UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

ICHPO33905

COMPONENTE CURRICULAR:

Educação do Campo

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas 

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

30

CH TOTAL PRÁTICA:

30

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Objetivos específicos:

Ementa

Estudo dos marcos históricos da educação do campo no Brasil. Análise crítica do papel do Estado na formulação das políticas educacionais para o campo – legislações e programas governamentais. Estado, Movimentos Sociais, Questão Agrária e suas relações com a educação do campo. Concepções, conceitos e fundamentos da Educação do Campo. Fundamentos do projeto político pedagógico da Educação do Campo. Teorias pedagógicas para a educação do campo. Educação do campo: sujeitos, representações sociais e espaços educativos. Gestão participativa, organização do trabalho e práticas pedagógicas para educação do campo.

 

PROGRAMA

Unidade I:  MARCOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO 

1.1  Educação popular e movimentos sociais

1.2  Educação do/no campo: conceitos, princípios e fundamentos

1.3 Políticas educação do campo: programas e propostas

1.4 Legislação vigente sobre educação do campo

Unidade II: GESTÃO E PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

2.1 Formas de gestão e processos educativos

2.2 Participação: família e comunidade

2.3 Descentralização como eixo estruturador da educação do campo

2.4 Formação político-pedagógico

Unidade III: EDUCAÇÃO DO CAMPO: SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA

3.1 Organização do trabalho pedagógico

3.2 Práticas pedagógicas de educação do campo

3.3 Experiências nacionais e locais e as ações realizadas

3.4 Desafios, perspectivas e dificuldades

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, A. A. (Org.). Educação do campo: desafios para a formação de professores.  2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. 

GHEDIN, E. (Org.). Educação do campo: epistemologias e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. 

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Org.). Licenciaturas em educação do campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ABRAMOVAY, Ricardo. Muito além da economia verde. São Paulo: Ed. Abril, 2012. 

CARVALHO, Carlos Henrique de; CASTRO, Magali de. Educação rural e do campo. Uberlândia: EDUFU, 2004. 

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2008. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008. 

GARCIA, Regina Leite (org.). Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro : DP&A : Sepe, 2000

GENTILI, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez; Buenos Aires: CLACSO, 2011

 

aprovação

 

Profª. Drª. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Coordenadora Pro Tempore do Curso de Graduação em Pedagogia

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO/UFU

Portaria de Pessoal UFU Nº 3301/2021

Prof. Dr. Marco Antonio Cornacioni Sávio 

Diretor Pro Tempore do Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Pessoal UFU nº 3467, de 02 de setembro de 2021.

 


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Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Diretor(a), em 02/09/2021, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 09/09/2021, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3017745 e o código CRC 45D3BB5B.




Referência: Processo nº 23117.036520/2021-81 SEI nº 3017745