UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Curso de Graduação em Química - Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Instrumentação para o Ensino de Química II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

GQI118

Período/Série:

8º (Noturno)

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

José Gonçalves Teixeira Júnior

Ano/Semestre:

2019 / 2

Observações:

 

 

EMENTA

1. Influência da linguagem e da mediação no processo de elaboração de significados.
2. Papel da experimentação, do cotidiano e da história da Ciência no ensino da Química.
3. Os projetos para o ensino de química elaborados nas últimas décadas.
4. Planejamento de atividades fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos.
5. Planejamento e organização do espaço físico para o desenvolvimento de atividades.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II justifica-se pela necessidade de se discutir questões relacionadas à linguagem química e sua mediação no processo de elaboração de significados
em Química. Além disso, serão discutidos vários aspectos relacionados à experimentação no ensino de Química: planejamento de aulas práticas; análise de experimentos em livros didáticos, revistas, sites e apostilas; questões relacionadas à segurança e discussão de diferentes metodologias a serem utilizadas nestas aulas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer subsídios ao estudante para que ele organize e selecione conteúdos e estratégias e, principalmente, utilize as atividades experimentais como um recurso didático importante para a construção de conhecimentos

Objetivos Específicos:

Discutir as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal de conteúdos, bem como os vários tipos de atividades (análise de suas funções, adequação a diferentes realidades e fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos); planejar e organizar espaços físicos para o desenvolvimento de atividades experimentais na educação básica.

PROGRAMA

1. Influência da linguagem e da mediação no processo de elaboração de significados - análise de episódios de ensino descritos na literatura e coletados pelos próprios alunos (parte prática).
2. Papel da experimentação, do cotidiano e da história da Ciência no ensino da química – como recursos didáticos utilizados nas diferentes concepções de ensino.
3. Os projetos para o ensino de química elaborados nas últimas décadas - Importância e papel das atividades experimentais, os conteúdos abordados, a metodologia e as concepções de ensino-aprendizagem e de ciência.
4. Planejamento de atividades fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos – tomando-se como referência os projetos elaborados nas últimas décadas e os modelos de ensino baseados nas concepções sobre construção de conhecimentos (mudança conceitual, ensino por pesquisa e perfil conceitual) e o trinômio CTS (ciência-tecnologia-sociedade) – parte prática.
5. Planejamento e organização do espaço físico para o desenvolvimento de atividades - considerando aspectos pedagógicos, de segurança e ambientais (resíduos – descarte, contaminação e remediação) – parte prática.

METODOLOGIA

Serão propostas aulas experimentais com natureza investigativa utilizando diferentes metodologias e temas para serem desenvolvidas no Ensino Médio. Os licenciandos elaborarão experimentos utilizando materiais convencionais encontrados em laboratórios de escolas da Educação Básica, assim como materiais do cotidiano dos alunos na proposição das aulas. Nas aulas teóricas serão discutidos diferentes aspectos relacionados à experimentação e a linguagem de sala de aula. Para aprofundamento e sistematização serão explorados textos para discussão, análise de temas de pesquisa propostos (sobre a experimentação) e apresentação na forma de seminário.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados em diferentes momentos ao longo do semestre. Constituem-se instrumentos avaliativos: elaboração e apresentação de aulas experimentais individuais (20%); reformulação de roteiro experimental a partir das considerações em aula (10%); análise dos experimentos nos livros didáticos de Química e apresentação de seminário (10%) e, participação nas aulas práticas e teóricas (30%); desenvolvimento de pesquisa e posterior produção de texto a ser submetido à evento cientifico (10%). Ao final do curso, será realizada uma avaliação formal a fim de verificar e identificar o desenvolvimento do aluno e o planejamento do trabalho pedagógico realizado (20%). Será considerado aprovado o aluno que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos, o aluno poderá fazer um exame final, no valor de 100 pontos, o qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o aluno será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame.

BIBLIOGRAFIA

Básica

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Complementar

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APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.084712/2019-80 SEI nº 1572453