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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39019 |
COMPONENTE CURRICULAR: Teorias da Democracia |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Problematizar o conceito de democracia, a partir de algumas abordagens teóricas. O curso inicia-se discutindo
o conceito liberal de democracia, a partir da relação entre democracia, liberdade e igualdade. Busca analisar
a democracia representativa, suas regras, instituições e formas de participação (sufrágio universal, democracia
participativa, democracia deliberativa).
Ementa
Democracia, liberdade e igualdade. Formas e processos democráticos, instituições e participação política.
Capitalismo e os limites impostos à democracia.
PROGRAMA
1. As concepções liberais
1.1. Antecedentes: a abordagem procedimental e elitista de Schumpeter
1.2. O abandono do elitismo e a defesa da democracia representativa moderna por Bobbio, Duverger e Sartori
a) A importância do processo eleitoral
b) A regra da maioria e o respeito às minorias
c) O pluralismo e a alternância como critérios democráticos
1.3. Em defesa da democracia representativa:
a) Democracia e liberalismo
b) Democracia dos antigos e dos modernos
c)A crítica ao marxismo
2. As concepções marxistas (Borón, Coutinho, Saes, Toledo, Wood)
2.1. A crítica à concepção liberal: o caráter de classe da democracia
2.2. A contribuição dos “clássicos”: Democracia burguesa X democracia operária
2.3. A quem interessa a democracia burguesa?
2.4. A crítica à democracia como valor universal: democracia como regime político e forma de Estado
3. A democracia e seu debate contemporâneo
3.1. A democracia contemporânea em xeque:
3.2. Democracia e Participação
3.3. Deliberação pública
3.4. Democracia na América Latina
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
______. O futuro da democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
HELD, David. Modelos de democracia. Campinas: Paidéia, 1995.
HUNTIGTON, Samuel. A terceira onda: democratização no final do século XX. São Paulo: Ática, 1994.
SAES, Décio. Estado e democracia: ensaios teóricos. 2. ed. rev. Campinas: EdUNICAMP, 1998.
WOOD, Ellen. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo:
Boitempo, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AVRITZER, Leonardo. Teoria democrática e deliberação pública. Lua Nova, São Paulo, n.50, p. 25-46,
2000.
DAHL, Robert Alan. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EdUSP, 1997.
DUVERGER, Maurice. Os regimes políticos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1962.
LIJPHART, Arend. Modelos de democracia: desempenho e padrões de governo em 36 países. 2. ed. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MACPHERSON, Crawford B. A democracia liberal: origens e evolução. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MARSHALL, Thomas H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. (Biblioteca de
Ciências Sociais).
NOGUEIRA, Marco Aurélio. Em defesa da política. São Paulo: EdSENAC, 2001.
OFFE, Claus. Problemas estruturais do Estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
PRZEWORSKI, Adam. Capitalismo e social-democracia. São Paulo. Companhia das Letras, 1991.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 1828113 |