UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA NONA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


ATA DA NONA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos dezessete dias do mês de novembro de dois mil e vinte e dois, às 14h00min, teve início a Nona Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso, Antônio Carlos Freire Sampaio, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Cláudio Antonio Di Mauro, Elton da Silva Negreto, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, João Vitor Meza Bravo, Lorenzo Staduto, Luziane Ribeiro Indjai, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Sérgio Luiz Miranda e Vivianne Peixoto da Silva. Justificaram ausência os seguintes conselheiros: Dênis Sebastião Ramos Firmino, Fernando Luiz de Paula Santil, Filipe Goulart Lima, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis. ORDEM DO DIA: 1.1) Ata da 8ª ordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 27 de outubro de 2022. Processo: 23117.079739/2022-56; Protocolo SEI 4032715O Professor Boscolli colocou em apreciação a Ata da 8ª reunião ordinária de 2022 e, não havendo manifestações dos conselheiros, submeteu o referido documento à votação, o qual foi aprovado por unanimidade, com 15 votos favoráveis. Em seguida, de forma a preceder os informes, o professor Boscolli solicitou a anuência dos conselheiros para a inclusão do seguinte ponto de pauta: Processo 23117.085055/2022-93. Solicitação do Curso de Graduação em Pedagogia a Distância (FACED) para alocação do docente Prof. Dr. Hélio Carlos Miranda de Oliveira nas disciplinas: GPG094 Monografia I e GPG098 Monografia II. Não havendo manifestações contrárias, o item foi incluído.  2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. O Professor Boscolli informou que fará convocação para reuniões extraordinárias para que o CONIGUFU possa apreciar as propostas de oferta de disciplinas dos Cursos de Graduação e dar continuidade ao processo de revisão do Regimento Interno do IG.  2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Os professores Fernando Santil e Luziane Indjai informaram sobre as premiações recebidas pelos discentes do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, no XII Congresso Brasileiro de Ciências Geodésicas e V Simpósio Brasileiro de Geomática, realizado no período de 08 a 11/11/2022, na cidade de Curitiba - PR. O discente  José Roberto De Abreu Junior, orientado pelo docente Wagner Carrupt Machado, recebeu a segunda colocação e o discente Caique Eduardo de Jesus Nascimento Simionato, orientado pelo docente Vinicius Francisco Rofatto, recebeu menção honrosa. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. A docente Vivianne informou a respeito do convite para o II Encontro de Migração, Saúde e Trabalho, organizado pelo MIGRAST em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello - CSVM-UFU. Segundo a Professora, que também é organizadora do evento, nessa segunda edição, o encontro abordará a "Governança local", por meio de palestra e mesa de debates, propondo diálogos com a sociedade civil e instituições governamentais de Uberlândia. Uma novidade nessa segunda edição do evento é a submissão de resumos expandidos, com menção honrosa para o melhor de cada um dos quatro eixos temáticos (1- Governança Local; 2- Migrações Internacionais e Saúde; 3- Migrações Internacionais e Trabalho e 4- Eixo Transversal) e publicação de todos os trabalhos aprovados. Em seguida, a professora Vivianne comunicou que durante o II Seminário de Pesquisa da UFU, ocorreu a Premiação do Sistema de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação, e que a Iniciação científica da aluna Gabrielly Cristiny Soares Silva, orientada pela referida docente, foi premiada na categoria melhor iniciação Científica da Graduação -  Ciências da Vida, sendo esse o segundo ano consecutivo que uma aluna do curso de Saúde Coletiva recebe essa premiação, o que é muito significativo para o curso - o qual sofreu profundas mudanças recentemente, desde a alteração de nome até plena reformulação de seu Projeto Político Pedagógico - na medida em que concorreu com todos os cursos de graduação na área da saúde da UFU. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão. A professora Gláucia informou, assim como no Comunicado enviado pela COEXTIGUFU à toda a Comunidade IGUFU, que: "Considerando o número de pessoas envolvidas em atividades de extensão (equipe de execução; discentes; comunidade externa), que poderão ser impactadas pela não emissão de certificados, ficou definido que todas as ações ocorridas em 2022, que ainda não foram cadastradas, serão analisadas e, cumprindo as exigências da extensão, serão deferidas; e - a partir de 01/01/2023, todas as ações que não forem cadastradas previamente, com tempo hábil para análise e emissão do parecer pela COEXT-IG, serão indeferidas. Para tanto, as ações nesta situação deverão ser cadastradas no sistema SIEX até dia 12/12/2022. Em seguida, a professora Gláucia informou que a atividade no formato itinerante, promovida pela PROEXC, para dirimir dúvidas e prestar esclarecimentos a respeito do registro de atividades de extensão no sistema SIEX, será realizada no Campus Santa Mônica em 18 de novembro de 2022. 2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes. 2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes. 2.14) Informes dos representantes dos Docentes. Não houve informes. 3.1) Processo 23117.078870/2022-04. Deliberação sobre a oferta de disciplinas pelos Programas de Pós-Graduação do IGUFU no Ano/Semestre: 2023/1. A professora Gelze realizou a leitura da planilha (4073517) contendo a relação de disciplinas a serem ofertadas no PPGEO no Ano/Semestre letivo 2023/1, bem como os respectivos docentes vinculados, a saber: I) Linhas 1, 2 e 3: - Métodos de pesquisa em Geografia, PGE047, docentes Elivelton da Silva Fonseca, Guilherme Resende Corrêa, Túlio Barbosa; II) Linha 1: - Uso do território, economia e produção, PGE060, Mirlei Fachini Vicente Pereira; - Estrutura Comercial das cidades: Processos e formas, PGE020, Vitor Ribeiro Filho; III) Linha 2: Clima Urbano e Saúde, PGE064, Paulo Cezar Mendes; - Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, PGE065, Guilherme Resende Corrêa; - Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental, PGE068, Jorge Luís Silva Brito e João Vitor Meza Bravo; - Tópicos Especiais em Geografia - Fitogeografia do Brasil, Vinícius de Lima Dantas (oferta dependerá do cadastro da ementa e da disciplina); - IV) Linha 4: Cartografia Escolar, PGE071, Antônio Carlos Freire Sampaio; - Formação docente em Geografia, PGE026, Adriany de Ávila Melo Sampaio. Em seguida, o professor Boscolli abriu espaço às considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, o item foi submetido à votação e aprovado com 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. Na sequência, o professor Paulo Cezar realizou a leitura da planilha (4073728) contendo a relação de disciplinas a serem ofertadas no PPGAT no Ano/Semestre letivo 2023/1, assim como os docentes vinculados, a saber: I) Obrigatórias: - Regionalização e Territorialização da Saúde, PGST26, Winston Kleiber de Almeida Bacelar; - Fundamentos de Saúde Pública no Brasil, PGST25, . Liliane Tannús; II) Optativas: - Educação Ambiental e Sustentabilidade, PGST32, João Carlos de Oliveira; - Tópico Especial em Saúde do Trabalhador, PGST43, Karine Rezende de Oliveira. Em seguida, o professor Boscolli abriu espaço às considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, o item foi submetido à votação e aprovado com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.2) Processo 23117.061042/2022-29. Nomeação de banca para Concurso Público - Professor Efetivo, Edital Nº 6/2022/IGUFU, Área Fotogrametria e Sensoriamento Remoto - composta pelos membros titulares: George Deroco Martins (UFU) - presidente, Rodrigo de Bezerra Araújo Gallis (UFU) e Aluir Porfírio Dal Poz (UNESP); e suplentes: Mário Luiz Lopes Reiss (UFRGS), Daniel Rodrigues dos Santos (IME) e  Luziane Ribeiro Indjai (UFU). O professor Boscolli informou da necessidade de nomeação de banca para Concurso Público, ressaltando que a lista de candidatos inscritos já encontra-se publicada no portal seleção da DIRPS/UFU, para averiguação de conflitos de interesse. Em seguida, o professor Boscolli abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o item à votação, o qual foi aprovado por unanimidade, com 14 votos favoráveis. 3.3) Processo 23117.084094/2021-92. Plano de Qualificação do Instituto de Geografia​. Solicitação da Direção para reabrir processo de consulta pública e atualizar o Plano de Qualificação da Unidade (PQU), elaborado para planejar/aprovar as solicitações de afastamentos para ações de desenvolvimento profissional dos servidores do IGUFU nos anos de 2023, 2024 e 2025. O professor Boscolli expôs a importância da continuidade do processo, via consulta pública, para atualização anual do Plano de Qualificação da Unidade (PQU). Em seguida, abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o item à votação, o qual foi aprovado por unanimidade, com 15 votos favoráveis. 3.4) Processo 23117.025976/2022-05. Apreciação de Edital para remoção/redistribuição de docente para a Área de Geologia Aplicada à Mineração, Curso de Geologia. Apresentação: Comissão Examinadora - Ângela Suélem Rocha Veloso  (Presidente), Emerson Rodrigo Almeida e Felix Nannini. A pedido da presidente da comissão, o professor Boscolli fez a leitura da Minuta de Edital anexa ao processo 23117.025976/2022-05. Em seguida, foi aberto espaço para as considerações por parte dos conselheiros. Na ausência de manifestações do Conselho, o item foi submetido à votação, sendo aprovado com 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. Os itens 3.5 e 3.6 foram apreciados em bloco sob Relatoria da Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. 3.5) Processo 23117.082632/2022-95. Apreciação do Relatório de Progressão Funcional do Professor Filipe Goulart Lima, do Nível 1 para o Nível 2 da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 22 de novembro de 2020 a 22 de novembro de 2022. 3.6) Processo 23117.068298/2022-67. Apreciação do Relatório de Progressão Funcional do Professor Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, do Nível 3 para o Nível 4 da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 13 de setembro de 2020 a 13 de setembro de 2022. Para apreciação do bloco de processos de avaliação de desempenho docente, o Professor Boscolli solicitou a apresentação dos Pareceres ao Presidente da Comissão, Professor Sérgio Luiz Miranda, que procedeu à leitura dos documentos. Em seguida, o Professor Boscolli agradeceu à Comissão pelo trabalho realizado e submeteu o conjunto dos itens à apreciação do Conselho e, não havendo inscritos para discussão, procedeu-se imediatamente à votação, sendo que ambos os pareceres do bloco de relatórios foram aprovados com 11 votos favoráveis, nenhum voto contrário e três abstenções. 3.7) Processo 23117.073588/2022-22. Aprovar a Decisão Administrativa ad referendum ​feita para nomeação da Banca Examinadora para avaliar as atividades dos alunos que realizarão exame de suficiência, regulado pelo Edital DIRIGUFU Nº 6/2022, com a finalidade de abreviar o tempo de conclusão do curso, previsto no Capítulo II da Resolução 15/2011 do CONGRAD, na disciplina GAC034 - Processamento Digital de Imagens de Satélite. A Banca será composta pelos seguintes membros: - Professora Luziane Ribeiro Indjai - Presidente; - Professora Tatiane Assis Vilela Meireles; e - Professor Claudionor Ribeiro da Silva. O professor Boscolli fez a leitura da Decisão Administrativa CONIGUFU Nº 116/2022 (4057725). Em seguida, submeteu o item à apreciação do Conselho e, não havendo inscrições, procedeu-se à votação. A decisão foi aprovada com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.8) Processo 23117.075500/2022-15. Aprovar a Decisão Administrativa ad referendum feita para nomeação da Banca Examinadora para avaliar as atividades dos alunos que realizarão exame de suficiência, regulado pelo Edital DIRIGUFU Nº 7/2022, com a finalidade de abreviar o tempo de conclusão do curso, previsto no Capítulo II da Resolução 15/2011 do CONGRAD, na disciplina de Biogeografia (GAC037). A Banca será composta pelos seguintes membros: - Professora Luziane Ribeiro Indjai - Presidente; Professora Mirna Karla Amorim da Silva e Professor Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo. O professor Boscolli fez a leitura da Decisão Administrativa CONIGUFU Nº 117/2022 (4061781). Em seguida, submeteu o item à apreciação do Conselho e, não havendo inscrições, procedeu-se à votação. A decisão foi aprovada com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.9) Processo 23117.085055/2022-93. Solicitação do Curso de Graduação em Pedagogia a Distância (FACED) para alocação do docente Prof. Dr. Hélio Carlos Miranda de Oliveira nas disciplinas: GPG094 Monografia I e GPG098 Monografia II. O professor Boscolli informou que a solicitação de anuência por parte do CONIGUFU provavelmente ocorrerá a cada ciclo de oferta do Curso de Graduação em Pedagogia a Distância, ressaltando que os encargos para o docente não são considerados como carga horária de ensino no Plano de Trabalho do Professor Hélio Carlos Miranda. O professor Boscolli colocou em apreciação a solicitação requerida. Não houve inscritos para discussão do tema e, submetido à votação, o item foi aprovado por unanimidade, com 14 votos favoráveis. 3.10) Assuntos Gerais. Nada mais havendo a  tratar, às 15h40min, o Senhor Presidente do CONIGUFU deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 17 de novembro de 2022.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

3.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

4.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Presente

5.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

6.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Férias

7.

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

8.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

9.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

10.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Presente

11.

Jaqueline Vicente Matsuoka

Representante Discente da Pós Graduação - Indicada em 30/08/2022

Ausente

12.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

13.

Lorenzo Staduto

Representante Discente da Graduação - Indicado em 30/08/2022

Presente

14.

Luziane Ribeiro Indjai

Representante dos Docentes - Eleita em  27/10/2022

Presente

15.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

16.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

17.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Ausência Justificada

18.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

19.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

 


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Documento assinado eletronicamente por Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, Conselheiro(a), em 15/12/2022, às 14:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 15/12/2022, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 15/12/2022, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Claudio Antonio de Mauro, Conselheiro(a), em 15/12/2022, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Conselheiro(a), em 15/12/2022, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Elton da Silva Negreto, Secretário(a), em 15/12/2022, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 15/12/2022, às 16:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vivianne Peixoto da Silva, Conselheiro(a), em 16/12/2022, às 14:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.084422/2022-31 SEI nº 4074137