UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Práticas Pedagógicas em Instituições Sociais não Escolares

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

Código:

GPD051

Período/Série:

10º

Turma:

noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Lorena Sousa Carvalho

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

A Educação não escolar: conceito e função sócio-educacional. Evolução histórica da Instituições Sociais: Educação Popular. Educação sócio-progressista. ONGs e redes solidárias: projetos e ações. As principais Instituições Sociais que atuam na área da educação e a atuação do pedagogo.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Práticas pedagógicas em instituições sociais não escolares orienta-se pelo Projeto Político do curso de Pedagogia (PEDAGOGIA, 2007), na caracterização da/o egressa/o, em diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, Resolução CNE/CP nº 1, 15 maio 2006, que instituem como um das características do perfil “[...] IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo-; [...]” (BRASIL, 2006). Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos nesse componente curricular possibilitam compreender o percurso histórico da educação popular no Brasil, assim como ter contato com fundamentações teórico-práticas que tratam sobre educação não formal e não escolar em diferentes instituições sociais. As reflexões e problematizações realizadas possibilitam ampliar a compreensão sobre o campo de atuação da/o pedagoga/o.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Discutir sobre a questão da educação não escolar a partir da realidade de hoje e das mudanças provocadas na educação pelo desenvolvimento sócio - cultural e tecnológico dos dias atuais.

Objetivos Específicos:

- Apresentar uma postura consciente e crítica diante do imperativo de estender a todas as camadas da sociedade a possibilidade de acesso à educação.

-Aplicar a fundamentação teórica abordada no curso para planejar e executar ações na educação não escolar.

-Identificar e aplicar princípios de uma educação sócio – progressista nos projetos de educação não escolar.

PROGRAMA

Unidade I

- Conceituação e contextualização das instituições sociais

- A Educação não escolar no quadro da legislação brasileira de educação.

- A evolução histórica da Educação não escolar: educação popular.

- Caminhos da educação popular: um balanço crítico.

Unidade II

- A educação comunitária como expressão da educação popular

- A educação popular e o estado democrático

- As Instituições sociais

- As instituições de formação profissionalizante: SENAI/ SESI / SENAC/SESC.

Unidade III

- O protagonismo nas instituições sociais: crises e novos rumos

- Mapeamento das Instituições Sociais na atualidade

- As ONGs – Organizações Não Governamentais

- Cultura política, projeto sociopolítico e cultural.

Unidade IV

- Instituições sociais e os projetos sócio-educativos

- a atuação do pedagogo em instituições sociais

- Localização e socialização de projetos sociais - Apresentação de projetos realizados pela comunidade.

- Avaliação de projetos

METODOLOGIA

A metodologia proposta para esta disciplina está de acordo com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022. A disciplina tem carga horária total de 60h. 

Dia e horário das aulas: quartas- feiras - 19h às 22h30

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)

b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas:  Círculo de Cultura; VI Seminário da Congada; Ciclos de Webinários, recuperação; vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela resolução citada. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula. 

Acontecerão aulas expositivas e dialogadas sobre o referencial teórico a ser estudado. Além disso, acontecerão quatro rodas de conversa com palestrantes externos sobre a atuação do profissional da pedagogia em instituições sociais não escolares, com o seguinte cronograma:

Dia

Textos Base

15/03

 

Apresentação da professora e dos alunos

Apresentação do Plano de Trabalho

Divisão da sala em grupos

Registro 1: Conceitos preliminares – expectativas

Dinâmica de Apresentação dos alunos

22/03

 

TEXTO 1: BERGER, Peter; BERGER, Brigite. O que é uma instituição social? In: FORACCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza (Org). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p.193-199. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4247836/mod_resource/content/1/Berger_%20A%20institui%C3%A7%C3%A3o.pdf

RODA DE CONVERSA: DERVAL, J. A organização social da escola. In: ______ Manifesto por uma escola cidadã. Campinas, SP: Papirus, 2006.

29/03

 

 

TEXTO 2: YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? In.: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, nº 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GshnGtmcY9NPBfsPR5HbfjG/?format=pdf&lang=pt

TEXTO COMPLEMENTAR: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A quem serve a educação? Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 28, n. 56, p. 12-32, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7831/5128

VÍDEO:  A voz e vez. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1k2p7JTYcZkIvhDOet3iqt-Xd6zApFH6t/view?usp=sharing

05/04

TEXTO 3: MOURA, E; ZUCHETTI, D. T. Explorando outros cenários: educação não escolar e pedagogia social. Educação Unisinos (10) 3: 228-236, setembro/dezembro, 2006. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/6065/3239

TEXTO COMPLEMENTAR: CANÁRIO, R. Escola e Educação não-escolar. In: _______ A escola tem futuro? Das promessas às Incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

12/04

TEXTO 4: GARCIA, Valéria Aroeira Garcia. O papel do social e da educação não-formal nas discussões e ações educacionais. Disponível em: https://www.unisal.br/wp-content/uploads/2013/09/mesa_8_texto_valeria.pdf

TEXTO COMPLEMENTAR: GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social, Anais..., CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1, março de 2006. Disponível em:http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034&lng=en&nrm=iso

VÍDEO: MENINOS DE PALAVRA. Direção: Fabrício Borges. Produção Educação com Arte. São Paulo: CENPEC, 2017. 1 vídeo (29min. 49 seg.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jYTjzYpgoik

Registro 2

19/04

 

TEXTO 5: CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar; SILVA JUNIOR, Nelson. A “construção” do Terceiro Setor no Brasil: da Questão Social à Organizacional. Psicologia Política, vol. 9. nº 17 . p. 129-148. Jan.-Jun., 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v9n17/v9n17a09.pdf

VÍDEO: CONECTADOS TRANSFORMAMOS – O FILME. Direção: Wagner Novais. Produção: Caroline de Andrade et. Al.Brasil: Lagoa Filmes. 2014. 1 vídeo (52 minutos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B3vyizmtowc&t=4s

Registro 3

26/04

 CÍRCULO DE CULTURA

03/05

Profª Valéria Aparecida Lima (Clínica Evoluir)

Pedagogia Clínica: percurso e atuação

Local: Auditório I

10/05

Profª. Karin Ferreira Borges

Educação Prisional – experiências e (im)possibilidades da Pedagogia

Local: Auditório I

17/05

VI Seminário da Congada

De 15 a 19 de maio

24/05

Profº. Fábio Pessoa Vieira (UFBA)

Práticas educacionais em comunidades tradicionais

Local: Auditório I

31/05

Cinthya Maurício Nery – Tribunal de Justiça de Pernambuco

Pedagogia Empresarial

Local: Auditório I

07/06

SEMINÁRIO 1: POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

TEXTO 6: ALMEIDA, Sara Ferreira. População em situação de rua e o retorno à educação escolar: entre dificuldades e possibilidades. CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, julho 2012. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/30.pdf

GRUPO: Luciana e Miriam

SEMINÁRIO 2: EDUCAÇÃO HOSPITALAR 

TEXTO 7: BELIZÁRIO, Amanda dos Santos. Classe Hospitalar: perspectivas e limites da atuação do pedagogo. p. 83-103. In.: KOCHHANN, Andréa. Pedagogia em espaços não escolares: um discussão à luz do trabalho pedagógico. São Paulo: Ação educativa, 2015. Disponível em  https://kelps.com.br/wp-content/uploads/2021/03/pedagogia_em_espacos_nao_escolares_ANDREA.pdf

GRUPO: José Edson, Cleide e Andressa

SEMINÁRIO 3: SISTEMA PRISIONAL

TEXTO 8: JULIÃO, Elionaldo Fernades. Os sujeitos da educação de jovens e adultos privados de liberdade: questões sobre a diversidade. p.22-34. Disponível em: https://docplayer.com.br/11645266-Pgm-2-os-sujeitos-da-educacao-de-jovens-e-adultos-privados-de-liberdade-questoes-sobre-a-diversidade-22.html

GRUPO: Rafaela, Hinajara e Vanessa

SEMINÁRIO 4: EMPRESARIAL

TEXTO 9: RIBEIRO, Fátima Daniela Bequiman Coelho; PILLATT, Líbera Raquel Bazzan; JÚNIOR, César Augusto Danelli; ROVANI, Iolanda Gouveia; PILLATT, Fábio RobertoAs atribuições do pedagogo empresarial e sua realidade em empresas privadas de Balsas/MA. Disponível em: https://www.unibalsas.edu.br/wp-content/uploads/2017/01/F%C3%A1tima-Daniela-Bequiman-Coelho-Ribeiro.pdf

GRUPO: Ana Beatriz

 

14/06

SÍNTESE FINAL (VALOR: 20,0)

Encerramento da disciplina

Avaliação da disciplina

21/06

Período destinado a outras atividades acadêmicas

A disciplina contará com: [1] grupo no WhatsApp para dinamizar a comunicação entre docente e estudantes e, [2] Drive, espaço onde o cronograma detalhado das aulas e seus respectivos textos e materiais de referências serão disponibilizados às/aos estudantes e ficará disponível enquanto durar a disciplina. Os links para acesso no grupo da disciplina no WhatsApp e drive serão disponibilizados aos estudantes por e-mail institucional na primeira semana de aula.

Observações:

AVALIAÇÃO

A Avaliação da Aprendizagem será processual, sendo assim, ocorrerão Registros Escritos intercalados com a discussão do texto base indicado para a leitura da aula. Além do mais, a disciplina contará com eventos como, Círculo de Cultura, Seminário da Congada e Ciclos de Webinários que farão parte da pontuação da avaliação. Portanto, a participação e assiduidade nas aulas e nos eventos serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.

 

AVALIAÇÕES

PONTUAÇÕES

Atividades em sala de aula (registro, roda de conversas, participação, assiduidade)

25,0

Apresentação dos Seminários (Apresentação Oral: 15,0 – Texto escrito: 15,0)

30,0

Participação no Ciclo de Webinários

20,0

Participação no VI Seminário da Congada

5,0

Síntese final

20,0

TOTAL

100,0

Para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos, será realizada atividade de recuperação no dia 21/06/2023.

A apuração da assiduidade na disciplina será computada pela lista de frequência disponibilizada durante a aula e eventos. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GOHN, Maria da Glória. Educação não – formal e cultura política. São Paulo: Cortez. 1999.

SILVA. Ronalda Barreto. Educação Comunitária Além do Estado e do Mercado? São Paulo: Autores Associados, 2003.

Complementar

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo. Cortez. 2002.

MARTIN-BARBERO, J. Dos Meios às Mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Lorena Sousa Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/05/2023, às 19:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4480425