UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Práticas Pedagógicas em Instituições Sociais Não Escolares

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO33804

Período/Série:

8

Turma:

noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Mario Borges Netto

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

A Educação não escolar: conceito e função sócio-educacional. A Pedagogia em ambientes não-escolares. As dimensões do trabalho pedagógico em espaços não escolares: pedagogia social de rua: pedagogia em ambientes empresariais, projetos sociais. ONGs; pedagogia hospitalar. Pedagogias sociais: projetos e ações. Educação sócio-progressista.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Práticas pedagógicas em instituições sociais não escolares orienta-se pelo Projeto Político do curso de Pedagogia (PEDAGOGIA, 2007), na caracterização da/o egressa/o, em diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, Resolução CNE/CP nº 1, 15 maio 2006, que instituem como um das características do perfil “[...] IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo-; [...]” (BRASIL, 2006). Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos nesse componente curricular possibilitam compreender o percurso histórico da educação popular no Brasil, assim como ter contato com fundamentações teórico-práticas que tratam sobre educação não formal e não escolar em diferentes instituições sociais. As reflexões e problematizações realizadas possibilitam ampliar a compreensão sobre o campo de atuação da/o pedagoga/o.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Discutir sobre a questão da educação não escolar a partir da realidade de hoje e das mudanças provocadas na educação pelo desenvolvimento sócio- cultural e tecnológico dos dias atuais.

Objetivos Específicos:

Apresentar uma postura consciente e crítica diante do imperativo de estender a todas as camadas da sociedade a possibilidade de acesso à educação. Aplicar a fundamentação teórica abordada no curso para planejar e executar ações na educação não escolar. Identificar e aplicar princípios de uma educação sócio – progressista nos projetos de educação não escolar. Articular o conteúdo à temática do Ciclo 3: Práticas Transformadoras.

PROGRAMA

Unidade I: Conceituação e contextualização das instituições sociais não escolares

Unidade II: Educação não escolar e cidadania

Unidade III: A pedagogia em ambientes não escolares

Unidade IV: Um projeto para instituição social não escolar – aprender fazendo

METODOLOGIA

O Estágio Supervisionado IV ocorrerá de forma integrada à disciplina de Práticas Pedagógicas em Instituições Sociais Não-Escolares (PPISNE), aproximando as discussões teóricas e as possibilidades de vivências práticas em espaços não-escolares. É uma proposta de trabalho interdisciplinar que cria possibilidades de diálogo entre as disciplinas, e principalmente propicia a práxis pedagógica na perspectiva freireana. Tal integração visa a garantir o cumprimento da Unidade IV da disciplina PPISNE que prevê a elaboração e execução de um projeto para a instituição social não escolar, sendo esse também o principal produto do Estágio Supervisionado IV.

Sendo assim, a discussão dos conteúdos teóricos sobre o tema ficarão a cargo do docente de Práticas Pedagógicas em Instituições Sociais Não-Escolares e as aulas teóricas do Estágio Supervisionado darão conta de fazer as aproximações necessárias entre os estudos teóricos e as experiências vivenciadas nos campos de estágio, por meio de duas técnicas: a) debates a partir dos estudos bibliográficos feitos com antecedências, na disciplinas parceira; b) compartilhamento das experiências registradas em diário de campo e retomada dos estudos teóricos para a realização do projeto de escuta e do projeto de intervenção.

Acontecerão aulas expositivas e dialogadas sobre o referencial teórico a ser estudado. Além disso, acontecerão quatro rodas de conversa com palestrantes externos sobre a atuação do profissional da pedagogia em instituições sociais não escolares, com o seguinte cronograma:

Quadro 1.: Cronograma roda de conversas

 

Data Temática / convidado
03/05/2023 Atuação do/a pedagogo/a em espaços clínicos
10/05/2023 Atuação do/a pedagogo/a com sujeito em privação de liberdade
17/05/2023 Seminário da Congada
24/05/2023 Atuação do/a pedagogo/a em comunidades extrativistas
31/05/2023 Atuação do/a pedagogo/a em empresas

 

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas dialogadas, baseada nos textos da bibliografia básica. As aulas terão por objetivo a exposição, análise e síntese de teorias e conceitos, a partir da problematização da prática social, instrumentalização e aprofundamento teórico.

A disciplina contará com: [1] grupo no Telegram para dinamizar a comunicação entre docente e estudantes e, [2] Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço onde o cronograma detalhado das aulas e seus respectivos textos e materiais de referências serão disponibilizados às/aos estudantes e ficará disponível enquanto durar a disciplina. Os links para acesso no grupo da disciplina no Telegram e no AVA serão disponibilizados aos estudantes por e-mail institucional na primeira semana de aula.

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);

II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023conforme estabelecido pela resolução citadaO detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula. Além dessas atividades em forma de TDE, a participação efetiva no Seminário da Congada contará como carga horária prevista no inciso II, do art. 2º, da Resolução n.73/2022 CONGRAD.

AVALIAÇÃO

Procedimentos avaliativos:

A avaliação correrá de duas formas: [1] contínua ao longo do processo e [2] atividades avaliativas pontuais acerca de conteúdos disciplinares específicos.

Quadro 2.: Atividades avaliativas e suas respectivas pontuações

 

atividade avaliação

pontuação

Projeto de escuta

40

Projeto de intervenção

40

Portfólio

15

Autoavaliação

5

Total de pontos distribuídos

100

 

Das atividades avaliativas

1. Projeto de escuta (atividade em grupo): Esta atividade será realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas, por meio das quais as discentes entrarão em contato com coordenadores/as de espaços não escolares para conversarem sobre o mesmo. Além da escuta sensível, a proposta é de que os/as discentes relacionem este material coletado com referencial teórico estudado na disciplina. O Projeto de escuta subdividir-se-á em duas partes avaliativas:

1.1. Registro das escutas (20 pontos): material coletado das entrevistas semi-estruturadas. Critérios avaliativos: Debater sobre todos anexos apresentados pelos professores da disciplina, coleta de informações sobre os espaços não escolares (escuta), associar as informações do campo o respaldo teórico estudado, considerações finais apontando o pensamento do grupo. 

1.2. Apresentação do projeto de escuta (20 pontos): Realizaremos o Seminário de espaços não escolares que congregará discentes das disciplinas Estágio IV e Práticas Pedagógicas em instituições sociais não escolares. Além disso, serão convidados/as os representantes das instituições não escolares. Serão apresentados resultados da escuta. Mostra de Estágio e práticas escolares em espaços não-escolares - Datas prováveis: 07/06 e 14/06. Horário: 19h00min. Local: Auditório UFU Pontal. 

Critérios avaliativos: apresentação oral na mesa redonda do seminário apresentando os resultados da aproximação com a instituição não escolar e do projeto de intervenção. 

2. Projeto de intervenção (atividade em grupo): Depois de estudada a realidade da instituição não escolar escolhida para a realização das atividades, os/as discentes da disciplina proporão uma intervenção. O projeto de intervenção será elaborado em comum acordo com a coordenação do espaço não escolar. A avaliação será da seguinte forma:

2.1. Projeto (15 pontos): Elaboração de um projeto seguindo o formato indicado, contendo aporte teórico e a proposta de atividades a serem desenvolvidas.

Critérios avaliativos: Organicidade das ações elaboradas, respaldo teórico para a ação planejada , elaboração da avaliação da atividade. 

2.2. Aplicação (25 pontos): Execução do projeto de intervenção.

Critérios avaliativos: participação na consecução da intervenção, envolvimento do grupo com a comunidade, resultados alcançados com a execução do mesmo a serem relatados na Mostra de Estágio e práticas escolares em espaços não-escolares por um representante do grupo. 

3. Portfólio (15 pontos) - Este instrumento avaliativo será para o registro das rodas de conversa que acontecerão com a participação de um/a convidado/a externo, que apresentará o espaço não escolar em que atua, a função do/a pedagogo/a no mesmo e facilidades e dificuldades do trabalho. As rodas de conversa acontecerão no mês de maio, em atividade virtual síncrona por conta dos/as convidados/as serem de outras universidades.

Critérios avaliativos: registro de todas as rodas, anotações das falas dos/as palestrantes, observações pessoais sobre o tema, considerações finais. 

4. Autoavaliação ( 5 pontos) - registro pessoal sobre o momento formativo, por meio de formulário.

Critérios avaliativos: realização da autoavaliação e coerência com a atuação na disciplina durante o semestre.

A recuperação de aprendizagem será garantida para todas as estudantes que não atingirem o aproveitamento necessário para aprovação (60 pontos) ao longo da disciplina e tiverem 75% de frequência nas aulas. A recuperação de aprendizagem constituirá em uma prova sobre todo o conteúdo da disciplina, no valor de 100 pontos, que será aplicada na última semana do semestre letivo, no mesmo dia e horário da aula.

BIBLIOGRAFIA

Básica

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2002.

Complementar

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GENTILI, P; FRIGOTTO, G. (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 5.ed. São Paulo; Buenos Aires : Cortez : CLACSO, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.

SILVA. R. B. Educação comunitária além do estado e do mercado? São Paulo: Autores Associados, 2003.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Mario Borges Netto, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/02/2023, às 17:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4234542