UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Cinética Química

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP

34803

Período/Série:

8o

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

30

Total:

90

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Lísias Pereira Novo

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

I. Conteúdo Teórico:

1. Conceitos gerais e definições da cinética química

2. Mecanismos passíveis de solução analítica

3. Mecanismos passíveis de estudo com emprego do princípio do estado estacionário

4. Noções da teoria do estado de transição

5. Noções da teoria do complexo ativado

II. Conteúdo experimental:

1. Fenômenos de transporte,

2. Experimentos de cinética química.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina busca fornecer uma sólida estrutura conceitual sobre os fatos e os conceitos básicos da cinética química, sobre os quais pode se construir os modelos desta ciência. Deve permitir também ao estudante tomar consciência da importância desempenhada pela cinética dentro da ciência química, bem como permitir ao estudante desenvolver as capacidades de raciocínio analítico e de solução de problemas.

 

OBJETIVO

Conteúdo teórico: descrever o movimento de partículas em todos os tipos de fluidos; determinar a lei da velocidade das reações químicas encontrando para isto a ordem de reação empregando soluções analíticas adequadas; compreender o mecanismo de reações químicas através da análise das etapas elementares; distinguir entre reação global e mecanismo de reação; descrever com precisão o estado de transição e o conceito de caminho de reação; controlar a cinética de uma reação química através do controle dos parâmetros que influenciam a velocidade.

Conteúdo experimental: compreender os fatores que influenciam na velocidade das reações químicas; empregar técnicas experimentais para obter parâmetros cinéticos importantes como a ordem de reação e a constante de velocidade correlacionando-os com o mecanismo de reação química.

(Copiar da Ficha de Disciplina os objetivos propostos.)

 

PROGRAMA

I. Conteúdo teórico:

1. Conceitos gerais e definições da cinética química: Ordem de reação. Molecularidade. Reação global. Etapa elementar. Velocidade de reação. Equação geral da cinética.

2. Mecanismos passíveis de solução analítica: Reações de primeira ordem. Tempo de meia-vida. Datação. Reações de segunda ordem - Caso I: um reagente. Caso II: dois reagentes. Caso III: reações de segunda ordem que se comportam como reações de primeira ordem (pseudo primeira ordem). Reações paralelas. Reações reversíveis. Reações consecutivas.

3. Mecanismos passíveis de estudo com emprego do princípio do estado estacionário: Mecanismo de Lindemann (reações no estado gasoso de segunda ordem em altas em baixas pressões e de primeira ordem em pressões maiores). Cinética enzimática.

4. Noções da teoria do estado de transição: Descrição qualitativa sobre o cálculo de energia ao longo de uma reação química em função das distâncias interatômicas. Curvas de nível. O estado de transição. Caminho de reação.

5. Noções da teoria do complexo ativado: Apresentação geral da teoria.

II. Conteúdo experimental:

1. Experimentos de fenômenos de transporte e de superfície: Determinação da viscosidade em líquidos; tensão superficial e Isoterma de adsorção.

2. Experimentos de cinética química: Cinética química. Medidas de velocidade reações. Medida de ordem de reação. Energia de ativação. Dependência da velocidade de reação com a temperatura. Catálise homogênea e heterogênea.

METODOLOGIA

As atividades de ensino serão realizadas através de aulas expositivas, exposições dialogadas e resoluções de exercício. Os recursos didáticos a serem utilizados são: lousa branca e recursos audiovisuais quando necessário (retroprojetor, data-show, tv, vídeo, aparelho de som). Na parte experimental serão realizados experimentos no laboratório com discussão sobre a teoria envolvida, avaliação dos relatórios e os procedimentos que serão realizados.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio de: A) 3 provas escritas - (média de provas (MP)); B) Resolução de listas de exercício - LE; e C-) Media dos relatórios - MR.

A nota final (Media (M) Final (F)) será calculada da seguinte forma:                  

 MF = 0,70 MP + 0,10 LE + 0,20 R

Será aprovado o aluno que obtiver MF ≥ 60. Caso contrario, o aluno fará uma prova final que substituirá a menor nota das provas escritas, sendo então aprovado quando MF ≥ 60.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ATKINS, P.W.; PAULA, J. Físico Química. 8a ed. V1 e V2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2008.

CASTELLAN, G.W. Fundamentos de Físico Química. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1986.

RANGEL, R.N. Práticas de físico – química. 2 ed. Editora Edgard Blücher, 1998

LEVINE, Iran N. Físico-química. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. vol. 1.

Complementar

ATKINS, P.W. Físico Química – Fundamentos. 3a ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2003.

BALL, David W. Físico-química. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. vol. 2.

MOORE, W.J. Físico química. 4ed.. Tradução Helena Li Chun, Ivo Jordan e Milton Caetano Ferreroni, São Paulo: Edgard e Blücher, 2013. Volumes 1 e 2

ATKINS, Peter W.; JONES, Loretta. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

McQUARRIE, D.A. PhysicalChemistry: a molecular approach.Sausalito: University Science Books, 1997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 02/04/2024, às 15:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5112329 e o código CRC 3206F774.




Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5112329