|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. As relações entre a sociedade e a natureza. Políticas e leis da Educação Ambiental. Educação Ambiental e ação transformadora. Educação no processo de gestão ambiental. Projetos em Educação Ambiental.
JUSTIFICATIVA
A Educação Ambiental é um componente curricular obrigatório na formação no licenciado/bacharel, uma vez que permite, ao mesmo, adquirir competências próprias para entender a relação homem/natureza e propor ações que melhorem essa relação no espaço em que vivem. Nesse sentido, essa disciplina se justifica no contexto do Curso de Geografia, por proporcionar ao aluno, um conhecimento da epistemologia e aprofundar o seu entendimento sobre a relação homem e natureza a partir da construção de projetos de Educação Ambiental.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar ao acadêmico a integração de conhecimentos aptidões, valores, atitudes e ações para que possam atuar com responsabilidade em seu espaço de vivência. |
Objetivos Específicos: |
Apresentar os antecedentes históricos da Educação Ambiental. Abordar a questão ambiental e seus desdobramentos educativos, contribuindo para capacitar aos acadêmicos para os desafios que hoje se apresentam na constituição das práticas de Educação Ambiental. Utilizar metodologia de projetos de Educação Ambiental formal e não formal; Analisar e criticar as práticas educavas, na dimensão ambiental, adotadas em escolas, empresas, associações de bairro e unidades de conservação. Promover processos de educação ambiental voltados para valores humanísticos, conhecimentos, habilidade, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de sociedades sustentáveis |
PROGRAMA
1. A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
2. HISTÓRICO DAS CONFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
3. AS LEIS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
4. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE URBANA E RURAL.
5. VERTENTES CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
6. OS PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO.
METODOLOGIA
(Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias: Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através das plataformas Google Meet e Modalidade assíncrona (off-line): Google Classroom, como detalhado no quadro abaixo:
Data |
Modalidade |
Atividade |
Pontuação |
Plataforma |
|
13/07 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
. Apresentação e Discussão do Programa da Disciplina . Discussão preliminar sobre o que é a Educação Ambiental
|
- |
Google Meet Link: https://meet.google.com/pjg-fvet-zqz |
|
20/07
|
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Tema 1: A Epistemologia da Educação Ambiental Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam dos eventos ambientais mais importantes. |
Texto sobre A história da Educação Ambiental Valor: 10 pontos. Data entrega: 27/07/21 |
O texto deverá ser entregue por e-mail: gerusaufu@gmail.com |
|
27/07
|
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Tema 1: A Epistemologia da Educação Ambiental Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam dos eventos ambientais mais importantes. Os alunos deverão preparar uma apresentação dos materiais lidos e escolher 1 evento para apresentar na próxima aula síncrona. |
Texto sobre A história da Educação Ambiental e seus eventos. Valor: 10 pontos. Data entrega: 03/08/21
|
O texto deverá ser entregue por e-mail: gerusaufu@gmail.com |
|
03/08 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Tema 2: Apresentação dos eventos ambientais da EA |
Apresentação do seminário Valor: 20 pontos.
|
Google Meet |
|
10/08 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Tema 2: Continuação da Apresentação dos eventos ambientais da EA |
Google Meet |
|
|
17/08 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Tema 3: As leis e políticas da Educação Ambiental
Para tratar essa temática serão encaminhados slides e textos que deverão ser resumidos. |
Texto sobre a temática. Valor: 10 pontos. Data entrega: 24/08/21 |
Google meet |
|
24/08 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Tema 3: A Educação Ambiental no ambiental urbano e rural
Para tratar essa temática serão encaminhados slides e textos que deverão ser resumidos. |
Texto sobre a temática. Valor: 10 pontos. Data entrega: 31/08/21 |
Google meet |
|
31/08 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Tema 3: Vertentes Contemporâneas da Educação Ambiental
Para tratar essa temática serão encaminhados slides e textos que deverão ser resumidos. |
Texto sobre A história da Educação Ambiental Valor: 10 pontos. Data entrega: 14/09/21 |
Google meet |
|
07/09 |
- |
Feriado |
|
|
|
14/09 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Orientações para Elaboração do trabalho final
Os discentes deverão fazer um levantamento dos problemas ambientais da cidade e região e apresentá-los na próxima aula, de acordo com o roteiro proposto previamente pelo docente.
|
|
Google Meet
|
|
21/09 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Os projetos de Educação Ambiental |
- |
Google Meet |
|
28/09 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Elaboração do Trabalho final |
- |
Google Meet |
|
05/10 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Tema: Os problemas ambientais na atualidade Apresentação os discentes sobre os problemas ambientais da cidade e região. |
Levantamento dos problemas ambientais da cidade e sua apresentação. Valor: 30 pontos. |
Google Meet |
|
12/10 |
- |
Feriado |
|
|
|
19/10 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Tema: Os problemas ambientais na atualidade Apresentação os discentes sobre os problemas ambientais da cidade e região. |
- |
Google Meet |
|
26/10 |
Síncrona (19:00h às 21:40h)
|
Encerramento da disciplina |
- |
Google Meet |
|
02/11 |
- |
Feriado |
- |
|
|
Os textos, slides e atividades serão disponibilizados através do Google Classroom que será criado exclusivamente para a disciplina, bem como pelo e-mail gerusaufu@gmail.com.
As atividades síncronas serão realizadas às terças feiras das 08:00h às 10:40h, sendo que a assimilação e aplicação do conteúdo ensinado poderá ser realizado pelos alunos das 21:40h às 10:30h, sob a supervisão do professor, o qual estará disponível on-line para orientações.
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet, em horários específicos a serem definidos pelo professor.
A presença do aluno será computada nas atividades síncronas a partir da participação nas aulas que será registrada pelo docente. Nas atividades assíncronas a presença será computada mediante a entrega das atividades nas datas estabelecidas no quadro acima.
A disciplina Educação Ambiental prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão debates e análises de textos, vídeos.
AVALIAÇÃO
As avaliações serão realizadas conforme descrita no quadro acima.
Todas as atividades devem seguir as orientações que será repassada pelo docente. Deverão ser elaboradas de forma individual e seguir as normas da ABNT.
Não serão pontuadas atividades que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada, deverá seguir as normas de citação da ABNT.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CARVALHO, I. C. De M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
DIAS, G. F. Educação Ambiental, princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001. (a).
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
Complementar
ARMANI, D. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.
GONÇALVES, H. de A. Manual de projetos de pesquisa científica. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Avercamp, 2007.
PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. (Ed.). Educação ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005.
REIS-TAZONI, M. F de. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004. S
ANTOS, J. E. dos; SATO, M. A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. São Carlos: RIMA, 2003
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Gerusa Gonçalves Moura, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/06/2021, às 16:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2848130 e o código CRC 894FBBC6. |
Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2848130 |