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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Conclusão e socialização dos resultados das atividades práticas realizadas no Projeto Interdisciplinar I, II e
III. Organização de evento acadêmico em interface universidade/comunidade.
JUSTIFICATIVA
O Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC, oferecido no quarto período do Curso, terá a carga horária prática de 45 horas. Terá como objetivo articular as discussões e atividades realizadas no Projeto Interdisciplinar, I, II, III e IV; discutir entre o grupo os resultados do projeto de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido nos espaços educativos; organizar o evento para a apresentação dos resultados envolvendo a universidade e a comunidade.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Articular as discussões realizadas no Projeto Interdisciplinar I, II, III e IV;
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Objetivos Específicos: |
- Elaborar os relatórios finais das ações didática, da produção de materiais didáticos e do projeto de ensino, pesquisa e extensão; - Redigir artigos; - Preparar apresentação para o Seminário Institucional das Licenciaturas – SEILIC; - Organizar o evento de apresentação dos resultados envolvendo a universidade e a comunidade;
- Apresentar comunicação no SEILIC.
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PROGRAMA
Unidade I - Discussão sobre os resultados dos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Unidade II - Elaboração de relatórios e artigos.
Unidade III - Organização de evento acadêmico para apresentação dos resultados dos projetos em interface com a comunidade externa.
Unidade IV - Apresentação do trabalho no Seminário Institucional das Licenciaturas.
METODOLOGIA
O componente curricular será desenvolvido em 16 (dezesseis) encontros presenciais às quintas-feiras das 18h10 min às 19 horas entre os dias 08/01/2024 e 09/05/2024. Nos encontros presenciais serão discutidas e organizadas as atividades do SEILIC. Os discentes deverão participar ativamente da organização do VII SEILIC que ocorrerá PRESENCIALMENTE nos dias 29 e 30 de abril no campus Pontal. Na primeira aula serão apresentados o plano de ensino, a dinâmica da disciplina e as formas de avaliação. O ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br) será utilizada para atividades assíncronas tais como: roteiros de leitura, cine debate e entrega das atividades avaliativas escritas não presenciais. Os atendimentos individuais ou em grupo deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br. Eventualmente, poderemos utilizar a plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) para atividades síncronas, tais como, a recepção na disciplina de profissionais na área da educação antirracista e do ensino de História.
AVALIAÇÃO
Avaliação 1 (AV1): Organização do VII SEILIC Valor: 20 pontos. Data: ao longo do semestre.
Critérios avaliativos: pontualidade, compromisso, responsabilidade, iniciativa.
Avaliação 2 (AV2): Texto para apresentação no VII SEILIC. Valor: 30 pontos. Data: 14/03/2024.
Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre os textos discutidos nos componentes curriculares PROINTER (I a IV) e destes com outras disciplinas, domínio conceitual, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.
Avaliação 3 (AV3): Apresentação da comunicação no VII SEILIC. Valor: 50 pontos. Data: 29 e 30/04/2024.
Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre os textos discutidos nos componentes curriculares PROINTER (I a IV) e destes com outras disciplinas, domínio conceitual, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.
Avaliação de Recuperação (AVR): Atendendo ao artigo 141 da Resolução CONGRAD 46/2022, a avaliação de recuperação do componente curricular será uma Prova escrita, individual, presencial e sem consulta com base nos conteúdos e materiais trabalhados na disciplina. Valor: 50 pontos. Data: 11/04/2024.
Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre as discussões e textos da disciplina e destes com outras disciplinas, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BASTOS, Cleverson L.; KELLER, Vicente (Org.). Aprendendo a aprender: introdução à metodologia
científica. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha; KHOURY, Yara Aun. A pesquisa em
história. 5. ed. São Paulo: Ática, 2008.
Complementar
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.
BARBOSA, Jorge L.; SILVA, Jailson de S.; SOUSA, Ana Inês. (Org.). Práticas e saberes populares: interações
com diferentes espaços populares. Rio de Janeiro: Pró-Reitoria de Extensão UFRJ, 2010.
KOCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 23ª
ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
SANTOS, Boaventura de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 11. ed. São Paulo:
Cortez, 2006.
SANTOS, Boaventura de S. A crítica da razão indolente contra o desperdício da experiência: para um novo
senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/01/2024, às 11:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 | SEI nº 5114693 |