UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 5I - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4385 - www.cpgquimica.iq.ufu.br - cpgquimica@ufu.br
  

Timbre

Ata

 

ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQUI) – MESTRADO E DOUTORADO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, DEZESSEIS DE JANEIRO DO ANO DE DOIS MIL E VINTE E QUATRO.

Aos dezesseis dias de janeiro do ano dois mil e vinte e quatro, às quatorze horas, teve início a primeira reunião ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia do ano corrente. Estiveram presentes os conselheiros: Jefferson Luis Ferrari (Presidente), Moacyr Comar Júnior, Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz, Wendell Guerra e Hellen Cristina Novais de Oliveira, nova representante discente eleita por seus pares e nomeada pela Portaria de Pessoal UFU nº 22, de 03/01/2024. O Prof. João Flávio da Silveira Petruci justificou sua ausência por estar ministrando aula neste horário. 1. Aprovação das atas da 12ª reunião ordinária e 11ª reunião extraordinária do Colegiado do Programa em 2023. Por 5 votos favoráveis, o colegiado aprovou as duas atas. 2. Comunicações: O professor Jefferson fez as seguintes comunicações: 1 – Pedido para pautar em outros assuntos:  Edital Cátedra Francesa; solicitação de auxílio financeiro para compra de plataformas elevatórias feito pela Profª Raquel Maria Ferreira de Sousa: aceito, por 5 votos favoráveis.  2 – acrescentar dois novos itens de pauta: processo SEI 23117.089702/2023-17 para anuência da matrícula de pós-doutorado de José Henrique Faleiros e processo SEI 23117.002897/2024-80: solicitação do Prof. Rodrigo Amorim Bezerra da Silva de avaliação e aprovação da Missão de trabalho junto à Universidade de Brighton – Brighton - Inglaterra, dentro do Programa CAPES Print; aceitos, por 5 votos favoráveis. Comunicações: 3 – a bolsa CAPES de doutorado que expira neste janeiro terá que ser cadastrada após o resultado do processo seletivo de ingresso neste semestre; 4 – está aberto o sistema da CAPES para preenchimento dos dados do PPGQUI na Plataforma Sucupira. 3. Ordem do dia: 3.1. Processo SEI 23117.089778/2023-42: requerimento de composição de banca de qualificação de mestrado de Isabella Cristina Otoni Ferreira Silva, orientada pelo Prof. Eduardo Mathias Richter. Aprovado por cinco votos favoráveis. 3.2. Requerimentos de composição de banca de defesa de mestrado3.2.1. Processo SEI 23117.089767/2023-62: Luiz Felipe Rabelo da Silva, orientado pelo Prof. Anizio Marcio de Faria. Aprovado por cinco votos favoráveis. 3.2.2. Processo SEI 23117.090487/2023-05: Gabriela Sella Sehnem, orientada pelo Prof. Alberto de Oliveira. Aprovado por cinco votos favoráveis. 3.2.3. Processo SEI 23117.001591/2024-14: Moisés Joaquim Mbié, orientado pelo Prof. Waldomiro Borges Neto. Aprovado por cinco votos favoráveis. 3.2.4. Processo SEI 23117.002154/2024-18: Diogo Morais de Jesus, orientado pelo Prof. Sidnei Gonçalves da Silva. Aprovado por cinco votos favoráveis. Foi recomendado pelo Colegiado que o orientador insira o histórico escolar do aluno no processo de requerimento de defesa. 3.3. Processo SEI 23117.090571/2023-11: requerimento de composição de banca de qualificação de doutorado de Lucas Leão Nascimento, orientado pelo Prof. Antonio Otavio de Toledo Patrocinio e solicitação de integralização de créditos. Aprovado o requerimento para a qualificação e o aproveitamento de créditos, sendo que faltou indicar a disciplina a ser aproveitada do mestrado. 3.4. Requerimentos de composição de banca de defesa de doutorado3.4.1. Processo SEI 23117.087642/2023-06: Weida Rodrigues Silva, orientada pelo Prof. João Flávio da Silveira Petruci. Por cinco votos favoráveis, foram aprovados a banca e o auxílio financeiro. 3.4.2. Processo SEI 23117.087829/2023-00: Allyson Leandro Rodrigues dos Santos, orientado pelo Prof. Anizio Marcio de Faria. Aprovado por cinco votos favoráveis. 3.5. Aprovação das homologações ad referendum feitas pelo Presidente do Colegiado3.5.1. Processo SEI 23117.089982/2023-63: requerimento de composição de banca de qualificação de doutorado de Maraína Souza Medeiros, orientada pela Profª Sheila Cristina Canobre. Aprovado por cinco votos favoráveis. 3.5.2. Processo SEI 23117.090225/2023-32: requerimento de composição de banca de defesa de mestrado de Ederson Dias Ferreira, orientado pelo Prof. Daniel Pasquini. Aprovado por cinco votos favoráveis. 3.5.3. Processo SEI 23117.087230/2023-68: requerimento de composição de banca de qualificação de mestrado de Daiane Gabriela Ribeiro, orientada pelo Prof. Edmar Isaías de Melo. Aprovado por cinco votos favoráveis. 3.6. Processo SEI 23117.087982/2023-29: pedido do Prof. Anizio Marcio de Faria para o Prof. Gilberto Augusto de Oliveira Brito coorientar Luiz Felipe Rabelo da Silva. Aprovado por cinco votos favoráveis. A coorientação fica reconhecida a partir desta data. 3.7. Processo SEI 23117.090266/2023-29: pedido da Profª Sheila Cristina Canobre de nove meses de dilação de prazo de defesa de doutorado para Eduardo Ribeiro Marinho. Considerando a antecedência do pedido ser de um ano, o Colegiado sugere que o pedido seja refeito no próximo semestre, a fim também de se evitar seu impedimento em ofertar vagas no próximo processo seletivo, visto ainda que há tempo hábil para tal requerimento. 3.8. Processo SEI 23117.084199/2023-11: pedido do Prof. Rodrigo Amorim Bezerra da Silva, de aproveitamento de créditos para Celso Luciano de Araújo. Pedido deferido para as disciplinas optativas. As disciplinas Seminários da Pós-Graduação e Estágio em Docência, por serem obrigatórias, deverão ser cursadas, reservado o direito de dispensa de Estágio em Docência, conforme regulamentação do Programa. 3.9. Processo SEI 23117.002888/2024-99: pedido da Profa. Renata Galvão de Lima, de aproveitamento de créditos para Mayara Martins Caetano. Por cinco votos favoráveis, o Colegiado concordou em fazer o aproveitamento de créditos, pois não se trata de equivalência. 3.10. Processo SEI 23117.002889/2024-33: pedido da Profa. Renata Galvão de Lima, de aproveitamento de créditos para Mayara Martins Caetano. Por cinco votos favoráveis, foi aprovado o aproveitamento de um crédito em atividades complementares por participação no 17th Brazilian Polymer Congress em 2023, com apresentação de trabalho. 3.11. Definição de calendário para as reuniões do COLPPGQUI no primeiro semestre de 2024. As reuniões deverão acontecer às segundas ou quintas-feiras. Será apresentada uma proposta de calendário para aprovação na próxima reunião ordinária. 3.12. Homologação de atas de exames de qualificação de mestrado3.12.1. Lucas Gustavo da Silva. Ata homologada por cinco votos favoráveis. 3.12.2. Jordy Angelo Carneiro. Ata homologada por cinco votos favoráveis. 3.13. Homologação de ata de defesa de mestrado3.13.1. Assumane Joaquim Achuate. Ata homologada por cinco votos favoráveis. 3.14. Homologação de atas de exames de qualificação de doutorado3.14.1. Thaís Karine Lima Rezende. Ata homologada por cinco votos favoráveis. 3.14.2. Raquel Gomes da Rocha. Ata homologada por cinco votos favoráveis. 3.15. Homologação de atas de defesa de doutorado3.15.1. Tiara da Costa Silva. Ata homologada por cinco votos favoráveis. 3.15.2. Juraci Lourenço Teixeira. Ata homologada por cinco votos favoráveis. 3.16. Processo SEI 23117.074161/2023-22: homologação das inscrições do Processo Seletivo, Edital 05/2023-PPGQUI. Conforme lista constante do processo, ficam homologadas as inscrições, por cinco votos. 3.17. Apreciação de relatórios de Estágio em Docência3.17.1. Débora Machado de Lima. Aprovado. 3.17.2. Evelyn Christine de Souza Arantes. Aprovado. 3.17.3. Anastácio Armando Boane. Aprovado. 3.17.4. Nélio Inácio Gravata Inoque. Aprovado. 3.17.5. Ana Clara Maia Oliveira. Aprovado. 3.17.6. Patrícia Alves de Matos. Aprovado. 3.17.7. Paulo Henrique Horta Nunes. Aprovado. 3.17.8. Marcos Eduardo Gomes do Carmo. Aprovado. 3.17.9. William Oliveira Soté. Aprovado. 3.17.10. Maraína Souza Medeiros. Aprovado. 3.17.11. Guilherme de Freitas Silva. Aprovado. 3.17.12. Caio Cesar Souza Machado. Aprovado. 3.18. Apreciação de alteração de título de projeto de Pós-doc3.18.1. Eduardo Oliveira Marson. Para a alteração solicitada, os membros presentes sugeriram que seja mostrado um documento que comprove a anuência do supervisor do projeto. 3.19. Apreciação de relatórios parciais de Pós-doc e solicitações de renovação de matrícula para 20243.19.1. Marília Fontes Barbosa. Aprovado. 3.19.2. Eduardo Oliveira Marson. Aprovado. 3.19.3. Murillo Néia Thomaz da Silva. Aprovado. 3.19.4. Ivo Amíldon Ricardo. Aprovado. 3.19.5. Marcela Piassi Bernardo. Aprovado. 3.20. Apreciação de relatórios finais de Pós-doc3.20.1. Cleiseano Emanuel da Silva Paniágua. Aprovado. 3.20.2. Helena Maria de Almeida Mattos Martins dos Santos Ali. No relatório apresentado não consta assinatura da supervisora e também deve ser sugerido o envio de produtos gerados envolvendo o nome da UFU. 3.21. Processo SEI 23117.089702/2023-17: anuência da matrícula de pós-doutorado de José Henrique Faleiros. A matrícula do discente foi realizada com sucesso, a pesquisa seguirá sob supervisão do Prof. Jefferson Luis Ferrari. 3.22. Processo SEI 23117.002897/2024-80: Solicitação do Prof. Rodrigo Amorim Bezerra da Silva, de avaliação e aprovação da Missão de trabalho junto à Universidade de Brighton – Brighton - Inglaterra, dentro do Programa CAPES Print. Aprovada, por cinco votos favoráveis. 4. Outros assuntos. Solicitação de auxílio financeiro para compra de plataformas elevatórias e manta aquecedora feito pela Profª Raquel Maria Ferreira de Sousa: Aprovado, por cinco votos favoráveis, será usada verba FAPEMIG visto que a solicitação se trata de equipamentos multiusuários. Edital Cátedra Francesa: Prof. Jefferson fez breve leitura do edital. Será enviado e-mail aos credenciados do Programa para que manifestem interesse até 30/01/2024. Nada mais havendo a tratar, o Presidente do Colegiado encerrou a reunião às 17h02min e eu, Mayta Mamede Negeto Santos, Secretária do PPGQUI, lavrei esta ata que, se aprovada, será assinada por mim e pelos membros presentes deste Colegiado. Uberlândia, dezesseis de janeiro de 2024.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Moacyr Comar Junior, Presidente, em 31/01/2024, às 14:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Mayta Mamede Negreto Santos, Secretário(a), em 31/01/2024, às 16:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Alejandro Abarza Munoz, Membro de Colegiado, em 01/02/2024, às 10:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jefferson Luis Ferrari, Presidente, em 01/02/2024, às 12:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hellen Cristina Novais de Oliveira, Usuário Externo, em 01/02/2024, às 13:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wendell Guerra, Membro de Colegiado, em 02/02/2024, às 09:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5148744 e o código CRC 7C1A1130.




Referência: Processo nº 23117.000467/2024-23 SEI nº 5148744