UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

SIGLA:

FAGEN

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

-

CH TOTAL:

30 horas

 

OBJETIVOS

  1. Estimular os alunos a pensarem e agirem como empreendedores, auxiliando a empreender um novo negócio inovador, realizando teste de conceito e

  2. estimativa de demanda de um novo produto ou serviço.

  3. Discutir técnicas e instrumentos através dos quais o processo de inovação (organizacional, tecnológica, processos, produtos e mercado) pode ser fomentado e gerido dentro das organizações.

 

Ementa

Empreendedorismo e empreendedorismo corporativo. Característica do empreendedor. Explorando novas ideias e oportunidades de negócios. Organizando um novo negócio. Análise de viabilidade. Tipos de inovação. Captação e fontes de recursos. Ferramentas de inovação. Empreendedorismo e inovação social.

 

PROGRAMA

1 Novos negócios

 1.1 Conceitos fundamentais sobre criatividade

 1.2 Invenção e inovação e formas de inovação

 

2 Barreiras à inovação e cultura de inovação

 

3 Ferramentas de inovação

3.1 Canvas

3.2 MVP

 

4 Empreendedorismo

4.1 Transformando ideias em negócios

4.2 Conceitos de empreendedorismo e empreendedor

4.3 Iniciativas de suporte ao empreendedorismo

4.4 Por quê empreendedorismo?

 

5 Mitos sobre empreendedorismo e características do empreendedor

 

6 O processo empreendedor

6.1 Fatores ambientais e pessoais

6.2 Os 5Ms do empreendedorismo

6.3 Oportunidade em empreendedorismo

6.4 Fontes de ideias de novos negócios

6.6 Dicas para empreender

6.7 Avaliação de oportunidades

 

7 Captação e fontes de recursos

7.1 Entidades de apoio ao empreendedorismo

7.2 Incubadoras de empresas

 

8 Estrutura de Plano de Negócio e Estudo de Viabilidade

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BARON, R.A.; SHANE, S.A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

  2. DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

  3. OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Atlas Books, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

  1. BEZERRA, C. A máquina da inovação: mentes e organizações na luta por diferenciação. Porto Alegre: Bookman, 2011.

  2. DOLABELA, F. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 1999.

  3. DORNELAS, J. C. A. Planos de negócios que dão certo. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

  4. DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

  5. TIDD, J; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica

Profa. Dra. Cíntia Rodrigues de Oliveira

Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira, Coordenador(a), em 03/05/2023, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cíntia Rodrigues de Oliveira, Diretor(a), em 17/07/2023, às 09:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4458477 e o código CRC 95C42E97.




Referência: Processo nº 23117.080333/2022-16 SEI nº 4458477