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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
A Educação não escolar: conceito e função sócio-educacional. Evolução histórica da Instituições Sociais: Educação Popular. Educação sócio-progressista. ONGs e redes solidárias: projetos e ações. As principais Instituições Sociais que atuam na área da educação e a atuação do pedagogo.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Práticas pedagógicas em instituições sociais não escolares orienta-se pelo Projeto Político do curso de Pedagogia (PEDAGOGIA, 2007), na caracterização da/o egressa/o, em diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, Resolução CNE/CP nº 1, 15 maio 2006, que instituem como um das características do perfil “[...] IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo-; [...]” (BRASIL, 2006). Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos nesse componente curricular possibilitam compreender o percurso histórico da educação popular no Brasil, assim como ter contato com fundamentações teórico-práticas que tratam sobre educação não formal e não escolar em diferentes instituições sociais. As reflexões e problematizações realizadas possibilitam ampliar a compreensão sobre o campo de atuação da/o pedagoga/o.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Discutir sobre a questão da educação não escolar a partir da realidade de hoje e das mudanças provocadas na educação pelo desenvolvimento sócio - cultural e tecnológico dos dias atuais. |
Objetivos Específicos: |
- Apresentar uma postura consciente e crítica diante do imperativo de estender a todas as camadas da sociedade a possibilidade de acesso à educação. -Aplicar a fundamentação teórica abordada no curso para planejar e executar ações na educação não escolar. -Identificar e aplicar princípios de uma educação sócio – progressista nos projetos de educação não escolar. |
PROGRAMA
Unidade I
- Conceituação e contextualização das instituições sociais
- A Educação não escolar no quadro da legislação brasileira de educação.
- A evolução histórica da Educação não escolar: educação popular.
- Caminhos da educação popular: um balanço crítico.
Unidade II
- A educação comunitária como expressão da educação popular
- A educação popular e o estado democrático
- As Instituições sociais
- As instituições de formação profissionalizante: SENAI/ SESI / SENAC/SESC.
Unidade III
- O protagonismo nas instituições sociais: crises e novos rumos
- Mapeamento das Instituições Sociais na atualidade
- As ONGs – Organizações Não Governamentais
- Cultura política, projeto sociopolítico e cultural.
Unidade IV
- Instituições sociais e os projetos sócio-educativos
- a atuação do pedagogo em instituições sociais
- Localização e socialização de projetos sociais - Apresentação de projetos realizados pela comunidade.
- Avaliação de projetos
METODOLOGIA
A metodologia proposta para esta disciplina está de acordo com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022. A disciplina tem carga horária total de 60h.
Dia e horário das aulas: quartas- feiras - 19h às 22h30
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)
b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas: Círculo de Cultura; VI Seminário da Congada; Ciclos de Webinários, recuperação; vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela resolução citada. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula.
Acontecerão aulas expositivas e dialogadas sobre o referencial teórico a ser estudado. Além disso, acontecerão quatro rodas de conversa com palestrantes externos sobre a atuação do profissional da pedagogia em instituições sociais não escolares, com o seguinte cronograma:
Dia |
Textos Base |
15/03
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Apresentação da professora e dos alunos Apresentação do Plano de Trabalho Divisão da sala em grupos Registro 1: Conceitos preliminares – expectativas Dinâmica de Apresentação dos alunos |
22/03
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TEXTO 1: BERGER, Peter; BERGER, Brigite. O que é uma instituição social? In: FORACCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza (Org). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p.193-199. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4247836/mod_resource/content/1/Berger_%20A%20institui%C3%A7%C3%A3o.pdf RODA DE CONVERSA: DERVAL, J. A organização social da escola. In: ______ Manifesto por uma escola cidadã. Campinas, SP: Papirus, 2006. |
29/03
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TEXTO 2: YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? In.: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, nº 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GshnGtmcY9NPBfsPR5HbfjG/?format=pdf&lang=pt TEXTO COMPLEMENTAR: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A quem serve a educação? Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 28, n. 56, p. 12-32, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7831/5128 VÍDEO: A voz e vez. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1k2p7JTYcZkIvhDOet3iqt-Xd6zApFH6t/view?usp=sharing |
05/04 |
TEXTO 3: MOURA, E; ZUCHETTI, D. T. Explorando outros cenários: educação não escolar e pedagogia social. Educação Unisinos (10) 3: 228-236, setembro/dezembro, 2006. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/6065/3239 TEXTO COMPLEMENTAR: CANÁRIO, R. Escola e Educação não-escolar. In: _______ A escola tem futuro? Das promessas às Incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006. |
12/04 |
TEXTO 4: GARCIA, Valéria Aroeira Garcia. O papel do social e da educação não-formal nas discussões e ações educacionais. Disponível em: https://www.unisal.br/wp-content/uploads/2013/09/mesa_8_texto_valeria.pdf TEXTO COMPLEMENTAR: GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social, Anais..., CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1, março de 2006. Disponível em:http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034&lng=en&nrm=iso VÍDEO: MENINOS DE PALAVRA. Direção: Fabrício Borges. Produção Educação com Arte. São Paulo: CENPEC, 2017. 1 vídeo (29min. 49 seg.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jYTjzYpgoik Registro 2 |
19/04
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TEXTO 5: CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar; SILVA JUNIOR, Nelson. A “construção” do Terceiro Setor no Brasil: da Questão Social à Organizacional. Psicologia Política, vol. 9. nº 17 . p. 129-148. Jan.-Jun., 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v9n17/v9n17a09.pdf VÍDEO: CONECTADOS TRANSFORMAMOS – O FILME. Direção: Wagner Novais. Produção: Caroline de Andrade et. Al.Brasil: Lagoa Filmes. 2014. 1 vídeo (52 minutos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B3vyizmtowc&t=4s Registro 3 |
26/04 |
CÍRCULO DE CULTURA |
03/05 |
Profª Valéria Aparecida Lima (Clínica Evoluir) Pedagogia Clínica: percurso e atuação Local: Auditório I |
10/05 |
Profª. Karin Ferreira Borges Educação Prisional – experiências e (im)possibilidades da Pedagogia Local: Auditório I |
17/05 |
VI Seminário da Congada De 15 a 19 de maio |
24/05 |
Profº. Fábio Pessoa Vieira (UFBA) Práticas educacionais em comunidades tradicionais Local: Auditório I |
31/05 |
Cinthya Maurício Nery – Tribunal de Justiça de Pernambuco Pedagogia Empresarial Local: Auditório I |
07/06 |
SEMINÁRIO 1: POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA TEXTO 6: ALMEIDA, Sara Ferreira. População em situação de rua e o retorno à educação escolar: entre dificuldades e possibilidades. CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, julho 2012. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/30.pdf GRUPO: Luciana e Miriam SEMINÁRIO 2: EDUCAÇÃO HOSPITALAR TEXTO 7: BELIZÁRIO, Amanda dos Santos. Classe Hospitalar: perspectivas e limites da atuação do pedagogo. p. 83-103. In.: KOCHHANN, Andréa. Pedagogia em espaços não escolares: um discussão à luz do trabalho pedagógico. São Paulo: Ação educativa, 2015. Disponível em https://kelps.com.br/wp-content/uploads/2021/03/pedagogia_em_espacos_nao_escolares_ANDREA.pdf GRUPO: José Edson, Cleide e Andressa SEMINÁRIO 3: SISTEMA PRISIONAL TEXTO 8: JULIÃO, Elionaldo Fernades. Os sujeitos da educação de jovens e adultos privados de liberdade: questões sobre a diversidade. p.22-34. Disponível em: https://docplayer.com.br/11645266-Pgm-2-os-sujeitos-da-educacao-de-jovens-e-adultos-privados-de-liberdade-questoes-sobre-a-diversidade-22.html GRUPO: Rafaela, Hinajara e Vanessa SEMINÁRIO 4: EMPRESARIAL TEXTO 9: RIBEIRO, Fátima Daniela Bequiman Coelho; PILLATT, Líbera Raquel Bazzan; JÚNIOR, César Augusto Danelli; ROVANI, Iolanda Gouveia; PILLATT, Fábio RobertoAs atribuições do pedagogo empresarial e sua realidade em empresas privadas de Balsas/MA. Disponível em: https://www.unibalsas.edu.br/wp-content/uploads/2017/01/F%C3%A1tima-Daniela-Bequiman-Coelho-Ribeiro.pdf GRUPO: Ana Beatriz
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14/06 |
SÍNTESE FINAL (VALOR: 20,0) Encerramento da disciplina Avaliação da disciplina |
21/06 |
Período destinado a outras atividades acadêmicas |
A disciplina contará com: [1] grupo no WhatsApp para dinamizar a comunicação entre docente e estudantes e, [2] Drive, espaço onde o cronograma detalhado das aulas e seus respectivos textos e materiais de referências serão disponibilizados às/aos estudantes e ficará disponível enquanto durar a disciplina. Os links para acesso no grupo da disciplina no WhatsApp e drive serão disponibilizados aos estudantes por e-mail institucional na primeira semana de aula.
Observações:
AVALIAÇÃO
A Avaliação da Aprendizagem será processual, sendo assim, ocorrerão Registros Escritos intercalados com a discussão do texto base indicado para a leitura da aula. Além do mais, a disciplina contará com eventos como, Círculo de Cultura, Seminário da Congada e Ciclos de Webinários que farão parte da pontuação da avaliação. Portanto, a participação e assiduidade nas aulas e nos eventos serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.
AVALIAÇÕES |
PONTUAÇÕES |
Atividades em sala de aula (registro, roda de conversas, participação, assiduidade) |
25,0 |
Apresentação dos Seminários (Apresentação Oral: 15,0 – Texto escrito: 15,0) |
30,0 |
Participação no Ciclo de Webinários |
20,0 |
Participação no VI Seminário da Congada |
5,0 |
Síntese final |
20,0 |
TOTAL |
100,0 |
Para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos, será realizada atividade de recuperação no dia 21/06/2023.
A apuração da assiduidade na disciplina será computada pela lista de frequência disponibilizada durante a aula e eventos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GOHN, Maria da Glória. Educação não – formal e cultura política. São Paulo: Cortez. 1999.
SILVA. Ronalda Barreto. Educação Comunitária Além do Estado e do Mercado? São Paulo: Autores Associados, 2003.
Complementar
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo. Cortez. 2002.
MARTIN-BARBERO, J. Dos Meios às Mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lorena Sousa Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/05/2023, às 19:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4480425 |