|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS |
SIGLA: FAGEN |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: - |
CH TOTAL: 30 horas |
OBJETIVOS
Estimular os alunos a pensarem e agirem como empreendedores, auxiliando a empreender um novo negócio inovador, realizando teste de conceito e
estimativa de demanda de um novo produto ou serviço.
Discutir técnicas e instrumentos através dos quais o processo de inovação (organizacional, tecnológica, processos, produtos e mercado) pode ser fomentado e gerido dentro das organizações.
Ementa
Empreendedorismo e empreendedorismo corporativo. Característica do empreendedor. Explorando novas ideias e oportunidades de negócios. Organizando um novo negócio. Análise de viabilidade. Tipos de inovação. Captação e fontes de recursos. Ferramentas de inovação. Empreendedorismo e inovação social.
PROGRAMA
1 Novos negócios
1.1 Conceitos fundamentais sobre criatividade
1.2 Invenção e inovação e formas de inovação
2 Barreiras à inovação e cultura de inovação
3 Ferramentas de inovação
3.1 Canvas
3.2 MVP
4 Empreendedorismo
4.1 Transformando ideias em negócios
4.2 Conceitos de empreendedorismo e empreendedor
4.3 Iniciativas de suporte ao empreendedorismo
4.4 Por quê empreendedorismo?
5 Mitos sobre empreendedorismo e características do empreendedor
6 O processo empreendedor
6.1 Fatores ambientais e pessoais
6.2 Os 5Ms do empreendedorismo
6.3 Oportunidade em empreendedorismo
6.4 Fontes de ideias de novos negócios
6.6 Dicas para empreender
6.7 Avaliação de oportunidades
7 Captação e fontes de recursos
7.1 Entidades de apoio ao empreendedorismo
7.2 Incubadoras de empresas
8 Estrutura de Plano de Negócio e Estudo de Viabilidade
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARON, R.A.; SHANE, S.A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thompson Learning, 2007.
DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Atlas Books, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BEZERRA, C. A máquina da inovação: mentes e organizações na luta por diferenciação. Porto Alegre: Bookman, 2011.
DOLABELA, F. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, J. C. A. Planos de negócios que dão certo. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
TIDD, J; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
aprovação
Prof. Dr. Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica |
Profa. Dra. Cíntia Rodrigues de Oliveira Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios |
| Documento assinado eletronicamente por Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira, Coordenador(a), em 03/05/2023, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Cíntia Rodrigues de Oliveira, Diretor(a), em 17/07/2023, às 09:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4458477 e o código CRC 95C42E97. |
Referência: Processo nº 23117.080333/2022-16 | SEI nº 4458477 |