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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31502 |
COMPONENTE CURRICULAR: PATRIMÔNIO E MEMÓRIA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 30h |
CH TOTAL: 90h |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Discutir e problematizar as relações entre história, patrimônio, memória e identidade, com ênfase nos processos de construção/desconstrução/reconstrução e preservação das diferentes memórias históricas nacionais;
Objetivos Específicos:
Compreender os significados dos termos patrimônio cultural material e imaterial;
Identificar a trajetória histórica das ações de preservação de bens culturais no Brasil, ao longo dos séculos XX e XXI;
Examinar e diferenciar os diversos instrumentos de proteção, salvaguarda, promoção e valorização dos bens culturais, a saber: inventário, tombamento e registro e suas respectivas metodologias;
Reconhecer a importância da educação patrimonial como forma de fomento a proteção, valorização, promoção e salvaguarda dos bens culturais.
Ementa
As formulações do conceito de patrimônio cultural material e imaterial. Abordagens teóricas e metodológicas acerca da memória e de sua relação com as práticas de preservação do patrimônio cultural. As relações entre história/memória e esquecimento, documento/monumento, e entre memória, lugares de memória, identidade e patrimônio cultural.
PROGRAMA
Gestão da memória e da história: lembranças e esquecimentos
Lugares de memória e a produção da história: enunciações do passado
História e memória histórica: a (re)construção de identidades culturais
Memoria social e Patrimônio Cultural: discursos na/sobre a história
Patrimônio cultural material e imaterial: alargamento dos conceitos e problematizações
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu; PELEGRINI, Sandra de Cassia Araujo (Org). Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2006.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP.: Ed. da UNICAMP, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COSTA, Cleria Botelho da; MAGALHAES, Nancy Alessio et al. Contar história, fazer história: história, cultura e memória. Brasília, DF: Paralelo 15, 2001.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Ed. Centauro, 2004.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
NAXARA, Marcia (Org.). Memória e (res) sentimento: Indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Unicamp, 2004.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 | SEI nº 1719593 |