Boletim de Serviço Eletrônico em 21/07/2023

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Avenida João Naves de Avila, 2121, Bloco 3P - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: +55 (34)3239-4957 - www.progep.ufu.br - secretaria@progep.ufu.br
  

Timbre

Portaria PROGEP Nº 84, de 20 de julho de 2023

  

Autoriza a implementação do Programa de Gestão da Universidade Federal de Uberlândia - PDG/UFU na Diretoria de Administração Financeira - DIRAF. 

O PRÓ-REITOR DE GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, no uso da competência que lhe foi delegada pela Portaria Reito nº 397, de 18 de julho de 2023, tendo em vista o Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022, a Resolução CONDIR nº 16, de 9 de maio de 2022, a Instrução Normativa SGP-SEGES/ME nº 2, de 10 de janeiro de 2023, a Portaria REITO nº 389, de 02 de junho de 2023 e os autos do processo 23117.046559/2023-79;

 

RESOLVE:

Art. 1º  Autorizar a implementação do Programa de Gestão da Universidade Federal de Uberlândia - PDG/UFU na Diretoria de Administração Financeira - DIRAF. 

§1º A fase de ambientação do PDG/UFU terá duração de 6 (seis) meses, contados da data de início efetivo do programa na UFU.

§2º  A vigência do PDG/UFU após o término da fase de ambientação dependerá de portaria do(a) Pró-reitor(a) de Gestão de Pessoas, autorizando a continuidade do programa no âmbito da DIRAF.

 

Art. 2º  Fica aprovada a Tabela Específica de Atividades da DIRAF. 

 

Art. 3º  Caberá à DIRAF manter todos os dados relativos ao PDG/UFU atualizados em seu sítio eletrônico.

 

Art. 4º O(a) dirigente da DIRAF deverá informar a relação de servidores(as) interessados(a) em aderir ao PDG/UFU na fase de ambientação.

Parágrafo único. A Comissão Permanente de Acompanhamento do Programa de Gestão - CPAPDG fornecerá treinamento obrigatório às chefias e servidores(as) interessados(as) na adesão.  

 

Art. 5º  Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico.

 

MARCIO MAGNO COSTA

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcio Magno Costa, Pró-Reitor(a), em 20/07/2023, às 21:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I 

tABELA ESPECÍFICA DE ATIVIDADES Da Diretoria de Administração Financeira - diraf

UORG/DIVISÃO (Sigla)

Ordem (siglaxxx)

NOME DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

FÓRMULA DE CÁLCULO DO TEMPO (atividade/alocação diária)

PERMITE TRABALHO REMOTO (Sim/Não)

Faixa de Complexidade / Tempo de Execução (em horas) Obs.: Adotou-se o mesmo tempo de
execução para as atividades presenciais e em teletrabalho

GANHO DE PRODUTIVIDADE (%)

ENTREGAS ESPERADAS (resultado)

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

A (2h)

B (3h)

C (4h)

D (5h)

E (6h)

F (8h)

G (10h)

H (20H)

I (30h)

J (40h)

DIRAF/DIFIN

DIFIN001

Realização de pagamento diversos

Anexar cadastro SICAF no ato do pagamento ao fornecedor para verificar se há pendências em regularidade fiscal e trabalhista. Pagar para emissão de ordem bancária, recolhimentos e comprovantes de Guia Recolhimento da União (GRU), realizar restituições quando solicitados por beneficiários referente a taxas de inscrições, multa de biblioteca, taxa 2ª via diploma, dentre outros.

Atividade

Sim

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

0%

Registro de Acompanhamento dos Processos, Tratativas e Documentos produzidos.

Domínio quanto ao uso do SEI, SICAF, SIAFI, DCTFWEB, TRANSFEREGOV e SCDP, SISGRU. 

DIRAF/DIFIN

DIFIN002

Solicitação e transferência/ remanejamento/devolução de recursos financeiros

Solicitar recursos financeiros aos órgãos da administração financeira federal; transferir/ remanejar recurso financeiro entre UG UFU, HC e outras instituições federais e devolver saldos de recursos remanescentes.

Atividade

Sim

X

X

X

X

X

X

 

 

 

 

0%

Registro de documentos "Programação Financeira".

Domínio quanto ao uso do SIAFI e SIGEFWEB.

DIRAF/DIFIN

DIFIN003

Consulta e emissão de declaração nada consta

Consultar em sistema e emitir declaração de existência ou não de pendências de servidores em fase de aposentadoria ou remoção.

Atividade

Sim

X

X

X

X

X

 

 

 

 

 

0%

Relatório de registro de declarações.

Domínio quanto ao uso do SEI e site SCDP

DIRAF/DIFIN

DIFIN004

Elaboração lista de fatura e lista de credores

Elaborar lista de fatura e lista de credores para realizar pagamento de concessionárias/tributos, carnês, assemelhados e títulos e regularizações de bolsas/auxílios estudantis, restituições e folha de pagamento.

Atividade

Sim

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

0%

Registro de Acompanhamento dos Processos, Tratativas e Documentos produzidos.

Domínio quanto ao uso do SIAFI e SEI.

DIRAF/DIFIN

DIFIN005

Emissão de GRU e SISGRU

Emitir GRU para pagamento de reembolsos (pagamento indevido de bolsa ou auxílios estudantis). Após pagamento de GRU, conferir e emitir no SISGRU relatório de pagamento e anexar ao referido processo SEI ou e-mail.

Atividade

Sim

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

0%

Registro de Acompanhamento dos Processos, Tratativas e Documentos produzidos.

Domínio quanto ao uso do SEI, site Tesouro Nacional SIAFI GRU, SISGRU e e-mail institucional (outlook office 365).

DIRAF/DICON

DICON001

Registrar nos Sistemas de Administração Financeira e de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse as rotinas e procedimentos contábeis.

Operacionalização da execução orçamentária, contábil e financeira das despesas por meio dos registros de liquidação e programação financeira de despesas com pessoal e encargos, de fornecedores de bens e serviços,  de bolsas, auxílios e suprimentos de fundos. Efetuar a conciliação contábil das contas de material de consumo, de imobilizado; efetuar os lançamentos contábeis de amortização e de depreciação, de incorporação e desincorporação de bens móveis, de provisões de 13 salário e férias, efetuar o registro dos atos potenciais ativos e passivos (contratos). Monitorar e regularizar contabilmente as ordens bancárias canceladas por devolução de pagamentos (salários, fornecedores, bolsas, auxílios, diárias).

ATIVIDADE

SIM

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

0%

Nota de Sistema - NS; Compromissos Gerados - GERCOMP; Documentos gerados no SEI!.

Domínio de rotinas administrativas, contábeis, financeiras, orçamentárias e fiscais; Domínio dos sistemas operacionais utilizados na execução das atividades; Conhecimentos de programas editores de texto, planilhas eletrônicas; apresentações gráficas; Manuseio e Produção de documentos no SEI!; Conhecimento de redação oficial; Conhecimento de pesquisa páginas eletrônicas.

DIRAF/DICON

DICON002

Executar as obrigações fiscais principais e acessórias.

Execução e acompanhamento das rotinas tributárias, assegurando o cumprimento das obrigações contábeis/fiscais acessórias junto aos órgãos federais, estaduais e municipais.

ATIVIDADE

SIM

X

X

X

X

X

X

X

X

 

 

0%

Nota Fiscal Emitida, Nota Fiscal Escriturada, Aceite de Cancelamento de Nota Fiscal, Transmissão de arquivos, Certidão Negativa, Agendamentos de consultas.

Domínio de rotinas administrativas, contábeis, financeiras, orçamentárias e fiscais; Domínio dos sistemas operacionais utilizados na execução das atividades; Conhecimentos de programas editores de texto, planilhas eletrônicas; apresentações gráficas; Manuseio e Produção de documentos no SEI!; Conhecimento de redação oficial; Conhecimento de pesquisa páginas eletrônicas.

DIRAF/DICON

DICON003

Registrar a conformidade contábil.

Registrar a conformidade contábil no Sistema de Administração Financeira - SIAFI das rotinas e procedimentos contábeis executados pela Divisão de Contabilidade - DICON.

ATIVIDADE

SIM

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

0%

Conformidade Registrada.

Domínio de rotinas administrativas, contábeis, financeiras, orçamentárias e fiscais; Domínio dos sistemas operacionais utilizados na execução das atividades; Conhecimento de redação oficial; Conhecimento de pesquisa páginas eletrônicas.

 


Referência: Processo nº 23117.046559/2023-79 SEI nº 4665254