UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Biotecnologia

Av. Pará, 1720, Bloco 2E - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: +55 (34) 3225-8437 - www.ibtec.ufu.br - ibtec@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

BIOSSEGURANÇA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE BIOTECNOLOGIA

Código:

IBTEC39603

Período/Série:

1

Turma:

BIOTECNOLOGIA

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

RENATA SANTOS RODRIGUES

Ano/Semestre:

2022/1º

Observações:

 

 

EMENTA

Biossegurança em laboratórios e manipulação de organismos patogênicos e/ou geneticamente modificados. Instalações para laboratórios. Geração, manuseio, transporte e descarte de lixo. Princípios das Leis de Biossegurança e agentes físicos. Biossegurança e agentes químicos. Biossegurança e agentes biológicos. Biossegurança e agentes biologicamente modificados. Nesta disciplina apresentam-se aos alunos a evolução histórica sobre as leis trabalhistas e de proteção a saúde e segurança do trabalhador considerando a legislação atual sobre Higiene e Segurança do trabalho e a importância das normas regulamentadoras (NRs), dando ênfase as mais relacionadas ao trabalho em biotecnologia. O aluno deverá aprender sobre os diversos riscos (sendo eles químicos, físicos, biológicos, mecânicos, ergonômicos e sociais) no ambiente de trabalho, como acontecem os acidentes de trabalho e suas implicações. Será apresentada a metodologia de árvore de causas e de mapa de riscos para a elaboração de relatórios técnicos. Como funciona a organização das atividades de higiene e segurança no trabalho. Saúde e segurança no trabalho em biotérios. As diretrizes para a promoção da segurança e saúde nos estabelecimentos prestadores de serviços e saúde, incluindo profissionais de ensino e pesquisa em todos os níveis de complexidade. Conhecer a organização das CIPAs e SESMTs, assim como dos programas que promovem a saúde e segurança no trabalho como o PPRA e o PCMSO. Conhecer as normas de Biossegurança em laboratórios e manipulação de organismos patogênicos e/ou geneticamente modificados. Instalações para laboratórios. Geração, manuseio, transporte e descarte de lixo. Princípios da Lei de Biossegurança e agentes físicos. Biossegurança e agentes químicos. Biossegurança e agentes biológicos. Biossegurança e agentes biologicamente modificados.

JUSTIFICATIVA

Os conceitos e conteúdos desenvolvidos na disciplina Biossegurança, Higiene e Segurança no Trabalho fornecem noções dos fundamentos básicos biossegurança em laboratórios, bem como a importância das normas de biossegurança no ambiente de trabalho e meio ambiente. O aluno do curso de Biotecnologia será capaz de desenvolver espírito crítico do assunto abordado que lhe permita avaliar a literatura fazendo uso coerente de seus conhecimentos e experiência na aprendizagem de outras disciplinas básicas e, posteriormente, no exercício da profissão.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Adquirir noções básicas sobre biossegurança em laboratórios e conscientizar os acadêmicos sobre a importância em seguir e ser agente multiplicador das normas de biossegurança no ambiente de trabalho e no meio ambiente.

Fornecer conhecimentos básicos de higiene e segurança do trabalho (HST) que capacitem o aluno a identificar, interpretar tecnicamente e avaliar os riscos à sua saúde no ambiente de trabalho e nos demais setores de atividade econômica, visando o projeto e gerenciamento de soluções para a redução/eliminação destes riscos.

 

Objetivos Específicos:

  1. Compreender as normas gerais de biossegurança.

  2. Compreender os conceitos de risco, a sua classificação, avaliação e controle.

  3. Entender o que são os riscos biológicos, sua classificação.

  4. Compreender os níveis de biossegurança (NBS).

  5. Dar especial importância a Lei de Biossegurança (lei no. 11.105). Resoluções e instruções normativas e aos Organismos Geneticamente Modificados (OGM).

  6. Entender os níveis de biossegurança laboratorial, orientando para a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC) como as cabines de segurança biológica. Normas para setores de limpeza e esterilização no laboratório. Calor úmido e seco. Equipamentos potencialmente danosos ao laboratorista e meio ambiente.

  7. Compreender as atividades de biossegurança com animais de laboratório e biotérios.

  8. Compreender as medidas de biossegurança com produtos químicos (tóxicos, muito tóxicos, corrosivos, inflamáveis, neurotóxicos, carcinogênicos).

  9. Dar especial importância ao tratamento de resíduos biológicos e químicos e a profilaxia de doenças ocupacionais para os laboratoristas.

  10. Conhecer a legislação existente sobre higiene e segurança do trabalho.

  11. Conhecer os principais riscos encontrados no ambiente de trabalho.

  12. Noções de acidente de trabalho e doença do trabalho.

  13. Principais órgãos institucionais relacionados com a higiene e segurança no trabalho.


PROGRAMA

METODOLOGIA

O programa teórico será desenvolvido através de aulas expositivas/dialogadas. Os recursos didáticos utilizados nas aulas teóricas serão: quadro branco e recursos audiovisuais (data-show).  Ainda, será disponibilizado na plataforma Microsoft Teams material didático para o estudo da disciplina, contendo os slides das aulas e/ou exercícios/atividades. Esta plataforma também será utilizada como forma de atendimento ao aluno.

Cronograma com as atividades a serem desenvolvidas durante o semestre:

CRONOGRAMA GERAL DA DISCIPLINA

DATA

HORÁRIO

ASSUNTO

PROFESSORA

29.09

14:00–15:30

Apresentação da disciplina

Discussão do plano de ensino.

Renata

 

06.10

 

14:00–15:30

Introdução à Biossegurança/ Riscos em Biossegurança

Renata

13.10

14:00–15:30

Introdução à Biossegurança/ Riscos em Biossegurança

Renata

20.10

14:00–15:30

Barreiras de Contenção – EPI´s e EPC´s

Renata

27.10

14:00–15:30

Riscos Biológicos e Níveis de Biossegurança

Renata

03.11

14:00–15:30

Primeira avaliação (PROVA 01)

Renata

10.11

14:00–15:30

Métodos de Desinfecção e Esterilização

Renata

17.11

14:00–15:30

Cabines de Segurança Biológica

Renata

24.11

14:00–15:30

Estrutura e Organização nos Laboratórios

Renata

01.12

14:00–15:30

Segunda avaliação (PROVA 02)

Renata

08.12

14:00–15:30

Mapas de Risco de Laboratórios

Renata

 15.12

14:00–15:30

Manuseio, Controle e Descarte de Produtos Químicos

Renata

22.12

14:00–15:30

Biossegurança em Biotérios

Renata

05.01

14:00–15:30

Mapas de Risco de Biotérios

Renata

12.01

 

14:00–15:30

Terceira avaliação (PROVA 03)

Renata

19.01

 

14:00–15:30

Vista de Provas

Renata

26.01

14:00–15:30

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO

Renata

02.02

 

14:00–15:30

Encerramento da disciplina

Renata

 

AVALIAÇÃO

Conforme Resolução CONGRAD 15/2011, serão realizadas avaliações teórico escritas, sem consulta. Todas as avaliações serão realizadas às quintas-feiras nas respectivas datas no horário das 14:00h às 15:30h. A correção das avaliações será realizada em comparação ao gabarito disponibilizado de cada avaliação. Conforme Resolução CONGRAD 46/2022 (Normas Gerais de Graduação), a vista de provas será realizada na aula seguinte à aplicação das avaliações, exceto a Avaliação de Recuperação, cuja correção se dará no mesmo dia de sua realização e na presença do discente.

As avaliações incluirão todos os conteúdos teóricos abordados até a data da avaliação com valores descritos a seguir:

Avaliação 01 = 35,0 pontos

Avaliação 02 = 35,0 pontos

Avaliação 03 = 30,0 pontos

 

A média será calculada pela soma de todos os conceitos acima. Será considerado aprovado o aluno que apresentar nota média maior ou igual a sessenta (60) pontos e frequência mínima de 75%. A análise de frequência será realizada mediante chamada oral no início e no fim das aulas.

Os alunos que perderem uma das três avaliações regulares devido aos motivos citados na Resolução 15/2011 CONGRAD também terão direito a Avaliação Fora de Época, em data a ser combinada entre aluno e professor, com a mesma pontuação da prova original.

A Avaliação de Recuperação, será aplicada no dia 26/01/2023, terá o valor de 100,0 (cem) pontos, abrangerá toda a matéria do semestre e será objetiva, sendo corrigida segundo os mesmos critérios das provas regulares. Para aprovação, basta ao aluno alcançar 60,0 (sessenta) pontos na Avaliação de Recuperação.

BIBLIOGRAFIA

Básica

Mastroeni, M.F. Biossegurança Aplicada a Laboratórios e Serviços de Saúde. 2ed. Editora Atheneu, S. Paulo. 2006.

Binsfeld, P.C. Fundamentos Técnicos e o Sistema Nacional de Biossegurança em Biotecnologia. Ed. Interciência. Rio de Janeiro. 2015.

Hirata, M.H., Mancini Filho, J., Hirata, R.D.C. Manual de Biossegurança. 3ed. Manole. S. Paulo.2017.

As literaturas básica e complementar serão compostas por endereços web de arquivos que ilustram os conteúdos abordados. A busca livre de referências na web também será permitida incentivando-se o uso de sites de instituições conceituadas, além de bibliotecas digitais de universidades.

 

Complementar

Teixeira, P. e Valle, S. Biossegurança. Uma abordagem multidisciplinar. 2ed. Editora Fiocruz. R. de Janeiro. 2010.

Silva, J.B. Biossegurança em experimentação animal. Um enfoque microbiológico. Ed. Fiocruz. R. de Janeiro. 1998.

Costa, M.A.F. Biossegurança: segurança química básica para ambientes hospitalares e biotecnológicos. Ed. Santos. S. Paulo. 1996.

Material didático alternativo:

- Disponibilização pelo docente de pdfs de capítulos dos livros e vídeos científicos.

-Vídeo aulas gravadas e disponibilizadas pelo docente.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Renata Santos Rodrigues, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/09/2022, às 10:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3909955 e o código CRC 1107786C.




Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 SEI nº 3909955