UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 3ª reunião ordinária 2021 Do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS – GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS. Aos nove dias do mês de abril do ano dois mil e vinte e um, às 8 h, na Sala de Reuniões virtuais do PPGAIG (Webex), teve início a 3ª reunião ordinária do colegiado, sob a Presidência do Prof. Gilberto de Oliveira Mendes, estando presentes os professores Bruno Sérgio Vieira, Gabriel Mascarenhas Maciel, George Deroco Martins e Vanessa Andaló Mendes de Carvalho. O presidente Prof. Gilberto de Oliveira Mendes inicia agradecendo a presença de todos e assim deu início a reunião conforme pauta de convocação. 1. Comunicações.  Prof. Gilberto inicia informando que o preenchimento da Plataforma Sucupira, coleta 2020, estava em fase de finalização, restando finalizar alguns textos do item Proposta. Posteriormente virá a outra parte para preenchimento, que serão os destaques nas produções dos docentes, discentes e do Programa. Informou ainda que teve reunião com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação sobre a possibilidade de o Programa ser avaliado já nesse quadrienal e receber conceito. O Pró-reitor ficou de contatar a coordenadora da área Interdisciplinar e retornar a informação. Ordem do dia.  2.1  Aprovação de atas. 2.1.1   Ata da 2ª reunião ordinária, realizada dia 05/03/2021 (processo 23117.013582/2021-15).  Colocada em votação foi aprovada por 4 (quatro) votos a favor e uma abstenção. 2.1. Ata da 2ª reunião Extraordinária realizada no dia 24/03/2021 (processo 23117.019659/2021-61). Colocada em votação foi aprovada por 3 (três) votos a favor e duas abstenções. 2.2 Solicitação de trancamento geral do discente João Paulo Dias Damasceno  (2688015). Prof Gilberto faz a leitura da solicitação de trancamento geral feito pelo discente João Paulo Dias Damasceno, com a anuência do seu orientador, prof. Eusimio Felisbino Fraga Junior e coloca em votação. Aceita por unanimidade. 2.3 Alterações no critério de seleção de bolsas (2688011). Prof. Gilberto relata a proposta de alteração no critério de seleção de bolsas do PPGAIG, feita pela comissão de bolsas. Faz uma leitura do documento enviado pela referida comissão explicando que a alteração solicitada seria destinar a(s) bolsa(s) adotando sempre como padrão a nota geral no processo seletivo (independentemente da linha de pesquisa), modificando o item 1.1.1 do informe de 26 de agosto de 2019, redigido pela própria comissão, que diz: “Caso haja apenas uma bolsa, a concessão será para o primeiro colocado geral no processo seletivo. No caso da concessão de mais de uma bolsa, estas serão distribuídas alternadamente entre as linhas, respeitando a ordem de classificação no processo seletivo do PPGAIG”. Após debate, é colocado em votação, ficando com o seguinte resultado: 3 votos a favor da manutenção do atual critério de seleção e 2 votos pela alteração. Portanto será mantido o atual critério. Também ficou definido o envio à Comissão de bolsas uma minuta da resolução, confirmando a manutenção do critério atual. 2.4  Alteração da grade curricular. Prof. Gilberto faz uma introdução, explicando que o prof. Murillo Guimarães Carneiro propôs duas novas disciplinas, “Aprendizagem de Máquinas” e “Inteligência Artificial”, além da alteração na ementa da disciplina AIG023 – Mineração de Dados Aplicada em Informações Geoespaciais e Agrícolas (a saber: inclusão do item: “Aplicações em problemas de informações geoespaciais e agrícolas”), para uma melhor abordagem da temática da disciplina. Prof. Gabriel argumentou que, assim como o prof. Murillo, outros docentes apresentaram propostas de novas disciplinas no ato de seu credenciamento, uma vez que um dos requisitos para solicitar credenciamento é apresentar proposta contendo a ementa de uma disciplina a ser oferecida ou o compromisso de colaborar nas atividades de uma disciplina já existente (Art. 10, inciso II, da Resolução CONPEP 6/2019). Prof. Gabriel relatou que os docentes credenciados em 2020 foram encaixados em alguma disciplina já existente. Além disso, o Prof. Gabriel sugeriu que a criação de disciplinas deveria ser precedida pela sua oferta no formato de Tópicos especiais e, somente após sua consolidação, fosse incorporada como disciplina da grade do Programa. Isso garantiria maior estabilidade à grade curricular, evitando sucessivos processos de criação e extinção de disciplinas que requerem tramitação na unidade acadêmica e CONPEP. Como desdobramento da discussão, foi proposto o encaminhamento de acatar as sugestões de disciplinas do prof. Murillo, mas com a ressalva de que as novas disciplinas deveriam ser inicialmente ofertadas como Tópicos especiais. Adicionalmente, o mesmo encaminhamento seria dado às disciplinas propostas pelos demais docentes credenciados em 2020, que seriam notificados por e-mail da possibilidade de ofertar as disciplinas propostas no formato de Tópicos especiais. Colocado em votação, o encaminhamento foi aprovado por unanimidade. Seguindo com a palavra, prof. Gilberto coloca em discussão a criação das disciplinas Tópicos Especiais IV, com carga horária de 60 horas (4 créditos) e Tópicos Especiais V, com carga horária de 75 horas (5 créditos), aprovado por unanimidade. Como terceiro ponto, foi discutida a possibilidade de extinção da disciplina AIG025- Robótica Móvel aplicada em Áreas Urbanas e Agrícolas, uma vez que o docente que era responsável pela disciplina, prof. Jefferson Rodrigo de Souza, solicitou seu descredenciamento do PPGAIG, ficando a disciplina sem docente para ofertá-la. Colocado em votação, foi aprovada por unanimidade a extinção. 2.5.  Reivindicações do PPGAIG para candidatos a diretor do ICIAG. Prof Gilberto comenta que, com a eleição para diretor do ICIAG, seria um momento certo para registrar em ata as demandas do Programa para apresentação juntos aos candidatos. Prosseguindo, coloca uma demanda que seria a necessidade de alocação de uma vaga para a secretaria do PPGAIG, com dedicação exclusiva, já que o atual executa outras funções e com o aumento das turmas, a demanda de serviço está crescendo muito rapidamente. Todos de acordo. 3. Outros. Nada mais a ser tratado o Presidente encerrou a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, como Presidente, e demais Membros do Colegiado. Monte Carmelo, 09 de abril de 2021.  

Bruno Sergio Vieira 

Gabriel Mascarenhas Maciel

Gilberto de Oliveira Mendes 

George Deroco Martins 

Hélio Langoni Sobrinho

Vanessa Andaló Mendes e Carvalho


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Documento assinado eletronicamente por Hélio Langoni Sobrinho, Secretário(a), em 01/06/2021, às 08:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto de Oliveira Mendes, Presidente, em 01/06/2021, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Andalo Mendes de Carvalho, Membro de Colegiado, em 01/06/2021, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel Mascarenhas Maciel, Membro de Colegiado, em 01/06/2021, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Bruno Sergio Vieira, Membro de Colegiado, em 04/06/2021, às 11:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Tadeu Ferreira Lima, Membro de Colegiado, em 04/06/2021, às 18:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por George Deroco Martins, Membro de Colegiado, em 15/06/2021, às 09:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.022998/2021-24 SEI nº 2708645