Boletim de Serviço Eletrônico em 14/10/2021
DOU de 08/10/2021, seção 3, página 118

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Av. João Naves de Ávila, nº 2121, Bloco 1A, Sala 207 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3230-9419 - www.ppgecm.ufu.br - secretaria@ppgecm.ufu.br
  

Timbre

Edital PPGECM nº 2/2021

07 de outubro de 2021

Processo nº 23117.065946/2021-42

 

OBJETO: Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2022 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

 

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), das unidades consorciadas: Faculdade de Matemática (FAMAT), Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), Instituto de Física (INFIS) e Instituto de Química (IQUFU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria REITO No 1129, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2020 e também pelo Estatuto e Regimento Geral da UFU e demais legislações pertinentes, torna públicas as condições gerais para a abertura das inscrições e o processo de seleção para alunos regulares e aluno especial, para o PPGECM, modalidades Curso de Mestrado Profissional para ingresso no primeiro semestre de 2022.

DISPOSIÇÕES INICIAIS

O presente processo seletivo será regido por este edital, pelas Resoluções 12/2008 e 06/2017 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, pela Resolução SEI Nº 14/2018 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (regulamento do  Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática), pela Portaria R 134, pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal de Uberlândia.

Serão nomeadas pelo PPGECM comissões examinadoras para o concurso de seleção do Curso de Mestrado Profissional.

Pelas circunstâncias atuais (COVID19), o processo será realizado totalmente através de ferramentas de acesso e comunicação via Internet. As atividades serão realizadas a partir da cidade de Ituiutaba, MG, nas dependências da UFU, campus Pontal.

No ato da inscrição o PPGECM disponibilizará ao candidato o edital completo, as informações e instruções pertinentes ao processo seletivo na secretaria e no endereço eletrônico do PPGECM http://www.ppgecm.ufu.br/;

Ao se inscrever no certame, o candidato:

declara que leu e entendeu todos os termos e condições do presente Edital e que aceita todo o regulamento pertinente ao certame;

compromete-se a tomar conhecimento de eventuais retificações, complementações, termos aditivos ou avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico do PPGECM http://www.ppgecm.ufu.br/, dos quais não poderá alegar desconhecimento;

autoriza a UFU a, independentemente de prévio aviso, digitalizar e/ou eliminar documentos físicos que porventura venham a ser produzidos em razão de sua participação no certame, observadas as normas e procedimentos previstos na legislação pertinente.

O atendimento aos interessados se dará exclusivamente por e-mail secretaria@ppgecm.ufu.br, em dias úteis das 8 hs às 11 hs e das 14 hs às 17 hs.

O Edital completo, as informações e instruções pertinentes ao Processo de Seleção serão disponibilizadas no endereço eletrônico PPGECM.

NÚMERO DE VAGAS

O número de vagas oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2021, é:

Modalidade

Ampla Concorrência

Pretos, pardos, indígenas

Pessoas com deficiência

Total

Alunos regulares

Mestrado

25

7

2

34

Alunos especiais

Mestrado

7

2

1

10

A distribuição das vagas por linhas de pesquisa/docente está descrita no Anexo I.

Serão adotados, dentro de cada uma das linhas de pesquisa do PPGECM/UFU, os mesmos proporcionais gerais definidos no art. 5º da resolução 06/2017 do CONPEP, buscando equilíbrio entre linhas.

O PPGECM instituirá comissão permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

Os candidatos que se inscreverem nas modalidades de cotas deverão ter suas inscrições homologadas pela comissão permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

Nas eventuais impugnações solicitadas por terceiros às inscrições e recursos às decisões de admissão ou inadmissão da cota serão observados os seguintes critérios:

Entrevista com os componentes do Colegiado do Programa de Pós-graduação;

Histórico das autodeclarações do candidato interessado em outros certames; e

Estudo da árvore genealógica.

Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência classificados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

Em caso de desistência de candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência posteriormente classificado.

Na hipótese de não haver candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados observada a ordem de classificação.

A pessoa com deficiência não é obrigada a inscrever-se como tal nos termos do art. 4º § 2º da Lei no 13.146/2015..

PRÉ-REQUISITOS

As vagas destinam-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em Ciências Biológicas, Física, Matemática ou Química. As vagas disponíveis são para a Ensino de Ciências e Matemática e para as linhas de pesquisa do PPGECM, a saber: a) Formação de Professores em Ciências e Matemática e b) Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática.

Poderão se inscrever egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo MEC de outras áreas tendo em vista a questão interdisciplinar, que comprovem conhecimentos nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Matemática ou Química, por meio do exercício docente em alguma dessas áreas em escola pública ou privada e aos profissionais que atuem em contextos não formais ou informais de ensino

Neste caso o candidato deverá anexar justificativa da solicitação de inscrição que será analisada pela comissão examinadora, podendo ainda solicitar documentação comprobatória para subsidiar a justificativa apresentada pelo candidato.

Não serão admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e somente serão admitidos tecnólogos graduados em nível superior.

Os candidatos aprovados e matriculados como alunos regulares deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira, até o 18º mês após a matrícula, ou até o pedido de exame de qualificação, o que ocorrer primeiro.

Para o mestrado será exigido um certificado proficiência em uma língua estrangeira.

Para candidatos estrangeiros não lusófonos será exigido também o certificado de proficiência em língua portuguesa;

Serão aceitos certificados de proficiências nas línguas: inglês ou espanhol.

Serão aceitos os certificados de proficiências, com validade de 24 meses, a partir da realização do mesmo.

Serão aceitos os exames oficiais, considerando-se as validades neles declaradas emitidos pelo(a):

PROFLIN-ILEEL-UFU  (http://www.ileel.ufu.br/proflin)

Cambridge a partir do nível intermediário

Michigan

TOEFL (com o mínimo de 500 pontos na prova impressa ou 230 na prova eletrônica)

D.E.L.E. (Diploma Espanhol como Língua Estrangeira) da Universidade de Salamanca

Os candidatos estrangeiros ou não naturalizados, não lusófonos, deverão apresentar, em caráter complementar e eliminatório, o certificado de proficiência em língua portuguesa aprovação no:

PROFLIN - Língua Portuguesa do ILEEL-UFU(http://www.ileel.ufu.br/proflin)

Certificado CELPE - Bras (http://www.mec.gov.br/sesu/celp.shtm);

Observados as mesmas condições e os mesmos prazos de validade das demais certificações de proficiência.

Para os exames em que não consta nenhum prazo de validade, será considerado o período máximo de 24 anos/meses, a partir da realização do mesmo.

Os certificados serão analisados diretamente pela Banca Examinadora nomeada para execução do presente edital, mediante apresentação de cópia digitalizada válida e legível do certificado no ato da inscrição no processo seletivo.

INSCRIÇÕES

A inscrição do candidato ao PPGECM compõe-se de duas etapas:

A primeira consiste na entrega da documentação exigida, conforme item 4.7.1;

A segunda consiste na análise dessa documentação pela Comissão Examinadora, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos;

O candidato deverá inscrever-se pelo endereço eletrônico https://forms.gle/BboWBzFBVTfGwASR9. As cópias deverão ser reunidas em formato de arquivos PDF e tamanhos compatíveis com seu envio pelo formulário.

Deverão  ser  entregues  três  arquivos  em  formato  PDF.  O  primeiro  arquivo  em  formato  PDF deve  conter  a  documentação  de  inscrição  e  identificação  dos  candidatos;  o  segundo  arquivo  em  formato PDF deve conter a sua documentação curricular e, o terceiro arquivo em formato PDF deve conter o pré-projeto de pesquisa.

Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea, assim como por correio eletrônico. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa;

O candidato deverá preencher no ato da inscrição o formulário disponível no link de inscrição do certame de modo que nele constem informações exatas e verídicas, sob pena de cancelamento da inscrição;

O cronograma das inscrições é:

Atividade

Data

Local

Período de inscrição

01 a 30/11/2021

https://forms.gle/BboWBzFBVTfGwASR9

Homologação final da documentação

A partir de 03/12/2021

http://www.ppgecm.ufu.br/

Documentação exigida:

O primeiro arquivo PDF para inscrição deve incluir cópia simples e legível de:

Requerimento, em formulário próprio, solicitando a inscrição, disponível no endereço eletrônico do PPGECM https://forms.gle/BboWBzFBVTfGwASR9;

Certificado de Proficiência em língua estrangeira, quando houver

Certificado de Proficiência em língua portuguesa, se estrangeiro não lusófono;

Diploma de graduação (frente e verso e sem cortes), atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação emitida pelo órgão competente;

Em caso de não conclusão do curso, declaração emitida pela Instituição de Ensino de origem de que até o dia anterior à matrícula no programa terá concluído o curso e colado grau oficialmente;

Histórico escolar do curso de graduação;

Registro civil (certidão de nascimento ou casamento)

Documento de identidade;

Comprovante de quitação eleitoral;

CPF;

Certificado de reservista, se do sexo masculino;

O segundo arquivo PDF para inscrição deve incluir cópia atualizada do currículo Lattes do candidato, juntamente a tabela de pontuação (ver Anexo II do presente edital) devidamente preenchida, assinada e datada, seguido da cópia dos respectivos documentos comprobatórios.

O terceiro arquivo PDF para inscrição deve ser o pré-projeto que deverá seguir obrigatoriamente o modelo constante do Anexo III.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:  ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

A seleção será realizada em 03 (três) etapas avaliativas, sendo a primeira e a segunda de natureza ELIMINATÓRIAS/CLASSIFICATÓRIA e a terceira de natureza CLASSIFICATÓRIA;

Primeira etapa, de caráter Eliminatório e Classificatório: prova escrita,

O cronograma com local de realização, o local de divulgação dos resultados e a duração de cada avaliação/etapa;

Cada etapa/avaliação terá a seguinte pontuação:

Etapa I – Prova Escrita – ELIMINATÓRIA / CLASSIFICATÓRIA

A prova escrita será elaborada conforme ementa (Anexo IV) e aplicada pela Comissão Examinadora de maneira remota usando as ferramentas de reunião e avaliação do Microsoft Teams, sendo atribuídas notas de zero a 100. As provas serão corrigidas exclusivamente pela Comissão Examinadora.

A prova escrita terá duração máxima de três horas e trinta minutos.

A prova constará de 2 (duas) questões discursivas. Cada questão valerá 50 (cinquenta) pontos.

A prova escrita será com consulta, mas o texto final deverá ser original e de autoria do candidato.

O candidato deverá responder às questões, em português, no período estabelecido e enviar via correio eletrônico ou diretamente pelo Microsoft Teams, em formato compatível com Microsoft Word.

Durante a realização da prova escrita, não será permitido contato ou consulta por qualquer meio, presencial ou virtual, com qualquer membro da Comissão Examinadora ou com qualquer outra pessoa, incluindo-se os candidatos inscritos neste processo seletivo.

Durante toda a duração da prova o candidato deverá manter a conexão, o microfone aberto e a webcam ligada que permitam à Comissão Examinadora verificar o disposto no item 5.1.3.1.f.

A nota da prova escrita será composta pela média das notas atribuídas pelos examinadores para as questões respondidas, considerando os parâmetros adotados, conforme o Anexo V.

Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) pontos nesta etapa.

Etapa II – Avaliação do Pré-projeto - ELIMINATÓRIA / CLASSIFICATÓRIA

O pré-projeto de pesquisa deve ter no mínimo 8 (oito) páginas e, no máximo 15 (quinze) páginas, incluindo capa, folha de rosto e referências bibliográficas, seguindo as orientações do http://www.edufu.ufu.br/sites/edufu.ufu.br/files/e-book_guia_de_normalizacao_2018_0.pdf.

Em hipótese alguma o/a candidato/a pode se identificar no projeto de pesquisa. Consideram-se quebra de anonimato (identificação), dentre outras: marcas de revisão presentes no texto (citação de nome do autor do pré-projeto, menções ao nome de orientadores de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, monografia, participação em grupos de pesquisa, referência a artigos em autoria ou em coautoria, vinculação profissional atual e anteriores).

Caso o pré-projeto de pesquisa apresente alguma forma de identificação ou quebra de anonimato será, automaticamente, desclassificado.

No pré-projeto de pesquisa o candidato deverá observar os seguintes itens: introdução, justificativa, objetivos, revisão teórica, metodologia, produto educacional, cronograma e referências – conforme Anexo III.

Os pré-projetos de pesquisa dos candidatos serão avaliados pelos membros da comissão avaliadora, que atribuirão notas de 0 (zero) a 100 (cem), conforme Anexo VI;

As notas serão atribuídas conforme os parâmetros de avaliação e suas respectivas pontuações, discriminado no Anexo VI. Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) pontos nesta etapa.

Os pré-projetos fora da área de concentração e linhas de pesquisa do PPGECM não serão avaliados.

A nota do pré-projeto de cada candidato(a) será composta pela média das notas atribuídas pelos examinadores, considerando os parâmetros adotados conforme o Anexo VI.

Etapa III – Avaliação do currículo - CLASSIFICATÓRIA

O curriculum vitae dos candidatos aprovados na Etapa II será avaliado conforme documentação apresentada, referente ao período e os critérios estabelecidos no Anexo II.

Será atribuída uma pontuação de 0 (zero) a 100 (cem) ao Currículo Lattes.

Nota de Corte e Critérios de Desempate

Nota de corte

Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) pontos

Critérios de Desempate

Os critérios de desempate são, nessa ordem:

Maior pontuação na Avaliação de Currículo;

Maior tempo de efetivo exercício docente no Ensino Fundamental;

Maior tempo de efetivo exercício docente no Ensino Médio;

Maior tempo de efetivo exercício docente na Educação não formal.

Etapa IV – Resultado Final 

A classificação final dos candidatos levará em conta a média aritmética simples dos resultados obtidos nas três etapas avaliativas, deste processo seletivo.

ALUNOS ESPECIAIS

Os alunos especiais submetem-se às mesmas obrigações dos alunos regulares, no que se refere ao calendário acadêmico e às disciplinas em que venham a se matricular, e não têm direito à orientação de dissertação ou tese.

O número de alunos especiais não excederá o percentual de 50% do número total de alunos regulares matriculados no geral e em cada disciplina;

O aluno especial será admitido no máximo por dois semestres consecutivos e terá direito a renovação de sua matrícula somente se a soma dos créditos já obtidos com aqueles que ele pretende se matricular não ultrapassar em 50% dos créditos necessários à integralização do currículo de mestrado ou doutorado;

A matrícula de aluno especial será realizada conforme o calendário acadêmico da pós-graduação UFU.

As vagas oferecidas para alunos especiais serão distribuídas da seguinte forma:

Serão destinadas 10 vagas para mestrado aos candidatos aprovados e classificados além do número de vagas para alunos regulares, observando-se a estrita ordem de classificação.

RECURSOS

Serão admitidos recursos quanto:

Inscrição;

Ao resultado das etapas I, II e III.

O prazo para interposição de recurso será de 02 (dois) dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

Os eventuais recursos deverão ser enviados pelo candidato via e-mail para secretaria@ppgecm.ufu.br, endereçado à comissão de seleção.

O candidato poderá recorrer em três instâncias em graus sucessivos, a saber: primeira instância, colegiado do PPGECM; segunda instância, Conselho do ICENP/UFU; e terceira instância, CONPEP. Para interposição de recursos em segunda e terceira instâncias deverão ser considerados os prazos máximos de 10 (dez) dias corridos, após a divulgação da apreciação do recurso anterior.

O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

Nos eventuais recursos sobre as questões da prova escrita deverá constar a bibliografia consultada.

O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação de recurso.

Caso a apreciação dos recursos interpostos pelos candidatos altere os resultados da etapa em relação à qual foi apresentado o recurso, poderá haver alteração na admissão ou não de candidatos para a fase seguinte, assim como mudança ou não na ordem geral de classificação.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições para o processo seletivo contidas neste edital e nas demais normas pertinentes à matéria.

O candidato deverá comparecer ao local das provas com 30 minutos de antecedência.

Em hipótese alguma será admitida a entrada de candidato após o horário previsto.

Todas as informações referentes ao processo seletivo, como locais, datas e horários de provas, classificação e aprovação dos candidatos, bem como resultados de cada uma das fases, poderão ser obtidas por meio eletrônico http://www.ppgecm.ufu.br/ e pelo e-mail secretaria@ppgecm.ufu.br.

A Comissão Examinadora se reserva o direito de não preencher todas as vagas.

Os candidatos classificados além do número oficial de vagas poderão ser chamados conforme a disponibilidade de vagas não preenchidas no período regular de matrícula, respeitando-se o calendário acadêmico;

A Comissão Examinadora apresentará Ata sobre a realização do processo seletivo com os critérios adotados para correção de provas e atribuição de notas aos candidatos.

Os resultados finais dos concursos serão homologados pela Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU) e divulgado na forma do item 5.1.2.

As matrículas dos candidatos aprovados serão efetuadas na secretaria do PPGECM, segundo o calendário acadêmico da pós-graduação da UFU, do Regulamento do PPGECM, as normas gerais de funcionamento da Pós-graduação da UFU e o Regulamento Geral da UFU.

A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas, a avaliação oral e a matrícula do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas provas, avaliação oral e/ou nos documentos apresentados.

O candidato, portador ou não de deficiência, que necessitar de condição especial para a realização das provas deverá enviar, até 05 dias antes de sua realização, à secretaria do PPGECM solicitação de condições especiais.

A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

Os casos omissos serão resolvidos pela comissão examinadora conjuntamente com o Colegiado do PPGECM.

DOS ANEXOS

Integram este Edital, independentemente de transcrição, os seguintes anexos:

Anexo I – Lista de Linhas de Pesquisa de docentes orientadores do PPGECM, e número de vagas por linha de pesquisa.

Anexo II – Roteiro de avaliação do curriculum vitae.

Anexo III – Modelo de Pré-projeto de pesquisa

Anexo IV – Tópicos e referências bibliográficas para prova escrita

Anexo V – Critérios de avaliação prova escrita.

Anexo VI – Critérios para análise de Pré-projeto de pesquisa.

 

Ituiutaba, 08 de outubro de 2021

 

José Gonçalves Teixeira Júnior

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

PORTARIA REITO Nº 1129, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2020


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Gonçalves Teixeira Junior, Coordenador(a), em 08/10/2021, às 07:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3090297 e o código CRC F0E079A1.



ANEXOS AO Edital

 

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGECM/UFU nº 002/2021

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2022 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

 

ANEXO I

Lista de Linhas de Pesquisa de docentes orientadores do PPGECM, e número de vagas por linha de pesquisa.

Para maiores informações sobre cada docente e linha de pesquisa acessar http://www.ppgecm.ufu.br/areas-e-linhas-de-pesquisa.

Docentes

Linhas de Pesquisa

Total

Ensino e Aprendizagem

em Ciências e Matemática

Formação de Professores

em Ciências e Matemática

Dr. Adevailton Bernardo dos Santos

-

1

1

Dra. Alessandra Riposati Arantes

2

1

3

Dr. Arlindo José de Souza Junior

-

1

1

Dra. Cristiane Coppe de Oliveira

-

1

1

Dra. Débora Coimbra

-

-

0

Dr. Douglas Marin

-

2

2

Dra. Érika Maria Chioca Lopes

-

1

1

Dra. Fabiana Fiorezi de Marco

1

1

1

Dra. Francielle Amâncio Pereira

-

1

1

Dr. Helder Eterno da Silveira

-

1

1

Dr. José Gonçalves Teixeira Júnior

2

-

2

Dr. Leandro de Oliveira Souza

-

-

0

Dr. Melchior José Tavares Júnior

-

1

1

Dr. Milton Antônio Auth

1

1

2

Dra. Neusa Elisa Carignato Sposito

-

-

0

Dra. Nicéa Quintino Amauro

1

1

1

Dra. Odaléa Aparecida Viana

-

-

0

Dr. Paulo Vitor Teodoro de Souza

2

-

2

Dra. Renata Carmo Oliveira

1

-

1

Dr. Rogério Fernando Pires

2

-

2

Dra. Rosana Sueli da Motta Jafelice

-

-

0

Dr. Sandro Prado Santos

2

-

2

Dra. Silvia Martins dos Santos

1

1

2

Dra. Viviane Rodrigues A. de Moraes

-

3

3

Dr. Vlademir Marim

-

2

2

TOTAL

15

19

34

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ANEXO II

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

O Curriculum Vitae, que deve ser gerado na Plataforma Lattes, será avaliado conforme a pontuação descrita no quadro abaixo, desde que devidamente comprovada.

Observações:

Os documentos comprobatórios que acompanham o currículo do candidato devem ser encaminhados na ordem do quadro abaixo.

Os documentos estão organizados em três grupos, para cada um serão pontuadas as atividades de um determinado período, a saber:

formação acadêmica – período indeterminado;

experiência profissional - período de análise: de outubro de 2011 a novembro de 2021 e;

produção científica - período de análise: de outubro de 2016 a novembro de 2021. Favor não encaminhar documentos de atividades realizadas fora do período de avaliação.

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ANEXO III

Modelo de Pré-projeto de pesquisa

Pré-projeto de pesquisa redigido em português, com mínimo de 8 (oito) páginas e máximo de 15 (quinze) páginas. Recomenda-se seguir as orientações do Guia de Normalização, disponível em http://www.edufu.ufu.br/sites/edufu.ufu.br/files/e-book_guia_de_normalizacao_2018_0.pdf. O projeto deve conter os seguintes itens:

 

  1. TÍTULO

  2. INTRODUÇÃO: Elaborar uma apresentação breve sobre o tema a ser pesquisado e sua relação com a Linha de Pesquisa à qual pretende se inserir, situando o contexto da pesquisa com sua prática profissional bem como suas motivações.

  3. JUSTIFICATIVA: Descrição da importância do tema a ser pesquisado. Deve ser de forma objetiva, evidenciando o problema a ser investigado e as contribuições que a pesquisa e o produto educacional poderão trazer à sua área de atuação profissional.

  4. OBJETIVOS: Apresentar o objetivo geral, o qual indicará a resolução do problema de pesquisa e os objetivos específicos que detalharão a ideia central do trabalho para o desenvolvimento e realização da pesquisa.

  5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Descrição dos principais trabalhos acadêmicos e da literatura científica específica, evidenciando as referências bibliográficas que abordam a temática em questão. É fundamental citar os principais autores ou trabalhos que discutem o tema conforme as normas da ABNT.

  6. METODOLOGIA: Apresentar o tipo de pesquisa que será desenvolvida e a justificativa teórica para esta abordagem. Descrever como será o desenvolvimento e a organização do trabalho de pesquisa.

  7. PRODUTO EDUCACIONAL: Descrição do Produto Educacional que será desenvolvido e aplicado em condições reais de sala de aula ou outros espaços de ensino, conforme o Documento Orientador de APCN - Área 46 - Ensino, da Capes (https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ensino1.pdf)

  8. CRONOGRAMA: Apresentar um cronograma de até 36 meses listando as etapas previstas no trabalho de pesquisa, de acordo com as normas do PPGECM (http://www.ppgecm.ufu.br/legislacoes/resolucao-sei-no-142018-conpep).

  9. REFERÊNCIAS: Indicar todo o material consultado e referendado na elaboração deste pré-projeto de pesquisa como livros, artigos, websites entre outros seguindo as normas da ABNT para referências.

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ANEXO IV

Tópicos e referências bibliográficas para prova escrita

 

1) ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Bibliografia recomendada:

CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATTO, N. S. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos avanços e novas perspectivas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011. http://hdl.handle.net/11449/72994.

 

2) PAULO FREIRE E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Bibliografia recomendada:

MALHEIROS, A. P. S.; FORNER, R.; SOUZA, L. B. Paulo Freire e Educação Matemática: Inspirações e Sinergias com a Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-21, 2021. https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13155.

OLIVEIRA, Z. V.; ALVIM, M. H. História das Ciências e da Matemática, Educação Problematizadora e Epistemologias do Sul: para se pensar um ensino de ciências e de matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, P. 554-581, 2020. https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10669

 

3) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Bibliografia recomendada:

SILVA, M. R. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, v. 34, p. 1-15, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698214130

CASTRO, G. A. M.; ESPÍRITO SANTO, C. F. A.; BARATA, R. C.; ALMOULOUD, S. G. Desafios para o professor de ciências e matemática revelados pelo estudo da BNCC do ensino médio. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, v. 15, n. 2, p. 1-32, 2020. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73147

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ANEXO V

Critérios de avaliação prova escrita

Critérios de Avaliação

Pontuação

Clareza na exposição dos argumentos e redação adequada

0 a 20

Sequência de argumentos

0 a 20

Avaliação crítica do tema

0 a 20

Grau de precisão dos conceitos e fundamentos dos argumentos

0 a 40

TOTAL

100

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ANEXO V

Critérios para análise de Pré-projeto de pesquisa


Referência: Processo nº 23117.065946/2021-42 SEI nº 3090297