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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 20 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
As Ciências Sociais e a Saúde. Representações sociais e culturais da saúde e da doença. Os profissionais da saúde nos tempos modernos. As relações entres os profissionais de saúde bucal e os pacientes. Políticas públicas de saúde bucal. Importância social das políticas de saúde coletiva.
JUSTIFICATIVA
O contato com as ciências sociais e suas subáreas, notadamente a antropologia, a ciência política e a sociologia em perspectiva com a área da saúde propicia aos estudantes uma compreensão crítica de sua prática profissional, pela desnaturalização de valores, normas, concepções que, para os participantes do mundo moderno ocidental, tendem a ser tomadas como objetivas e universais. Ao compreender a dimensão social, política e cultural do corpo e da saúde, o futuro profissional poderá assumir um olhar distanciado em relação às normas postas e, eventualmente, adquirir maior liberdade de movimento e pensamento no interior do seu universo profissional. O que não necessariamente precisa levar a uma relativização completa, mas a uma maior capacidade de pensamento crítico.
OBJETIVO
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Objetivo Geral: |
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Desenvolver perspectivas sociológicas, antropológicas e políticas sobre o papel da profissão, do lugar que os profissionais de odontologia ocupam no espaço social, oferecendo conhecimentos sobre como sua prática profissional se insere no campo mais amplo da Saúde. |
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Objetivos Específicos: |
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Discutir a dimensão social, cultural e simbólica do processo saúde-doença; - Discutir a constituição moderna do campo da Saúde e analisar as relações complexas entre o profissional de saúde e o paciente; - Apresentar as políticas públicas de Odontologia e sua função no conjunto da saúde coletiva; - Promover o debate dos temas relacionados à saúde bucal, sua inserção no SUS, e sua importância como um direito social; - Debater as questões étnico-raciais, de gênero, de direitos humanos e outras, bem como sua relação com a saúde coletiva e bucal |
PROGRAMA
1. As Relações entre Cultura e Saúde:
1.1. O símbolo: distinção entre cultura e natureza;
1.2. Humanos: produtos da cultura; Ficha de Componente Curricular Perspectivas Sociais, Culturais e Políticas;
1 1.3. A doença: perspectiva histórica-estrutural e cultural.
2. A Constituição Moderna do Campo da Saúde e as Relações entre Profissionais de Saúde e Pacientes:
2.1. O campo da saúde;
2.2. A função do hospital no controle social;
2.3. A medicina social e sua postura em relação aos pacientes.
3. Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal De Uberlândia:
3.1. Medicina popular e medicina científica;
4. Perspectivas Sociais e Políticas da Odontologia;
4.1. Problemas da saúde bucal;
4.2. Construção social da prática odontológica;
4.3. Saúde bucal e sua inserção no Sistema Único de Saúde;
4.4. Políticas públicas de saúde bucal e saúde coletiva.
5. Debates Contemporâneos no Campo da Saúde:
5.1. Gênero e saúde;
5.2. Raça, etnia e saúde;
5.3. Violência, Direitos Humanos e Saúde
METODOLOGIA
A disciplina irá se desenvolver através de aulas expositivas/dialogadas, através das leituras e discussões da bibliografia, seminários, estudos dirigidos e materiais audiovisuais apresentados ao longo da disciplina. Os textos e demais materiais estarão disponíveis na plataforma teams.
Horário das aulas presenciais: quinta-feira 09:50 às 11:30
Carga Horária Total: 30h
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
Serão distribuídos 60,0 pontos em 2 avaliações/Estudos Dirigidos. Além disso, serão distribuídos 40,0 pontos em seminários realizados em grupos.
Recuperação de Aprendizagem: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma Prova Substitutiva na última de aula no valor de 100,00.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BOTANSKI, Luc. As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
BOTAZO, C.; FREITAS, S. F. T. (org.). Ciências sociais e saúde bucal: questões e perspectivas. Bauru: Edunesp, 1998.
LEFÈBRE, F. O medicamento como mercadoria simbólica. São Paulo: Cortez, 1991
Complementar
CANGUILHEM, G. O Normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
CARDOSO, F. H.; IANNI, O. Homem e sociedade: leituras básicas de sociologia geral. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1980.
ELIAS, N. A solidão dos moribundos. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
FINKELMAN, J. (org.). Caminhos da saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. Disponível em: http://books.scielo.org/id/sd/pdf/finkelman9788575412848.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.
FOUCALT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCALT, Michel. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1977.
LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
TAX, Sol. Panorama da Antropologia. São Paulo: Fundo de Cultura, 1966
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| | Documento assinado eletronicamente por Luiz Paulo de Melo Costa, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 30/04/2024, às 22:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5380931 e o código CRC B91CC44E. |
| Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 | SEI nº 5380931 |