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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.
JUSTIFICATIVA
A disciplina é um componente curricular obrigatório, em que o discente apropria-se de discussões teóricas pertinentes à elaboração de uma pesquisa relacionada às temáticas na área da História e/ou de seu ensino.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar a redação final da monografia a partir do projeto de pesquisa aprovado na disciplina TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I – TCC I e desenvolvido na disciplina TCC II . |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
I – Orientação e acompanhamento da elaboração e redação do trabalho de pesquisa para conclusão de curso.
II – Apresentação e defesa do trabalho de pesquisa de conclusão de curso.
Semana I: Apresentação do Plano de Ensino pela docente. Explanação dos Conteúdos/Atividades/Cronograma/Prazos/Defesa.
Semana II: Revisão Bibliográfica. Conceitos e Perspectivas da pesquisa em forma de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.
Semana III: Leitura de textos científicos. Discussão dos conteúdos da docente com a discente. Participação de atividades individuais com a orientadora.
Semana IV: Referencial teórico de uma pesquisa: pesquisas e levantamentos, organização e sistematização.
Semana V: Repassando o texto do TCC com a orientadora. Direcionamento para a escrita.
Semana VI: Procedimentos de análise de dados: organização, sistematização e análise. Caminhos a seguir pelo discente na escrita do texto do TCC.
Semana VII: Exposições dialogadas sobre o tema em estudo.
Semana VIII: Leitura, Interpretação e discussões sobre textos/livros/artigos/teoria.
Semana IX: Levantamento de novas produções acadêmicas sobre a problemática/tema de pesquisa. Trabalhando com os conceitos.
Semana X: Materiais explicativos (esclarecedores para a problemática) e materiais complementares/Esclarecimento do diálogo e utilização da literatura para a produção de trabalhos acadêmicos.
Semana XI: Identificação de problemas encontrados durante o processo de produção da monografia (TCC) e proposição de possíveis soluções para os mesmos.
Semana XII: Exposições dialogadas sobre o tema em estudo entre o discente e a orientadora. Dúvidas.
Semana XIII: Revisão ortográfica do Texto Final do TCC/Entrega do texto para a Banca Examinadora.
Semana XIV: Preparação para a defesa do TCC – slides.
Semana XV: Defesa do TCC – preparação/ajustes finais.
METODOLOGIA
A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso III” (carga horária de 60 horas) será ofertada em 15 semanas. A carga horária da disciplina constará de 15 horas teóricas e 45 horas de atividades práticas. A disciplina será ofertada no sábado.
Observação: os materiais para as leituras e atividades serão disponibilizados via Xerox do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO e/ou e-mail da docente. Caso não haja o funcionamento da Xerox do Instituto a docente disponibilizará via Teams da disciplina.
AVALIAÇÃO
A avaliação da professora orientadora consistirá na assiduidade e pontualidade do aluno durante as orientações; Disciplina e cumprimento dos prazos previamente estabelecidos; Rigor metodológico adotado e avaliação do trabalho final elaborado.
Na apresentação do Trabalho Final do Curso (mediante a defesa pública) os membros da banca pontuarão o trabalho do aluno de 0 a 100,0 pontos. A nota do aluno consistirá na média aritmética entre os valores atribuídos pelo professor orientador e os membros da banca.
Critérios de Avaliação por parte da docente/orientadora: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos, lógica e adequação do trabalho científico às normas da instituição e ABNT. A avaliação que o professor fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nas respectivas unidades, ou seja, elaboração e sistematização das várias etapas do Trabalho de Conclusão de Curso. Os discentes deverão fazer os ajustes recomendados pela docente a fim de cumprir os prazos finais propostos pelo curso de História.
Obs.: A entrega do trabalho final será feita via e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo, UNESP, 2002.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Complementar
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
HUNT, Lynn Avery. A Nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PACHECO, Heloisa Helena Cardoso; MACHADO Maria Clara Tomaz (Orgs.) Histórias: narrativas plurais, múltiplas linguagens. Uberlândia: EDUFU, 2005.
REIS, José Carlos. História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato. São Paulo, HUCITEC, 1997.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/05/2022, às 12:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 | SEI nº 3601408 |