UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Biotecnologia

Av. Pará, 1720, Bloco 2E - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: +55 (34) 3225-8437 - www.ibtec.ufu.br - ibtec@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

GENÉTICA  2

Unidade Ofertante:

IBTEC

Código:

GBT012

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45h

Prática:

0

Total:

45h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Ana Maria Bonetti

Ano/Semestre:

2022-2

Observações:

 

 

EMENTA

Ácidos Nucléicos: Estrutura, Função, Propriedades. Amplificação do material genético in vivo e in vitro. Interação com o ambiente. Replicação, Transcrição e Tradução. Mecanismo de Regulação da Expressão Gênica em Procariotos: Modelo Operon . Mecanismos de Regulação da Expressão Gênica em Eucariotos, nível de  Transcrição. Regulação Gênica x Pós-Transcrição, con enfoque em processamento Convencional e Alternativo do pre-mRNA, Trans Splicing, RNAi. Mecanismo  CRISPR / Edição do Genoma como mecanismo molecular mais atual de regulação da Expressão Gênica em Eucariotos. Epigenética.

JUSTIFICATIVA

Formação de recursos humanos qualificados para atuação em Ensino Superior ou Básico, em Instituto de Pesquisa e/ou na Iniciativa Privada. Preparação de um Biotecnólogo capaz de refletir e tomar decisões a partir de análise crítica embasada em critérios científicos.  Reconhecer a Genética como parte de seu dia a dia e o potencial de suas ferramentas para geração de produtos biotecnológicos e para solução de problemas ligados à Agricultura, Saúde, Biodiversidade, Ambiente, para melhoria da qualidade de vida.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Formação do Biotecnólogo para manipulação de sistemas vivos e proposição de novas tecnologias e produtos. Formação de recursos humanos qualificados para atuação em Empresa Nacional ou Multinacional ,  Iniciativa privada, Academia e/ou Instituto de Pesquisa.

 

Objetivos Específicos:

1) Analisar molecularmente o material genético

2) Reconhecer a expressão dos distintos fenótipos dos organismos como resultado da expressão dos genes e de sua interação com o ambiente, por meio de regulaçao específica.

3) Entender a regulação da expressão gênica, especialmente em Procariotos, como meio de manipulação e obtenção de produtos biotecnológicos, a serem utilizados  na  produção de Kits, farmacos e outros.

4) Conhecer a  Tecnologia de DNA recombinante e suas aplicações em animais, vegetais e microrganismos.

PROGRAMA

 

1. Ácidos nucléicos: Estrutura e Função

2. Replicação do DNA in vivo e in vitro. Replicação nos telômeros

3. Transcrição e Tradução

4. Replicação, Transcrição

5. Regulação gênica em Eucariotos nos níveis de Transcrição e Pós-Transcrição

6. Epigenética: Introdução e análise como mecanismo de regulação da expressão gênica

7. RNAi e CRISPR  como mecanismos de Regulação da Expressão Gênica em  Eucariotos

8. Regulação da expressão gênica em Procariotos : Modelo Operon

 

METODOLOGIA

Aulas com exposição de conteúdos acompanhados de slides e modelos,  apresentação por meio de práticas alternativas em sala de aula, quando couber. Proposição de atividades extra curriculares e leitura de textos para complementação e fixação da aprendizagem

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio de 3 provas dissertativas.  As datas das provas serão apresentadas e aprovadas no primeiro dia de aulas, em 01/03/2023. As provas serão realizadas no dia e hora em que a disciplina é oferecida.

Serão propostas atividades (propostas no 1º. Dia de Aulas) de complementação a serem realizadas pelos alunos como atividades extra classe.    Entrega  até 14 / Junho / 2023.

OBS.: A Prova Substitutiva e de  Recuperação, para fins de perda justificada da prova oficial e para recuperação de nota insuficiente , contemplarão as normas da UFU. A avaliação fora de época será marcada de acordo com a disponibilidade do aluno.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. BURNS, G.W.; BOTTINO,P..J.(1996). Genética. 6 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan

2. FALEIRO, F.G.; ANDRADE, S.R.M. de (2011). BIOTECNOLOGIA:  ESTADO DA ARTE E APLICAÇÕES NA AGROPECUÁRIA.  Planaltina-DF, EMBRAPA Cerrados, 730 p.

3. GRIFFITHS, A.J.F.; WESSLER, S.R.; CARROLL, S.B & DOEBLEY, J. (2013). INTRODUÇÃO À GENÉTICA, 10 Ed., Rio de Janeiro-RJ, Guanabara Koogan, 710 p

4. GRIFFITHS, A. J.; WESSLER, S. R.; LEWONTIN, R.C. & CARROLL, S. B. (2008). Introduction to Genetic Analysis. 9 ed., USA, New York, W.H. FREEMAN AND COMPANY

5. NELSON, D.L. & COX, M.M. (2011) PRINCÍPIOS DE BIOQUÍMICA De LEHNINGER. 5 ed., Porto Alegre-RS, Editora Artmed.

6. Livro em pdf:   https://batch.libretexts.org/print/Finished/bio-3931 / Full .pdf   

Complementar

1. ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WALTER, P. (2010). BIOLOGIA MOLECULAR da CÉLULA. Tradução de VANZ et al., 5 ed., Porto Alegre-RS, Artmed

2. GRIFFITHS, A.J.F.; WESSLER, S.R.; CARROLL, S.B & DOEBLEY, J. (2016). INTRODUÇÃO À GENÉTICA, 11 Ed., Rio de Janeiro-RJ, Guanabara Koogan, 756 p.

3. KREUZER, H. & MASSEY, a. (2002). Engenharia Genética e Biotecnologia. 2 ed., Porto Alegre-RS, ARTMED

4. WATSON, J.D.; BAKER, T.A.; BELL, S.P.; GANN, A.; LEVINE, M. & LOSICK, R. (2006). Biologia Molecular do Gene. 5 ed., Porto Alegre-RS, Artmed

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Maria Bonetti, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/02/2023, às 09:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4250934 e o código CRC 584A87F0.




Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 SEI nº 4250934