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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Objeto, natureza e concepções teóricas e epistemológicas na Geomorfologia. Metodologias e Técnicas de análise em Geomorfologia. Influência dos processos endógenos e exógenos no modelado do relevo. Influência dos aspectos estruturais no modelado do relevo e a constituição das morfoesculturas. Influência dos aspectos climáticos no modelado do relevo. Glaciações do Quaternário (pleistocênicas-holocênicas).
JUSTIFICATIVA
Diante da magnitude e especificidades que envolvem a gênese de formação do relevo, é importante abordar a Geomorfologia em uma perspectiva integrada, no qual a história de evolução do pensamento geomorfológico, os principais modelos de evolução do relevo, as principais teorias que embasam a formação do relevo brasileiro, bem como as técnicas de mapeamento geomorfológico, são conteúdos importantes para a formação do licenciado e bacharel em Geografia.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o estudante possa compreender o objeto, os conceitos, os processos e as teorias da Geomorfologia, além da gênese e evolução do relevo por meio de modelos clássicos correlacionando-os com outras áreas do conhecimento (Geologia, Pedologia, Climatologia, etc.). |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1 - OBJETO, NATUREZA E CONCEPÇÕES TEÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS NA GEOMORFOLOGIA
1.1 - A Geomorfologia como ciência: objeto, objetivo, as escalas de tempo e espaço em relação aos estudos dos fatos geomorfológicos (Morfodinâmica e Morfogênese);
1.2 - As bases teóricas e conceituais da Geomorfologia e a evolução do conhecimento geomorfológico;
1.2.1 - As teorias clássicas: Ciclo Geográfico do Relevo (DAVIS, 1899), Teoria do Recuo Paralelo das Vertentes (PENCK, 1924) e Modelo de Pediplanação (KING, 1956).
1.2.2. - As teorias geomorfológicas pós anos 60: Geomorfologia Dinâmica, Climática e da Paisagem.
2 - METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE ANÁLISE EM GEOMORFOLOGIA
2.1 - Análises sistêmica, Morfométrica, Cartografia em Geomorfologia e processos em Geomorfologia;
2.2 - Taxonomia das formas;
2.3 - Compartimentação topográfica;
2.4 - Classificação dos meios morfodinâmicos;
3 - INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS ENDÓGENOS E EXÓGENOS NO MODELADO DO RELEVO
3.1 - O intemperismo, pedogênese e morfogênese;
3.2 - As morfoestruturas: conceitos, processos e formas;
4 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS ESTRUTURAIS NO MODELADO DO RELEVO E A CONSTITUIÇÃO DAS MORFOESCULTURAS
4.1 - A relação entre formas de relevo, topografia, estrutura geológica e processos operantes (denudação, erosão fluvial, erosão diferencial, intemperismo e processos morfogenéticos);
4.2. Relevos tabuliformes e cuestiformes;
4.3 - Relevos esculpidos em domos;
4.4 - Relevos esculpidos em estruturas dobradas e falhadas;
4.5 - Relevo esculpido em rochas carbonáticas;
4.6 - A organização espacial das unidades morfoestruturais do território brasileiro e suas características morfoesculturais: Classificação do Relevo Brasileiro;
5 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS CLIMÁTICOS NO MODELADO DO RELEVO
5.1 - Os grandes sistemas morfoclimáticos do globo terrestre;
5.2 - Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros e suas potencialidades paisagísticas;
5.3 - Paisagens áridas e semiáridas;
5.4 - Paisagens glaciais;
6 - GLACIAÇÕES DO QUATERNÁRIO (PLEISTOCÊNICAS-HOLOCÊNICAS)
6.1 - Variações climáticas;
6.2 - Variações glacio-eustáticas;
METODOLOGIA
Este componente curricular será ministrado no formato presencial.
Todas os protocolos de segurança em vigência e recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU deverão ser seguidos e respeitados, assim como a Portaria REITO nº287, de 03 de março de 2022, no que se refere à comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19.
As aulas serão presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas e dialogadas, envolvendo assim um debates sobre os textos previamente definidos. Também ocorrerão discussões em grupo tanto em sala de aula, quanto em outros locais do Campus para subsidiar os estudos e debates em sala de aula e preparação para as provas.
Em relação aos recursos didáticos utilizados pela docente destaco: os textos científicos, lousa e projetor multimídia todos subsidiarão as aulas teóricas. Em relação as aula práticas serão utilizados equipamentos e materiais disponíveis no Laboratório PEDOGEO, como por exemplo maquetes didáticas, esteroscopio de espelho, fotografias aéreas, cartas topográficas e programas específicos como o Google Earth.
ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina.
O cronograma a seguir apresenta o detalhamento da programação da disciplina.
CRONOGRAMA:
Semana |
Data |
Horário |
Temática/Dinâmica da aula |
Local |
1 |
30/09/22 |
8:00 - 11:30 |
- Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas; 1. Aula de introdução a Geomorfologia Ambiental/Dinâmica; 1.1. Conceitos, objeto, objetivos, processos; |
Sala de aula |
2 |
7/10/22 |
8:00 - 11:30 |
1. Objeto, natureza e concepções teóricas e epistemológicas na geomorfologia; 1.1. A Geomorfologia como ciência: objeto, objetivo, as escalas de tempo e espaço em relação aos estudos dos fatos geomorfológicos (Morfodinâmica e Morfogênese); 1.2 - As bases teóricas e conceituais da geomorfologia e a evolução do conhecimento geomorfológico; 1.2.1 - As teorias clássicas: Ciclo Geográfico do Relevo (DAVIS, 1899), Teoria do Recuo Paralelo das Vertentes (PENCK, 1924) e Modelo de Pediplanação (KING, 1956).
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Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO
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3 |
14/10/22 |
8:00 - 11:30 |
1.2.2. - As teorias geomorfológicas pós anos 60: Geomorfologia Dinâmica, Climática e da Paisagem. |
Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO
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4 |
21/10/22 |
8:00 - 11:30 |
2. Metodologias e técnicas de análise em geomorfologia 2.1. Análises sistêmica, Morfométrica, Cartografia em Geomorfologia e processos em Geomorfologia; 2.2. Taxonomia das formas; 2.3. Compartimentação topográfica; 2.4. Classificação dos meios morfodinâmicos; |
Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO |
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28/10/22 |
8:00 - 11:30 |
RECESSO - Dia do Servidor Público |
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5 - PROVA I 04/11/22 |
8:00 - 11:30 |
Todo o conteúdo abordado até a aula anterior |
Sala de aula ou Laboratório PEDOGEO |
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6 |
11/11/22 |
8:00 - 11:30 |
Atividade prática (Programa Google Earth Pró) |
Laboratório de Cartografia/Sensoriamento Remoto ou PEDOGEO |
7 |
18/11/22 |
8:00 - 11:30 |
3. Influência dos processos endógenos e exógenos no modelado do relevo; 3.1 - O intemperismo, pedogênese e morfogênese; |
Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO |
8 |
25/11/22 |
8:00 - 11:30 |
3.2 - As morfoestruturas: conceitos, processos e formas; |
Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO |
9 |
02/12/22 |
8:00 - 11:30 |
4 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS ESTRUTURAIS NO MODELADO DO RELEVO E A CONSTITUIÇÃO DAS MORFOESCULTURAS 4.1 - A relação entre formas de relevo, topografia, estrutura geológica e processos operantes (denudação, erosão fluvial, erosão diferencial, intemperismo e processos morfogenéticos); |
Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO |
10 |
09/12/22 |
8:00 - 11:30 |
4.2. Relevos tabuliformes e cuestiformes; 4.3 - Relevos esculpidos em domos; 4.4 - Relevos esculpidos em estruturas dobradas e falhadas; |
Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO |
11 |
16/02/22 |
8:00 - 11:30 |
4.5 - Relevo esculpido em rochas carbonáticas; 4.6 - A organização espacial das unidades morfoestruturais do território brasileiro e suas características morfoesculturais: Classificação do Relevo Brasileiro; |
Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO |
12 |
6/01/23 |
8:00 - 11:30 |
5 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS CLIMÁTICOS NO MODELADO DO RELEVO 5.1 - Os grandes sistemas morfoclimáticos do globo terrestre; 5.2 - Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros e suas potencialidades paisagísticas; 5.3 - Paisagens áridas e semiáridas; 5.4 - Paisagens glaciais; 6 - GLACIAÇÕES DO QUATERNÁRIO (PLEISTOCÊNICAS-HOLOCÊNICAS) 6.1 - Variações climáticas; 6.3 - Variações glacio-eustáticas; |
Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO |
13 |
13/01/23 |
8:00 - 11:30 |
Apresentação de material didático sobre temas da Geomorfologia
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Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO |
14 |
20/01/23 |
8:00 - 11:30 |
PROVA II - Todo o conteúdo abordado até a aula anterior |
Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO |
15 |
27/01/23 |
8:00 - 11:30 |
Recuperação - A Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação: Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. § 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem. § 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão. |
Sala de aula ou Laboratório PEDOGEO |
16 |
03/02/23 |
8:00 - 11:30 |
Divulgação das notas finais e relação de aprovados na disciplina |
Sala de aula ou Laboratório PEDOGEO |
ATENÇÃO!
* Importante ressaltar que este cronograma constitui-se em uma previsão do conteúdo e das datas. Dependendo do andamento de cada turma, este cronograma poderá sobre modificações e, por isso, é fundamental que os alunos acompanhem e se informem sobre o andamento das atividades.
* Os textos da disciplina ficarão disponíveis na Plataforma Microsoft Teams. O discente que realizar a matrícula na disciplina deverá providenciar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando o seu e-mail institucional (@ufu.br), conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O cadastro do discente no ambiente virtual da disciplina será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente cadastrado na Plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.
* O discente que tiver sua matrícula aprovada deve enviar o seu nome completo e e-mail institucional (@ufu.br) para a docente responsável pela disciplina (lecpgeo@ufu.br) até as 14h do dia 26 de setembro de 2022, para que seja processado o cadastro no ambiente virtual da disciplina.
Os materiais necessários para realização das atividades presenciais (textos, tutoriais, vídeos e demais materiais) serão disponibilizados por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula). Além disso, os discentes terão que instalar o programa Google Earth Pró em seu computadores pessoais ou utilizar o dos laboratórios de ensino;
A presença do discente será atribuída durante a aula presencial por meio de chamada e lançado no diário.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma individual e também em grupo e baseada nas seguintes estratégias:
· Provas – serão realizadas duas provas na modalidade presencial e sem consulta, podendo conter questões analíticas, dissertativas e/ou múltipla escolha. Serão aplicadas duas provas.
Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico e trabalhadas durante as aulas dialogadas e práticas. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado.
Valor: 100,0 pontos e terá o peso 4 cada uma das provas (I e II);
· Material Didático – será elaborado um material didático sobre um dos temas abordados na disciplina de Geomorfologia, envolvendo a apresentação teórica do assunto, o plano de aula e o material didático. A apresentação será na modalidade presencial, com a apresentação do conteúdo temático em forma de slides, entrega do plano de aula e o material didático.
Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias do conteúdo apresentado, além da qualidade, função, objetivos serão analisados também o grau de complexidade/dedicação/habilidade/estética do material didático.
Valor: 100 pontos e terá o peso 3
· Trabalho de campo – será realizado um trabalho de campo em local determinado pelo docente e conforme recursos disponíveis para o estudo do relevo e sua relação com a paisagem. Para isso, o discente aprenderá algumas técnicas de campo e como realizar o registro dos dados e informações por meio de fichas ou cadernetas de campo.
Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas durante o campo. Avaliação poderá ser em grupo ou individual.
Valor: 100,0 pontos e terá o peso 3;
A nota final será calculada a partir do uso da média aritmética ponderada: Nota Final (NF)= Prova I*4; Prova II*4; Material didático*3; Trabalho de campo*3; /14;
ATENÇÃO! Os discentes que não conseguirem obter os 60 pontos de nota final poderão solicitar a recuperação, desde que não tenham menos de 75% de presença. A recuperação será feita a partir da aplicação de uma nova prova, chamada substitutiva que conterá todo o conteúdo programático da disciplina.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2ª edição. Edgard Blucher/Ed.USP. São Paulo, 1980;
CHRISTOPHERSON, R. W. Geossistemas: uma introdução à geografia İsica. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012;
GUERRA, A. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005;
LEFF, H. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009;
Complementar
GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia: exercícios, técnicas e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002;
GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. A questão ambiental: diferentes abordagens. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003;
GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia do Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012;
GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 1994;
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2008;
ROSS, J. L. S. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2006;
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/11/2022, às 10:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 | SEI nº 4050893 |