UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso III (TCC III)

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS037

Período/Série:

Turma:

Geovanna3

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15hs

Prática:

45hs

Total:

60hs

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dra. Geovanna de Lourdes Alves Ramos

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Pré-requisitos: Pré-requisitos: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História; TCC I; TCC II.

Período letivo 2021/2: 02/05/2022 a 20/08/2022 conforme Resolução nº 25/2020 CONGRAD. Atendimento aos discentes será na sexta-feira. Horários poderão ser agendados pelo e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br

 

EMENTA

Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.

JUSTIFICATIVA

A disciplina é um componente curricular obrigatório, em que o discente apropria-se de discussões teóricas pertinentes à elaboração de uma pesquisa relacionada às temáticas na área da História e/ou de seu ensino.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar a redação final da monografia a partir do projeto de pesquisa aprovado na disciplina TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I – TCC I e desenvolvido na disciplina TCC II .

Objetivos Específicos:

  • Apresentar o tema investigado como um Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Executar e finalizar o plano de trabalho estabelecido junto com a orientadora, para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Executar e finalizar o percurso metodológico frente à questão de pesquisa, sob orientação da docente orientadora;
  • Identificar os tipos de abordagens metodológicas em pesquisas científicas;
  •  Reconhecer cada etapa para o desenvolvimento de um trabalho científico.

PROGRAMA

I – Orientação e acompanhamento da elaboração e redação do trabalho de pesquisa para conclusão de curso.

II – Apresentação e defesa do trabalho de pesquisa de conclusão de curso.

Semana I: Apresentação do Plano de Ensino pela docente. Explanação dos Conteúdos/Atividades/Cronograma/Prazos/Defesa.

Semana II: Revisão Bibliográfica. Conceitos e Perspectivas da pesquisa em forma de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Semana III: Leitura de textos científicos. Discussão dos conteúdos da docente com a discente. Participação de atividades individuais com a orientadora.

Semana IV: Referencial teórico de uma pesquisa: pesquisas e levantamentos, organização e sistematização.

Semana V: Repassando o texto do TCC com a orientadora. Direcionamento para a escrita.

Semana VI: Procedimentos de análise de dados: organização, sistematização e análise. Caminhos a seguir pelo discente na escrita do texto do TCC.

Semana VII: Exposições dialogadas sobre o tema em estudo.

Semana VIII: Leitura, Interpretação e discussões sobre textos/livros/artigos/teoria.

Semana IX: Levantamento de novas produções acadêmicas sobre a problemática/tema de pesquisa. Trabalhando com os conceitos.

Semana X: Materiais explicativos (esclarecedores para a problemática) e materiais complementares/Esclarecimento do diálogo e utilização da literatura para a produção de trabalhos acadêmicos.

Semana XI: Identificação de problemas encontrados durante o processo de produção da monografia (TCC) e proposição de possíveis soluções para os mesmos.

Semana XII: Exposições dialogadas sobre o tema em estudo entre o discente e a orientadora. Dúvidas.

Semana XIII: Revisão ortográfica do Texto Final do TCC/Entrega do texto para a Banca Examinadora. 

Semana XIV: Preparação para a defesa do TCC – slides.

Semana XV: Defesa do TCC – preparação/ajustes finais.

METODOLOGIA

A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso III” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. A carga horária da disciplina constará de 15 horas teóricas e 45 horas de atividades práticas. A disciplina será ofertada no sábado.

Observação: os materiais para as leituras e atividades serão disponibilizados via Xerox do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO e/ou e-mail da docente. Caso não haja o funcionamento da Xerox do Instituto a docente disponibilizará via Teams da disciplina.

AVALIAÇÃO

A avaliação da professora orientadora consistirá na assiduidade e pontualidade do aluno durante as orientações; Disciplina e cumprimento dos prazos previamente estabelecidos; Rigor metodológico adotado e avaliação do trabalho final elaborado.

Na apresentação do Trabalho Final do Curso (mediante a defesa pública) os membros da banca pontuarão o trabalho do aluno de 0 a 100,0 pontos. A nota do aluno consistirá na média aritmética entre os valores atribuídos pelo professor orientador e os membros da banca.

Critérios de Avaliação por parte da docente/orientadora: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos, lógica e adequação do trabalho científico às normas da instituição e ABNT. A avaliação que o professor fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nas respectivas unidades, ou seja, elaboração e sistematização das várias etapas do Trabalho de Conclusão de Curso. Os discentes deverão fazer os ajustes recomendados pela docente a fim de cumprir os prazos finais propostos pelo curso de História.

Obs.: A entrega do trabalho final será feita via e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br

BIBLIOGRAFIA

Básica

BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo, UNESP, 2002.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Complementar

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

HUNT, Lynn Avery. A Nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PACHECO, Heloisa Helena Cardoso; MACHADO Maria Clara Tomaz (Orgs.) Histórias: narrativas plurais, múltiplas linguagens. Uberlândia: EDUFU, 2005.

REIS, José Carlos. História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006.

VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato. São Paulo, HUCITEC, 1997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/05/2022, às 12:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3601408 e o código CRC 03F11A17.




Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3601408