NO MODELADO DO RELEVO E A CONSTITUIÇÃO DAS

MORFOESCULTURAS

4.1 - A relação entre formas de relevo, topografia, estrutura geológica e processos operantes (denudação, erosão fluvial, erosão diferencial, intemperismo e processos morfogenéticos);

4.2. Relevos tabuliformes e cuestiformes;

4.3 - Relevos esculpidos em domos;

4.4 - Relevos esculpidos em estruturas dobradas e falhadas;

4.5 - Relevo esculpido em rochas carbonáticas;

4.6 - A organização espacial das unidades morfoestruturais do território brasileiro e suas características

morfoesculturais: Classificação do Relevo Brasileiro;

 

5 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS CLIMÁTICOS NO MODELADO DO RELEVO

5.1 - Os grandes sistemas morfoclimáticos do globo terrestre;

5.2 - Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros e suas potencialidades paisagísticas;

5.3 - Paisagens áridas e semiáridas;

5.4 - Paisagens glaciais;

 

6 - GLACIAÇÕES DO QUATERNÁRIO (PLEISTOCÊNICAS-HOLOCÊNICAS)

6.1 - Variações climáticas;

6.2 - Variações glacio-eustáticas;

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

 

Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas e dialogadas através das plataformas Microsoft Teams. No caso de problemas técnicos nesta plataforma, outros sistemas poderão ser utilizados, desde que sejam acessíveis a todos os alunos. Os discentes deverão participar das aulas e ativar a câmera do equipamento no momento que o docente solicitar;

 

Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (artigos, livros, textos, tutoriais, vídeos estarão disponíveis na plataforma Microsoft Teams (após a primeira aula síncrona será enviado um link para os discentes para acessarem a sala de aula). Os discentes também poderão utilizar o e-mail institucional da docente (lecpgeo@ufu.br) para tirar dúvidas sobre os primeiros acessos a plataforma;

 

Atendimento do aluno

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, utilizando o e-mail institucional e as plataformas Microsoft Teams. Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento ao aluno, sendo:

·         1 (uma) hora na modalidade síncrona (terças-feiras logo após a aula síncrona às 21:40-22:30);

·         1 (uma) hora na modalidade assíncrona (todas as segundas-feiras, das 14 horas às 16 horas).

 

Carga horária prática

A disciplina de Fundamentos teóricos e metodológicos em Geomorfologia prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente curricular na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão análises de videodocumentários, tutoriais disponíveis no youtube, mapas interativos e imagens de satélites (disponíveis no Google Earth), elaboração de mapeamento geomorfológico a partir de diferentes aplicativos (Qgis 2.18, StereoPhoto Maker, Google Earth Pró, disponíveis gratuitamente).

 

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 45 (quarenta e cinco) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas e dialogadas utilizando as plataformas Microsoft Teams.

 

As atividades síncronas serão realizadas conforme o cronograma abaixo:

Cronograma das Aulas

Semana

Data

Horário

Temática/Dinâmica da aula

Plataforma

1

2/03

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas;

1. Aula de introdução a Geomorfologia Ambiental/Dinâmica;

1.1. Conceitos, objeto, objetivos, processos

Microsoft Teams

A primeira aula síncrona será acessada por link

tinyurl.com/3vbhudyk

2

09/03

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

1. Objeto, natureza e concepções teóricas e epistemológicas na geomorfologia;

1.1. A Geomorfologia como ciência: objeto, objetivo, as escalas de tempo e espaço em relação aos estudos dos fatos geomorfológicos (Morfodinâmica e Morfogênese);

1.2 - As bases teóricas e conceituais da geomorfologia e a evolução do conhecimento geomorfológico;

1.2.1 - As teorias clássicas: Ciclo Geográfico do Relevo (DAVIS, 1899), Teoria do Recuo Paralelo das Vertentes (PENCK, 1924) e Modelo de Pediplanação (KING, 1956).

Microsoft

Link: Teams tinyurl.com/3vbhudyk

3

16/03

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

1.2.2. - As teorias geomorfológicas pós anos 60: Geomorfologia Dinâmica, Climática e da Paisagem.

Microsoft Teams

4

23/03

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

2. Metodologias e técnicas de análise em geomorfologia

2.1. Análises sistêmica, Morfométrica, Cartografia em Geomorfologia e processos em Geomorfologia;

2.2. Taxonomia das formas;

2.3. Compartimentação topográfica;

2.4. Classificação dos meios morfodinâmicos;

Microsoft Teams

5

30/03

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

2. Metodologias e técnicas de análise em geomorfologia

2.1. Análises sistêmica, Morfométrica, Cartografia em Geomorfologia e processos em Geomorfologia;

2.2. Taxonomia das formas;

2.3. Compartimentação topográfica;

2.4. Classificação dos meios morfodinâmicos;

Microsoft Teams

Prova

I

Assíncrona

Período de realização e entrega: 31/03 a 04/04/2021

Entrega via Plataforma Microsoft Teams

6

06/04

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

Atividade prática (Programa Google Earth Pró)

Microsoft Teams

7

13/04

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

PROJETO EDUCASOLOS – A relação Solo e relevo

Microsoft Teams

8

20/04

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

3. Influência dos processos endógenos e exógenos no modelado do relevo;

3.1 - O intemperismo, pedogênese e morfogênese;

Microsoft Teams

9

27/04

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

3.2 - As morfoestruturas: conceitos, processos e formas;

Microsoft Teams

10

04/05

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

4 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS ESTRUTURAIS NO MODELADO DO RELEVO E A CONSTITUIÇÃO DAS

MORFOESCULTURAS

4.1 - A relação entre formas de relevo, topografia, estrutura geológica e processos operantes (denudação, erosão fluvial, erosão diferencial, intemperismo e processos morfogenéticos);

4.2. Relevos tabuliformes e cuestiformes;

Microsoft Teams

11

11/05

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

4.3 - Relevos esculpidos em domos;

4.4 - Relevos esculpidos em estruturas dobradas e falhadas

Microsoft Teams

12

18/05

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

4.5 - Relevo esculpido em rochas carbonáticas;

4.6 - A organização espacial das unidades morfoestruturais do território brasileiro e suas características

morfoesculturais: Classificação do Relevo Brasileiro;

Microsoft Teams

 

25/05

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

Reposição de aula de sexta-feira

 

13

01/06

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

5 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS CLIMÁTICOS NO MODELADO DO RELEVO

5.1 - Os grandes sistemas morfoclimáticos do globo terrestre;

5.2 - Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros e suas potencialidades paisagísticas;

5.3 - Paisagens áridas e semiáridas;

5.4 - Paisagens glaciais;

Microsoft Teams

14

08/06

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

6 - GLACIAÇÕES DO QUATERNÁRIO (PLEISTOCÊNICAS-HOLOCÊNICAS)

6.1 - Variações climáticas;

6.3 - Variações glacio-eustáticas;

Microsoft Teams

Prova 

II

Assíncrona

Período de realização e entrega: 09/06 a 13/06/2021

Microsoft Teams

15

15/06

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

 

Divulgação das notas finais e relação de aprovados na disciplina

Via e-mail e plataforma Microsoft Teams

 

 

 

 

 

Observações importantes:

*O primeiro encontro (aula síncrona 1 do dia 02/03/2021) será realizado por meio de um link: As atividades síncronas serão realizadas às terças-feiras, das 19h00 às 21h:40, não será permitido gravar áudio e vídeo das atividades síncronas. OBS: A primeira aula síncrona será acessada pelo link tinyurl.com/3vbhudyk

* Não será permitido o registro destas atividades e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art 8° e /Art. 9°, § 1º, da Resolução 7/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia).

* O discente que realizar a matrícula na disciplina deverá providenciar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando o seu e-mail institucional (@ufu.br), conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O cadastro do discente no ambiente virtual da disciplina será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente cadastrado na Plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.

* O discente que tiver sua matrícula aprovada deve enviar o seu nome completo e e-mail institucional (@ufu.br) para a docente responsável pela disciplina (lecpgeo@ufu.br) até as 14h do dia 26 de fevereiro de 2021, para que seja processado o cadastro no ambiente virtual da disciplina.

 

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:                                    

Serão ministradas entorno de 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente (avaliações/provas/atividades práticas).

Os materiais necessários para realização das atividades assíncronas (textos, tutoriais, vídeos e demais materiais) serão disponibilizados por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula síncrona). Além disso, os alunos terão que instalar o programa Google Earth Pró em seu computador;

 

A presença do discente será atribuída durante a aula síncrona por meio de chamada e lançado no diário. Somente receberá presença o aluno que assistir a aula completa, ativar a câmera de vídeo para se identificar durante a chamada e participar ativamente das aulas dialogadas (embasadas nos textos indicados para a leitura e debate).

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma individual e baseada nas seguintes estratégias:

·       Prova – será na modalidade assíncronas, podendo conter questões analíticas, dissertativas e/ou múltipla escolha. Serão aplicadas duas provas.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado, será disponibilizada em formulário específico através da plataforma Microsoft Teams, o aluno irá baixar as instruções e anexar o formulário preenchido (respondido).

Valor: 100,0 pontos e terá o peso 4

Período de entrega: Avaliação I -dia 31/03/2021 a 04/04/2021; Avaliação II – dia 09 a 13/06/2021

 

·       Estudo dirigido – serão dados dois estudos dirigidos. Será na modalidade assíncronas, podendo conter questões analíticas, dissertativas e/ou múltipla escolha.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado, a ser aplicada em formulário específico através da plataforma Microsoft Teams.

Valor:  100 pontos para cada estudo dirigido e terá peso 3

Data limite de entrega: 1º fichamento 6/11/2020 e 2º fichamento 30/11/20

 

·       Atividade I (Fichamento) - Avaliação individual contemplando atividade prática que será desenvolvida de forma síncrona e/ou assíncrona por meio da plataforma Microsoft Teams ou Meet, com instruções de elaboração da atividade, para o preenchimento do formulário anexado na plataforma Microsoft Teams.

Valor:  100 pontos para cada estudo dirigido e terá peso 2

Data limite de entrega:16/04/2021

 

A nota final será calculada a partir do uso da média aritmética ponderada: Nota Final (NF)= Prova I*4;Prova II*4; Estudo dirigido I*3; Estudo dirigido II*3; Atividade II*2/16

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2ª edição. Edgard Blucher/Ed.USP. São Paulo, 1980;

CHRISTOPHERSON, R. W. Geossistemas: uma introdução à geografia İsica. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012;

GUERRA, A. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005;

LEFF, H. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009;

Complementar

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia: exercícios, técnicas e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002;

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. A questão ambiental: diferentes abordagens. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003;

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia do Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012;

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 1994;

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2008;

ROSS, J. L. S. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2006;

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2021, às 18:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2547146