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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Professor(A): |
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EMENTA
Estatística descritiva e probabilidades.
Variáveis aleatórias e densidades de probabilidade.
Espaço amostral e população.
Teste de hipóteses.
Análise de dados por meio de regressão.
Teorias avançadas para processos estocásticos.
Utilização de software estatístico
JUSTIFICATIVA
O estudo de estatística é essencial para o planejamento, coleta, avaliação e interpretação de
todos os dados obtidos em pesquisas. Por ser uma ferramenta segura, uma ciência exata, a
estatística proporciona uma segurança nos dados obtidos e auxilia na tomada de decisões.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Utilizar os fundamentos da Estatística no domínio da aplicação e da análise em problemas da área e experimentação. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: 1) Organizar dados em tabelas e gráficos; 2) Realizar análises exploratórias de dados; 3) Determinar probabilidades de ocorrência de eventos; 4) Realizar inferências populacionais; 5) Determinar modelos estatísticos para dados experimentais e tomar decisões estatísticas; 6) Perceber a importância e o grau de aplicabilidade da estatística na modelagem de situações concretas; 7) Demonstrar capacidade de dedução, raciocínio lógico, visão espacial e de promover abstrações. |
PROGRAMA
1. Distribuição de frequências.
1.1 Estatística: conceitos básicos
1.2 Tipos de variáveis
1.3 Distribuição de frequências para dados agrupados e agrupados em classes
1.4 Representações gráficas: histogramas, polígonos de frequências, gráficos de frequências acumuladas (ogivas)
1.5 Outras representações gráficas: gráficos de setores, gráficos de barras, gráficos de linhas e gráficos de ramo e folhas.
2. Medidas de tendência central
2.1 Conceitos
2.2 Média aritmética, mediana, moda para dados não agrupados: cálculo e significado
2.3 Média aritmética, mediana, moda para dados agrupados: cálculo e significado
2.4 Propriedades da média
2.5 Medidas de posição (separatrizes): quartil, decil e percentil
2.6 Esquema de 5 números e Box Plot
2.7 Coeficiente de Assimetria e Curtose.
3 Medidas de dispersão
3.1. Amplitude total
3.2. Desvio médio
3.3. Variância e desvio padrão
3.4. Propriedades da variância e do desvio padrão
3.5. Coeficiente de variação
3.6. Erro padrão da média
4. Noções de Probabilidade
4.1 Conceitos e propriedades
4.2 Probabilidade condicionada e independência de eventos
4.3 Teorema de Bayes
5. Variáveis aleatórias e densidades de probabilidade
5.1Variáveis aleatórias unidimensionais e multidimensionais discretas e contínuas
5.2 Esperança matemática e variância de variáveis aleatórias unidimensionais
5.3 Distribuições de probabilidades discretas: Distribuição uniforme discreta, Distribuição de Bernoulli, Distribuição Binomial e Distribuição de Poisson
5.4 Distribuições de probabilidade contínuas: Distribuição uniforme contínua, Distribuição Exponencial, Distribuição Normal
5.5 Estudos de casos: dados neurofisiológicos e clínicos
6. Amostragem e distribuições amostrais
6.1 Principais técnicas de amostragem
6.2 Distribuição amostral da média e Teorema do Limite Central
7 Intervalos de Confiança
7.1 Estimação de Parâmetros – propriedades dos estimadores
7.2 Estimação por intervalo para médias, variâncias e proporções – intervalos de confiança
8. Testes de hipóteses
8.1 Introdução à teoria da decisão estatística – conceitos
8.2 Testes de hipóteses para médias, variâncias e proporções
8.3 Teste de qui-quadrado
9. Correlação linear e Regressão
9.1 Correlação linear
9.2 Noções de regressão linear
9.3 Regressão não linear
9.4 Estudo de caso epidemiológico
10 Espaço amostral e população
10.1 Normalização de dados
10.2 Estudo da significância de dados e validação de dados para a análise
10.3 Simulação de Monte Carlo
10.4 Estudo de caso clínico
11. Teorias avançadas para processos estocásticos
11.1 Modelos de séries temporais
11.2 Cadeias de Markov
11.3 Estudo de casos: sequenciamento de DNA e genoma, evolução de células cancerígenas
12. Utilização de softwares estatísticos
METODOLOGIA
As aulas expositivas ocorrerão em ambiente virtual, por meio de projeção de slides do conteúdo da disciplina, os slides também ficarão disponíveis no site: sites.google.com/site/araujomfc/.
No decorrer do curso, serão propostos exercícios aos alunos por meio de listas e haverá a resolução de alguns exercícios selecionados, além do esclarecimento de dúvidas que os alunos deverão se manifestar durante as aulas síncronas.
Em conformidade com a Resolução CONGRAD N° 7/2020, as atividade a serem desenvolvidas no âmbito desse curso serão Atividades Síncronas[1]e Assíncronas[2], dividindo a carga horária total de 72h/h da seguinte forma:
Atividades Síncronas (32 h/h)
- Carga Horária: 32h/h em 16 semanas > 2h/semana
- Horários de Realização: Terça-feira – 07:10h às 08:50h. Obs.: Serão utilizados os mesmos horários previstos para a disciplina de forma presencial (praticados antes da pandemia).
- Será acordado com alunos 1h de atendimento semanal.
- Plataformas/programas a serem utilizados: Google Meet, Youtube.
A assiduidade dos alunos nas aulas síncronas se dará por meio da entrega de exercícios avaliativos e lista de presença pelo aplicativo Google Meet.
Atividades Assíncronas (40 h/h)
[1] Atividades onde os alunos e o docente se encontram de forma on-line no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual, onde dúvidas e questionamentos poderão ser feitos em tempo real.
[2] Atividades que ocorrem sem a presença em tempo real do professor. Permite que os alunos desenvolvam o aprendizado de acordo com a própria disponibilidade de tempo e local de preferência.
AVALIAÇÃO
As avaliações serão feitas por meio de questões dissertativas e/ou objetivas, além da entrega dos exercícios propostos, ambos com periodicidade semanal, via e-mail.
A pontuação da disciplina será distribuída da seguinte forma:
Listas de exercícios: Serão 2 em que cada lista valerá 5 pontos, totalizando 10 pontos.
Trabalho e exercícios avaliativos: Serão testes e trabalhos curtos, avisados antecipadamente, de alguns temas em que valerá 20 pontos.
Testes: Serão 3 testes em que cada um valerá 25, 20 e 25 pontos, respectivamente, totalizando 70 pontos.
– Atividades avaliativas de alguns temas valendo 20 pontos.
– Três avaliações a serem feitas pelos discentes
As avaliações serão enviadas durante o período de aula síncrona e serão constituídas de questões objetivas e dissertativas. Ao fim do tempo, o aluno enviará o arquivo em formato PDF para o e-mail do professor para ser feita a correção.
Avaliação 1 (25 pontos) Assunto: Estatística descritiva e probabilidade. Data: 06/04/2021
Avaliação 2 (20 pontos) Assunto: Distribuição de probabilidade discreta e contínua. Data: 27/04/2021
Avaliação 2 (25 pontos) Assunto: Teoria da estimação, teoria da decisão e regressão linear simples. Data: 01/06/2021
Critérios para correção das provas: Serão atribuídas notas a cada item do desenvolvimento das questões de prova. Além do resultado (no caso de realização de cálculos) será pontuado o entendimento global do aluno em cada questão. Os erros não serão cumulativos, exceto erros relativos a ordem de grandeza sem a devida observação pelo discente.
a – Listas de exercícios no valor de 10 pontos.
Critérios para correção das listas: Serão pontuados apenas os exercícios com resultados corretos. Motivo: o aluno terá material de apoio, assistência do professor e tempo suficiente para realização da atividade.
b – Trabalho (15 pontos) Assunto: Séries temporais. Atividade deverá ser feita pelo aluno e terá um prazo de 24h para enviar ao professor em arquivo PDF. Data: 08/06/2021
Critérios para correção das provas: Serão atribuídas notas a cada item do desenvolvimento das questões de prova. Além do resultado (no caso de realização de cálculos) será pontuado o entendimento global do aluno em cada questão. Os erros não serão cumulativos, exceto erros relativos a ordem de grandeza sem a devida observação pelo discente.
Observações:
- Somente os alunos com nota final inferior a 60,0 pontos terão direito à prova de recuperação que vale 25 pontos, abrangendo todo o conteúdo visto na disciplina. A nota final nesta prova substituirá a menor nota entre as três provas regulares.
- Provas em segunda chamada (para alunos que não fizerem prova na data agendada) serão aplicadas somente mediante aprovação do professor e do colegiado de curso e a data e horário serão acordado entre aluno e professor.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. MORETTIN, P. A., BUSSAB, W. O. Estatística Básica. São Paulo, Editora Saraiva, 2002.
2. TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 7a. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, 1999.
3. MONTGOMERY, D. C. & RUNGER, G. C. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. Rio de Janeiro, LTC editora, 2ª edição, 2008.
4. MAGALHÃES M.N. LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. São Paulo, Editora Universidade de São Paulo, 2007.
5. FONSECA, J.S.; MARTINS, G.A. Curso de Estatística. 6ª Edição, São Paulo; Atlas, 1996.
6. MEYER, P.L. Probabilidade - Aplicação à Estatística. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 2ª Edição, 2000.
Complementar
1. MOORE, D. A estatística básica e sua prática. Rio de Janeiro, LTC, 2000.
2. LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações usando Microsoft Excel em português. Rio de Janeiro: LTC editora, 2000.
3. - SPIEGEL,M. R. Estatística. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1985.
4. JERROLD H. Z. Biostatistical Analysis. 4th. edition. New Jersey: Prentice Hall, 1999.
5. VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística. Rio de Janeiro: Campus, 1981.
6. COSTA NETO, P. L. O. Estatística. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 3ª edição, 2002.
7. ALTMAN, D.G. Practical Statistics for Medical Research. New York; Chapman and Hall, 1991.
Bibliografia auxiliar
Atendendo o disposto no Comunicado DIREN 2141105 serão recomendados materiais que estejam disponíveis publicamente na Internet, após a revisão do mesmo pela professora.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Mirian Fernandes Carvalho Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/03/2021, às 17:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 | SEI nº 2656535 |