UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Geomorfologia

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

31301

Período/Série:

3º período

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Leda Correia Pedro Miyazaki

Ano/Semestre:

2022/1º

Observações:

 

 

EMENTA

Objeto, natureza e concepções teóricas e epistemológicas na Geomorfologia. Metodologias e Técnicas de análise em Geomorfologia. Influência dos processos endógenos e exógenos no modelado do relevo. Influência dos aspectos estruturais no modelado do relevo e a constituição das morfoesculturas. Influência dos aspectos climáticos no modelado do relevo. Glaciações do Quaternário (pleistocênicas-holocênicas).

JUSTIFICATIVA

Diante da magnitude e especificidades que envolvem a gênese de formação do relevo, é importante abordar a Geomorfologia em uma perspectiva integrada, no qual a história de evolução do pensamento geomorfológico, os principais modelos de evolução do relevo, as principais teorias que embasam a formação do relevo brasileiro, bem como as técnicas de mapeamento geomorfológico, são conteúdos importantes para a formação do licenciado e bacharel em Geografia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o estudante possa compreender o objeto, os conceitos, os processos e as teorias da Geomorfologia, além da gênese e evolução do relevo por meio de modelos clássicos correlacionando-os com outras áreas do conhecimento (Geologia, Pedologia, Climatologia, etc.).

Objetivos Específicos:

  • Apreender conceitos e as principais teorias geomorfológicas;

  • Compreender a dinâmica morfogenética a partir dos processos operantes;

  • Conhecer a gênese e evolução das principais formas de relevo por meio de modelos;

  • Desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos operacionais para análise geomorfológica a partir de diferentes níveis de abordagem;

  • Trabalhar algumas concepções teórico-metodológicas;

  • Compreender a influência do clima no modelado terrestre;

  • Entender a classificação e a espacialização do relevo;

  • Identificar as diferentes paisagens a partir do conhecimento geomorfológico (morfoestruturais e morfoclimáticos);

  • Conhecimento dos Domínios Morfoclimáticos da Terra.

PROGRAMA

1 - OBJETO, NATUREZA E CONCEPÇÕES TEÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS NA GEOMORFOLOGIA

1.1 - A Geomorfologia como ciência: objeto, objetivo, as escalas de tempo e espaço em relação aos estudos dos fatos geomorfológicos (Morfodinâmica e Morfogênese);

1.2 - As bases teóricas e conceituais da Geomorfologia e a evolução do conhecimento geomorfológico;

1.2.1 - As teorias clássicas: Ciclo Geográfico do Relevo (DAVIS, 1899), Teoria do Recuo Paralelo das Vertentes (PENCK, 1924) e Modelo de Pediplanação (KING, 1956).

1.2.2. - As teorias geomorfológicas pós anos 60: Geomorfologia Dinâmica, Climática e da Paisagem.

 

2 - METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE ANÁLISE EM GEOMORFOLOGIA

2.1 - Análises sistêmica, Morfométrica, Cartografia em Geomorfologia e processos em Geomorfologia;

2.2 - Taxonomia das formas;

2.3 - Compartimentação topográfica;

2.4 - Classificação dos meios morfodinâmicos;

 

3 - INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS ENDÓGENOS E EXÓGENOS NO MODELADO DO RELEVO

3.1 - O intemperismo, pedogênese e morfogênese;

3.2 - As morfoestruturas: conceitos, processos e formas;

 

4 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS ESTRUTURAIS NO MODELADO DO RELEVO E A CONSTITUIÇÃO DAS MORFOESCULTURAS

4.1 - A relação entre formas de relevo, topografia, estrutura geológica e processos operantes (denudação, erosão fluvial, erosão diferencial, intemperismo e processos morfogenéticos);

4.2. Relevos tabuliformes e cuestiformes;

4.3 - Relevos esculpidos em domos;

4.4 - Relevos esculpidos em estruturas dobradas e falhadas;

4.5 - Relevo esculpido em rochas carbonáticas;

4.6 - A organização espacial das unidades morfoestruturais do território brasileiro e suas características morfoesculturais: Classificação do Relevo Brasileiro;

 

5 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS CLIMÁTICOS NO MODELADO DO RELEVO

5.1 - Os grandes sistemas morfoclimáticos do globo terrestre;

5.2 - Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros e suas potencialidades paisagísticas;

5.3 - Paisagens áridas e semiáridas;

5.4 - Paisagens glaciais;

 

6 - GLACIAÇÕES DO QUATERNÁRIO (PLEISTOCÊNICAS-HOLOCÊNICAS)

6.1 - Variações climáticas;

6.2 - Variações glacio-eustáticas;

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado no formato presencial.

Todas os protocolos de segurança em vigência e recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU deverão ser seguidos e respeitados, assim como a Portaria REITO nº287, de 03 de março de 2022, no que se refere à comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19.

As aulas serão presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas e dialogadas, envolvendo assim um debates sobre os textos previamente definidos. Também ocorrerão discussões em grupo tanto em sala de aula, quanto em outros locais do Campus para subsidiar os estudos e debates em sala de aula e preparação para as provas. 

Em relação aos recursos didáticos utilizados pela docente destaco: os textos científicos, lousa e projetor multimídia todos subsidiarão as aulas teóricas. Em relação as aula práticas serão utilizados equipamentos e materiais disponíveis no Laboratório PEDOGEO, como por exemplo maquetes didáticas, esteroscopio de espelho, fotografias aéreas, cartas topográficas e programas específicos como o Google Earth. 

ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina.

 

O cronograma a seguir apresenta o detalhamento da programação da disciplina.

CRONOGRAMA:

Semana

Data

Horário

Temática/Dinâmica da aula

Local

1

30/09/22

8:00 - 11:30

- Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas;

1. Aula de introdução a Geomorfologia Ambiental/Dinâmica;

1.1. Conceitos, objeto, objetivos, processos;

Sala de aula 

2

7/10/22

8:00 - 11:30

1. Objeto, natureza e concepções teóricas e epistemológicas na geomorfologia;

1.1. A Geomorfologia como ciência: objeto, objetivo, as escalas de tempo e espaço em relação aos estudos dos fatos geomorfológicos (Morfodinâmica e Morfogênese);

1.2 - As bases teóricas e conceituais da geomorfologia e a evolução do conhecimento geomorfológico;

1.2.1 - As teorias clássicas: Ciclo Geográfico do Relevo (DAVIS, 1899), Teoria do Recuo Paralelo das Vertentes (PENCK, 1924) e Modelo de Pediplanação (KING, 1956).

 

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

 

3

14/10/22

8:00 - 11:30

1.2.2. - As teorias geomorfológicas pós anos 60: Geomorfologia Dinâmica, Climática e da Paisagem.

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

 

4

21/10/22

8:00 - 11:30

2. Metodologias e técnicas de análise em geomorfologia

2.1. Análises sistêmica, Morfométrica, Cartografia em Geomorfologia e processos em Geomorfologia;

2.2. Taxonomia das formas;

2.3. Compartimentação topográfica;

2.4. Classificação dos meios morfodinâmicos;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

 

28/10/22

8:00 - 11:30

RECESSO - Dia do Servidor Público

 

5 - PROVA I

04/11/22

8:00 - 11:30

Todo o conteúdo abordado até a aula anterior

Sala de aula ou Laboratório PEDOGEO

6

11/11/22

8:00 - 11:30

Atividade prática (Programa Google Earth Pró)

Laboratório de Cartografia/Sensoriamento Remoto ou PEDOGEO

7

18/11/22

8:00 - 11:30

3. Influência dos processos endógenos e exógenos no modelado do relevo;

3.1 - O intemperismo, pedogênese e morfogênese;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

8

25/11/22

8:00 - 11:30

3.2 - As morfoestruturas: conceitos, processos e formas;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

9

02/12/22

8:00 - 11:30

4 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS ESTRUTURAIS NO MODELADO DO RELEVO E A CONSTITUIÇÃO DAS

MORFOESCULTURAS

4.1 - A relação entre formas de relevo, topografia, estrutura geológica e processos operantes (denudação, erosão fluvial, erosão diferencial, intemperismo e processos morfogenéticos);

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

10

09/12/22

8:00 - 11:30

4.2. Relevos tabuliformes e cuestiformes;

4.3 - Relevos esculpidos em domos;

4.4 - Relevos esculpidos em estruturas dobradas e falhadas;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

11

16/02/22

8:00 - 11:30

4.5 - Relevo esculpido em rochas carbonáticas;

4.6 - A organização espacial das unidades morfoestruturais do território brasileiro e suas características

morfoesculturais: Classificação do Relevo Brasileiro;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

12

6/01/23

8:00 - 11:30

5 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS CLIMÁTICOS

NO MODELADO DO RELEVO

5.1 - Os grandes sistemas morfoclimáticos do globo terrestre;

5.2 - Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros e suas potencialidades paisagísticas;

5.3 - Paisagens áridas e semiáridas;

5.4 - Paisagens glaciais;

6 - GLACIAÇÕES DO QUATERNÁRIO (PLEISTOCÊNICAS-HOLOCÊNICAS)

6.1 - Variações climáticas;

6.3 - Variações glacio-eustáticas;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

13

13/01/23

8:00 - 11:30

Apresentação de material didático sobre temas da Geomorfologia

 

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

14

20/01/23

8:00 - 11:30

PROVA II - Todo o conteúdo abordado até a aula anterior

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

15

27/01/23

8:00 - 11:30

Recuperação - A Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação: Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. § 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem. § 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão. 

Sala de aula ou Laboratório PEDOGEO

16

03/02/23

8:00 - 11:30

 

Divulgação das notas finais e relação de aprovados na disciplina

Sala de aula ou Laboratório PEDOGEO

ATENÇÃO!

* Importante ressaltar que este cronograma constitui-se em uma previsão do conteúdo e das datas. Dependendo do andamento de cada turma, este cronograma poderá sobre modificações e, por isso, é fundamental que os alunos acompanhem e se informem sobre o andamento das atividades.

* Os textos da disciplina ficarão disponíveis na Plataforma Microsoft Teams. O discente que realizar a matrícula na disciplina deverá providenciar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando o seu e-mail institucional (@ufu.br), conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O cadastro do discente no ambiente virtual da disciplina será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente cadastrado na Plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.

* O discente que tiver sua matrícula aprovada deve enviar o seu nome completo e e-mail institucional (@ufu.br) para a docente responsável pela disciplina (lecpgeo@ufu.br) até as 14h do dia 26 de setembro de 2022, para que seja processado o cadastro no ambiente virtual da disciplina.

Os materiais necessários para realização das atividades presenciais (textos, tutoriais, vídeos e demais materiais) serão disponibilizados por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula). Além disso, os discentes terão que instalar o programa Google Earth Pró em seu computadores pessoais ou utilizar o dos laboratórios de ensino;

A presença do discente será atribuída durante a aula presencial por meio de chamada e lançado no diário.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma individual e também em grupo e baseada nas seguintes estratégias:

·       Provas – serão realizadas duas provas na modalidade presencial e sem consulta, podendo conter questões analíticas, dissertativas e/ou múltipla escolha. Serão aplicadas duas provas.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico e trabalhadas durante as aulas dialogadas e práticas. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado.

Valor: 100,0 pontos e terá o peso 4 cada uma das provas (I e II);

 ·       Material Didático – será elaborado um material didático sobre um dos temas abordados na disciplina de Geomorfologia, envolvendo a apresentação teórica do assunto, o plano de aula e o material didático. A apresentação será na modalidade presencial, com a apresentação do conteúdo temático em forma de slides, entrega do plano de aula e o material didático.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias do conteúdo apresentado, além da qualidade, função, objetivos serão analisados também o grau de complexidade/dedicação/habilidade/estética do material didático. 

Valor:  100 pontos e terá o peso 3

·       Trabalho de campo – será realizado um trabalho de campo em local determinado pelo docente e conforme recursos disponíveis para o estudo do relevo e sua relação com a paisagem. Para isso, o discente aprenderá algumas técnicas de campo e como realizar o registro dos dados e informações por meio de fichas ou cadernetas de campo.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas durante o campo. Avaliação poderá ser em grupo ou individual.

Valor: 100,0 pontos e terá o peso 3;

A nota final será calculada a partir do uso da média aritmética ponderada: Nota Final (NF)= Prova I*4; Prova II*4; Material didático*3; Trabalho de campo*3; /14;

ATENÇÃO! Os discentes que não conseguirem obter os 60 pontos de nota final poderão solicitar a recuperação, desde que não tenham menos de 75% de presença. A recuperação será feita a partir da aplicação de uma nova prova, chamada substitutiva que conterá todo o conteúdo programático da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2ª edição. Edgard Blucher/Ed.USP. São Paulo, 1980;

CHRISTOPHERSON, R. W. Geossistemas: uma introdução à geografia İsica. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012;

GUERRA, A. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005;

LEFF, H. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009;

Complementar

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia: exercícios, técnicas e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002;

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. A questão ambiental: diferentes abordagens. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003;

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia do Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012;

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 1994;

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2008;

ROSS, J. L. S. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2006;

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/11/2022, às 10:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4050893 e o código CRC 4D418CEB.




Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 4050893