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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Estrutura e as propriedades gerais de alcanos, alcenos, alcinos, e alcadienos. Isomeria. Hidrocarbonetoscíclicos: ciclanos, ciclenos e aromáticos. Haletos de alquila. Álcoois. Aldeídos e cetonas. Ácidoscarboxílicos e seus derivados. Cetoácidos. Hidrácidos. Ácidos sulfônicos e derivados. Aminas. Fenóis.Heterocíclicos. Noções de síntese orgânica.
JUSTIFICATIVA
De acordo com a resolução CONGRAD no 30, de 15 de Julho de 2011, sendo a Química Orgânica é de suma importância que os alunos entendam as transformações envolvidas assim como as suas reações químicas e entender as propriedades dos compostos orgânicos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Dominar os conhecimentos relacionados à descrição, reconhecimento e citação das principais funções orgânicas e suas propriedades e aplicações, assim como suas influências no meio ambiente, além de saber reconhecer em laboratório estas funções através de suas reações características. |
Objetivos Específicos: |
Reconhecer uma função orgânica, assim como suas principais reações e propriedades. |
PROGRAMA
(Parte TEÓRICA)
-Compostos do carbono
-Estrutura e propriedades de compostos orgânicos
-Conceito de função orgânica e noções sobre nomenclatura
-Principais funções orgânicas: nomenclatura e características gerais
-Isomeria
-Hidrocarbonetos cíclicos: ciclanos, ciclenos e aromáticos.
-Cetoácidos. Hidrácidos. Ácidos Sulfônicos e derivados. Aminas. Fenóis. Heterocíclicos.
-Haletos de alquila. Álcoois. Aldeídos e cetonas. Ácidos carboxílicos e seus derivados
-Reações orgânicas: ácidos-base, adição, substituição, eliminação e oxirredução.
-Noções de síntese orgânica
-Obtenção e aplicações de compostos orgânicos
-Petróleo e combustíveis
-Polímeros naturais e sintéticos
-Agrotóxicos.
(Parte PRÁTICA)
1) Normas de segurança para laboratórios
2) Diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos
3) Ponto de Fusão e Ebulição
4) alcanos, alcenos, alcinos e compostos aromáticos
5) Destilação simples, fracionada Destilação com arraste de vapor e a pressão reduzida
6) Purificação de sólidos – Recristalização do ácido benzoico impuro
7) Estereoquímica – Mistura racêmica, Índice de refração
8) Compostos halogenados – Síntese do cloreto de terc-butila –
9) Álcoois, Aldeídos e cetonas, Ácidos carboxílicos e seus derivados
10) Síntese do AAS (aspirina) e Noções de síntese orgânica
11) Produção de sabão a partir do óleo usado (Manual do mundo)
METODOLOGIA
Dia |
Conteúdo Programático - Teoria |
28/02/23 |
-Apresentação da Disciplina e combinados iniciais |
07/03/23 |
-Compostos do carbono |
14/03/23 |
-Estrutura e propriedades de compostos orgânicos |
21/03/23 |
-Conceito de função orgânica e noções sobre nomenclatura -Principais funções orgânicas: nomenclatura e características gerais |
28/03/23 |
-Principais funções orgânicas: nomenclatura e características gerais |
04/04/23 |
Atividade Avaliativa 1 |
11/04/23 |
-Isomeria |
18/04/23 |
-Isomeria |
25/04/23 |
-Hidrocarbonetos cíclicos: ciclanos, ciclenos e aromáticos. -Petróleo e combustíveis |
02/05/23 |
-Cetoácidos. Hidrácidos. Ácidos Sulfônicos e derivados. Aminas. Fenóis. Heterocíclicos. |
09/05/23 |
Atividade Avaliativa 2 |
16/05/23 |
-Haletos de alquila. Álcoois. Aldeídos e cetonas. Ácidos carboxílicos e seus derivados |
23/05/23 |
-Reações orgânicas: ácidos-base, adição, substituição, eliminação e oxirredução. |
30/05/23 |
-Noções de síntese orgânica -Obtenção e aplicações de compostos orgânicos |
06/06/23 |
-Polímeros naturais e sintéticos -Agrotóxicos. |
13/06/23 |
Atividade Avaliativa 3 |
20/06/23 |
10% do semestre letivo - Entrega de notas e atividades de recuperação |
27/06/23 |
Seminário Institucional das Licenciaturas. Entrega de notas finais. |
As aulas poderão ser expositivas, dialogadas e em grupo. Dentre os recursos didáticos teremos os audiovisuais (data-show), quadro e giz.
Para a realização plena das atividades presenciais, deverão ser cumpridas a Resolução CONSUN nº 30/2022 que dispões sobre a obrigatoriedade de esquema vacinal completo para frequentar os espaços internos da UFU, além das normas propostas pelo Protocolo de Biossegurança da UFU.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua promovendo práticas individuais e coletivas para o desenvolvimento das aprendizagens discentes.
Definimos de Atividade Avaliativa 1, 2 e 3 os momentos específicos em que alguma proposta de trabalho avaliativo poderá acontecer: provas (dissertativas, objetivas, práticas, individuais, grupais, com consulta, sem consulta), estudos de casos, listas de exercícios, relatórios (de pesquisa, de experimentos, de visitas técnicas), elaboração de textos (individuais, em grupo), fichamentos, sínteses, apresentações orais, resenhas.
Os critérios a serem considerados para a definição da avaliação serão discutidos previamente com os/as estudantes. O valor atribuído a cada Atividade Avaliativa será de 20,0/25,0/25,0 pontos, totalizando 70, pontos dos conteúdos trabalhados na PARTE TEÓRICA. Os 30,0 pontos restantes serão distribuídos em conformidade com a dinâmica apontada pelo docente na execução dos experimentos de laboratório (PARTE PRÁTICA).
Deve-se seguir o art. 163 das Normas Gerais da Graduação vigentes na UFU e as normas do Projeto Pedagógico do Curso. Resolução CONGRAD 30/2011.
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO
A avaliação de recuperação é atividade acadêmica que oportuniza ao estudante uma nova possibilidade de demonstrar a aprendizagem desenvolvida durante o semestre letivo, conforme a Resolução CONGRAD 46/2022: Art. 141.
Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.
Mediante todas as atividades avaliativas que foram propostas para o/a estudante em sala de aula, não tenha sido suficiente para atingir a pontuação de sua Aprovação será estruturado uma proposta avaliativa em forma de lista de exercício contendo questões abertas e fechadas; um trabalho estruturado conforme as normas da ABNT ou mesmo uma prova sobre os tópicos presentes nos DOIS últimos módulos anteriores às Avaliações 1 e 2 na PARTE TEÓRICA. Assim sendo, será definido com os/as estudantes, sob votação, a forma avaliativa de recuperação que será adotado.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1) BARBOSA, L. C. Introdução a química orgânica. São Paulo: Ed Prentice Hall, 2004.
2) HART, H.; SHUETZ, R.D. Química orgânica. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1983.
3) MEISLlCH, H;, NECHAMKIN, H.; SHAREFKIN, J. Química orgânica. São Paulo: Makron Books Ltda, 1994.
4) MORRISON, R. T.; BOYD, R.N. Química Orgânica. 13 ed. Fund. Calouste Gulbenkian, Lisboa,1988.
5) SACKHEIM, G.I.; LEHMAN, D.O. Química e bioquímica para ciências biomédicas. São Paulo:Manole Uda, 200 I.
6) SOLOMONS, T.W.G.; FRYHLE, C.B. Química orgânica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora AS, 2002.
Complementar
1) CAREY, F. A. Organic Chemistry. 2. ed. New York: McGraw-Hill, Inc., 1992.
2) CLAYDEN, J. et. al. Organic Chemistry. Oxford: New York. 2001.
3) LEVY, D. E. Arrow pushing in organic chemistry: an easy approach to understanding reaction mechanisms. Boston: Wiley-Interscience, 2008.
4) SMITH, M. 8.; MARCH, J. Advanced Organic Chemistry. 5. ed. New York: John Wiley & Sons, Inc. 2001.
5) ALLINGER, N. et. al Química orgânica. Ed. Guanabara Dois. Rio de Janeiro, 1978.
6) BRUICE, P. Y. Química orgânica, 4. ed. Pearson, vols 1 e 2.2006.
7) VOGEL, A. l. Análise orgânica qualitativa: ao livro técnico S. A.; 3. ed.; vol. 1,2,3; 1984.
8) VOLLHARDT, K. P. E; SCHOF.E, N. E. Organic Chemistry. 4. cd.; W. H. New York: Freeman and Company. 2004.
Experimental (Laboratório)
APROVAÇÃO
Aprovação em reunião do Colegiado do Curso de Graduação em Biotecnologia.
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Rafael Martins Mendes, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 14/02/2023, às 00:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 | SEI nº 4264363 |