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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: ICHPO33905 |
COMPONENTE CURRICULAR: Educação do Campo |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Compreender os fundamentos históricos, políticos e educacionais, assim como experiências e práticas pedagógicas nacionais e locais da educação do campo.
Objetivos específicos:
Refletir sobre os conceitos, sentidos e significados de educação no/do campo, educação popular, movimentos sociais, cidadania, dentre outros.
Discutir sobre as formas de gestão e participação política da educação do campo.
Conhecer e analisar propostas pedagógicas nacionais e locais de educação do campo.
Analisar a legislação, em vigor, relacionada à educação do campo, assim como programas e projetos.
Dialogar com os Ciclos I: Sujeitos fazedores de história, II: Diálogos interculturais e III: Práxis Transformadora, assim como, de modo mais específico, com os Prointer I: Identidade, II: Linguagem e VI: arte, cultura e educação.
Ementa
Estudo dos marcos históricos da educação do campo no Brasil. Análise crítica do papel do Estado na formulação das políticas educacionais para o campo – legislações e programas governamentais. Estado, Movimentos Sociais, Questão Agrária e suas relações com a educação do campo. Concepções, conceitos e fundamentos da Educação do Campo. Fundamentos do projeto político pedagógico da Educação do Campo. Teorias pedagógicas para a educação do campo. Educação do campo: sujeitos, representações sociais e espaços educativos. Gestão participativa, organização do trabalho e práticas pedagógicas para educação do campo.
PROGRAMA
Unidade I: MARCOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
1.1 Educação popular e movimentos sociais
1.2 Educação do/no campo: conceitos, princípios e fundamentos
1.3 Políticas educação do campo: programas e propostas
1.4 Legislação vigente sobre educação do campo
Unidade II: GESTÃO E PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
2.1 Formas de gestão e processos educativos
2.2 Participação: família e comunidade
2.3 Descentralização como eixo estruturador da educação do campo
2.4 Formação político-pedagógico
Unidade III: EDUCAÇÃO DO CAMPO: SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA
3.1 Organização do trabalho pedagógico
3.2 Práticas pedagógicas de educação do campo
3.3 Experiências nacionais e locais e as ações realizadas
3.4 Desafios, perspectivas e dificuldades
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, A. A. (Org.). Educação do campo: desafios para a formação de professores. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
GHEDIN, E. (Org.). Educação do campo: epistemologias e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.
MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Org.). Licenciaturas em educação do campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABRAMOVAY, Ricardo. Muito além da economia verde. São Paulo: Ed. Abril, 2012.
CARVALHO, Carlos Henrique de; CASTRO, Magali de. Educação rural e do campo. Uberlândia: EDUFU, 2004.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
GARCIA, Regina Leite (org.). Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro : DP&A : Sepe, 2000
GENTILI, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez; Buenos Aires: CLACSO, 2011
aprovação
Profª. Drª. Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Coordenadora Pro Tempore do Curso de Graduação em Pedagogia Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO/UFU Portaria de Pessoal UFU Nº 3301/2021 |
Prof. Dr. Marco Antonio Cornacioni Sávio Diretor Pro Tempore do Instituto de Ciências Humanas do Pontal Pessoal UFU nº 3467, de 02 de setembro de 2021.
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Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Diretor(a), em 02/09/2021, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Coordenador(a), em 09/09/2021, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.036520/2021-81 | SEI nº 3017745 |